Foi realizada na manhã desta quinta-feira (11), a Live São João kuruma'tá. A transmissão contou com a participação do professor, doutor em Literatura da Ciência, Aderaldo Luciano e do músico Leo Rugero, mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A live foi promovida pela Kuruma’tá, uma revista online de culturas e afetos compartilhados. É conversa do mundo, das coisas. É para falar de livros, leituras e leitores. Para falar da música e do cinema que nos encantam. Falar da troca entre as gentes e suas criatividades. ..
Roberto Frejat é um dos nomes mais conhecidos do rock brasileiro e completa 58 anos nesta quinta-feira, dia 21 de maio. O cantor, compositor, produtor e músico brasileiro tem 226 músicas e 876 gravações cadastradas até agora no banco de dados do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Um estudo da entidade apontou as 30 canções mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública, como shows, música ao vivo e rádios, e constatou que 12 dessas foram frutos da parceria com o cantor e compositor Cazuza, com quem integrou a banda de rock Barão Vermelho e compôs grandes sucessos. Na liderança, a clássica “Bete Balanço”, seguida por “Malandragem”, “Por Você”, “Segredos” e “Pro Dia Nascer Feliz”, que completam o top 5 das mais tocadas.
Frejat teve cerca de 85% de seus rendimentos em direitos autorais nos últimos cinco anos provenientes dos segmentos de rádios, shows, música ao vivo e TVs. Confira abaixo o ranking das músicas mais tocadas de Roberto Frejat nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (rádio, sonorização ambiental, casas de festa e diversão, carnaval, festa junina, shows e música ao vivo)
Uma live reunindo os talentos regionais da música Trio Granah, Banda Mirage, Alan Cléber, Xandão, Tom Bahia e Mateus do Acordeom. Esta é a pedida cultural para a noite desta quarta-feira (13), às 19h30, pelo Instagram e Youtube que a Polícia Militar da Bahia está promovendo, visando a arrecadação de alimentos para comunidades vulneráveis durante a pandemia do novo Coronavírus em Juazeiro - BA.
A live, que tem o apoio de diversos parceiros a exemplo da Cervejaria Hauss Bier e a Agrovale, segundo o comandante, Major PM Roberto Sampaio de Souza, faz parte do Programa de Amparo Incondicional a Comunidade do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG-Leste)...
Devido ao isolamento social, os artistas não estão podendo exercer sua profissão e levar diversão como estavam acostumados. Porém, há um mundo de oportunidades por aí, além das famosas lives.
Prova disso é que o cantor Alan Cleber inovou e resolveu homenagear as mães através de um cartão musical. Isso mesmo, no próximo dia 10, comemora-se um dia muito especial e já que o artista não pode fazer um show presencial, ele está preparando o “Cartão Musical”...
O mundo está vivendo a pandemia causada pelo coronavírus e todo o país está unido na mesma luta... ou quase. Porque enquanto a população está cumprindo a quarentena em suas casas, alguns políticos aproveitam para legislar para poucos, buscando medidas provisórias que trarão mais prejuízos do que benefícios ao nosso povo.
Enquanto colocamos nossas máscaras, eles atuam em Brasília para não pagarem direitos autorais, previstos em leis internacionais. Direitos esses que pagam os salários de toda uma cadeia produtiva. Enquanto citam artistas famosos, esquecem dos compositores que criaram as cantigas de ninar seus filhos, as músicas que entoam em suas igrejas e templos e aquelas que marcaram os principais momentos da sua vida...
Na noite do dia 24 de abril, a Banda de Música do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, "A Casa do Combatente de Caatinga", realizou uma apresentação nos hospitais de Petrolina-PE responsáveis pelo atendimento e tratamento ao novo coronavírus.
A atividade teve como objetivo materializar o agradecimento a esses profissionais que vêm desempenhando um papel primordial no combate ao Covid-19, bem como minimizar a tensão causada pela pandemia ao proporcionar momentos de alegria e descontração...
Neste momento em que muitos não sabem como reagir aos reflexos do distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus, a arte tem um papel fundamental durante o confinamento.
Pensando nisso, os músicos da Camerata 21 de Setembro se reuniram de forma virtual, usando os recursos disponíveis, para reproduzir um dos grandes clássicos dos Beatles, a canção Yesterday...
O campus Petrolina do IF Sertão-PE, por intermédio do Colegiado da Licenciatura em Música, está desenvolvendo estudos no sentido de ampliar a oferta de cursos na área de música.
Como parte desse trabalho, a instituição está realizando uma ampla pesquisa a fim de determinar quais modalidades e níveis de Ensino em música se constituem em maior centro de interesse para a população da região do Vale do São Francisco e cidades vizinhas. ..
Em mais uma apresentação nas ruas de Petrolina, a Banda de Música do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado comemorou na noite deste domingo, dia 19 de abril, o Dia do Exército. A apresentação se deu principalmente perto de prédios, evitando assim a ocorrência de aglomerações.
..
Em tempos difíceis, falar de amor se torna cada vez mais necessário. E buscando acalentar os corações apaixonados, em meio à pandemia de coronavírus, a cantora Victoria Gabrielli e o cantor Peu Cadidé, artistas do Vale do São Francisco, lançaram o single "Ei, amor". A música já está disponível no YouTube, e também nos aplicativos Spotify e Deezer.
Moraes Moreira é daqueles artistas que chegavam naturalmente aos ouvidos da gente sem precisar ir atrás de sua obra. Na infância, um vizinho do lado direito escutava Novos Baianos. Já na adolescência, outro vizinho da esquerda botava os discos do primeiro cantor de trio elétrico que eram lançados a cada temporada. No anos 80, ouvia-se Moraes nas festas de fim de ano, nas barracas das quermesses, até na discoteca e, claro, em todos os carnavais. Nos tais "assustados"(festas em casas de amigos), rolava os ritmos do cantor. Moraes Moreira foi de fato um cantor meramente e completamente Brasileiro com B maiúsculo.
Quando saiu de sua pequena Ituaçu(BA), para cidade grande leva na cabeça a paixão pela música. os clássicos de Luiz Gonzaga e do também do baiano João Gilberto, povoavam em sua memória afetiva. Só não imaginava que mais adiante junto com suas turma dos Novos Baianos - Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Baby do Brasil e Galvão receberia o mesmo João no sítio em que moravam no Rio. Imagine a farra que foi encontrar o papa da Bossa Nova. E só pra quem lembrar João e Galvão são filhos de Juazeiro...
A banda de música do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz) proporcionou no último domingo (12), uma homenagem aos profissionais de saúde, que estão atuando na linha de frente no combate ao Coronavírus. A ação conforme divulgada na manhã desta segunda (13), na redeGn, repercute positivamente nas redes sociais.
Os músicos do 72º Batalhão amenizaram "as dores da alma" não só dos profissionais de saúde. A ação comoveu todos que se encontravam nos hospitais e também proporcionou alegria aos moradores das redondezas nas ruas e avenidas que estão em isolamento dentro de suas casas no período de quarentena do coronavírus...
O cantor e compositor Moraes Moreira morreu na manhã desta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, aos 72 anos. Nascido em Ituaçu, o cantor e compositor tinha fortes relações musicais com Juazeiro, onde cultivou amigos como Luiz Galvão, seu principal parceiro musical, João Gilberto, a quem reverenciava como criador da Bossa Nova e Maurício Dias, poeta e compositor, com quem ainda mantinha contatos.
A sua proximidade com Juazeiro, mais forte, vem no entanto da parceria com Luiz Galvão, com quem compôs grandes sucessos da sua carreira e do Grupo Novos Baianos, que ajudaram a fundar em 1968...
Na noite do dia 12 de abril, a banda de Música do 72º BI Mtz prestou uma homenagem aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia do Covid-19: "Aos profissionais de saúde, nosso muito obrigado por todo o esforço e dedicação neste momento tão delicado".
"O homem chega, já desfaz a natureza tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar/ O sertão vai virar mar dá no coração o medo que algum dia o mar também vire sertão/ O Rio São Francisco, lá pra cima da Bahia diz que dia menos dia vai subir bem devagar e passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o sertão ia alagar/ Vai ter barragem no salto do Sobradinho e o povo vai-se embora como medo de se afogar...Adeus Remanso, Sento Sé, Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado"...
Além de trabalhar no Sistema de Comunicação na redeGn, jornalista, atualmente sou aluno do Curso em Agroecologia, apresentador e produtor do Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga e seus Amigos, todos os domingos, na Rádio Cidade. Sou especialista em Ensino de Comunicação Social e História da Cultura. Caso a crise do coronavírus passe estarei em novembro apresentando uma palestra no Centro Cultural Mário de Andrade, em São Paulo...
"CALUNGA GRANDE" é o nome da última canção produzida pelo grupo juazeirense de rap, P1 Rappers, em 2019. A música foi apresentada com o nome "Regresso", no 22° Festival Nacional Edésio Santos da Canção, realizado, no ano passado, em Juazeiro (BA).
A obra, que ficou entre as 12 finalistas, fala, entre outras coisas, sobre escravidão, fé e resistência. A composição nasceu de um momento de reflexão sobre o período de escravidão, marcado pelo tráfico de homens e mulheres, da África para as colônias europeias, pelo oceano, com o objetivo de gerar atividade lucrativa...
O cantor e compositor Flávio Leandro está usando o tempo de isolamento social para compartilhar de diálogos pelas redes da internet: Um pouco de Formação da Cultura Popular do Nordeste. Este é o título da participação de Flavio Leandro que se dá afinado com o ritmo que traduz o talento para distribuir o bem com palavras, pensamentos e ações, neste momento de turbulências e incertezas causados pelo Covid-19.
Flávio Leandro uso o ritmo da educação e troca de saberes e aplica um antídoto transformador que é a contribuição com o aprendizado e cultura brasileira...
O cantor e compositor paraibano Antônio Barros completa nesta quarta-feira (11) 90 anos de idade. Ao lado de Cecéu, companheira dele na vida e na música, a dupla compôs vários sucessos que ganharam o mundo nas vozes de Elba Ramalho, Fagner, Luiz Gonzaga, Gilbero Gil, Ney Matogrosso, entre outros artistas.
Foram mais de 700 músicas. "Eu acho que seja normal, porque eu nunca levei a sério esse negócio de parabéns para você. Porque sempre fui uma pessoa realista, vivi sempre a realidade", disse Antônio...
Duas décadas depois de serem extintas do seu ambiente natural, 52 Ararinhas-azuis desembarcaram no aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. As aves que estavam na Alemanha foram levadas para um centro de recuperação em Curaçá, na Bahia.
Qual é o canto da liberdade? Na semana do retorno das ararinhas-azuis para “casa”, fruto da transferência de 52 indivíduos trazidos da Alemanha para o nordeste brasileiro, os sertanejos mostram como é possível conscientizar com arte...
A Câmara de Juazeiro aprovou durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (02.03), dois títulos de Cidadão Juazeirense. O primeiro para o Poeta Cantador, Flavio Leandro, e o segundo para o cantor e compositor, Geraldo Azevedo, propostos pelos vereadores, Inaldo Loiola (PC do B) e Charles Leal (PDT), respectivamente.
“Os dois artistas agora se tornam conterrâneos de João Gilberto, Ivete Sangalo, João Sereno, Manuca Almeida e se juntam aos muitos músicos, cantores e compositores que fazem a cena artística musical de Juazeiro”, destacou o presidente Alex Tanuri...