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Inscrições abertas para III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática da UNEB em Senhor do Bonfim  

"Por uma Matemática verdadeiramente lúdica", é o tema do III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM) realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM) do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, que acontece de forma virtual entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro.

As inscrições estão abertas e a submissão de trabalhos pode ser feita entre 30 de março e 22 de junho. Geralmente, a Matemática assume um lugar de medo, de dificuldade e de traumas, sendo um desafio para os professores e professoras ressignificar essas marcas...

Estudante de Matemática da UNEB em Senhor do Bonfim conquista primeiro lugar em Jornada de Iniciação Científica 

O artigo "Materiais didáticos para o ensino de Geometria nos anos finais do ensino fundamental" conquistou o primeiro lugar na XXIV Jornada de Iniciação Científica da UNEB. A Jornada realizada no fim de novembro deste ano trouxe o tema "A importância da Iniciação Científica na formação de jovens cientistas".

A pesquisa produzida pelo estudante da licenciatura em Matemática do Departamento de Educação, Campus VII da UNEB, e monitor voluntário de Iniciação Científica (IC), Vinícius Correia; e orientada pela doutora e professora do Campus VII da UNEB, Mirian Brito, tem como objetivo catalogar materiais didáticos que podem auxiliar o professor dos anos finais do ensino fundamental no ensino de Geometria, através de pesquisa bibliográfica tomando como embasamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e literatura específica...

Edmilson Rodrigues, do PSOL, foi o primeiro prefeito confirmado como matematicamente eleito, neste domingo

Edmilson Rodrigues, do PSOL, foi eleito neste domingo (29) prefeito de Belém. Ele derrotou nas urnas Delegado Federal Eguchi, do Patriota, com quem disputou o segundo turno das eleições. O resultado foi confirmado com 98,56% das urnas apuradas, às 17h40.

"Creio que o nosso caminho foi reconhecido pelo povo. As agressões e as mentiras serão resolvidas pela justiça. A nossa campanha foi da alegria, da fé, do amor e da esperança num futuro possível. Eu já fui prefeito e Belém era bem falada no Brasil e no mundo. Foi reconhecida como uma das dez melhores práticas com o projeto de desenvolvimento humano da comunidade do Aurá (pela ONU), e hoje é a cidade da crise, do lixo e da sujeira. Eu fiz a campanha mais bonita da minha história de servidor público e a história de mandatário representante do povo como deputado estadual, federal e prefeito. É o momento de enfrentar o obscurantismo e o ódio. Enfrentamos com amor e com propostas que vão tirar Belém do abandono", declarou Edmilson para a imprensa, logo após votar na manhã deste domingo...

Livro aborda experiências de formação de estudantes e egressos da licenciatura em Matemática da UNEB em Senhor do Bonfim 

O livro "Formação inicial e vivências em matemática: nuances, olhares e histórias" organizado por professores da licenciatura em Matemática do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB foi publicado na última semana. A obra está disponível para download gratuitamente. 

A coletânea é composta por 14 artigos produzidos por egressos e estudantes da licenciatura em Matemática do Campus VII da UNEB; e pelos professores e organizadores da coletânea, Américo da Silva (UNEB/Campus VII) e André Vieira (ex-professor da UNEB/Campus VII). As produções apresentam reflexões feitas pelos autores, quanto as diferentes vivências propiciadas pelo curso de formação inicial, tendo a prática como eixo central de discussão. ..

Desafios e conquistas de mulheres estudantes de ciências, engenharias e matemática são tema de conferência nesta sexta-feira (21)

O grupo Sertanejas InsiSTEM, vinculado aos Colegiados de Engenharia de Produção (Prodsal) e Ciência da Computação (Ccicomp) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Salgueiro (PE), promoverá nesta sexta-feira (21) o bate-papo “Cientistas em formação: as conquistas e desafios das estudantes de STEM”.

A conferência online acontecerá a partir das 14h e visa discutir a presença de estudantes mulheres nas áreas de graduação em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia da atividade...

Polo UAB Juazeiro em parceria com a UFBA abre inscrições para cursos de graduação em Matemática, Teatro e Biblioteconomia

O Polo de Juazeiro da Universidade Aberta do Brasil – UAB em parceria com a Universidade Federal da Bahia – UFBA abre inscrições nesta terça-feira (11) para os cursos de graduação de Licenciatura de Matemática, de Teatro e Biblioteconomia. Os interessados podem fazer as inscrições até o dia 31 de agosto, no valor de R$ 85,00, pelo link https://ingresso.ufba.br/ead

As aulas dos cursos de graduação a distância serão oferecidas a partir de outubro deste ano, com a realização de atividades presenciais obrigatórias, desenvolvidas no Polo UAB Juazeiro, localizado na Escola de Formação de Educadores – EFEJ, no bairro São Geraldo...

Projeto da Univasf “Descobrindo Talentos em Matemática” está com inscrições abertas para estudantes de escolas públicas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está selecionando alunos da rede pública de ensino da região de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) para aulas gratuitas de Matemática.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão Descobrindo Talentos em Matemática, ofertado pelo Núcleo de Pesquisa e Ensino em Matemática (Nupemat), e tem o objetivo de preparar os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), entre outras competições da área...

Escolas públicas e privadas têm desempenho similar em matemática

Os alunos da rede pública e do setor privado tiveram praticamente o mesmo desempenho em matemática durante o ano letivo de 2019. Segundo levantamento exclusivo na plataforma Matific, sistema de jogos matemáticos utilizado em milhares de colégios brasileiros, do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental, as notas acima da média ficaram entre 83% (público) e 91% (privado) no País. 

O estudo foi feito com base no desempenho de cerca de 1,5 milhão de alunos dentro da plataforma e considerou o volume de erros e acertos apresentados pelos estudantes de 5 a 12 anos nas atividades digitais aplicadas em salas de aula...

Univasf sediará I Encontro de Matemática Aplicada e Computacional da Região Nordeste (I ERMAC-NE)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para o I Encontro de Matemática Aplicada e Computacional da Região Nordeste (I ERMAC-NE). O evento tem como objetivo promover a pesquisa e o ensino de qualidade na área da matemática aplicada e computacional na região do semiárido. O ERMAC-NE acontecerá entre os dias 11 e 13 de novembro, no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA). As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 30 de outubro para submissão de trabalhos e minicursos. Para ouvintes até o dia 31 de outubro.

As inscrições são feitas através do link. Até o dia 31 de outubro, as taxas variam entre R$ 30 e R$ 120, a depender da categoria do congressista. Após esta data, os valores estão sujeitos a alterações. Os trabalhos e minicursos para submissão devem se encaixar nas seguintes áreas temáticas: Análise Aplicada, Biomatemática, Computação Científica, Computação Gráfica e Matemática Discreta, Controle e Teoria de Sistemas, Matemática Aplicada à Engenharia, Modelagem Matemática, Modelagem Computacional, Métodos Estocásticos e Estatísticos, Métodos Numéricos, Otimização e Sistemas Fuzzy...

Petrolina tem 2.353 aprovados na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática; alunos do SESI-PE se destacam

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) divulgou a lista dos aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que ocorrerá em 28 de setembro.  As provas serão aplicadas nos locais e horários a serem definidos pela instituição, para cerca de 1 milhão de alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o país. Em Petrolina (PE), 2.353 estudantes de 92 escolas foram classificados – só no SESI, 12 adolescentes avançaram de fase.

A Obmep registrou neste ano mais um recorde de participação. Foram inscritas 54.831 escolas localizadas em 99,71% dos municípios, enquanto o número de estudantes totalizou 18.158.775. Na cidade pernambucana, não é a primeira vez que o SESI se destaca na avaliação nacional: em 2018, outros 10 jovens também se classificaram para a última etapa da prova...

Mais de 24 mil estudantes da rede municipal de Petrolina são avaliados em português e matemática

Os alunos da rede municipal de Petrolina estão tendo a oportunidade de demonstrar os seus conhecimentos nas áreas de português e matemática através da 'Avaliação PROMAP/IQE' que está sendo aplicada até esta quinta-feira (6), para mais de 24 mil estudantes do 3º ao 9º ano, nas escolas da sede e interior do município. 

A iniciativa da Prefeitura de Petrolina vai analisar o domínio nas duas disciplinas em mais de 860 turmas. Coordenada pela Secretaria de Educação Cultura e Esporte, através do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), as provas estão avaliando: Leitura e Interpretação de texto; Matemática e Produção de texto.  ..

Prefeitura vai avaliar domínio em português e matemática de 24 mil alunos de Petrolina

Mais de 24 mil estudantes da rede municipal de Petrolina estão se preparando para a realização das provas da ‘Avaliação PROMAP/IQE’ que acontece entre os dias 4 e 6 de junho. A iniciativa da Prefeitura de Petrolina vai analisar mais de 860 turmas de alunos do 3º ao 9º ano, nas escolas da sede e interior do município, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Coordenada pela Secretaria de Educação Cultura e Esporte, através do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), as provas irão analisar: Leitura e Interpretação de texto; Matemática e Produção de texto.  O instituto será o responsável pela correção dos gabaritos e das produções textuais. Após cerca de 40 dias, os resultados serão encaminhados para a secretaria onde será traçado um planejamento de atividades de intervenções e formação de professores, além de acompanhamento em plantões pedagógicos...

Prefeitura lança projeto para fortalecer ensino de Português e Matemática em Petrolina


Um encontro promovido, na sexta-feira (5), no auditório do Senac, com a presença dos gestores e coordenadores escolares e com a equipe técnica da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, marcou a implantação do projeto ‘Aprova Brasil’ em Petrolina. A iniciativa da prefeitura vai contemplar os alunos do 2° ao 9° ano, das escolas de ensino fundamental do município. Pautado nas matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), propostas pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto é composto por um acervo de livros didáticos e uma plataforma digital destinados aos estudantes e educadores; guias de orientações e recursos didáticos para os educadores e um programa de formação docente.   

Foram adquiridos 26 mil exemplares de livros que serão utilizados, uma vez por semana, nas salas de aula. Alguns exemplares já foram apresentados aos educadores durante o encontro. A programação contou com uma palestra de Amanda Bastos, Representante da Editora Moderna, responsável pela distribuição do material. ..

Desempenho em matemática é 74% acima da média em escolas públicas com jogos educacionais

Os alunos da rede pública de ensino tiveram um bom desempenho em matemática durante o ano letivo de 2018. Segundo levantamento exclusivo na plataforma Matific, sistema de jogos matemáticos utilizado por cerca de 100 mil estudantes e 450 colégios brasileiros, o índice ficou 74% acima da média no País.  
 
O estudo foi feito com base no desempenho dos alunos dentro da plataforma e considerou o volume de erros e acertos apresentados pelos estudantes de 5 a 12 anos (do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental) nas atividades digitais aplicadas em salas de aula. A ferramenta conta com 1,6 mil jogos educacionais de matemática e possui uma média de uso de 50 mil exercícios por dia nos colégios brasileiros.

Os jogos pedagógicos estão alinhados ao novo currículo nacional, chamado de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e aos principais livros didáticos de matemática. Com cerca de 600 planos de aula, além de relatórios de desempenho de forma automática, individual e em tempo real, a plataforma permite ainda que os colégios e os professores aprendam a usar a BNCC em sala de aula, uma medida prevista pelo Ministério da Educação (MEC), para que as escolas sigam um currículo único e estabeleçam os conteúdos essenciais que deverão ser ensinados em todas as instituições de ensino no Brasil - públicas e privadas, assim como as competências e as habilidades que deverão ser adquiridas pelos alunos.
 
O sistema de gamificação é online e tem atualizações a cada seis semanas, com acréscimo de exercícios e outras funcionalidades. No mundo, atende cerca de 2,5 milhões de crianças, de 40 países.
 
De acordo com o levantamento da Matific, das cerca de 1,3 milhão de atividades desenvolvidas em 2018 na rede pública, a nota máxima foi obtida em 44% dos casos. O desempenho abaixo da média foi de 26%. No total, participaram do estudo aproximadamente 2,9 mil turmas e 2 mil professores.   
Para a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, gerente pedagógica da Matific Brasil, o estudo mostra um cenário de transformação do ensino da matemática no Brasil. “As novas tecnologias e os jogos digitais promovem uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajar os alunos em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, o raciocínio lógico e o gosto pela descoberta, tudo em um ambiente lúdico e interativo”, comenta Ana Paula.
 
“Se o ensino da matemática ficar baseado apenas em decorar e memorizar, os alunos certamente terão desempenhos sempre abaixo da média”, acrescenta. Ana Paula lembra ainda que os jogos educacionais fornecem aos professores dados de desempenho de seus alunos em tempo real. “Isso permite que o professor personalize as atividades de acordo com o momento de aprendizagem de cada aluno”, conclui.
 
Jogos educacionais elevam interesse dos alunos pela matemática
 
Outra pesquisa recente realizada com quase 60 mil alunos brasileiros mostra que os jogos digitais elevam o nível de aprendizado e de interesse pela matemática nas escolas brasileiras. É o que afirmaram 91% dos estudantes entrevistados pela Matific, empresa israelense especializada em gamificação para o ensino matemático.
 
Segundo os próprios alunos, o sistema de jogos virtuais retira da matemática o rótulo de “vilã” e a transformam na “queridinha” nas atividades escolares. De acordo com a pesquisa, que ouviu alunos da rede pública e do sistema privado de ensino, de 5 a 12 anos, além de 2 mil professores, do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental, 83% dos estudantes afirmaram que passaram a “amar” a disciplina com a plataforma de gamificação. Fato também comprovado pelas respostas de 99,5% dos docentes, que disseram que os alunos agora têm mais interesse graças à ferramenta.  ..

Prefeitura investe em laboratórios de robótica, ciências e matemática nas escolas municipais de Petrolina

O ano de 2019 vai chegar com muitas novidades na educação de Petrolina: A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDU), adquiriu 33 kits laboratoriais de robótica, ciências e matemática para fortalecer o sistema de ensino. Os equipamentos serão instalados em 10 escolas municipais e no Núcleo Municipal do Ensino das Ciências (NUMEC) para o ano de 2019.

Uma equipe pedagógica da SEDU esteve na última quinta-feira (29) na cidade de Curitiba, no Paraná, para articular o processo de implementação de laboratórios. Os novos instrumentos serão voltados a estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal...

Alunos das escolas municipais participam de Simulado de Língua Portuguesa e Matemática em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude, através do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) iniciou nesta quarta-feira (26), o Simulado Online e Offline em Rede, com aplicação de provas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos dos 4° e 8º anos das escolas municipais de Juazeiro.  

As provas serão aplicadas de 26 de setembro a 4 de outubro de forma online, nas escolas que tiverem laboratórios de informática, e também a prova escrita para as unidades que não possuem laboratório. De acordo com a superintendente pedagógica da SEDUC, Rosilda Carvalho o simulado é uma ferramenta de avaliação, com questões baseadas na Prova Brasil. “Nosso objetivo é diagnosticar a proficiência dos alunos nas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, baseado nas propostas da Prova Brasil e também na Curricular da Rede, além de potencializar ações que auxiliem o professor na sua prática pedagógica, buscando desenvolver as habilidades dos alunos avaliados”, explicou Rosilda...

Maioria no ensino médio não aprende o básico de português e matemática

Cerca de 70% dos estudantes que concluíram o ensino médio no país apresentaram resultados considerados insuficientes em matemática. A mesma porcentagem não aprendeu nem mesmo o considerado básico em português. Os dados são do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), apresentados pelo Ministério da Educação (MEC).

Em português, os estudantes alcançaram, em média, 268 pontos, o que coloca o país no nível 2, em uma escala que vai de 0 a 8. Até o nível 3, o aprendizado é considerado insuficiente pelo MEC. A partir do nível 4, o aprendizado é considerado básico e, do nível 7, adequado. Na prática, isso significa que os brasileiros deixam a escola provavelmente sem conseguir reconhecer o tema de uma crônica ou identificar a informação principal em uma reportagem...

Univasf realizará palestra para discutir o ensino de matemática aos estudantes com deficiência

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), realizará hoje (17) a palestra “Nenhum a menos na aula de matemática: Expectativas da escola em relação à aprendizagem de estudantes com deficiência”. A palestra será ministrada pelo professor da Universidade de Pernambuco (UPE) Evanilson Landim Alves, às 14h, na sala 40 do prédio dos Colegiados, Campus Juazeiro (BA). O evento é gratuito.

A iniciativa tem como público alvo estudantes e docentes do Profmat, professores de matemática da educação básica, profissionais da educação e a comunidade geral. O evento faz parte do projeto de extensão ‘Degustação de Teoremas’, cujo objetivo é propagar temáticas relacionadas à matemática por meio de exposições, divulgação de pesquisas, relatos de experiências e outros...

EU PENSO ASSIM...A MATEMÁTICA NO FUTEBOL

Matemática se aprende no colégio. Existem alguns que não são muito chegados a essa matéria. É complexa, exige muitos cálculos, soma, subtração, multiplicação e divisão. Todos esses ingredientes são base para tudo que você utiliza na vida. Tem alunos, que gostam da matemática e sabem que vão ter que enfrentar as dificuldades da vida e os cálculos serão essenciais para as soluções.

E no futebol, a matemática é usada, utilizada? Dizem que o futebol não tem lógica ou pouca lógica. Às vezes, um time grande, potente, tradicional, entra em campo pelo campeonato que disputa, para jogar contra uma equipe considerada pequena. O considerado time grande, nesse jogo, precisa da vitória e sua torcida, todos, antecipadamente, já acham que será fácil, e os três pontos já estão garantidos, por antecipação. Será? E a lógica vai prevalecer? Como dizem que futebol não tem lógica, o time grande perdeu o jogo. Isso, às vezes, acontece. Muitos tem razão quando afirmam, “futebol não tem lógica, mas a matemática tem toda lógica”. Três mais três são seis. Seis mais seis são doze e por aí vai...

Alunos das escolas municipais participaram da Trilha da Matemática em Juazeiro

Mais de 600 alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participaram na última semana, do Projeto Trilha da Matemática, organizado pela Univasf, no Centro de Cultura João Gilberto.

Os estudantes do Ensino Fundamental II ficaram encantados com a trilha lúdica, que tem como objetivo mostrar que a matemática pode ser divertida, demonstrando que ela está presente em diversas atividades diárias. “Foi uma aula muito interessante e diferente. Tirei algumas dúvidas de alguns assuntos da matemática e me divertir muito com os meus colegas”, afirmou o aluno João Paulo. Dentro da programação os alunos participaram de jogos, oficinas e do teatro científico...