Foram encontrados 4075 registros para a palavra: diz

Brasil registra 802.429 casos prováveis de dengue, diz Ministério da Saúde

De fevereiro até dois de abril deste ano, o Ministério da Saúde (MS) registrou 802.429 casos prováveis de dengue no Brasil. As informações são do boletim epidemiológico divulgado pela pasta nesta terça-feira (26). O documento aponta 140 óbitos pela doença no período, e indica que o maior número de casos prováveis foi registrado na região Sudeste (463.807), sendo seguido por Nordeste (158.235), Centro-Oeste (94.672), Sul (57.282) e Norte (28.433). O MS também aponta que no mesmo período, 91.387 casos de vírus Zika foram notificados em todo o país. A região Sudeste teve 35.505 casos prováveis da doença, seguida pelas regiões Nordeste (30.286), Centro-Oeste (17.504), Norte (6.295) e Sul (1.797).

Ainda de acordo como o Boletim, o ministério registrou 7.584 grávidas com suspeita da doença, sendo que 2.844 casos acabaram sendo confirmados. “Ainda não é possível se ter ideia da proporção de gestantes, infectadas pelo vírus Zika, que terão  bebês com microcefalia. Até o momento, o maior número desses casos foi em mulheres que tiveram a doença no primeiro trimestre de gestação.”, explicou o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.  Por fim, o levantamento destaca 39.017 casos prováveis de Chikugnunya registrados em todos os estados brasileiros, e 15 óbitos pela doença (mesmo que esses precisem ser investigados mais a fundo)...

JOAQUIM BARBOSA DIZ QUE NOVA ELEIÇÃO É SOLUÇÃO IDEAL PARA CRISE POLÍTICA

Ao participar da abertura do Simpósio das Unimeds, em Florianópolis, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro aposentado, Joaquim Barbosa, disse ontem que a justificativa do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) é fraca e causa desconforto.

Barbosa afirmou que quebrar regras do orçamento é normal no país e a solução ideal para a crise política instaurada com o impedimento da presidente é uma nova eleição. "Sinto um mal estar com esse fundamento. A alegação é fraca e causa desconforto. Descumprimento de regra orçamentária é regra de todos os governos da Nação. Não é por outro motivo que os Estados estão quebrados", argumentou Barbosa.

"Não estou dizendo que ela não descumpriu as regras orçamentárias. O que estou querendo dizer é que é desproporcional tirar uma presidente sobre esse fundamento num país como o nosso. Vão aparecer dúvidas sobre a justeza dessa discussão. Mais do que isso, essa dúvida se transformará em ódio entre parcelas da população", destacou o ex-presidente do STF. ..

Brasil fecha 118.776 postos de trabalho em março, diz Caged

O Brasil teve a maior perda de vagas formais para meses de março em 25 anos, segundo dados divulgados hoje (22) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. No mês passado, o país fechou 118.776 postos de trabalho com carteira assinada. Nos últimos 12 meses, já foram suprimidas 1.853.076 milhões de vagas formais. Os números levam em conta a diferença entre demissões e contratações. Quase todos os setores da economia demitiram mais do que contrataram. A exceção foi a administração pública, com 4,3 mil vagas a mais no mês.

Maioria..

Alan Sanches diz governo ignora crise e reduz investimento na rede de assistência Materno Infantil

O deputado estadual Alan Sanches (DEM), autor de diversas denúncias sobre a crise que atinge em cheio as maternidades baianas, cujos atendimentos estão sendo reduzidos e unidades referências sendo fechadas, denuncia o que considera como nova atrocidade: o baixo investimento na rede de assistência Materno Infantil por parte do governo do estado.     De acordo com o deputado na média, pelos dados apresentados pela própria Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a execução orçamentária ficou em 56% do compromisso 7 da Programação Anual de Saúde de 2015.

"O que, sem dúvida, predispõe ainda mais para o caos no atendimento. E muito pior, é constar no documento que a ação "Construção de Unidade da Rede Materno?Infantil" teve sua meta 100% alcançada, quando não se tem notícia de inauguração de nova maternidade no estado em 2015, bem como da ampliação das unidades existentes que consta meta objetivada em 50%. Ao contrário, o que existiu foram maternidades fechando as portas", frisou, relembrando que  a Maternidade José Maria Magalhães, a maior da Bahia, teve os leitos reduzidos em 20%, o atendimento emergencial de obstetrícia do Hospital Santo Amaro foi fechado e a Maternidade da Sagrada Família, que prestava serviço à Sesab, locado dentro do Hospital Salvador em três andares, com centro obstétrico, 10 leitos de UTI e quatro de UCI Neonatal, com media de 300 partos por mês, também está desativada...

Povo brasileiro saberá impedir qualquer retrocesso, diz Dilma na ONU

A presidenta Dilma Rousseff discursou na manhã de hoje (22) na sessão de abertura da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Dilma Rousseff mencionou a crise política que vive o Brasil. Dilma disse que a sociedade brasileira soube vencer o autoritarismo, construir a democracia e saberá impedir retrocessos. “Não posso terminar minhas palavras sem mencionar o grave momento que vive o Brasil. A despeito disso, quero dizer que o Brasil é um grande país com uma sociedade que soube vencer o autoritarismo e construir uma punjante democracia. Nosso povo é um povo trabalhador e com grande apreço pela liberdade. Saberá, não tenho dúvidas, impedir qualquer retrocesso. Sou grata a todos os líderes que expressaram a mim sua solidariedade”, disse no encerramento do discurso.

O presidente da França, François Hollande, foi o primeiro chefe de Estado a discursar hoje (22) na sessão. Representantes de cerca de 160 países assinam o acordo de Paris, que objetiva combater os efeitos das mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A cerimônia de assinatura do documento, fechado em dezembro de 2015, depois de difíceis negociações entre 195 países e a União Europeia, ocorre na sede da ONU, no Dia Mundial da Terra. Para entrar em vigor em 2020, o acordo, no entanto, só se concretizará quando for ratificado por 55 nações responsáveis por, pelo menos, 55% das emissões de gases de efeito de estufa. Depois da adoção do texto em Paris, ainda é necessária a assinatura do acordo, até fim de abril de 2017, seguida da ratificação nacional, conforme as regras de cada país, podendo ser por meio de votação no parlamento ou de decreto-lei, por exemplo...

"O que me interessa é salvar Juazeiro", diz Telma Marineide

A pré-candidata a prefeita de Juazeiro pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), Telma Marineide, ressaltou, em entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (20), que Juazeiro precisa de renovação e que por isso segue trabalhando para que sua candidatura seja aceita pela base da oposição ao prefeito Isaac Carvalho. “Em nenhum momento tive dúvidas da pré-candidatura. Houve um crescimento do meu nome e possivelmente eles não esperavam. É um nome novo, é uma verdadeira renovação. Isso ocasionou uma certa agonia, e infelizmente, candidatos da oposição colocaram o meu nome como não sendo mais pré-candidata”, afirmou Telma.

Telma Marineide pontuou ainda que está preparada para assumir o cargo de prefeita do município. “O que me interessa é salvar Juazeiro. Eu estou preparada e a minha equipe também está. Eu acredito que não será fácil, mas as pessoas pedem a presença de uma mulher de pulso e de coragem. Eu sou filha de Juazeiro, amo essa terra. Eu convivo todos os dias com as mazelas da sociedade. Eu não teria motivos para vir aqui mentir”, disse...

Dez Lições de uma Noite Histórica - Para não dizer que nada disse –

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

Gravem a votação da Câmara, um dia mostrem aos filhos que ainda não nasceram. Jamais eles terão uma aula de política brasileira como a que mais de 500 deputados nos presentearam. Dez lições para jamais esquecermos:..

Mudança de governo pode favorecer setor elétrico no longo prazo, diz Acend Brasil

Uma mudança de governo pode trazer frutos positivos para o setor elétrico no médio e longo prazo, porque pode propiciar uma alteração das diretrizes setoriais. A opinião é do presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, que considera que o direcionamento imposto pelo atual governo gerou efeitos negativos, como a elevação do risco regulatório e o uso político das estatais. "As diretrizes adotadas pelo governo atual levaram o setor elétrico a situações de profunda instabilidade regulatória e elevadíssima percepção de risco regulatório", diz o executivo.

Ele destaca a publicação da Medida Provisória 579, de 2012, sobre a renovação das concessões, que modificou o setor elétrico sem qualquer discussão prévia, sendo considerada como motivo para o aumento da percepção de risco setorial. "(A MP) deixou efeitos extremamente danosos, que teriam sido previstos se a discussão fosse feita com transparência antes (da sua publicação)", afirma, citando como exemplo a destruição de valor das empresas estatais, obrigadas a aceitar a renovação antecipada das concessões. Sales critica também o abandono da meritocracia na gestão dessas empresas. "A falta de respeito aos princípios básicos de governança corporativa nas estatais, que tem sido a tônica presente na quase totalidade delas, foi uma diretriz que, se modificada, poderá trazer bons resultados para as empresas e para o País", diz. Ainda sobre as estatais, ele comenta sobre a potencial privatização das distribuidoras federalizadas atualmente administradas pela Eletrobras, que poderia ser acelerada. Tais empresas acumulam prejuízos sucessivos, possuem baixos índices de qualidade de fornecimento de energia e precisam ser capitalizadas. Embora o atual governo tenha passado a falar da venda desses ativos recentemente, até agora muito pouco foi feito nesse sentido...

Jamais toleraremos outro golpe neste país, declara Valmir ao dizer não ao impeachment

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) defendeu o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) do processo de impeachment, durante sessão histórica na Câmara Federal, neste sábado (16). Assunção disse que os políticos de oposição estão distorcendo as informações e tratando de assuntos que não constam no processo em debate. "Jamais toleraremos outro golpe neste país - promovido por elites que não conseguem conviver com a democracia. Parte desses representantes aqui sobem à tribuna para mentir para o povo brasileiro. Porque a peça discutida sobre a questão do golpe trata de seis decretos e também a questão do Plano Safra e a subvenção. A presidente fez isso para fortalecer a educação brasileira, para liberar recursos para as universidades".

Valmir explica a questão envolvendo o programa do governo federal e diz que a oposição tenta distorcer os fatos para influenciar na opinião pública, que consequentemente influenciaria a opinião dos parlamentares na votação do impeachment. "Quando Fernando Henrique Cardoso era presidente deste país, eram investidos dois bilhões para a agricultura familiar. No governo da presidenta Dilma passou para 29 bilhões. Nossa agricultura é forte porque tem o apoio do governo federal. Tanto a agricultura patronal quanto a familiar. Esse é o debate que tem de ser feito. Os deputados aqui não tratam deste assunto e sobem na tribuna para mentir para o povo"...

Gilberto Kassab pede demissão do Ministério das Cidades, diz Planalto

A assessoria do ministro Jaques Wagner, chefe de gabinete da presidente Dilma Rousseff, informou na noite desta sexta-feira (15) que Gilberto Kassab (PSD) entregou mais cedo carta de demissão do cargo de ministro das Cidades. O pedido do ministro para deixar o governo se dá a dois dias da votação do processo de impeachment na Câmara. O anúncio foi feito pela assessoria dois dias após o líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF), informar que vai orientar a bancada a votar favoravelmente à continuidade do processo de impeachment de Dilma.

O Ministério das Cidades é uma das pastas com maior orçamento do governo e a única que estava sob o comando do PSD. Ao anunciar o posicionamento da bancada da Câmara favorável ao impeachment, o deputado Rogério Rosso afirmou que não seria cobrado de Kassab, que é presidente nacional licenciado da sigla, que deixasse o cargo no governo...

Em vídeo, Dilma ataca Temer e Cunha e diz que impeachment é "maior fraude da história"

A presidenta Dilma Rousseff disse que o processo de impeachment contra ela no Congresso Nacional é "a maior fraude jurídica e política da história" do Brasil. Em pronunciamento à população veiculado nas redes sociais, gravado inicialmente para ir ao ar em cadeia de rádio e TV, Dilma fez um dos mais duros ataques ao que classificou de "aventura golpista", criticou indiretamente o vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, (ambos do PMDB) e disse que o impeachment, se aprovado, vai "humilhar" o país perante a comunidade internacional como se fosse uma "republiqueta qualquer".

"A denúncia contra mim em análise no Congresso Nacional não passa de uma fraude, a maior jurídica e política da história de nosso país. Sem ela, o impeachment sequer seria votado. O Brasil e a democracia não merecem tamanha farsa", diz a presidenta no vídeo...

Escola Nota 10: Escola Crenildes Brandão obtém resultados positivos com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem em Juazeiro

As Escolas da Rede Municipal de Juazeiro têm se destacado após conseguir resultados positivos no ensino aprendizagem de alunos que possuem algum tipo de dificuldade. A Escola Crenildes Brandão, localizada no bairro da Coréia é um exemplo, e a cada ano, a unidade tem sido muito procurada pelos pais e acolhido mais alunos de outras escolas.

De acordo com a coordenadora da Crenildes, Mariana Fonseca muitos pais tem tirado seus filhos de escolas particulares, por serem informados sobre a qualidade do ensino da unidade escolar. “É preciso diferenciar problemas e dificuldades de aprendizagem, o olhar do professor, sua postura, sua afetividade fazem toda a diferença. O que observamos muitas vezes é que o conteúdo direcionado em algumas escolas não é adequado para a criança, e por isso ela não consegue se desenvolver.”, ressaltou a coordenadora.

Mariana afirmou que os professores são muito importantes no processo de intervenção, independentemente do problema de aprendizagem, que são sinais indicativos de que algo não vai bem no aprender ou no ensinar. “Temos conseguido resultado positivos no trabalho que desenvolvemos com vários alunos que chegaram aqui com algum tipo de dificuldade. Buscamos formas de prevenção nas propostas de trabalho, preparar os professores para entenderem seus alunos, diferenciar um a um, respeitar o ritmo de cada um. A escola deve ser um ambiente onde as crianças possam sentir-se bem, amadas e sempre alegres”, afirmou...

Se acham que vão nos intimidar estão enganados, a luta só aumentará, diz Valmir sobre caso no Paraná

O assassinato de dois integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná será investigado pela Polícia Federal e terá o acompanhamento da Força Nacional na região de Quedas do Iguaçu. Conforme nota pública do Ministério da Justiça, assinada pelo ministro Eugênio Aragão, o inquérito será instaurado para apurar a morte dos camponeses. Neste sábado (9), o MST fez um ato em homenagem ao camponeses mortos em emboscada, com a presença de autoridades públicas, como os deputados federais ligados aos movimentos de luta pela terra Valmir Assunção (PT-BA), João Daniel (PT-SE), Marcon (PT-RS) e o estadual petista Edegar Pertto (RS). Os parlamentares informam que o caso também é investigado pelas polícia Civil e Militar do Paraná.

"Foi um ato contra a violência no campo e em solidariedade às vítimas Vilmar Bordim e Leonir Orback, mortas pela PM na última quinta [7]. Reunimos mais de 8,5 mil pessoas, na praça central de Quedas do Iguaçu, local do assassinato. Viemos dar um abraço em todos do acampamento Dom Tomás Balduíno, para prestar uma última homenagem aos companheiros assassinados pelo latifúndio. Se acham que vão nos intimidar estão enganados, a luta aumentará cada vez mais, o nosso compromisso com a luta popular, sobretudo pela reforma agrária, se multiplica", declara o parlamentar Valmir Assunção, ainda do Paraná...

Mutirão de glaucoma: Alan Sanches diz que falta sensibilidade do governo

Após denúncia de que pacientes que fizeram cirurgia de catarata durante um mutirão em novembro do ano passado, na cidade de Juazeiro, estão com dor nos olhos e alguns sem enxergar, o deputado estadual Alan Sanches (DEM), afirma que falta sensibilidade do Governo do Estado para resolver um problema grave criado pela própria gestão.  Segundo Alan Sanches, o exemplo da aposentada Maria das Dores Teixeira, 74 anos, diz que não consegue enxergar direito após ter sido operada e que após ser ignorada pelo poder público e ter ida a uma clínica particular, que detectou hemorragia no olho operado e indicou uma cirurgia que tem o custo de R$ 8 mil, fica mais do que comprovado que o executivo estadual precisa não apenas se retratar e resolver os problemas das pessoas vitimadas, como explicar o que ocorreu.  

"Afinal, é inadmissível que pacientes se dirijam para um mutirão acreditando melhorar suas visões com simples procedimentos e saiam piores, inclusive, alguns sem enxergar e outros com risco de perder a visão", pontuou, complementando que o executivo estadual precisa corrigir o quanto antes a complicação causada a estes pacientes...

Lula tem 21%, Marina, 19%, Aécio, 17%, diz pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (9) pelo site do jornal "Folha de S.Paulo" mostra os percentuais de intenção de voto em quatro simulações da corrida presidencial de 2018.

Cenário 1 (com Aécio Neves):
Lula (PT): 21%
Marina Silva (Rede): 19%
Aécio Neves (PSDB): 17%
Jair Bolsonaro (PSC): 8%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Luciana Genro (PSOL): 2%
Michel Temer (PMDB): 2%
Eduardo Jorge (PV): 1%
Ronaldo Caiado (DEM): 1%
Branco/nulo: 17%
Não sabe: 5%..

"O Sinserp e a Associação da Guarda Municipal representam os servidores, mas fazem seu trabalho de forma independente", diz vice-presidente do SINSERP

O programa Geraldo José desta quarta-feira (06) recebeu como convidado o Vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserp) e Diretor Financeiro Associação da Guarda Municipal, Reginaldo Marçal. Na oportunidade, o vice-presidente comemorou a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos que aconteceu na semana passada na Câmara Municipal de Vereadores.

“Nós passamos alguns reunidos para aprovação do PCCR. Nós precisávamos de um plano para nortear a vida do servidor. Nós tivemos várias reuniões, não chegamos ainda onde queríamos, mas buscamos fazer um trabalho transparente para não ficar nenhuma dúvida. É algo bom para o servidor e ele não vai ter perca como tentaram passar. A luta não para”, disse...

"O São Francisco agoniza da Nascente a foz", diz pescador

A vida do povo e do rio São Francisco foi foco da análise de conjuntura a partir da visão dos ribeirinhos/as e pescadores/as apresentada no II Congresso Nacional de Pescadores e Pescadoras da Bacia do São Francisco. O evento aconteceu de 1º a 03, na Ilha do Fogo, entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), reunindo cerca de 500 pescadores/as de toda e extensão da Bacia, além de movimentos e entidades sociais ligada a atividades pesqueira.

"O São Francisco agoniza da nascente a foz... a realidade do rio vem piorando", diz o pescador e representante do Movimento dos Pescadores do Alto São Francisco, Josemar Durans. Foi nesse tom que a voz dos/as representantes dos/as pescadores/as de cada região da bacia ecoou a atual situação do Velho Chico e dos profissionais que vivem da pesca artesanal ao longo do leito do Rio. A conjuntura atual da região do Alto, apontada por Josemar, é de falta de investimento em Saneamento, já que o esgoto adentra o rio sem nenhum tratamento, o envenenamento do Rio por meio de agrotóxicos e resíduos das indústrias, além do avanço na implantação de projetos de irrigação. Outros impactos apontados são o avanço do agronegócio, e como o hidronegócio vem retirando os territórios dos ribeirinhos e da classe trabalhadora em nome de um modelo de desenvolvimento que não contribuem com a vida do rio e das pessoas. Uma realidade não somente do alto, mas de toda a bacia como apontaram, posteriormente, os/as pescadores/as...

"Cunha é o bandido que mais gosto", diz Roberto Jefferson

Condenado a sete anos e 14 dias de prisão no processo do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson obteve perdão da pena no último dia 22 e se prepara para reassumir em 14 de abril, a presidência do PTB, atualmente ocupada por sua filha, a deputada Cristiane Brasil. Quer voltar ao comando partidário ainda durante o processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff, do qual é favorável.Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Jefferson, de 62 anos, dispara que Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente da Câmara, é o “bandido” que ele diz mais gostar, pois “foi o adversário mais à altura do Lula”, que “nunca esperou encontrar um bandido da mesma qualidade moral, intelectual que ele”.

Jefferson manifestou ainda sua “preocupação” com a prisão da mulher e filha de Cunha. “São mulheres bonitas, cheirosas”, que vão ser assediadas por companheiras de cela, “vão apanhar na cara”.Questionado se tinha conhecimento das irregularidades na Petrobras quando ainda atuava no Congresso, o ex-deputado disse que não sabia dos detalhes. A estatal, segundo ele, “sempre foi a empresa elite dos partidos mais poderosos”.”A estatal é a semente da corrupção no Brasil. Partidos disputam cargos nas estatais para seu financiamento. O que vão assaltar nos seis meses enquanto durar o processo de impeachment é uma loucura. Vai todo mundo querer fazer caixa, porque ela (Dilma) cai em seis meses”, afirmou...

Polícia Civil de Pernambuco diz que não voltará a se pronunciar sobre o Caso Beatriz até a sua conclusão

Em comunicado enviado nesta tarde a toda a imprensa, a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Pernambuco informou que só voltará a se pronunciar sobre o Caso Beatriz quando houver a prisão de suspeitos ou a conclusão do caso. Confira:

"A Polícia Civil de Pernambuco não vai voltar a se pronunciar sobre o caso até a conclusão do mesmo ou prisão de suspeitos. Desde já agradecemos a atenção e pontual compreensão para o caso"..

Governo Dilma tem aprovação de 10% e desaprovação de 69%, diz Ibope

O Ibope divulgou nesta quarta-feira (30) uma nova pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria sobre a avaliação do governo Dilma Rousseff. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em setembro, os que consideravam o governo Dilma ótimo ou bom eram 10%. Em dezembro, 9%. Agora, 10%. Os que consideravam regular eram 21%. Depois, 20%. E agora, 19%. Os que consideravam o governo ruim ou péssimo eram 69%. Depois, 70%. E agora, de novo, 69%. Nas três últimas pesquisas, 1% não soube responder.

Em setembro, 14% dos entrevistados aprovavam a forma como a presidente Dilma governa o país. O índice se manteve nas duas pesquisas seguinte. Os que desaprovavam se manteve em 82% desde a pesquisa de setembro. Os que não souberam ou não responderam eram 3%, depois 4%, e agora 3%...