Foram encontrados 55230 registros para a palavra: as

VIOLÊNCIA NO CAMPO E CONTRA AS MULHERES MOTIVOU TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

Na manhã desta quarta-feira (14), a Diocese de Juazeiro (BA) promoveu o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018, durante uma coletiva de imprensa, no Salão Papa Francisco, localizado na Casa Paroquial, na Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas, com a presença do Bispo Diocesano Dom Beto Breis, do Padre Josemar Mota, vigário geral da Diocese, Fernanda Lins, representante da Comissão Pastoral da Mulher e Marina Rocha, representante da Pastoral da Terra (CPT).

Inicialmente coube ao Bispo Diocesano Dom Beto Breis explicar o tema da campanha este ano "Fraternidade e superação da violência", e o lema "Vós sois todos irmãos (Mt 23,8)". A campanha desse ano propõe a discussão e reflexão sobre a violência que, de modo avassalador, está presente em vários segmentos da sociedade...

Bancos reabrem ao meio-dia; contas que venceram no carnaval podem ser pagas hoje

Após o feriado de carnaval, os bancos abrirão hoje (14) a partir das 12h. As contas de consumo – como de água, energia, telefone e carnês – que venceram no dia 12 ou 13 poderão ser pagas sem acréscimo nesta Quarta-Feira de Cinzas, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, segundo a Federação. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, e o pagamento não tenha sido antecipado pelo cliente, ele ainda pode ser feito hoje...

Servidor da Univasf relata constrangimento em sala de cinema do Juá Garden Shopping

Milton Pereira de Carvalho Filho, Revisor de Textos em Braille do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da UNIVASF, foi tentar aproveitar o feriado de carnaval assitindo filme com sua esposa no Cinemark no Juá Garden Shopping, mas o passeio parece que não foi dos mais agradáveis. Segundo ele, a gerência o tentou impedir de continuar assistindo na sala com seu cão guia. Entenda abaixo:

"Às vezes eu tenho a sensação de que, quanto mais trabalhamos para incluir as pessoas com deficiência, mais elas são excluídas e tem seus direitos negados. Ontem, eu, minha namorada e outros amigos resolvemos ir ao cinema para aproveitar o finalzinho do feriado de carnaval. Obviamente, eu estava acompanhado de meu cão-guia, a Shiva. Pois bem, chegamos ao Cinemark Jua Garden Shopping para pegar nosso filme às 18:10. Ingressos comprados, fomos para a sala do cinema e nos acomodamos com a espectativa de um bom divertimento quando, sem mais nem menos, uma funcionária do cinema veio me interpelar dizendo que a presença de meu cão-guia não era permitida naquele espaço e que, por isso, eu deveria me retirar. Eu disse-lhe que eu não sairia, uma vez que o acesso e permanência neste espaço é permitido por lei. Ela falou que iria notificar a gerência e, momentos depois veio, supostamente, a gerente também tentar me retirar da sala do cinema alegando "não ser permitido a entrada de cachorro no cinema"...

RESTOS DA DEMOLIÇÃO DE PRÉDIO TOMBADO SÃO JOGADOS ÀS MARGENS DO RIACHO DO MACARRÃO

Conforme o Blog publicou na última segunda-feira, dia 12, (Veja aqui), a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) informou que a demolição do prédio localizado na Rua Juvêncio Alves, Nº 100, estava embargada sim, porém o proprietário desobedeceu ao embargo. Na segunda-feira (12) a equipe de fiscalização da SEMAURB esteve no local e recolheu todo o maquinário e manteve o embargo. Ainda segundo a Semaurb o proprietário irá sofrer sanções administrativas, entre elas, multas, por ter descumprido o embargo e realizado uma demolição sem ter licenciamento para tal ato.

Porém, o engenheiro civil Flávio Luiz, ex-secretário de obras estruturas da Prefeitura de Juazeiro enviou fotos ao Blog dando conta de mais uma ação da empresa que demoliu o prédio que pode se configurar como crime ambiental. Segundo o denunciante, parte do entulho recolhido na demolição do prédio foi jogado às margens do leito do Riacho do Macarrão, proximidades do pontilhão no bairro Lomanto Junior como revelam as fotos...

Regras de aposentadoria de servidores públicos devem ser equiparadas às da iniciativa privada

Há em vigor no Brasil uma série de benefícios que distinguem o setor público do privado. Não é à toa que a busca por uma vaga na carreira, seja no Executivo, Legislativo ou Judiciário é tão grande. Entre essas vantagens está o regime de aposentadoria do funcionalismo. As regras garantidas aos servidores são diferentes. E devem ser revistas na proposta de reforma da Previdência que tramita na Câmara.

Atualmente, trabalhadores da iniciativa privada que contribuem pelo teto têm direito à aposentadoria do INSS que é de R$ 5.531,31. Os servidores da União, por exemplo, que entraram no funcionalismo público antes de 2003, têm direito à aposentadoria integral, ou seja, continuam recebendo como aposentados o mesmo valor de rendimentos de quando pararam de trabalhar...

Cia Biruta finalizou domingo oficina de teatro no Território Quilombola Águas do Velho Chico

A Cia Biruta realizou nos dias 9, 10, 11 e 12 deste mês formação em técnicas de iniciação teatral para jovens do Território Quilombola Águas do Velho Chico, situado em Orocó-PE. Foram quatro dias intensos de troca entre a cultura quilombola e os saberes teatrais do grupo que comemora, este ano, 10 anos de fazer teatral no Sertão do São Francisco.

A oficina foi para o grupo uma verdadeira vivência de imersão na comunidade nesses quatro dias, onde participaram do dia a dia dos moradores, como destacou o diretor, a ator e produtor Antonio Veronaldo, um dos ministrantes da oficina: "A oficina proporcionou para gente uma vivência que fortalece nosso fazer artístico e seu sentido. Foi muito importante poder acompanhar a vida da comunidade, comer junto, conversar e presenciar suas lutas, a exemplo do dia em que participamos da comemoração do resultado do julgamento do decreto 4887/03 no STF, que reconheceu a constitucionalidade da demarcação dos territórios quilombolas, uma comemoração simples, mas espontânea, que reuniu jovens e as pessoas mais velhas para cantar, dançar, improvisar versos acompanhados de batuques, tudo para celebrar a vitória quilombola...

Aberto edital para recuperação de áreas degradadas em Sento-Sé

Já está aberto o edital para a contratação de empresas que executem ações nas Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas (URAD), no município de Sento Sé. As propostas dos licitantes deverão ser entregues no endereço do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), até o dia 27 deste mês. Com investimento de R$ 520 mil, a iniciativa é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o IICA e tem como objetivo executar ações ambientais, sociais e produtivas em áreas que foram degradadas pelas interferências humanas ou por fatores ambientais.

Segundo os técnicos, as ações serão implementadas por meio de seis diferentes atividades: capacitação e treinamento; recuperação e conservação de solo; água e biodiversidade; captação e armazenamento de água; saneamento básico; eficiência energética; e unidade de produção...

Trio Respeita as Mina marca combate à violência contra mulheres no Carnaval 

Respeito é bom e todo mundo gosta. Pelo segundo ano consecutivo, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), promove a campanha 'Respeita as Mina' durante o Carnaval, com o objetivo de diminuir os índices de violência contra a mulher. 

Como parte das ações, o trio Respeita as Mina desfilou no Campo Grande, em Salvador, no início da noite desta segunda-feira (12), atraindo milhares de foliões pipoca. Liderada pelas cantoras baianas Larissa Luz, Pitty e Karina Buhr, a passagem do trio incluiu a distribuição de materiais de conscientização, como adesivos, tatuagens temporárias e plaquinhas com as expressões 'pode' e 'não pode'. 

Larissa Luz destacou que "a violência contra a mulher acontece o tempo inteiro. É constante a luta pela libertação dos nossos corpos e para que a gente viva sem medo. O trio é uma ação de muita relevância. É muito importante que a gente esteja dentro do Carnaval, dentro do contexto de festa, falando de algo tão sério que é o respeito a nós, mulheres". 

O que pode e o que não pode? A diferença entre a paquera saudável e o assédio está em atos considerados normais por alguns, como tentar beijar alguém à força ou passar a mão sem a permissão. A recepcionista Valdilene Santos já sofreu assédio no Carnaval. Ela comentou que "os homens geralmente vêm e agarram. Acham que podem pegar". 

Não é não

Mobilizar e alertar a população de que atos como esses são assédio é justamente o mote da campanha, como explicou a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira. "Não é não. Depois do não, tudo é assédio. Queremos acabar com essa cultura machista que afeta a vida das mulheres. Lançamos a campanha 'Respeita as Mina' no Carnaval do ano passado e agora ela tomou conta do país. É com muita satisfação que vemos artistas, veículos de comunicação e a população abraçando a campanha". 

Foliões nos blocos, camarotes e portais de abordagem, localizados nos pontos de entrada dos circuitos, também estão recebendo itens de conscientização. As Muquiranas foi um dos focos da ação. Participante do tradicional bloco de homens que se vestem de mulheres, o segurança José Jorge Amorim afirmou que "tem que respeitar todo mundo. Nada disso de beijar à força. Tem que brincar na paz". 

Unidades móveis 

O trio e o material de conscientização não são as únicas ações dentro da festa. Duas unidades móveis, resultado de parceria da SPM com o Hospital da Mulher (Barra-Ondina) e a Ronda Maria da Penha (Praça Municipal), orientam mulheres em situação de violência física e sexual, que posteriormente são encaminhadas para as unidades de atendimento. 

"A própria criação da Ronda Maria da Penha é resultado do trabalho da SPM. Neste ano, colocamos uma unidade móvel no Pelourinho para atender a comunidade que vai a esse Carnaval, conhecido por ser mais familiar. A Ronda não podia ficar de fora da campanha", disse a major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha. 

Complementando a estratégia e visando assegurar o acolhimento adequado e o atendimento mais rápido e humanitário às mulheres em situação de violência, equipes da SPM estão reforçando o atendimento na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), no bairro de Brotas, com equipe de psicóloga e assistente social por turno. Estão sendo realizadas ainda visitas aos postos integrados das polícias Civil e Militar localizados nos circuitos do Carnaval. 

Alcance estendido

Uma parceria entre a SPM e a Associação Baiana da Indústria de Hotéis garante que a campanha alcance também hóspedes de hotéis, pousadas, hostels e albergues, instalados no circuito Barra-Ondina e Pelourinho. Ainda foram designados postos de ativação para os pontos de chegada - aeroporto, porto, rodoviária e ferry boat - da capital e no interior, em cidades como Porto Seguro.

As estudantes Tárcia Purificação e Natália Otero aprovaram a campanha. Para Tárcia, é permitido "olhar e conversar. Não pode pegar nem beijar sem minha autorização". Já Natália comentou que "as mulheres sofrem assédio 24 horas por dia. Nós estamos mostrando que somos fortes e vamos lutar contra isso". 

Atrações

No Carnaval 2018, o Governo da Bahia homenageia os 220 anos da Revolta dos Búzios. Na capital, a diversão está assegurada com a contratação de 203 atrações, sendo 112 somente para o folião pipoca. Comemorando dez anos, o Carnaval Ouro Negro mantém a tradição dos blocos afro e afoxés, com o apoio a 91 entidades. Além da capital, a festa é patrocinada pelo Governo do Estado em 22 cidades do interior baiano...

Distrito de Ouricuri em Casa Nova: Fé, festa, inaugurações e máquinas

Os dois dias da festa do Ouricuri neste ano de 2018, antecedidos pela chuva esperada, foram de marcar a lembrança por muito tempo. Todos na praça, lotada na sexta e no sábado até de manhã, dançaram e cantaram com o Trio Granah e Gilmar Silva, a Banda Brega e Vinho, Leno e Sérgio do Forró.

No sábado (10/02) o Prefeito Wilker Torres, acompanhado do Deputado Federal Bebeto Galvão (PSB), do vice-prefeito Dr. Carlos, do Presidente da Câmara Paulo Cesar, vereadores e secretários, inaugurou o calçamento, recebeu três retroescavadeiras e abriu oficialmente a festa, após a procissão e a missa festiva...

Geraldo Pontes de Juazeiro é terceiro colocado na 21ª Edição do Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador

O clima do 21º Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador, ocorrido na noite da segunda-feira, 12, de Carnaval na Praça Municipal, escadaria do Palácio Thomé de Sousa foi de muito brilho, glamour, mas a coloração do protesto e da denúncia foi expressão antes nunca visto, nas edições anteriores do evento. O ator All Zack idealizador da personagem feminina Gina de Mascar levou um grupo de atores e uma atriz fez discurso em defesa da autonomia das mulheres em relação ao seu corpo, contra o assédio sexual e moral.

No mesmo segmento de denúncia dos crimes contra as mulheres a transformista Ferah Sanchine, entrou no palco executando uma canção de Elza Soares “Maria da Vila Matilde”, na música orienta ligar 180 para denunciar violência contra o gênero feminino. Ao fim da música, ela convidou a trans Millena Passos que reforçou o discurso e ainda falou da violência contra as mulheres travestis e trans...

Estradas rurais serão recuperadas pela prefeitura após período chuvoso em Petrolina

A tão esperada chuva que vem para animar os produtores de Petrolina paralisou, temporariamente, o patrolamento nas estradas rurais do município. Os serviços executados pela prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, foram paralisados, mas deverão ser retomados em breve, após o período chuvoso. Para acompanhar de perto a situação da zona rural de Petrolina, o secretário da pasta, José Batista da Gama, acompanhado de uma equipe técnica, esteve nesta sexta-feira (09), visitando diversos pontos críticos atingidos pelas chuvas na região de Rajada. 

O agricultor Gilberto Geraldo de Amorim agradeceu a visita do secretário e aproveitou a ocasião para pontuar os serviços mais urgentes na localidade. "Estamos muito felizes com a visita do secretário, ele pode conhecer e ouvir as nossas demandas em relação a melhorias das estradas e principalmente do nosso barreiro. Vamos aguardar a chuva passar para que em breve os serviços sejam realizados", comentou Gilberto...

Artigo - Bairrismo como parâmetro

Defender o local de nascimento ou o lugar e a região que se escolheu para viver é uma característica do bairrista, aquele que demonstra abertamente o apreço e o sentimento de pertencimento. Uma qualidade excepcional quando a defesa se remete a cuidar e a participar efetivamente das construções de políticas públicas e sociais que possam impactar positivamente na vida dos seus conterrâneos.

É importante que se tenha o conhecimento de que o bem comum é a união de fatores que envolve uma relação coletiva, independente de se tratar de um ou mais lugares; por tanto o respeito e o reconhecimento às peculiaridades de uma cidade ou região que não seja a sua se faz necessário, sendo inclusive, também, uma demonstração de maturidade social...

Número de assédios contra as mulheres vem aumentando a cada ano durante o Carnaval

Em meio às comemorações e à folia do carnaval, muitas vezes, o assédio contra a mulher fica disfarçado sob o pretexto que nesta época do ano “vale tudo”. Dados divulgados pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), revelam que nos quatro dias de carnaval, os atendimentos relativos a violência sexual tiveram um aumento de 87,30%,  em 2017.

De acordo com Emília Queiroz, advogada e mestre em direito processual civil, a incidência de assédio neste período do ano pode estar ligada ao próprio nome da festa. “Existe um folclore em cima da data. O próprio nome fica muito ligado a questão da satisfação sexual. Então diante disso, as pessoas acham que existe um intervalo de tempo que se tem na vida normal, mas tem que se lembrar que apesar deste intervalo as leis continuam tendo que ser respeitadas”, afirma...

Nos últimos cinco anos, os estados com maior número de acidentes graves no carnaval foram Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina

A Policia Rodoviária Federal, aponta que o Carnaval é um feriado crítico para a fiscalização devido ao fluxo intenso nas rodovias federais e ao consumo abusivo de álcool. Os policiais estão ainda mais atentos a infrações como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e falta de equipamentos de segurança, como capacete, cadeirinhas de bebê e cinto de segurança. Em caso de emergência, ligue 191.

Nos últimos cinco anos, os estados com maior número de acidentes graves no período foram Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina – eles concentram quase 30% de todas as colisões registradas no País no Carnaval. Ano passado, houve 1.696 acidentes de trânsito,  2.019 pessoas multadas e 214 presos por dirigirem alcoolizados e quase 12 mil registros de ultrapassagens indevidas. o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) este já apreendeu 53 veículos e 43 carteiras de habilitação, num universo de 173 autuações, em Salvador...

“A Bahia é o território livre da música, ninguém tem preconceito contra qualquer gênero”, disse Luiz Caldas

A constante renovação da música brasileira é acompanhada de perto há 50 anos por VEJA. A reportagem da revista semana passada mostra as novas caras do frevo, popular gênero musical de Pernambuco que completa 111 anos em 2018, é a continuação de uma observação constante da revista sobre os estilos musicais mais populares do país. A revista também destacou Luiz Caldas.

A edição 2568 destaca músicos como César Michiles, líder de uma orquestra que colocou a flauta no frevo e vem ajudando a a subverter a lógica do estilo, outros “revolucionários” ganharam espaço em nossos textos. Um deles foi Nélson Ferreira, que em 7 de março de 1973, 50 anos após gravar seu primeiro frevo, deu entrevista a VEJA na qual explicou um pouco da história do gênero que ajudou a difundir com suas inúmeras composições...

Petrolina: Caminhão e ônibus se envolvem acidente e Polícia Rodoviária Federal revela que motoristas estavam alcoolizados

Um ônibus e um caminhão colidiram na tarde desta segunda-feira (12) em Petrolina. O acidente aconteceu na BR-428, na entrada do bairro Vila Marcela. O ônibus coletivo que faz a linha Residencial Monsenhor Bernardino bateu no caminhão ao cruzar a rodovia. Uma mulher ficou levemente ferida e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois motoristas fizeram teste do bafômetro e ambos estavam alcoolizados. Eles foram encaminhados para a delegacia. ..

Catadores à caça de latinhas e de renda extra no Carnaval

A espera ansiosa pelos dias de Momo não é algo apenas de quem quer se fantasiar e brincar o dia inteiro. Existe um Carnaval que não é feito de confete e serpentina e tem um lado bem menos colorido. O catador de materiais recicláveis José Roberto Alexandre trabalha recolhendo latinhas apenas durante os dias de folia, dedicando o restante do ano ao papelão.  “Tenho que trabalhar durante os quatros dias para ter o que comer em casa, não tem hora para sair”, completou.

A catadora Andreia Albuquerque afirmou que é nessa época que ela consegue juntar um valor que considera bom em relação às outras festividades do ano. “Se você trabalhar os quatros dias inteiros consegue juntar entre R$ 200 a R$ 400”, afirmou...

Sambódromo recebe grandes campeãs do Rio nesta segunda

O Grupo Especial do Rio vai levar hoje (12) e na madrugada desta terça-feira (13) para a Marquês de Sapucaí seis escolas que prometem uma disputa acirrada pelo título de campeã. O resultado, certamente será um espetáculo para o público. 
 
Unidos da Tijuca

A Unidos da Tijuca leva aos foliões o enredo Um coração urbano: Miguel, o arcanjo das artes, saúda o povo e pede passagem. Na homenagem a Miguel Falabella, a escola levará para o Sambódromo as diversas atividades deste artista que, além de ator, é diretor, escritor, produtor cultural e carnavalesco. Mesmo com todas essas atividades, Falabella encontrou tempo para se reunir com os carnavalescos da Unidos da Tijuca para contar sua história que, na avenida, começa pela sua infância na Ilha do Governador, bairro da zona norte do Rio...

BOMBOU NAS REDES SOCIAIS MARCHINHA SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DO CARNAVAL DE PETROLINA

Continua repercutindo nas redes sociais a privatização do carnaval de rua pela gestão do prefeito Miguel Coelho. As pessoas estão comentando, a exemplo de Orlando Novaes Feitosa, morador do bairro Maria Auxiliadora, que fez uma comparação: “Toda a Petrolina está vendo que a contaminação da privatização chegou muito rápido à cidade através do irmão ministro, Fernando Filho e do pai senador Fernando Bezerra. Eles perderam a noção do tempo em defender um projeto maluco do desgoverno Temer que privatiza a Eletrobras, que leva consigo a Chesf, e aqui em Petrolina não será novidade a privatização de outros espaços públicos fora de festas de Carnaval, São João e outras. Votei em Miguel para prefeito, mas pense em arrependimento”. Bombou nas redes sociais uma marchinha carnavalesca ironizando a privatização do carnaval Petrolina.

Veja o vídeo:..

Marinho quer arquivar projetos de custeio e vetar emendas à Lei trabalhista

O sindicalismo recebe mais um presente de grego do Congresso. O deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), relator da reforma trabalhista de Temer, apresentou requerimento à Mesa Diretora para que todos os projetos e iniciativas que versem sobre custeio sindical sejam arquivados. Ele quer, na prática, impor à Lei 13.467/2017 a lógica dos decretos-leis da ditadura. Ou seja, transformar a lei em decreto-lei inalterável e, digamos, "imexível".

Com sua iniciativa, Requerimento 7.805/17, já deferido pela Mesa da Câmara, o tucano quer exterminar 145 projetos de lei ordinária e um projeto de lei complementar. Até o projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) entra na faca - PL 6.706/09 (depois PLS 177/07). Ou seja, Marinho tenta matar todos os projetos anteriores e todos os posteriores à aprovação da lei trabalhista de Temer.

Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), diretor do Diap, comentou: "O que Rogério Marinho quer é interditar o debate sobre matérias de amplo interesse e, na prática, cercear a própria liberdade de o Parlamento decidir sobre esses temas". Segundo Toninho, o pedido de arquivamento, já, não é usual, porque geralmente os arquivamentos ocorrem em final de legislatura, o que não é o caso.

A orientação do diretor do Diap, que já encaminhou tratativas com o gabinete de Paim, é que o senador peça à Mesa Diretora a retirada de seu projeto do pacote de arquivamento de Marinho.

Para Antônio Augusto de Queiroz, os detentores do poder "estão dando golpe atrás de golpe, como ocorre também com a Emenda 95, de congelamento do gasto público". Ele recomenda uma ação mais eficaz do movimento sindical junto aos parlamentares, pedindo aos autores que cobrem da Mesa a garantia de tramitação dos seus projetos. Toninho conclui: "O deputado Marinho extrapola na dose do remédio amargo. O sindicalismo precisa reagir"...