Foram encontrados 442 registros para a palavra: médico

Constesf realiza medições para emissão de títulos de terra em Sobradinho

Durante a última semana, técnicos do projeto de regularização fundiária do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) realizaram medições em pequenas propriedades rurais do município de Sobradinho. Foram realizadas cerca de 40 medições como parte do processo para emissão de títulos de terra na modalidade doação, que serão entregues pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA).

O projeto também está em andamento nos municípios de Canudos, Casa Nova, Remanso, Uauá e Juazeiro e será realizado em todo o território do São Francisco, beneficiando 10 municípios com 200 títulos de terra cada. Duas mil famílias serão atendidas. Nesta semana as medições estão sendo realizadas em Juazeiro.  ..

Projeto de lei estabelece que tatuagens sejam feitas apenas por médicos

Um projeto de lei pode mudar a realidade de tatuadores no país. A proposta PLS 350/2014, da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) estabelece que apenas profissionais com formação em medicina realizem invasão da epiderme e derme com uso de produtos químicos ou abrasivos, por exemplo, tatuagens. "Por não haver lei que determinasse o campo de atuação do médico e, dentro desse campo, sua área de atuação privativa, alguns profissionais passaram a se aventurar em atividades que exigiam formação médica, porém sem a qualificação necessária.

Além de colocar em risco a vida e a saúde dos pacientes, a ausência de definição legal sobre as competências privativas do médico possibilitava que esse profissional transferisse a terceiros suas responsabilidade", diz o texto da matéria. De acordo com O Globo projeto tem gerado revolta entre os tatuadores profissionais, tanto que mais de 105 mil pessosa já se manifestaram contra o PLS no site e-cidadania - 75 mil são favoráveis. Algo semelhante já acontece na Coreia do Sul. ..

SEM SALÁRIOS DE JUNHO, MÉDICOS DO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO DECRETAM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Os médicos do Hospital Regional de Juazeiro estão novamente sem salários, desta vez os de junho, e decretaram greve após tentativas de entendimento com os gestores. O atraso salarial atinge todo o quadro de funcionários, sendo 74 médicos que a partir desta sexta-feira (22) só atendem casos de emergência, em sinal de protesto.

Referência regional no atendimento em clínica médica e clínica cirúrgica, o hospital é procurado por comunidades de 53 municípios da rede PEBA (Pernambuco e Bahia).  É administrado pela Associação Proteção à Maternidade e à Infância de Castro Alves (APMICA), sendo o único da rede estadual que mantém carteira assinada em lugar da famigerada 'pejotização'...

Ministério Público ajuiza ação para que HU de Petrolina contrate médicos

A falta de médicos no Hospital Universitário em Petrolina, no Sertão pernambucano, fez com que o Ministério Público Federal (MPF) entrasse com uma Ação Civil Pública para que a unidade de saúde contratasse os profissionais aprovados no concurso público deste ano. Na ação, tanto a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) quanto a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) foram citadas.

O pedido de liminar à Justiça Federal solicita contratação imediata dos profissonais para suprir o déficit de médicos na unidade e foi motivada, segundo o MPF, pela redução de plantões e carência de plantonistas, principalmente os com especialização em anestesiologia, no HU. A Ação Civil Pública é de responsabilizade da procuradoras Ticiana Nogueira, Mara Elisa de Oliveira e Polireda de Medeiros...

TCU destrava edital que cria novos cursos de medicina pelo Mais Médicos. Juazeiro pode ser contemplada

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (20) retirar a suspensão do edital de abertura de novos cursos de medicina lançado durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) no programa Mais Médicos. Os editais estavam suspensos desde outubro do ano passado, quando entidades médicas questionaram a constitucionalidade de supostas mudanças de regras no edital após o seu lançamento.

Com a decisão, dez municípios baianos que haviam sido selecionados retomam o processo de instalação de cursos de medicina: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro estão no primeiro edital; Euclides da Cunha, Irece, Brumado e Senhor do Bonfim no segundo. "Foi uma decisão sensata e atende ao planejamento de longo prazo do Mais Médicos, que é o de termos profissionais brasileiros em todos os municípios do interior e em todas as periferias, abrindo mão dos intercambistas", disse o deputado Jorge Solla (PT-BA), que coordena no estado a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Implantação dos Cursos de Medicina...

Rui participa de homenagem aos três anos do Programa Mais Médico na Bahia

Em julho de 2013, o governo federal criou o Programa Mais Médicos, pensado para ampliar a cobertura na assistência à saúde em todo o País, inclusive com a participação de profissionais estrangeiros. A Bahia se destaca como um dos estados que recebeu mais médicos do programa desde o seu lançamento, entre eles, os cubanos, que na manhã deste sábado (9) receberam especialmente uma homenagem, em cerimônia com a presença do governador Rui Costa.

O evento promovido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Relações Institucionais (Serin) e da Saúde (Sesab), aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e teve também a participação de secretários estaduais, da cônsul cubana para o Nordeste, Laura Pujol, médicos do programa, outras autoridades políticas e representantes da sociedade civil...

Unidade Móvel de Atendimento Médico atenderá 13 comunidades em julho

À população da zona rural de Petrolina irá receber até o dia 28 de julho a visita da equipe da Unidade Móvel de Atendimento Médico. Para ser atendido não é preciso agendamento, a comunidade só precisa ir ao encontro da equipe. O atendimento começa sempre às 8h. Confira o cronograma de atendimento a seguir:

Cronograma – Julho..

"Não adianta construir ou reformar um prédio e não ter atendimento médico", diz pré-candidato Charles Leão

O ex-delegado e pré-candidato a prefeito de Juazeiro (BA) pelo PPS, Charles Leão continua sua andança pela cidade. Nesta quarta-feira (22/06), ele foi ao encontro de moradores na Avenida Laudelino dos Santos, Bairro Jardim Flórida. 

No encontro, Charles Leão ouviu os anseios da população e pôde debater suas propostas para a comunidade juazeirense. ..

Maringá será o próximo bairro a receber a Caravana da Saúde

Nesta quarta-feira, 15, a Caravana da Saúde chega ao bairro Maringá. A iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde chega a vinte e três edições e tem como objetivo sanar as demandas reprimidas das Unidades de Saúde do Município. O atendimento à população será das 8h às 14h.

O programa já soma cerca de 11 mil atendimentos. Entre as especialidades que serão ofertadas no bairro estão: ortopedia, neurologia, oftalmologia, cardiologia, otorrinolaringologista, endocrinologista, odontologia, ginecologia, cirurgião e clínico geral, exame de eletrocardiograma e eletroencefalograma, laboratoriais e de verminoses...

Saúde da Mulher: Médico do HDM/IMIP fala sobre primeira fase do ciclo menstrual

A “Menarca”, mais conhecida como primeira menstruação da mulher, faz parte do momento de transformação do corpo feminino durante a puberdade e pode trazer diversas dúvidas e insegurança. O Médico, residente em Ginecologia e Obstetrícia, do Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), Guilherme José Nascimento, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

O residente esclarece que o primeiro ciclo menstrual ocorre quando entre os 11 e os 13 anos. “A menarca consiste num fluxo de sangue, com presença de tecido endometrial (camada interna do útero), e sinaliza uma importante fase de vida da mulher”, afirmou Guilherme José Nascimento...

Petrolina: Nove comunidades receberão a visita Unidade Móvel de Atendimento Médico

Durante o mês de maio nove localidades do interior de Petrolina vão receber a visita da Unidade Móvel de Atendimento Médico, programa da gestão Julio Lossio que visa facilitar e ampliar o acesso da população, que mora nas áreas mais distantes, aos serviços de saúde.

Durante as visitas são realizadas consultas médicas, aferição da pressão arterial, dispensação de medicamentos, solicitação de exames e consultas especializadas, caso seja necessário. Para ser atendido não é preciso agendamento, a comunidade só precisa ir ao encontro da equipe. O atendimento começa às 8h...

PARALISAÇÃO DOS MÉDICOS DO HOSPITAL REGIONAL EM JUAZEIRO ENTRA NO SEGUNDO DIA

Os médicos do Hospital Regional de Juazeiro, entraram neste dia 27 (quarta-feira) no segundo dia da paralisação de 48 horas em protesto contra a falta de repasses de fevereiro e março, necessários à aquisição de material e pagamento de funcionários. O presidente Francisco Magalhães está na cidade desde segunda-feira para discutir vários assuntos com a categoria.

O delegado sindical José Carlos Tanuri Júnior disse que os profissionais prosseguem em estado de assembleia e calcula em R$ 7,4 milhões o valor de repasse destinado à regularização dos serviços. Ele estima em 75 o número de médicos contratados em regime de CLT no hospital de Juazeiro, referência em atendimento para cerca de 53 municípios do entorno...

SEM REPASSE HÁ DOIS MESES, MÉDICOS DO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO PARAM DIAS 26 E 27

Os médicos do Hospital Regional de Juazeiro, no norte baiano, programaram uma paralisação de advertência de 48 horas, para os dias 26 e 27. A categoria exige que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) regularize os repasses de fevereiro e março, necessários à aquisição de material e pagamento de funcionários.

O delegado sindical José Carlos Tanuri Júnior disse que os profissionais prosseguem em estado de assembleia e calcula em R$ 7,4 milhões o valor de repasse necessário à regularização dos serviços. Ele estima em 75 o número de médicos contratados em regime de CLT no hospital de Juazeiro, referência em atendimento para cerca de 53 municípios do entorno...

Vaga para médico clínico

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) informa que, devido à expansão de cobertura de Saúde da Família, há vaga para médico clínico geral para atuar nas Unidades de Saúde do município.

Os interessados devem deixar seu currículo no setor da Atenção Básica que fica na Secretaria de MS localizada na Av. Fernando Góes, 537, Centro, das 8h às 13h. Para mais informações entrar em contato através do telefone (87) 3866-8577...

Unidade Móvel de Atendimento Médico visitará a comunidade de Uruás na próxima segunda

A equipe da Unidade Móvel de Atendimento Médico, programa da Secretaria de Saúde de Petrolina, visitará na próxima segunda-feira (11) a comunidade de Uruás, zona rural do município. O atendimento começa às 8h e segue até atender todos os usuários,

Durante as visitas são realizadas consultas médicas, aferição da pressão arterial, dispensação de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas, caso necessária. Para ser atendido não é preciso agendamento, a comunidade só precisa ir ao encontro da equipe...

Reunião para discussão do PCCR interrompida: Médicos afirmam não terem representatividade junto ao Sintrab

A reunião convocada para esta quarta-feira (30) no plenário da Casa Aprígio Duarte Filho pela Mesa Diretora da Câmara foi interrompida devido a um impasse entre a classe médica e o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde em Juazeiro.

De acordo com informações do presidente da Câmara, vereador Damião Medrado (PSD) representantes da categoria dos médicos que atuam no município procuraram a mesa diretora e afirmaram não terem representatividade junto ao sindicato. “Devido a este imprevisto no atendimento a essa categoria, tivemos que interromper a sessão para ouvir as reivindicações da categoria”, informou...

Nota Oficial da Federação Nacional dos Médicos sobre a crise política

Foto: Mayna Ruggiero/FENAM 

A  Federação Nacional dos Médicos (FENAM), representante da categoria, composta por mais de 400 mil trabalhadores médicos brasileiros, vem manifestar sua posição diante da grave crise econômica, política e moral que se abateu sobre o País. Sendo assim afirma:..

Secretaria de Saúde define cronograma da Unidade Móvel de Atendimento Médico para março

Ao todo, 13 localidades do interior de Petrolina receberão visita da Unidade Móvel de Atendimento Médico em março. O ciclo de atendimento começa no dia 01/03 na comunidade Volta da Carolina, em Uruás.

Durante as visitas são realizadas consultas médicas, aferição da pressão arterial, dispensação de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas, caso necessária. Para ser atendido não é preciso agendamento, a comunidade só precisa ir ao encontro da equipe, a partir das 8h do dia programado..

Mais Médicos: profissionais têm até hoje para concorrer à segunda chamada

Os profissionais brasileiros inscritos na última edição do Mais Médicos e que não foram selecionados têm até hoje (23) para concorrer a uma vaga na segunda chamada. Ao todo, serão disponibilizadas 330 vagas em 260 cidades para 8.965 profissionais inscritos.No site do programa os participantes podem escolher até quatro cidades onde querem trabalhar. O resultado final está previsto para o dia 3 de março. No período de 4 a 7 de março, os médicos devem comparecer aos municípios para validar a participação no programa e, no mesmo período, os gestores deverão homologar os profissionais, confirmando os que compareceram. Os participantes que validarem a inscrição, mas não se apresentarem dentro do prazo, ficarão impedidos de se inscrever no Mais Médicos por seis meses.A cada três meses, o Ministério da Saúde lança edital para preencher vagas de médicos que desistiram do programa ou que concluíram o período de atuação. No atual edital foram abertas 1.173 vagas em 649 cidades. Os médicos selecionados na primeira chamada iniciam as atividades no dia 1º de março. O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 com o objetivo de levar os profissionais para áreas carentes. ..

"É ilegal a substituição de médicos por enfermeiros na realização de partos", alerta o presidente da FENAM

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) questiona a resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em que enfermeiros obstétricos e obstetrizes estejam aptos a realizar partos. A determinação da ANS fere a legislação em vigor no entendimento da entidade, que representa mais de 400 mil médicos no país.

O presidente da FENAM, Otto Baptista, se mostra preocupado com possíveis erros que venham a comprometer a saúde das gestantes e do bebês.   "É ilegal a realização de parto sem a presença do médico. Temos formação específica para tal atuação, então não justifica chamar o médico apenas quando existem complicações. O acompanhamento do profissional médico durante a gestação é primordial para um parto bem sucedido'', alertou o presidente da FENAM, Otto Baptista, especialista em ginecologia e obstetrícia...