Foram encontrados 435 registros para a palavra: setor

Pane no sistema de internet do setor comercial do SAAE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Juazeiro comunica aos usuários que nesta tarde de quinta-feira (30), o sistema de internet do setor comercial da autarquia está sem funcionar, devido problemas técnicos. Consequentemente, o sistema integrado de gestão de serviços, que gera os endereços para que a equipe realize o trabalho também não está funcionando. Assim, alguns serviços que eram para ser realizados hoje, só poderão ser feito quando o sistema retornar. A previsão é que a internet volte a funcionar nesta sexta-feira (01).     ..

Seminário incentiva competitividade no setor de panificação

Fortalecer e aumentar a competitividade do setor de panificação e massas alimentícias, por meio de ações que contribuam para a melhoria da gestão, inovação e sustentabilidade das empresas. Esse é o objetivo do Seminário Competitividade Empresarial para o Segmento de Panificação e Massas alimentícias, que será realizado gratuitamente nesta quinta-feira, 30, às 19h30, na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Paulo Afonso (ASCOPA), no centro da cidade.

A programação do evento conta com palestras e mesas redondas sobre gestão estratégica por resultados para os segmentos de panificação, massas alimentícias e confeitaria; ações de inovação e tecnologia para panificação e confeitaria; e importância das normas de saúde e segurança no trabalho...

Capacitação orienta empresários a reduzir custos e inovar no setor de beleza e estética

Empresários de Paulo Afonso que atuam em salões de beleza e clínicas de estética irão aprender a evitar o desperdício de produtos e economizar com pequenas e simples mudanças na rotina de trabalho. A ferramenta para conseguir esse resultado é o "Cinco Menos Que São Mais - Redução de Desperdícios em Salões", uma solução do Sebrae que visa aplicar inovação e tecnologia em processos de produção, organização e gestão dos pequenos negócios do segmento.

A oficina tecnológica será realizada na próxima segunda-feira, dia 13, das 9h às 13h, na clínica Horizonte Estética Integrada, localizada na Rua Marieta Ferraz, 25, Centro. As inscrições gratuitas podem ser feitas na sede do Sebrae Paulo Afonso. Mais informações pelo telefone (75) 32814333.

A técnica da instituição, Nadja Monteiro, explica que a capacitação vai trabalhar o aumento de lucros a partir da adoção de estratégias de eliminação de desperdícios de produtos, energia, água e força de trabalho. "As medidas são simples e devem ser inseridas no dia a dia das empresas. Atitudes ambientalmente adequadas que vão posicionar os pequenos negócios para um mercado moderno e competitivo, agregando o selo de sustentabilidade", frisa...

HU-Univasf é o primeiro hospital público da região a implementar o setor de Microbiologia

O setor de Microbiologia do Hospital Universitário da Universidade do Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) foi projetado para ser implantado a partir do ano 2015, após a Univasf firmar convenio com Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para gerir o hospital. Agora, desde de o dia 30 de maio, a coleta, análise e a liberação de resultados de exames na área de microbiologia serão realizados pelo Laboratório de Análises Clínicas do próprio hospital.

Os exames em microbiologia, anteriormente, eram realizados por um laboratório terceirizado. “Antes da EBSERH não havia nada em microbiologia, os tratamentos com antimicrobianos eram feitos pelos médicos de forma empírica. Posteriormente, a partir de agosto de 2015, foi feito o cadastramento junto a um laboratório terceirizado para que os exames fossem sendo realizados, enquanto se fazia o processo de aquisição dos equipamentos e insumos, através de licitações. ”, explicou a bióloga doutora em Bacteriologia e uma das responsáveis pela implantação do setor, Carine Rosa Naue...

IMPROBIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA É MAIOR QUE EM OUTROS SETORES

No total de casos de corrupção envolvendo dinheiro público no Brasil, entre 60% e 70% concentram-se nos setores de educação e saúde, segundo dados da Advocacia-Geral da União. Especialistas apontam diversas causas por trás desse quadro, mas todos concordam em um ponto: o volume de recursos e a grande quantidade de municípios favorecem o mau uso da verba e dificultam a fiscalização.

"Outro ponto é que há diversos programas que são de execução descentralizada, e por isso não podem ser acompanhados. O controle demora um certo tempo em alcançar certos municípios de difícil acesso, apesar de a controladoria sempre ir", explica o cientista político Romualdo Anselmo dos Santos. Segundo ele, convênios assinados por emenda parlamentar também deixam o poder municipal sujeito a práticas corruptivas. "Quando determinado parlamentar diz que vai levar a certo município um recurso, ele pede que seja contratada uma empresa X. O município fica nas mãos do parlamentar".

Apenas nesse mês de maio, pelo menos três prefeitos baianos foram alvos da Justiça por improbidade no setor da educação pública. A primeira foi a gestora do município de Jequié, Tânia Britto, que foi afastada pelo Tribunal de Justiça da Bahia por fraudes em licitações. Tito Eugênio Cardoso de Castro, de Riacho de Santana, foi preso pela Polícia Federal, sob suspeita de ter contratado, de forma irregular, empresas de transporte escolar. Já em Jacobina, a prefeitura teve os recursos bloqueados pelo Ministério Público Federal; a suspeita é que os repasses, destinados à educação básica, seriam empregados em outros fins.

"Os responsáveis por acompanhar a utilização dos gastos advindos do FUNDEB é o Conselho do FUNDEB, que exerce o controle social. É comum observar que na própria composição do conselho há sujeitos que são funcionários das secretarias de educação e, de certa forma, isso não é nada bom", aponta a pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá, Jani Moreira. (TB) ..

Setor de "Saúde e Segurança no Trabalho" da UPAE comemora Dia do Trabalho com números positivos

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) possui atualmente 280 funcionários e, segundo o setor de "Saúde e Segurança no Trabalho", todos estes são alcançados pelo trabalho educativo contínuo feito em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), Supervisão Operacional e Engenharia Clínica. O trabalho de orientação também é feito com os pacientes que utilizam o serviço. Como resultado, o índice de acidentes com material perfurocortante caiu mais de 90% em dois anos; e os indicadores de acidentes de trajeto, queda do paciente e de acidentes com funcionários da manutenção são nulos.

"No domingo [01 de maio] comemoramos o Dia do Trabalho e a maior homenagem que podemos fazer ao nosso funcionário é garantir que ele seja capacitado, assistido e trabalhe em um ambiente seguro. A UPAE desenvolve um trabalho de excelência em qualidade, tanto na sua condição física como operacional, e esse é um diferencial, pois a partir do momento em que um colaborador nosso possui todas as condições favoráveis, certamente vai exercer bem suas funções, prestando um bom atendimento ao usuário. É uma reação em cadeira. Oferecer segurança e condições dignas de trabalho é uma forma de valorização", acredita o técnico de Segurança do Trabalho, Sérgio Cortes...

Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública cria setor para melhorar atendimento à população

O programa Geraldo José recebeu como convidado na tarde desta terça-feira (25) o secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro, Agenor Souza. Durante a entrevista, o secretário esclareceu diversas dúvidas dos ouvintes e adiantou que a Semaop, com o intuito de agilizar as demandas, ampliou o setor de atendimento à população. Nesse novo espaço, a comunidade poderá tirar dúvidas quanto ao andamento de processos e outros trabalhos de responsabilidade da secretaria. Para o secretário, a iniciativa já é vista como um avanço administrativo.

“É um setor criado para conversar mais com as pessoas. Nesse setor que os servidores vão orientar e acompanhar os processos e demandas da população dentro da secretaria. A ideia é melhorar o dia-a-dia e atendimento da SEAMOP e fazer com que a sociedade participe da gestão”, frisou Agenor. A população também pode tirar dúvidas e fazer denúncias através do número 74 3613-3350...

Parcerias entre setores culturais e o IRDEB serão discutidas no Conselho de Cultura

O Conselho Estadual de Cultura se reúne nesta terça-feira, 26, em uma Sessão Plenária na sede do órgão, no Campo Grande, prédio anexo ao Palácio da Aclamação. Uma das pautas do encontro é a atual situação da TV Educativa da Bahia, mais conhecida como TVE, e da Rádio Educadora. Na ocasião, serão apresentadas as possibilidades de parcerias entre os diversos segmentos da área cultural e os veículos de comunicação do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB).

A Sessão Plenária terá início às 9 horas, com a presença do diretor-geral do IRDEB, Flávio Silva Gonçalves. Serão cerca de duas horas de debate. "O Conselho é um espaço privilegiado de discussão, avaliação e proposição de políticas públicas entre o governo e a sociedade civil. É fundamental a interação entre as políticas públicas de Cultura, Comunicação e Educação. Esperamos estabelecer um diálogo franco e propositivo com o objetivo, inclusive, de conjuntamente encontrarmos soluções para os nossos limites", afirmou o diretor...

Empresários do setor de panificação recebem orientações da Vigilância Sanitária

Empresários do setor de panificação de Juazeiro receberam orientações técnicas sobre higienização de equipamentos, armazenamento e comercialização de produtos de acordo com as normas e regulamentações sanitárias. Os temas foram abordados durante uma clínica tecnológica realizada pelo Sebrae no município na terça-feira, 19.

O serviço de consultoria tecnológica coletiva fornece soluções sob medida para as micro e pequenas empresas, bem como para empreendedores com interesses em comum. Durante a capacitação, profissionais da Vigilância Sanitária do município de Juazeiro explicaram como deve ser mantido o ambiente de trabalho dentro das panificadoras e confeitarias. Eles também esclareceram dúvidas sobre a higienização dos objetos de trabalho e sobre a emissão de alvarás de funcionamento.

“É preciso que os comerciantes estejam atentos as normas estabelecidas para que desenvolvam suas atividades comercias com mais tranquilidade”, frisou a gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária de Juazeiro, Ana Paula Panasola.

Uma das participantes da capacitação, Kedma Amarante, dona de uma confeitaria na cidade há oito anos, ressaltou a importância do encontro para o melhor desempenho de seu negócio. “Foi um momento muito oportuno. Estamos passando por um momento de mudança e precisamos dessas orientações para o nosso trabalho. Nós convidamos a Vigilância Sanitária para esse momento e queremos que ela seja nossa parceira nesse processo de reformulação dos nossos segmentos”, disse.

O técnico do Sebrae em Juazeiro, Rinaldo Moraes, frisou que a iniciativa tem auxiliado os empresários do setor de panificação a visualizarem formas de se adaptarem ao novo mercado de trabalho que é mais exigente e concorrido. “As padarias têm que se adaptar muito rapidamente para sobreviver em meio às novas exigências do mercado”, pontuou...

Mudança de governo pode favorecer setor elétrico no longo prazo, diz Acend Brasil

Uma mudança de governo pode trazer frutos positivos para o setor elétrico no médio e longo prazo, porque pode propiciar uma alteração das diretrizes setoriais. A opinião é do presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, que considera que o direcionamento imposto pelo atual governo gerou efeitos negativos, como a elevação do risco regulatório e o uso político das estatais. "As diretrizes adotadas pelo governo atual levaram o setor elétrico a situações de profunda instabilidade regulatória e elevadíssima percepção de risco regulatório", diz o executivo.

Ele destaca a publicação da Medida Provisória 579, de 2012, sobre a renovação das concessões, que modificou o setor elétrico sem qualquer discussão prévia, sendo considerada como motivo para o aumento da percepção de risco setorial. "(A MP) deixou efeitos extremamente danosos, que teriam sido previstos se a discussão fosse feita com transparência antes (da sua publicação)", afirma, citando como exemplo a destruição de valor das empresas estatais, obrigadas a aceitar a renovação antecipada das concessões. Sales critica também o abandono da meritocracia na gestão dessas empresas. "A falta de respeito aos princípios básicos de governança corporativa nas estatais, que tem sido a tônica presente na quase totalidade delas, foi uma diretriz que, se modificada, poderá trazer bons resultados para as empresas e para o País", diz. Ainda sobre as estatais, ele comenta sobre a potencial privatização das distribuidoras federalizadas atualmente administradas pela Eletrobras, que poderia ser acelerada. Tais empresas acumulam prejuízos sucessivos, possuem baixos índices de qualidade de fornecimento de energia e precisam ser capitalizadas. Embora o atual governo tenha passado a falar da venda desses ativos recentemente, até agora muito pouco foi feito nesse sentido...

Novo Setor de Bioimagem do Cican será inaugurado nesta segunda-feira (4)

Nesta segunda-feira (4), às 9h, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inaugura o novo Setor de Bioimagem do Centro Estadual de Oncologia (Cican). Com o investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, a unidade terá equipamentos de imagem de alta tecnologia, como um tomógrafo de 16 canais, Raio-X e mamógrafos com estereotaxia, procedimento realizado para analisar possíveis lesões encontradas em exames. ..

Senador Fernando Bezerra alerta: aumentos sucessivos da carga tributária podem levar setor produtivo à “clandestinidade”

Na noite desta terça-feira (23) – durante votação, pelo Plenário do Senado, do projeto de conversão da Medida Provisória (MP) 692/2015, que eleva a tributação dos ganhos de capital para pessoas físicas – o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) fez um firme alerta: o setor produtivo e empreendedor poderá entrar na “clandestinidade”, aumentando-se a sonegação fiscal no país, em virtude dos sucessivos aumentos da carga tributária brasileira.

“Estamos querendo taxar ganhos de capital, patrimônio e também a produção. Estamos aumentando o IPI e o ICMS. Estamos na contramão da história”, ressaltou o senador. “Estamos assistindo o mesmo filme (de 2015). Não temos um diagnóstico completo (sobre a real crise fiscal e econômica do país). Temos uma recusa do governo federal a cortar despesas. E é importante cortar despesas em um momento de recessão econômica como a que estamos vivendo”, completou Fernando Bezerra...

Comissão Intersetorial do Selo Unicef realiza primeira reunião estratégica da Semana do Bebê 2016 de Juazeiro

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef de Juazeiro realizou na terça-feira (16), na Casa dos Conselhos, a primeira reunião estratégica para a obtenção do Selo Unicef e ABRINQ, e planejar a programação e realização da Semana do Bebê 2016. Estiveram presentes representantes do Núcleo dos Adolescentes - NUCA, do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes - CMDCA e das Secretarias de Desenvolvimento e Igualdade Social, de Educação e Saúde. 

A Semana do Bebê 2016 acontecerá de 08 a 14 de maio e terá como tema: "Promoção dos Direitos das Gestantes e dos Bebês". A Comissão de Formação será ampliada com a parceria da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF e a Universidade Estadual da Bahia – UNEB, fortalecendo ainda as ações junto a comunidade. A Diretora de Humanização da Secretaria de Saúde, Carla Lorena Pesqueira, destacou a importância desse primeiro momento. “Esse ano é decisivo para a garantia dos selos ABRINQ e UNICEF. Vamos trabalhar em conjunto e realizar de forma permanente as ações pela qualidade da primeira infância e dos adolescentes do nosso município”, disse Pesqueira...

Gerente administrativo da ART Construtora afirma que foi realizado o pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores do setor de limpeza

Boa tarde Geraldo,

Venho por meio deste esclarecer sobre a matéria que foi vinculada pelo sindicato sobre atrasos de benefícios da empresa aos nossos funcionários...

Petrolina: Setor de tributos da Prefeitura anuncia mudanças no atendimento ao contribuinte

A partir da próxima segunda-feira (11), a emissão de segundas vias de guias de recolhimento como ISS, IPTU, ITBI e demais tributos municipais deverão ser feitas apenas via internet ou no ponto de atendimento da Prefeitura de Petrolina, no Expresso Cidadão, localizado no River Shopping.

De acordo com o secretário executivo da Fazenda, Allan Maux, a medida foi adotada para oferecer mais comodidade e conforto aos contribuintes, que terão no Expresso Cidadão, um tempo maior de expediente. “O horário do ponto de atendimento é mais extenso, de 8h às 20h, e com isso o contribuinte tem um tempo maior para resolução de suas pendências junto a Prefeitura. Os contribuintes também têm acesso aos mesmos serviços via internet”, assegura Maux, acrescentando que além da retirada de segunda via de impostos, o ponto de atendimento também dispõe de emissão de notas fiscais avulsas, certidões negativas e outros atendimentos que não dependam de geração de protocolos...