Foram encontrados 29 registros para a palavra: ararinhas azuis

Cinco meses após retorno ao sertão de Curaçá aumenta a expectativa das ararinhas azuis ganharem liberdade na caatinga

Nesta segunda-feira (3) completou cinco meses que as 52 Ararinhas Azuis retornaram à caatinga, sertão do Curaçá, Bahia. A cada dia aumenta a expectativa para se poder contemplar o voo das aves livres na caatinga. São mais de 20 anos que isto não ocorre.

A redação da redeGN mostrou no mês de março ao leitor fotos do Refúgio de Vida Silvestres da Ararinha Azul e a Área de Proteção Ambiental. Em contato com o Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a informação é que "algumas adaptações estão sendo realizadas", nos locais destinados à reintrodução Ambiental e conservação do bioma da caatinga, na Fazenda Caraíbas. ..

Reportagem Especial: Ararinhas azuis saíram da quarentena e iniciam processo de preparação para serem soltas na caatinga

As ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) que estão no centro de criação e reprodução em Curaçá, Bahia, desde março, saíram do período de quarentena e foram liberadas na semana passada para o aviário construído especialmente para elas.

O ambiente é enriquecido com galhos, folhas e outras estruturas que devem auxiliar no gradativo processo de reintrodução da espécie na Caatinga...

Meio Ambiente: As 52 ararinhas azuis estão bem de saúde e se adaptando ao calor da caatinga

São exatos 30 dias que as 52 Ararinhas Azuis retornaram à caatinga, sertão do Curaçá, Bahia. A esperança é renovada a cada dia, para se poder contemplar o voo das aves. São mais de 20 anos que isto não ocorre.

Com exclusividade a redação da redeGN, mostra ao leitor fotos do Refúgio de Vida Silvestres da Ararinha Azul e a Área de Proteção Ambiental. Estes são os locais destinados à reintrodução Ambiental e conservação do bioma da caatinga, localizado na Fazenda Caraíbas. ..

Curaçá: 52 ararinhas azuis iniciam quarentena e fase de adaptação à caatinga

O último dia 3 de março foi um dia histórico para a comunidade do município de Curaçá, Bahia. Conforme mostrado nas edições da redeGN Blog Geraldo José, inclusive com reportagens especiais, cinquenta e dois exemplares de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) retornaram ao seu lar: a caatinga baiana. 

As aves vieram da Alemanha, por meio da organização não-governamental alemã Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP) que, em parceria com o Governo Federal (representado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Ministério do Meio Ambiente), repatriou as aves para o Brasil...

Recepção calorosa e evento comemorativo marcam a chegada das Ararinhas Azuis em Curaçá

As Ararinhas Azuis, espécie em fase de extinção da natureza e reproduzidas em cativeiro na Europa, que haviam embarcado em voos fretados na manhã de hoje, em Berlim, como já noticiado pela redeGN, chegaram a Curaçá por volta das 15h e já estão nos viveiros construídos especialmente para sua adaptação ao clima e fauna da região.

As ararinhas estavam aos cuidados da ACTP – Association for the Conservation of Threatened Parrots – que é uma associação que cuida de araras sob risco de extinção e chegaram ao Aeroporto de Petrolina em jatos executivos, um Bombardier Global 6000 de matrícula D-AUWE, que tem capacidade para 14 passageiros e um Cessna Citation X, com capacidade para 9 passageiros, que pertence a empresa de táxi aéreo austríaca ViennaJets...

Retorno das Ararinhas Azuis movimenta aeroporto de Petrolina. Autoridades e imprensa marcam presença

A jornada que trouxe as ararinhas-azuis de volta ao coração da Caatinga nesta terça-feira, dia 3 de março teve início com uma intensa movimentação no aeroporto de Petrolina.

O presidente do Ibama, o Secretário Estadual de Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, o prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira e a representante do ICMBio, participam das boas vindas a ararinha azul...

Exclusivo: Ararinhas azuis acabam de embarcar na Alemanha com destino ao Vale do São Francisco

Acompanhado com expectativa por entidades ambientalistas, representações de países e imprensa mundial, aconteceu agora a pouco em Berlim o embarque das 52 Ararinhas Azuis que tem como destino o Vale do São Francisco, mais precisamente o município de Curaçá, na Bahia.

O redeGN, com exclusividade, fez contato com entidades ambientalistas da Alemanha que repassaram imagens do momento do embarque das aves, num clima de muita emoção, já que se trata de maior número de aves em processo de extinção embarcadas em um mesmo voo para ser reintroduzida na natureza...

Bolsonaro pode vir à região para evento das Ararinhas Azuis, mas ainda não há confirmação oficial

De acordo com informações colhidas pela redeGN o presidente da República Jair Bolsonaro estaria estudando a possibilidade de participar do ato de recepção do grupo de 52 Ararinhas que estão sendo repatriadas para o Brasil.

A chegada está prevista para meio dia do dia 03, em voo direto de Berlim, na Alemanha, para Petrolina. O voo, fretado, com a finalidade exclusiva de trazer as aves para a região está cercado de expectativas e repercute em todo o mundo, já que nunca antes um grupo tão numeroso de animais ameaçados de extinção são enviados de avião e para uma distância tão longa. ..

Exclusiva: Ararinhas Azuis já começam a atrair investimentos para Curaçá

A chegada das Ararinhas Azuis em Curaçá, prevista para o próximo dia 3, tem mais importância do que se imagina, já que as ações de sustentabilidade tem forte impacto em países ricos e podem gerar apoios financeiros importantes para a região, principalmente para Curaçá, que recebe as aves com a missão de reintroduzi-las na natureza.

Informações que acabam de chegar ao redeGN dão conta que o Governo do Catar, através da sua autoridade cultural, estaria anunciando que irá bancar o material escolar de toda rede escolar do município de Curaçá, em função do esforço do município numa causa que é considerada nobre pelo País. O Catar tem participado do esforço mundial para reintroduzir a Ararinha no seu hábitat natural...