Foram encontrados 551 registros para a palavra: chuvas

Novembro apresenta saldo positivo de chuvas desde 2013 na bacia do Rio São Francisco

Pela primeira vez desde 2013, a pluviometria aponta que o mês de novembro foi considerado favorável na bacia do Rio São Francisco. A informação foi transmitida durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Brasília (DF) e transmitida por videoconferência para os estados banhados pelo Velho Chico. O cenário se tornou mais favorável devido, principalmente, ao registro de chuvas na região do Alto São Francisco, em Minas Gerais.

Diante desse cenário, o superintendente da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Sergipe e membro da Câmara Técnica de Articulação Institucional (CTAI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Ailton Rocha, sugeriu que a defluência mínima da hidrelétrica de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, seja alterada do patamar atual, de 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 700 m³/s a partir de janeiro de 2019. O superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, propôs discutir a pauta na primeira reunião da ANA em 2019, no dia 7 de janeiro...

Petrolina: Prefeitura realiza ação preventiva nas escolas municipais por conta das chuvas

A prefeitura continua preocupada com o alto volume de chuvas que caiu na cidade nos últimos dias. Uma equipe da infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação numa ação preventiva está visitando as unidades da Rede municipal para realizar levantamentos dos possíveis danos causados. Fruto dessa visitação, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Viana, no bairro Jardim Amazonas, por exemplo, já teve uma sala interditada para que os devidos reparos fossem feitos. A ação evitará possíveis acidentes aos alunos e professores.

De acordo com secretário executivo de Gestão e Infraestrutura, Oscar Gama, a equipe vai continuar fazendo as intervenções que forem necessárias. "Ainda existe previsão de mais dias de chuva. Estamos fazendo um levantamento e verificando se precisam de reparos. Nossa gestão está preocupada com essa situação, por isso não estamos medindo esforços para atender o mais breve possível para atender às demandas. Os gestores e pais podem ficar tranquilos que estamos trabalhando muito para solucionar os problemas", pontua Oscar...

Moradores e comerciantes do Calçadão buscam meios de proteção para os dias de chuvas

O morador da rua Castro Alves, há 48 anos, o aposentado Agenor Pereira, disse que "viu a água entrar nos dois primeiros batentes da casa, durante as chuvas de ontem, dia 3". Com a elevação do calçadão da Travessa Benjamin Constant, a drenagem é sempre um ponto de discussão durante o período de chuvas. Seu Agenor diz que este é um dos pontos que mais alagavam durante as fortes chuvas em Juazeiro. "Sempre que chove é uma preocupação". 

Em 2016, o engenheiro responsável pela obra, Hemerson Guimarães, declarou que objetivo dessa drenagem era coletar as águas pluviais da Rua Benjamin Constant, das ruas transversais, e também dar maior vazão às águas da chuva da Avenida Oscar Ribeiro...

Nível do rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa sobe 3 metros, após início das chuvas

Considerado como um dos quatro maiores rios da América do Sul, o São Francisco passa por cinco estados e 521 municípios, representando riqueza e beleza por onde passa. No entanto, depois do rio ter subido  6,3 metros no mês de fevereiro, e no mês de maio de 2018 o cenário apresentado foi  outro, realidade que começou deixar as populações ribeirinhas em situação de alerta.

Já em meados de agosto o Velho Chico vivenciou uma das suas piores fases, segundo as medições feitas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) e conforme relatos de pescadores e ribeirinhos que convivem diariamente com o rio. Com destaque para o assoreamento, que é o acúmulo de areia no leito, provocado pelo desmatamento às margens, que  prejudicou a navegação, a pesca e a produção agrícola...

COMUNITÁRIO REVOLTADO COM SITUAÇÃO DO BAIRRO PEDRO RAIMUNDO, APÓS AS ÚLTIMAS CHUVAS EM PETROLINA

O comunitário do bairro Vale do Grande Rio Léo Vinicius enviou vídeo ao Blog relatando a situação da rua 14, bairro Pedro Raimundo, em Petrolina. Ele expressou a sua indignação com a situação em que fica a cidade, após qualquer chuva! “É revoltante ver a Compesa brigando com a prefeitura enquanto a população sofre. E o povo pagando a conta do descaso”. Veja o vídeo:

..

Previsão é de chuvas para Juazeiro e Petrolina; defesa civil faz alerta de cuidados

Para o período de 03 a 10 de dezembro Segundo, dados do Laboratório de Meteorologia da Univasf, há possibilidade de chuvas em Juazeiro, Petrolina e parte da região. Em Juazeiro e Petrolina cchuvas sempre causam transtornos devido a falta de infra estrutura das cidades.A Defesa Civil integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social de Petrolina.

Além do trabalho de diagnóstico dos transtornos causados pela chuva e o monitoramento da previsão do tempo, também está de prontidão para atender à população em caso de emergência. Os telefones de contato são o 153, da Central de Operações da Guarda Civil, o (87) 3983-1044 ou (87) 3983-1773. ..

Fortes chuvas abrem cratera na PE-270 no Agreste de Pernambuco

Fortes chuvas abriram uma cratera na PE-270, no centro de Buíque, no Agreste do Estado, na madrugada desta terça-feira (27). A Polícia Militar (PM) informou que valas estavam abertas na PE-270 para a instalação de canos que, com a força da chuva, se abriram ainda mais por causa do acúmulo de água. Não existe registro de desabrigados ou desalojados.

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) afirmou que uma equipe técnica foi enviada até o local na manhã desta terça para a realização de uma vistoria.Vários alagamentos também foram registrados em outros pontos do município, atingindo casas e estabelecimentos comerciais. ..

Rio São Francisco: Chuvas registradas em Minas Gerais garantem um ano bom para o reservatório de Três Marias e Sobradinho

As chuvas que caíram este final de semana em Minas Gerais vai proporcionar aos operadores da Agencia Nacional das Águas um ano de expectativas bastante positivas.

Os níveis dos principais reservatórios instalados na bacia do Rio São Francisco apresentam patamares bastante satisfatórios, a ponto de garantirem tranquilidade para o ano de 2019. Devido às chuvas registradas na região de Minas Gerais, o reservatório de Três Marias, localizado naquele estado, apresenta 39,46% de armazenamento de seu volume útil, conforme informações passadas pela equipe do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)...

Previsão de chuvas na bacia do Rio São Francisco é animadora

A previsão quanto ao registro de chuvas na bacia do Rio São Francisco é animadora. A informação foi passada durante a reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) para analisar as condições hidrológicas da bacia do chamado rio da integração nacional e transmitida por videoconferência. Está prevista a chegada de uma frente fria para os próximos dias na região do Alto São Francisco, em Minas Gerais, o que deverá dar grande contribuição para os índices pluviométricos da bacia.

A informação foi transmitida pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Além disso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou a informação de fortes chuvas no reservatório de Sobradinho, na Bahia. O resultado desses fenômenos é a previsão de 92 milímetros de chuvas nos próximos dias no território mineiro e de uma elevação da defluência em Sobradinho...

Prefeitura de Petrolina atua no atendimento às famílias do João de Deus prejudicadas com as chuvas

As chuvas que trazem alívio para a maioria dos sertanejos, também provocam alguns transtornos na zona urbana das cidades. Em Petrolina, a chuva - ainda que moderada nos dois últimos dias - deixou algumas famílias em situação de risco. Na manhã desta quarta-feira (17), equipes da prefeitura foram até o bairro João de Deus, na zona oeste, para verificar as áreas de invasão e o estado das famílias que ali residem.

Acompanharam a visita o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Giovanni Costa; o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção; e o secretário de Governo, Simão Durando, além do vereador Aero Cruz...

Sem chuvas, a Seca castiga produção de mel de abelha no semiárido

Por mais de seis anos, a seca vem castigando o Nordeste. Neste cenário de dificuldades, algumas produções foram drasticamente reduzidas, como é o caso do mel de abelha. No Nordeste, o alimento teve queda de 80% devido à estiagem prolongada. As perdas de enxames foram da ordem de 85% somente em Pernambuco. Para reverter a situação e conseguir recuperar suas criações, os apicultores estão investindo em técnicas simples de manejo capazes de minimizar o abandono de abelhas das colmeias, já que o inseto necessita de flora para se desenvolver.

Os números que comprovam a crise fazem parte de estudo da Universidade Federal do Ceará e foram apresentados pelo apicultor e engenheiro agrônomo Afonso Odério. “Pernambuco, em todos esses seis anos de seca, caiu tanto em produção de mel quanto na quantidade de enxames. É preciso realizar práticas continuadas, além de se adequar ao ambiente e a seu clima”, explicou o engenheiro, ao complementar que a cidade de Moreilândia, no Sertão do Estado, foi a que menos sofreu perdas devido ao manejo realizado pelos apicultores nos enxames...

Rio São Francisco: a previsão de chuvas é para o mês de outubro

A equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou o levantamento quanto ao registro de chuvas na bacia hidrográfica. De acordo com Marcelo Seluchi, coordenador-geral de Modelagem, até o início do período úmido da bacia, previsto para meados de outubro, não há previsão de precipitação considerável no Rio São Francisco.

Ele explicou que período chuvoso se caracteriza com o registro de, pelo menos 3mm (milímetros) de chuva, por no mínimo cinco dias seguidos. “E essa previsão só existe para meados do próximo mês”, ressaltou Seluchi...

Nos últimos sete dias o registro de chuvas na bacia do Rio São Francisco foi de apenas um milímetro

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, informou aos órgãos participantes da reunião que analisa as condições hidrológicas da bacia do Velho Chico, a programação de audiências públicas elaboradas pelo colegiado para discutir os impactos de possíveis cheias no rio. Miranda quer a participação dos governos estaduais, dos municípios localizados na calha do rio, usuários e todos os demais que estão relacionados diretamente ao tema. As audiências públicas serão realizadas em Propriá (SE), no dia 31 de agosto; Petrolina (PE), em 17 de setembro; e Pirapora (MG), em 26 de outubro.

“Estamos nesse cenário de crise hídrica, mas as cheias não podem ser descartadas por completo. Nossa diretoria colegiada discutiu e aprovou esse calendário, que representa uma proposta surgida aqui nesse fórum. Diante disso, esperamos contar com o apoio e a participação de todos aqueles que podem contribuir com a discussão, incluindo aí a Agência Nacional de Águas [ANA], a Defesa Civil nacional, assim como as seccionais estaduais, Chesf e outros”, conclamou o presidente do CBHSF. Ele reforçou sua preocupação diante de pequenas oscilações na vazão do rio e que impactam na região do Baixo São Francisco, entre Alagoas e Sergipe...

Campanha do SindoJus-PE e AMEPE arrecada doações para vítimas das chuvas em Bodocó

Nesta segunda-feira (23), o Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojus-PE) intensifica a campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade de Bodocó, no Sertão do Estado. Em parceria com a Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (AMEPE), a ação solidária passará a receber as doações nos Fóruns da Região Metropolitana do Recife, exceto em Goiana.

A campanha iniciou na última segunda-feira (17) e tem o objetivo de beneficiar as mais de 1,2 mil pessoas desabrigadas. Segundo o presidente do Sindojus, Marcos Albuquerque, toda doação é bem-vinda. "Em especial água potável, colchões, roupas em bom estado, alimentos não perecíveis e itens básicos de higiene. Nós faremos a triagem e levaremos até Bodocó", diz...

Artistas de Petrolina e Juazeiro farão show beneficente todos por Bodocó; entrada será doação de alimentos e roupas

Artistas e instituições públicas e privadas do Sertão do Vale do São Francisco estão se mobilizando para promover um evento beneficente para contribuir com cerca de 800 pessoas desabrigadas com as chuvas de Bodocó, Pernambuco), no último fim de semana.

Os cantores Marcone Melo, Tico Seixas, Paulo Ferreira, Ivan Greg, João Sereno e Renan Mendes vão se apresentar na casa de shows Zé Matuto, em Petrolina, a partir das 21h, do próximo dia 27 (sexta-feira). Para a entrada serão cobrados 2kg de alimentos não perecíveis...

Maggi diz que 90% da água na produção agrícola no Brasil vêm de chuvas

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse hoje (20), no Fórum Mundial da Água, que 90% da produção agrícola no país utilizam água das chuvas. Segundo ele, apenas 10% do setor utilizam água captada por sistemas de irrigação.

“A água é reciclada no processo [agrícola], não há exportação de água. Às vezes, falam que precisa de 15 mil litros de água para fazer um quilo de carne. Isso não é verdade, é uma lenda urbana. É uma coisa que começou e continua a ser dita e não tem explicação científica. A verdade é que o quilo de carne não leva um quilo de água. Nós fazemos agricultura no Brasil sem irrigação, é apenas um aproveitamento natural das chuvas que nós temos”, disse Maggi, ao encerrar os debates do Painel Água para Agricultura e Produção de Alimentos. ..

Petrolina: Após chuvas, prefeituras se unem para executar serviços nas estradas da zona rural

Petrolina e Lagoa Grande montam operação emergencial para recuperar estrada 

A chuva que trouxe alegria e esperança ao sertanejo também provocou estragos nas estradas rurais do município, em virtude disto, a Prefeitura de Petrolina, em parceria com a Prefeitura de Lagoa Grande, montou nesta semana, uma operação emergencial para recuperar um trecho da via que liga as duas cidades. As máquinas já chegaram ao Riacho Bom Conselho, divisa dos municípios, e iniciaram os trabalhos de drenagem da água. A etapa seguinte será de cascalhamento e, posteriormente, a construção de uma passagem molhada para atender aos trabalhadores e alunos que percorrem o trajeto todos os dias. ..

Após chuvas, secretaria de Desenvolvimento Agrário inicia Operação Tapa-buraco na zona rural

Com o objetivo de recuperar os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias, a Prefeitura de Petrolina montou uma operação emergencial para executar o serviço de "Tapa-buraco" nas estradas rurais do município. Os trabalhos estão a cargo das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário. As máquinas da Prefeitura já iniciaram os trabalhos nos pontos críticos das estradas de Rajada a Satisfeito 1 e, a etapa seguinte da operação vai ser realizada em Santo Antônio; Poço da Onça; Caroá; Atalho e Uruás.

O secretário responsável pela pasta, José Batista da Gama, destacou a importância da manutenção constante das estradas. "Estamos trabalhando no sentido de oferecer condições para que os produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas do interior do município tenham mais segurança e melhores condições de trafegabilidade. O nosso município possui uma grande extensão territorial, mas estamos seguindo um cronograma que visa proporcionar de forma contínua o melhoramento dessas vias", comentou o secretário...

DNIT AFIRMA QUE CHUVAS PREJUDICAM OBRAS NA AVENIDA 7 DE SETEMBRO, MAS SERVIÇOS CONTINUAM E PRAZO DE CONCLUSÃO DEVE SER CUMPRIDO

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT, responsável pelas obras de duplicação da Avenida 7 de Setembro, em Petrolina, alegou que "as chuvas que caíram nos últimos dias são as justificativas para que a obra esteja sem funcionar com amplitude". Apesar da dezenas de denúncias que as obras estão paralisadas, o departamento insiste em apontar que "não há paralisação nas obras e sim um planejamento de trabalho devido as chuvas". A resposta do DNIT causou, através de redes sociais, a indignação do vereador Gabriel Menezes. Segundo ele, a resposta para a paralisação das obras não se justifica.

O trajeto da Avenida 7 de Setembro que liga mais de dez bairros de Petrolina, começou a receber obras de duplicação em Janeiro. Comerciantes denunciam que as obras estão paralisadas e "desejam uma explicação das autoridades, pois, a demora representa prejuizos visto que quanto mais rápido a obra foi concluída melhor para o setor do comercio e melhoria do trânsito". Há denúncias também que são constantes os congestionamentos no local. De acordo com os comerciantes isto traz prejuízos e por isto o prazo da conclusão da obra deve ser mantido...

Rio São Francisco: Volume da barragem de Sobradinho sobe e atinge 20,42% da capacidade de água após chuvas

Com as chuvas dos últimos meses nas cabeceiras do Rio São Francisco, a barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, aumentou o volume. Nesta segunda-feira (26), segundo o Operador Nacional de Energia, o nível atingiu 20,42%. Depois de chegar a 2% do volume útil em novembro do ano passado, o maior reservatório do Nordeste agora atinge o nível de 20,42% da capacidade de armazenamento de água e tendência de aumentar com as águas que devem chegar de Minas Gerais.

A quantidade de água que entra na barragem é de 1800 metros cúbicos por segundo e estão saindo 630. No ano passado, por causa da estiagem, a Agência Nacional de Águas autorizou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a manter a vazão em 550 metros cúbicos, a primeira vez em 38 anos de existência da barragem. A expectativa é que o volume continue aumentando com as chuvas que devem ocorrer até abril, nas cabeceiras do Rio São Francisco...