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Centros de Referência fortalecem processo de aprendizagem dos estudantes de Petrolina

Com um trabalho que busca a excelência e qualidade, a Prefeitura de Petrolina, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esportes, tem feito investimentos e desenvolvido ações inovadoras na Rede Municipal, com o objetivo de fortalecer a educação básica, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Através da implantação de quatro Centros de Referência em Alfabetização, nas Escolas Municipais Professor José Joaquim, João Nunes, Ana Leopoldina dos Santos e Professora Lúcia Moreira, a atual gestão assumiu um compromisso com a educação de todas as crianças: alfabetizá-las na idade certa.

Com grandes eixos de atuação, a iniciativa é voltada para as turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. O plano de ações dos Centros envolve formações dos professores alfabetizadores, distribuição de material pedagógico complementar, avaliações diagnósticas, monitoramento dos dados e estratégias de ensino que sejam eficientes, visando sempre o desenvolvimento dos alunos. Além disso, o espaço físico das quatro unidades é pensado para esse público, com toda estrutura adequada para estimular o aprendizado da criança e garantir um ambiente alfabetizador...

Ciência aponta caminhos para redes de ensino começarem a combater perdas de aprendizagem da pandemia

A ciência que criou a vacina para a Covid-19 também pode indicar os caminhos para recuperar os estragos que a pandemia causou na educação já a partir do ano letivo de 2022, início de uma longa caminhada para retomar níveis de aprendizagem perdidos. Na avaliação de pesquisadores educacionais, não há geração perdida com práticas guiadas por evidências científicas.

"No mundo inteiro já há pesquisadores e métodos estabelecidos para garantir a aprendizagem. É um campo bastante confiável", analisa Guilherme Hirata, pesquisador da consultoria IDados...

"Aulão Aprova Juazeiro": Prefeitura promove mega revisão para o Enem e garante aprendizagem para estudantes da cidade

Cerca de 100 estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) assistiram, neste sábado (13), ao "Aulão Aprova Juazeiro" de revisão ofertado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). Durante todo o dia, o auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães transformou-se em sala de aula e os alunos aproveitaram as revisões sobre Ciências Humanas, da Natureza e Redação.

O aulão de revisão dos principais conteúdos que constarão no Enem 2021, conseguiu reunir adolescentes e jovens que almejam conquistar uma vaga no ensino superior, como é o caso de Helena Vasconcelos, de 17 anos. Ela  está se preparando para concorrer a uma vaga no curso de Medicina Veterinária e é um dos alunos matriculados no Programa Aprova Juazeiro, iniciativa que oportuniza aos estudantes da rede pública da cidade, o acesso a bolsas de estudo integrais em cursos pré-vestibulares, a fim de viabilizar o ingresso em universidades...

Artigo - Empreendedorismo na escola: aprendizagem por meio de erros

Não se acomodar diante dos problemas, aprender sobre resiliência, ter autonomia, saber tomar decisões, além de organização, planejamento e coragem fazem parte de um novo estilo de se viver. A educação empreendedora não visa apenas formar futuros criadores de negócios, mas desenvolver a criatividade, a colaboração e a possibilidade de solucionar problemas que acontecem no dia a dia de todos nós.

A instituição de ensino tem um papel fundamental na história dos grandes empreendedores que percorreram o caminho da inovação, principalmente quando o assunto é tecnologia – basta voltarmos o nosso olhar ao Vale do Silício e à universidade de ponta que é a Stanford, base firme sustentando o que acontece por lá...

Petrolina desenvolve projeto 'Jogo Simbólico' como ferramenta de aprendizagem

Para dar asas à imaginação não é preciso muito, basta uma boa história. De repente, os olhos das crianças se fixam e focam toda a sua atenção para os personagens tirados dos filmes ou livros infantis.

Em apenas alguns segundos, eles parecem estar em outra dimensão, onde se imaginam como detetives, médicos, policiais, ou super-heróis. Tudo isso em um só lugar, na escola. É basicamente assim que aconteceu no projeto "Jogo Simbólico: uma aventura em Madagascar", desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, em toda a educação infantil do município...

Prefeitura de Juazeiro inicia implementação de plataforma tecnológica e pedagógica de Aprendizagem Criativa Híbrida em escolas municipais

A tecnologia vem impondo profundas transformações na educação, para acompanhar as mudanças e dar a oportunidade para que os estudantes sejam inseridos nestes novos contextos e lógicas, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude, iniciou o processo para a implementação de uma plataforma de inovação educacional que estimula o desenvolvimento de habilidades e competências, através da tecnológica.

Na última quinta-feira (07), aconteceu um encontro virtual que contou com a participação: da superintendente de Formação, Clemilda Dias, do assessor da Superintendência de Ensino, Salvador Alexandre, de professores, diretores de escolas, coordenadores tecnológicos, além de representantes da Explorum Educacional, empresa responsável pela plataforma...

Prefeitura de Juazeiro articula implementação de filosofia militar nas escolas para reforçar aprendizagem

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), vem discutindo com o Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) a aplicação da filosofia militar em duas escolas do município: Paulo VI e CAIC - Misael Aguilar. A medida visa fortalecer, no ambiente escolar, valores como, disciplina e organização para refletir positivamente nos índices de aprendizagem dos alunos.

Nesta segunda-feira (20), a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, se reuniu com o comandante do CPRN, coronel Valter Araújo, para tratar do projeto. Participaram do encontro: o vereador Renato Brandão, a chefe do Setor de Planejamento do Comando Regional, major Raquel Reis, a superintendente Administrativo e Financeiro da Seduc, Marileide Jericó e a assessora técnica da Seduc, Isabel Cristina Rosa...

Prefeitura de Sobradinho implanta Plataforma virtual de Aprendizagem

Nos dias 13, 14 e 15 de julho, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretária de Educação, realizou uma formação com técnicos e professores da Secretaria de Educação sobre a Plataforma Tatauí, para qualificar os profissionais  sobre o uso da ferramenta implementada para uma maior aproximação com os alunos, e facilitar a execução das aulas online dos estudantes de 1° ao 9° ano.

As aulas ministradas através da Plataforma de Aprendizagem R DRR aulas online - Tatauí-BA, serão transmitidas pelo site: www.tatauiaulas.com.br..

Prefeitura de Juazeiro promoverá palestra virtual sobre impactos do trabalho infantil na aprendizagem

Para reforçar o debate sobre o enfrentamento ao trabalho infantil, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), irá promover no dia 10 de junho, a palestra virtual "O impacto do trabalho infantil na aprendizagem".

A palestra será conduzida pela procuradora do Ministério Público do Trabalho em Juazeiro, Vanessa Griz, e integra a programação da campanha municipal "Trabalho infantil, nem de brincadeira", desenvolvida em parceria entre a Seduc e Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade  (Sedes), até o dia 12 de junho. ..

Prefeitura de Juazeiro realiza avaliação para promoção de melhorias na aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental e EJA

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), irá realizar nos dias 20, 22 e 23 de abril, a Linha de Base com alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Linha de Base corresponde a uma avaliação com o objetivo de criar estratégias para promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

A avaliação ocorrerá com as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, e será realizada de forma virtual, através da Plataforma Escola Presente (https://escolapresente.juazeiro.ba.gov.br/). A Seduc ressalta que os estudantes devem acessar o simulado de acordo com o turno matriculado...

Artigo: a aprendizagem de desaprender

Esta é a época do ano em que começamos a receber links, e-mails e mensagens com reports e white papers de diversas fontes com as principais tendências para 2021. Já há algum tempo, costumo guardar todos esses documentos em uma pasta que tem sempre o mesmo nome: Tendências — seguida pelo ano em questão. Curiosamente, ao salvar a deste ano, me deparei com a pasta Tendências 2020, cuja data de salvamento é 27 de novembro de 2019.

Foi inevitável abrir alguns documentos e revisitar as previsões para esse ano tão imponderável. Palavras e expressões como à prova de futuro, transparência, autenticidade, tecnologia adaptativa, estratégia pivotada, experiência redefinida faziam parte das tendências em cerca de 20 diferentes arquivos de PDF bem guardados naquela pasta tão longínqua...

Cultura maker nas escolas resgata a diversão na aprendizagem mesmo a distância

Em tempos de revolução tecnológica e pandemia, as escolas têm enfrentado o grande desafio de tornar as aulas mais atrativas e interessantes para os estudantes. Mais do que nunca é necessário inovar e apostar em ferramentas e metodologias que deixam a aprendizagem mais dinâmica e prazerosa. E é neste contexto que a cultura maker - movimento que incentiva os estudantes a colocar a mão na massa e aprender errando, fazendo e sem medo de experimentar - surge como uma grande aliada do aprendizado e tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente escolar.

Uma das instituições que aposta na cultura maker para estimular o desenvolvimento da autonomia, da autoconfiança e do espírito investigativo é o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE). Com 13 unidades espalhadas da capital ao sertão pernambucano, o SESI-PE tem incentivado seus mais de 6 mil alunos a colocar em prática suas próprias ideias e a desenvolver projetos e novas tecnologias mesmo a distância, em casa. Por meio de atividades, aulas de robótica, jogos e brincadeiras, as crianças e os adolescentes vão em busca de respostas para os problemas que poderão ser úteis também no futuro...

FUNDESF implanta Sistema de Gestão de Aprendizagem na Rede Municipal de Educação em Dormentes

A FUNDESF – Fundação para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico, Sociocultural, Turístico e Ambiental, com sede em Juazeiro-BA, implantou na rede municipal de educação do município de Dormentes-PE, a plataforma Educa Dormentes, um sistema de gestão de aprendizagem inovador, de fácil uso e com muitos recursos didáticos e de acompanhamento das atividades de aprendizagem.

A paralisação das atividades educacionais no município, ocorrida a partir do dia 20/03/2020, por meio do Decreto Municipal nº 49/2020, tem causado enormes dificuldades à rede pública municipal de educação, provocando obstáculos na formação escolar dos alunos. Aliado a isso, a ausência de atividades presenciais nas escolas, a falta de interação entre alunos e professores e outras dificuldades ocasionadas pela paralisação das atividades, pode afetar a saúde física e mental de todos os atores que fazem parte da educação municipal...

Professores de Petrolina-PE e Itajaí-SC se reúnem em live para discutir sobre o uso das paródias na aprendizagem

No cenário da educação atual, onde alunos e professores estão se reinventando a cada dia, nunca se fez tão necessário falar de cenários futuros, novas oportunidades e de como é preciso aprender e reaprender. Por isso, o perfil do Instagram @professoresativar realizará no dia 22 de agosto (sábado) às 20 horas, a Live: "A paródia como método de aprendizagem", com a participação especial do Professor de História Chico, da cidade de Itajaí-SC.

O docente tem quase 70 mil inscritos em seu canal do Youtube, "História Chico Hits". Ambos os perfis trabalham com a música para facilitar o aprendizado dos mais diversos conteúdos educacionais. Na live, além da discussão em torno do tema proposto, eles mostrarão suas paródias de maior sucesso, entre seus inscritos nas disciplinas de História e Língua Portuguesa.   ..

SENAI BAHIA ABRE 2.262 VAGAS GRATUITAS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA, INCLUSIVE, PARA JUAZEIRO

O SENAI Bahia abriu processo seletivo para 2.262 vagas gratuitas de Cursos de Aprendizagem Industrial Básica, voltados para jovens entre 14 a 21 anos que estão em busca de obter uma formação profissional visando o primeiro emprego.   

O edital com a oferta das 2.262 vagas já está disponível no site do SENAI. O candidato deverá realizar a inscrição apenas pela internet, no endereço www.aprendizagemsenaiba.com.br no período de 31/07/2020 a 09/08/2020 ou até que seja atingida a quantidade máxima de 10 (dez) inscrições/candidatos por vaga, o que ocorrer primeiro. ..

Lei da Aprendizagem será discutida em seminário promovido pela Prefeitura de Petrolina

Discutir sobre a lei da aprendizagem profissional e a sua importância na inclusão social: é esse o objetivo do fórum "Diálogos sobre a Lei da Aprendizagem", promovido pela Prefeitura de Petrolina e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que acontecerá na próxima quinta-feira (12), a partir das 9h no auditório do Igeprev. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: http://encurtador.com.br/jkT48 ou ainda no dia do evento, que contará com entrega de certificado de participação. O seminário é voltado para qualquer pessoa que queira se atualizar em assuntos como Lei da Aprendizagem, Jovem Aprendiz e as leis trabalhistas que regem este tipo de contrato...

Agrovale conquista selo e prêmio estadual de Boas Práticas de Aprendizagem Profissional

A Agrovale vai receber nesta terça-feira (5), em Salvador – BA, duas importantes condecorações. O Prêmio Reconhecimento das Boas Práticas da Aprendizagem Profissional, concedido pelo Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional – FOBAP e o Selo das Boas Práticas da Aprendizagem Profissional conferido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, BA. A solenidade de entrega acontece a partir das 14h30 no Teatro Castro Alves durante a III Feira de Aprendizagem Profissional da Bahia.

Escolhida entre empresas selecionadas em todo Estado, a Agrovale vem desenvolvendo um projeto de qualificação profissional onde os funcionários/colaboradores são incentivados na busca constante de aprendizagem e de autodesenvolvimento. De acordo com a gestora de Recursos Humanos (RH) da Agrovale, Roberta Santos, a conquista do prêmio e do selo é o resultado do trabalho diário de uma equipe dedicada e bastante afinada...

Seminário de Gestão da Aprendizagem apresenta avanços e desafios da Educação em Juazeiro

O seminário municipal ‘Gestão da Aprendizagem: caminhos percorridos’ reúne nesta terça-feira, 06, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório da Seduc (Rua Antônio Pedro, Centro), a rede municipal de educação de Juazeiro para um debate sobre as práticas educativas desenvolvidas no município através das ações do Programa Melhoria da Educação. O programa, promovido pelo Itaú Social é realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude - Seduc, tendo o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – ICEP como parceiro técnico.

O evento integra as ações do programa, que promove a formação continuada de educadores, gestores escolares e equipes técnicas da secretaria de educação, para a promoção da melhoria da educação no município. Na programação, um dos debates traz o tema ‘A formação continuada como princípio e a colaboração como premissa’. Para esta mesa estarão presentes a Secretaria Municipal de Educação e Juventude de Juazeiro, representada pela Secretária Lucinete Alves Silva, a representante do Itaú Social Roma Júlia, a Diretora Presidente do ICEP Elisabete Monteiro e a Coordenadora Pedagógica Territorial do ICEP em Juazeiro, Raidalva Silva, como mediadora.   ..

Escolas estaduais realizam mutirão pela aprendizagem na segunda etapa da Semana Pedagógica de 2019

O planejamento coletivo está mobilizando professores, coordenadores pedagógicos, gestores, estudantes e familiares, neste sábado (27), nas escolas da rede estadual de ensino. Em todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), a comunidade escolar participa da segunda etapa da Semana Pedagógica 2019, promovida pela Secretaria da Educação do Estado, e se debruça nesta agenda que visa fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, a partir das discussões em torno do tema "Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação".
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que participa do planejamento durante todo o dia, integrou, pela  manhã, a equipe do Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, em Arembepe. À tarde, o secretário participou das atividades no Colégio Estadual Thales de Azevedo, em Salvador. Ele destacou o significado deste momento para a Educação na Bahia. “Todos os dirigentes e suas equipes da Secretaria da Educação, assim como dos Núcleos Territoriais de Educação no interior, estão bastante empenhados em fortalecer o encontro na Bahia. Este é um gesto que estamos fazendo porque acreditamos em momentos como estes para a educação. A data faz parte do calendário acadêmico da rede estadual e foi aprovada por gestores, professores e sindicato. Para esta segunda etapa, temos duas expectativas: a primeira é a avaliação do que aconteceu no primeiro semestre, com enfoque maior no pedagógico, e a outra é fazermos uma avaliação do planejamento que foi esboçado para o segundo semestre, com a expectativa de solidificar o nosso planejamento, melhorando aquilo que consideramos fundamental para o avanço da qualificação de nossa pedagogia”, afirmou o secretário.

A professora de Geografia do Nadir Araújo Copque, Leila Assis, falou sobre a união de todos em torno do planejamento. “A Semana Pedagógica é muito importante, porque podemos pensar as necessidades dos alunos, aliadas à realidade da escola e, a partir disso, planejar práticas que possam ajudar no avanço do ensino e da aprendizagem destes jovens. Neste segundo momento também estamos analisando o que foi feito no primeiro semestre para tentarmos melhorar alguma dificuldade que tivemos anteriormente”, destacou.
 
No Colégio Estadual Vera Lux, o coordenador pedagógico Marcelo Silva Borges, nomeado este ano pela aprovação no concurso público da Educação, celebrava a participação na Semana Pedagógica. “Sou recém-chegado na escola, mas logo percebi que existe aqui um resgate de procedimentos pedagógicos importantes com esta mediação formativa do pedagogo, que permite um diálogo muito mais franco e subsidiado e que reflete em sala de aula com uma rotina mais dinâmica. É um trabalho que reflete um rendimento de mais qualidade do estudante da escola”...

Estudantes da rede municipal de Petrolina ganham aulões para reforçar aprendizagem

Os estudantes do 5º e 9º ano da rede municipal de Petrolina estão tendo uma semana intensa de aulões integrados nas áreas de Português e Matemática. Com atividades nas unidades de ensino da sede e do interior e no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), as equipes de professores formadores do Programa Municipal de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) e do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), estão ministrando de forma criativa os conteúdos que os estudantes estão apresentando mais déficit.   

O aulão busca apoiar e subsidiar os estudantes da rede com relação às habilidades fragilizadas de proficiência nas avaliações externas dos anos de 2017 e 2018. Após estudo, a prefeitura identificou que algumas séries necessitam de reforço nas disciplinas de Português e Matemática.

Para Sabrina Carvalho, estudante do 9º C da Escola Nossa Senhora Rainha dos Anos (CAIC), a ideia do aulão está aprovada. “Estou achando o aulão maravilhoso porque está ajudando a ter mais atenção nos assuntos e conteúdos que eu não sabia muito bem, principalmente na parte de matemática que eu não consigo desenvolver direito, confesso. Depois que entrei na escola CAIC já percebi que estou aprendendo mais porque os professores são muito qualificados e a equipe escolar atenciosa as nossas dificuldades”, destaca.

Participam das atividades coordenadas pela Secretaria de Educação Cultura e Esporte: 20 professores formadores e 79 escolas.  A primeira etapa acontece até o dia 31 de maio e a segunda etapa nos meses de agosto a novembro. As escolas que não estão relacionadas nesse primeiro momento, serão contempladas com os aulões no próximo semestre...