Foram encontrados 5548 registros para a palavra: em Petrolina

Programa Nova Semente contribui para a meta do plano nacional de educação em Petrolina

O Plano Nacional de Educação/PNE estabeleceu como meta para o ano de 2016 a universalização da Educação Infantil na pré-escola para as crianças na faixa etária de 4 a 5 anos e ofertar na Educação Infantil em Creches, o mínimo, 50% das crianças na faixa etária de até 0 a 3 anos até o ano de 2024, ano em que finda a vigência do PNE.

Segundo a gestão do Nova Semente o Município de Petrolina, por sua vez, além de cumprir a meta da pré-escola, deve antecipar em 8 anos a meta de creches, atingindo uma cobertura de 50% para as crianças na idade da creche. “Razão disso, é que além dos avanços na rede municipal convencional, a Prefeitura Municipal de Petrolina, instituiu o Programa Nova Semente, idealizado pelo prefeito Julio Lossio, que já atende aproximadamente oito mil e cem crianças, na creche e na pré-escola”, expôs Josaias Santana, gestor.

Desde o ano de 2015, Petrolina já tinha o maior número de atendimento do interior do estado de Pernambuco, tanto na creche como na pré-escola na rede pública ou conveniada com o município, segundo dados INEP.

Petrolina tem uma população de 331.951 segundo estimativa do IBGE 2015, está situada no semiárido do Nordeste Brasileiro, região carente da atenção estatal em diversos aspectos, quer sejam de natureza econômica ou social, mas graças ao empenho do poder público municipal e a parceria com a sociedade, será uma das primeiras cidades do Brasil a atingir tal cobertura. 

De acordo com o prefeito Julio Lossio “Parte do sucesso do programa Nova Semente, credita-se ao empenho da comunidade local que é parceira de primeira hora do programa e abraçou a iniciativa da Prefeitura”, declarou. ..

Sindsemp participa de Ato em defesa da democracia e dos direitos trabalhistas em Petrolina

A defesa pela democracia e a luta pela manutenção dos direitos trabalhistas foram as bandeiras defendidas na tarde desta terça-feira, 10, na Praça do Bambuzinho, centro de Petrolina. Atendendo convocação da Frente Brasil Popular, que congrega várias entidades sociais e sindicais, militantes criticaram o processo de impedimento que a presidente da república Dilma Rousseff está sofrendo.

Com palavras de ordem, os manifestantes reafirmaram o posicionamento contra o que consideram golpe. De acordo Aristóteles Junior, membro da Frente Brasil Popular, o objetivo do ato é lutar para que haja retrocessos de direitos trabalhistas e defender a soberania do voto popular. “Entendemos que esse impeachment, sem crime de responsabilidade, é quebra da constitucionalidade. Temos o dever de mobilizar em prol dessa causa e da luta que acreditamos. Apesar de tudo que está acontecendo Congresso, estamos conseguindo ganhar as pessoas nas ruas e isso é importante”, pontuou.

Para Robson Nascimento, coordenador do Sintepe, o ato tem a sua função em reforçar a postura das entidades nas defesas dos direitos trabalhistas. “O Brasil vive uma conjuntura perigosa para os trabalhadores. Um período onde os projetos que venham prejudicar a classe trabalhista, como reformas na previdência, congelamento de salários, proibição de concurso, terceirização e privatização estão na pauta de debates dos congressistas que estão capitaneando o golpe”, relatou.

Walber Lins, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp), concordou com o posicionamento de Robson e endossou os objetivos do ato público. “Nossa participação visa lutar na defesa dos direitos trabalhistas que estão, claramente, sendo ameaçados com essa tentativa de golpe. Precisamos nos posicionar e exigir que não exista retrocessos nas nossas conquistas e luta, sempre, por mais avanços”, ressaltou. Outros diretores da entidade também participaram do ato.

Francisco Luiz, comunitário do bairro Santa Luzia, aproveitou o ato para criticar a postura de alguns parlamentares de Petrolina que votaram favoráveis a admissibilidade do processo de impedimento da presidenta no Congresso. “Precisamos ficar de olho. Essa semana nossas atenções estão voltadas para o Senado e para o senador Fernando (Bezerra Colho) ”, explicitou. ..

MALHAS DA LEI DO 5º BPM CUMPRE MANDADO DE PRISÃO EM PETROLINA

Na data deesta segunda-feira (09/05), por volta das 17h40min, após levantamento e monitoramento das equipes MALHAS DA LEI e NIS-4 do 5º BPM, foi dado fiel cumprimento ao Mandado de Prisão em desfavor de Paulo Sérgio Pires de Sá, 47 anos, natural de Cabrobó-PE e residente no Bairro Caminho do Sol em Petrolina. Após monitoramento das equipes em epígrafe, o mandado foi cumprido na BR-407, Loteamento Santo André. ..

Evento de moda, com novo conceito, acontecerá em Petrolina nesta semana

O Portal Zap, em parceria com Beto Binga e Alzyr Saahder, promovem entre os dias 12 e 13 de maio, o Por Onde Andei, um evento de moda diferente de tudo que você já viu. 

Intinerante, moderno, fashion e conceitual, o evento traz uma nova proposta onde as lojas Santa Idá, Musa, Elementais e Dress To irão apresentar suas novidades da nova coleção em dois lugares inusitados, a Luisa Decorações no centro de Petrolina e no Studio de arquitertura 389, também na cidade pernambucana...

Mais de 30 mil pessoas já foram vacinadas contra a influenza em Petrolina

Após dez dias da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, mais de 30 mil pessoas já foram vacinadas em Petrolina. O número representa 56,95% do público-alvo, formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e população privada de liberdade.

A Campanha segue até o dia 20 de maio e a expectativa é superar a meta de 80% das doses aplicadas, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). "Um dos focos da gestão Julio Lossio é manter a cobertura vacinal acima da meta estabelecida pelo MS para evitar que a população adoeça. Por isso, o nosso objetivo é vacinar 100% do público-alvo, ou seja, 60.370 pessoas", disse a secretária de Saúde, Mara Gonçalves...

Homem morre durante assalto em Petrolina

Um homem de 36 anos morreu, neste sábado (7), após ser atingido por um tiro em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O crime ocorreu no Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, Zona Rural da cidade. De acordo com informações da polícia, a vítima estava acompanhada da esposa, em uma motocicleta, quando foi surpreendido por dois homens, que também estavam em uma moto. Os bandidos anunciaram o assalto e pediram o veículo. Durante a fuga eles atiraram na vítima, que morreu no local. A mulher não foi atingida. ..

1º Congresso de Serviço Social do Vale do São Francisco acontecerá em Petrolina

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) realizará o 1º Congresso de Serviço Social do Vale do São Francisco. A iniciativa é dos alunos do 6º período do curso de Serviço Social e tem como tema ‘Serviço Social 80 anos no Brasil: atribuições e competências do exercício profissional frente às demandas em tempos de crise’. O evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de maio e as inscrições vão até o dia 18.

A proposta do congresso é estimular a produção de conhecimento dos docentes e discentes, com a participação de forma coletiva na produção do evento e na realização de plenárias sobre temas atuais. As atividades propostas vão desde plenárias, debates, apresentação de trabalhos, além de publicações na revista científica da Facape, a Opara...

Encerramento do Curso de Confeitaria movimenta Escola de Alimentos em Petrolina

Mais 30 confeiteiros estarão no mercado de trabalho. Isto porque a Prefeitura de Petrolina concluiu mais um curso de qualificação com ênfase em Confeitaria e certificou os novos profissionais na quinta-feira (5). A formação foi realizada em parceria com o SENAI. 

Durante solenidade de certificação estiveram presentes o secretário-executivo de Juventude e Qualificação Profissional, Eduardo Aires, representantes do SENAI, como também professores e representantes do ACESSUAS, entre outros convidados.

O curso teve a duração de 60 horas, divididos em aulas teóricas e práticas e teve participação de  alunos moradores dos bairros Pedro Raimundo, COHAB Massangano, jardim Amazonas e Alto do Cocar. O objetivo do curso foi de capacitar e qualificar a mão de obra na cidade.

Na primeira parte do curso, os alunos receberam aulas sobre empreendedorismo, direitos humanos, habilidades de gestão, como lidar com os alimentos, higiene, competência socioprofissional, entre outros assuntos. Na segunda etapa da formação, os alunos aprenderam receitas de produtos que são oferecidos dentro de uma panificadora, tanto na parte de confeitaria, como salgados, doces e outros alimentos. ..

Revezamento da tocha olímpica acontece em Petrolina no próximo dia 26

A chama olímpica está no Brasil e Petrolina já vive a expectativa da passagem do fogo olímpico por suas ruas. No próximo dia 26, o símbolo maior das Olimpíadas chega à cidade e será conduzido por cerca de 100 cidadãos, num percurso de  aproximadamente 21km. Ao todo, 17 bairros recebem o revezamento da tocha, que será finalizado na orla, onde acontece o evento de celebração.

Os 17 pontos escolhidos para a passagem da chama, foram distribuídos entre o centro e periferia, percorrendo os bairros IPSEP, Jardim São Paulo, Cosme e Damião, João de Deus, Nova Vida I e II, Jardim Amazonas, Pedro Raimundo, Ouro Preto, Jardim Maravilha, Vila Mocó, Caminho do Sol, Areia Branca, Maria Auxiliadora, Colônia Imperial e São José.

Sendo a porta de entrada da tocha em solo pernambucano, Petrolina é uma das 82 cidades escolhidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para o revezamento. Para garantir que o evento aconteça de maneira segura, a Prefeitura instalou uma comissão municipal, responsável pela organização do trânsito, pela assistência médica ao longo do trajeto do percurso e pela escolha das atrações para celebração final.

Analisando a relação dos candidatos com o esporte, a comissão também foi responsável por indicar ao COB alguns nomes de cidadãos petrolinenses pra carregar a tocha olímpica pela cidade. Os escolhidos foram: Ivan Raimundo Pinheiro, ex-atleta da seleção brasileira de Handebol e ex-atleta olímpico; Maria Aparecida dos Santos, ex-atleta; Josualdo Coelho da Silva, Justino Pedro e Francisco Daniel, atletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA); Ramires Santana Coelho, atleta de xadrez; Inácio Rogério Granja, técnico da seleção petrolinense de Handebol e Cintia Emanuela Alencar da Silva, atleta de judô.

O primeiro atleta olímpico representante do Estado de Pernambuco, o petrolinense Ivan Raimundo, participou dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e Atlanta (1996). Hoje, ele atua como técnico esportivo em um clube da cidade e compara o sentimento de participar do revezamento em Petrolina com a emoção que sentiu ao participar dos jogos. "É um momento único. Assim como eu, minha família também está ansiosa. Acredito que Petrolina tem um grande celeiro de esportistas que podem chegar onde eu cheguei e com a passagem da tocha pela cidade vai ser possível incentivar novas pessoas para que se tornem grandes atletas", comenta.

As Olimpíadas de 2016 representam um momento singular no cenário esportivo mundial: é  a primeira vez que um país da América Latina sedia os jogos. O prefeito Júlio Lóssio mostra-se feliz com a escolha da cidade para a passagem da tocha e acredita que essa é uma oportunidade para que os petrolinenses façam parte desse momento histórico. "Saber que Petrolina faz parte desse roteiro é muito gratificante. Vamos aproveitar a passagem da tocha para estimular a prática esportiva, e incentivar nossos atletas”, declarou.

O CAMINHO DO FOGO OLÍMPICO

A tocha foi acesa no último dia 21 de abril, na cidade grega de Olímpia, na Grécia, e seguiu para Laussanne, na Suíça, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional. De lá, veio para o Brasil no dia 05 de maio, em Brasília, e passa por 329 cidades em todos os estados até chegar no Rio de Janeiro, quatro meses depois. Serão cerca de 90 dias de revezamento, 20 mil quilômetros percorridos, além de 10 mil milhas aéreas, com 12 mil condutores. O acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos será no dia 05 de agosto no Rio de Janeiro. ..

COMPESA INFORMA SOBRE INTERVENÇÃO DE EMERGÊNCIA EM PETROLINA

A Compesa informa que na manhã desta sexta-feira (06), uma intervenção emergencial para conserto de um vazamento, no bairro Vila Mocó, em Petrolina, interrompeu a abastecimento dos bairros: Centro, Vila Mocó, Jardim Amazonas, Pedro Raimundo, Alto do Cocar, Jardim São Paulo e Quati.

A equipe já trabalha no conserto da tubulação e a previsão é de que até o final da tarde os serviços sejam concluídos e o abastecimento normalizado, gradativamente. ..

220 ambulantes concluem capacitação para festejos juninos em Petrolina

Há menos de um mês para o início dos festejos juninos em Petrolina – que começa com a Vaquejada no Parque Geraldo Estrela (02/06) – os ambulantes que desejam vender bebidas e comidas no circuito das festas já estão capacitados para o trabalho. Nos últimos dois dias (03 e 04/05), 220 pessoas concluíram o curso de Manipulação de Alimentos e Gestão de Negócios, oferecidos em parceria pela Prefeitura de Petrolina e a Unidade do Sebrae do município.

Além do manejo correto dos alimentos, o uso correto de equipamentos de higiene, os ambulantes também foram orientados quanto às novas exigências da Vigilância Sanitária, e receberam noções valiosas de como administrar o próprio negócio.  A Agência Municipal do Empreendedor (AGE) também mostrou como os ambulantes podem ter acesso ao crédito para investir em seus negócios...

Instituições de ensino homenageiam Geraldo Azevedo nesta quinta-feira em Petrolina

Comemorando 50 anos de carreira em 2016, Geraldo Azevedo receberá diversas homenagens em sua terra natal, Petrolina. Nesta quinta-feira (5), o cantor e compositor ganhará títulos honoríficos das Instituições de Ensino Superior (IES) da região, que prepararam uma grande festa em reconhecimento à trajetória de vida e à produção cultural do artista petrolinense.

Facape (Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina), Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), UPE (Universidade de Pernambuco), IF Sertão-PE (Instituto Federal do Sertão Pernambucano) e Uneb (Universidade do Estado da Bahia) iniciam as homenagens às 19h, durante a programação do 3º Clisertão no auditório da UPE. A Facape concederá o título de Professor Honoris Causa ao compositor. Todos – professores, estudantes, artistas e comunidade – podem participar da cerimônia...

Curso de Teatro abre inscrições em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina abrirá nesta quinta-feira (05/05), inscrições para o curso de teatro. A ação é coordenada pela Secretaria-Executiva de Juventude e Qualificação Profissional. O curso é gratuito e tem início marcado para o dia 10. 

A Escola de Talentos está ofertando 30 vagas para duas turmas em dois períodos (manha e tarde), às terças e quintas-feiras . As aulas serão ministradas pelo professor  Giuclécio Neris. O curso de teatro é oferecido para pessoas que possuem número de Inscrição Social (NIS). Os documentos necessários para a inscrição são: Cópias de RG, CPF e comprovante de residência. A idade mínima exigida para ingressar nos curso é  de 16 anos. As inscrições serão efetuadas  na central de cursos que fica no Parque Municipal Josefa Coelho das 08 as 13hs. As vagas permanecerão abertas até o preenchimento da totalidade. 

A Central de Cursos disponibiliza o telefone 3862-9153 para maiores informações. ..

5° BPM PARTICIPA DE MAIS UMA REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA CHEGADA DA TOCHA OLÍMPICA EM PETROLINA

Registramos aqui, reunião que aconteceu ontem na sede da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal - PRF em Petrolina com as policias: PRF, 5° BPM/PE, 3° BPM/BA e órgãos: AMMPLA/PE e CSTT/BA. Essas instituições serão responsáveis pelo policiamento, isolamento e interdição das vias federais, estaduais e municipais, nos municípios de Juazeiro e Petrolina durante a passagem da "TOCHA OLÍMPICA". Veja foto:

..

VALEU O VOTO!!! ADALBERTO CAVALCANTI JÁ INDICOU NOVO SUPERINTENDENTE DA CODEFASV, EM PETROLINA

 

Valeu o voto. Não se sabe por quanto tempo, mas o PT cumpriu o acordado com o deputado Adalberto Cavalcanti, em relação à votação do impeachment na Câmara Federal, e o novo Superintendente da CODEVASF, Expedito Pereira Filho, funcionário de carreira lotado na Codevasf, em Juazeiro, já está em Brasília para assumir oficialmente a superintendência da 3ª Regional.

Expedito Pereira, que já manteve contato com colegas de trabalho em Petrolina, informando sobre sua condição de novo superintendente, pode demorar pouco no cargo, uma vez que já na sexta-feira o processo de impedimento da presidente Dilma pode ser aprovado no Senado Federal, mudando completamente o cenário político e abrindo espaço para outras negociações...

IF Sertão-PE oferecerá minicursos de graça na Fenagri 2016, em Petrolina

O gosto pela alimentação saudável e sua produção artesanal ganharam peso na 26ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão – PE), oferecerá, nos dias 25 e 28 de maio, minicursos gratuitamente.Inicialmente, estão confirmadas oficinas de elaboração de polpas de frutas, sorvetes com frutos nativos, licor, doces e geleias. A organização do evento firmou parceria com o IF Sertão-PE, que oferecerá quatro cursos durante a culminância. As oficinas serão de quatro horas/aula, com 15 vagas para cada curso.

Os minicursos serão realizados nos campi Petrolina e Petrolina Zona Rural, localizados respectivamente na área urbana e rural do munícipio. A professora Ana Julia de Araújo, ministrará a aula de 'elaboração de sorvetes com frutos nativos', de 14h às 18h, no dia 25, no Laboratório Experimental de Alimentos do campus Petrolina do IF Sertão-PE, no bairro Jardim São Paulo. As oficinas de 'elaboração polpas de frutas', ministrada por Sibery dos Anjos, e de 'elaboração de licor', da educadora Roberta Veronica dos Santos, começarão às 8h do dia 28 de maio, no Laboratório de Agroindústria no campus Petrolina Zona Rural da Instituição. Outro curso deve ser sobre a 'elaboração de doces e geleias de frutas regionais', cuja palestrante, Tatiane de Oliveira, começará a aula às 13h, também no Laboratório de Agroindústria...

Aluno da UNIVASF é agredido e espancado em Petrolina

Mais um ataque homofóbico aconteceu neste final de semana em Petrolina, o segundo com alunos da Univasf. O primeiro foi no início do mês de abril e o segundo neste final de semana. De acordo com o último agredido, Anderson Veloso, ele foi levado por três homens dentro de um Sedan preto, espancado e violentado sexualmente. Após o ocorrido, o garoto escreveu um texto no facebook falando sobre esse momento triste em sua vida, veja abaixo na íntegra:

"O dia 30 de abril de 2016 tinha tudo pra terminar de uma forma positiva, mas não foi isso que aconteceu. Mais uma vez, a violência e o ódio permearam as ruas da cidade de Petrolina, fato que tem acontecido bastante, levando em consideração as grandes tragédias que aconteceram aqui nos últimos tempos. Entretanto, dessa vez foi algo diferente. A vítima de todo esse obscuro e frio momento me fez parar pra refletir sobre diversas questões que antes não chegavam até a pele, até o verdadeiro sentir. Dessa vez, a vítima da agressão foi eu.

Tantas e tantas vezes já havia ouvido falar que a homofobia matava, mas mesmo assim, isso não me chegava aos olhos, visto que nunca havia passado por uma situação como essa. Hoje, só hoje, eu posso verdadeiramente enxergar que o preconceito é capaz de nos levar a lugares nunca vistos antes, e com o coração despedaçado, infelizmente, terei de confessar aqui que ontem à noite (sábado), por volta das 18:30 da noite, eu fui capturado por três pessoas em um carro sedan preto; fui levado a um lugar desconhecido e chegando lá me espancaram com socos, me derrubaram no chão e continuaram a me bater, mesmo já debilitado, após isso me enforcaram com o cordão do meu short. Como se não bastasse tudo isso que aconteceu, ainda violaram sexualmente de mim.

Os gritos de "vou te matar viado", "vai embora de Petrolina, viadinho"  e tantos outros ainda ecoam dentro de mim e eu sei que eles permanecerão ainda por muito tempo. Todavia, mesmo diante disso tudo, eu não me silenciarei. A minha dor não será apenas mais uma dor. O meu choro não será um choro em vão. Olhar e ver o desespero daqueles que verdadeiramente me amam, rasga meu coração. Olhar em um espelho qualquer e ver o desespero no meu próprio olhar, me consome. Só que essa luta não é só minha. Em nome de todos aqueles que já apanharam ou morreram por conta da homofobia, eu digo: não foi em vão. Nós somos fortes e nós vamos conseguir, mesmo que queiram nos destruir. E quantos são aqueles que foram destruídos pela simplicidade de existir, tantos são aqueles que ainda serão atingidos e se machucarão pior do que eu. Eu sou um sortudo, um maldito sortudo que carregará dentro de si uma dor que agora faz parte de mim, mas eu ainda estou aqui.

Apesar de achar que nunca mais iria ver meus pais, meus amigos ou aqueles que verdadeiramente eu amo, eu ainda estou aqui. E EU SEI QUE NÃO É EM VÃO. Agora, não mais uma dor me consome, além disso, uma danada vontade de lutar e gritar está louca pra sair, assim como as lágrimas que escorrem pelos meus olhos. Doeu? Sim. Vai doer mais? Sim. Mas isso não me calará. Essa dor que eu estou sentindo não é só minha, é a dor das milhares de famílias e amigos que perderam os seus por não serem esses malditos sortudos, assim como eu. É por eles, pelos que não voltaram. Pelos meus familiares. Pelos meus amigos. E acima de tudo, pela minha liberdade que ninguém toma, por aqueles que ainda irão levar muito na cara, por todos aqueles que perderam suas vidas. Um lado da minha face apanhou, mas EU AINDA TENHO O OUTRO LADO."..

Violência contra o Acampamento pela Democracia em Petrolina - Nota de repúdio

NOTA DE REPÚDIO À INTOLERÂNCIA

Nós, organizações que compõe a Frente Brasil Popular Petrolina, repudiamos veementemente o fato ocorrido na noite dessa sexta-feira, 29 de abril, no Acampamento Popular pela Democracia, instalado no centro de Petrolina, Praça Dom Malan...

HOMICÍDIO NO N-8 EM PETROLINA

Através de uma ligação para a Central Telefônica do 5º BPM relatando sobre um homicídio, foi enviada a GT ao local, onde segundo dados colhidos, a vítima assassinada era usuária de drogas, e que já tinha sido ameaçada de morte, pelo furto de uma moto no N-08.  O corpo foi encontrado caído ao solo, próximo á beira de um canal de irrigação, com vários disparos de arma de fogo pelo corpo, tórax e abdômen, bem como um corte profundo no pescoço. No short do mesmo, foi encontrada uma trouxinha de maconha, o mesmo já tinha passagem pela Polícia. Até o presente momento não se tem indícios do possível autor do delito. O corpo foi recolhido ao IML - Instituto Médico Legal. ..

Motociclista morre em acidente de trânsito na Avenida da Integração em Petrolina

No início desta tarde (29), na Avenida da Integração, em Petrolina, aconteceu um acidente de trânsito envolvendo um ônibus de uma empresa que faz o transporte público na cidade e um motociclista. Com o impacto da batida o homem que conduzia a motocicleta veio a óbito no local. 

O Blog Geraldo José entrou em contato com a Samu de Petrolina, mas ainda não foi revelada a identidade da vítima. O motociclista foi parar embaixo do ônibus e morreu na hora. Ele foi identificado como funcionário de uma oficina mecânica, que fica próximo ao local do acidente, e tinha saído para almoçar...