Foram encontrados 700 registros para a palavra: debate

Igreja Católica do Nordeste debaterá construção de Usina Nuclear nas margens do Rio São Francisco

Entre os dias 5 e 6 de novembro, os bispos católicos de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte - Estados sob a responsabilidade da CNBB/NE2 (Conferência Nacional dos Bispos, Região Nordeste 2) - comparecerão à cidade de Floresta  (PE), Sertão de Itaparica, para participar do evento "O Rio São Francisco e suas energias: impactos e desafios", promovido pela Diocese de Floresta, em conjunto com a Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB. O evento debaterá a possibilidade de instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba.

O objetivo é que os bispos presentes conheçam os argumentos, contrários e favoráveis, à instalação da uma usina nuclear na região. A Diocese de Floresta adverte que, além dos especialistas, também serão ouvidas as comunidades da região que vivem da pesca e da agricultura e todos que podem ser impactados por um empreendimento desta magnitude.

A criação da fonte atômica de energia foi sinalizada no Plano Nacional de Energia 2050, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Além de Itacuruba, outras oito localidades no Nordeste e Sudeste do país estão sendo estudadas para abrigar usinas.

De acordo com informações da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia e divulgadas pela imprensa, a Eletronuclear já concluiu estudos que indicam Itacuruba como a área ideal para a construção do empreendimento com seis reatores e que custaria R$ 30 bilhões.

Apesar da intenção do Governo Federal, a legislação estadual proíbe a instalação de uma usina atômica em Pernambuco. De acordo com o Artigo 216 da Constituição Estadual, está proibida a instalação de usinas nucleares no Estado enquanto não se esgotarem toda a capacidade de produzir energia hidrelétrica e de outras fontes.

Na Carta Encíclica Laudato Si', de 2015, o Papa Francisco aconselha a Igreja a discutir com a sociedade os temas de interesse de nossa "Casa Comum", como diz o texto. "Quando surgem eventuais riscos para o meio ambiente que afetam o bem comum presente e futuro, esta situação exige que as decisões sejam baseadas num confronto entre riscos e benefícios previsíveis para cada opção alternativa possível".

O Encontro "O Rio São Francisco e suas energias: impactos e desafios" ocorrerá no Centro de Formação da Diocese de Floresta, na Avenida Manoel Alves de Carvalho, S/N, entre os dias 5 e 6 de novembro de 2019 e será, também, aberto ao público...

Câmara Deputados chama UFBA e pescadores para debater com Ministro do Meio Ambiente óleo no Nordeste

Mensurar o real impacto no meio-ambiente, na economia e na saúde do desastre ambiental do óleo que contamina as praias do Nordeste do país. Uma audiência pública com esse tema será realizada na próxima quarta-feira (6), na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara de Deputados. O requerimento, aprovado nesta quarta (30), é de autoria dos deputados Léo Motta (PSL-MG), Jorge Solla (PT-BA), Júnior Mano (PL-CE) e Padre João (PT-MG).

Sentarão à mesa representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – que estudam a composição do óleo e seus efeitos para o meio-ambiente e saúde –, representantes dos pescadores das áreas afetadas, o ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco e um representante da Marinha...

O lixo nuclear tem que ser armazenado por dez mil anos e isto não é correto com as próximas gerações e os riscos catastróficos para o Rio São Francisco, diz deputado

O  deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alep (Assembleia Legislativa de Pernambuco) durante  entrevista à Rádio Folha (FM 96,7), avaliou o polêmico debate sobre a instalação de uma usina nuclrar em Itacuruba, no sertão de Pernambuco. Wanderson Florêncio, contrário ao projeto do Governo Federal, esteve nas usinas Angra I, II e II, no Rio de Janeiro, para conhecer de perto o funcionamento de uma unidade nuclear. Segundo ele, sua opinião foi reforçada após essa visita.

"Minha opinião se fortaleceu ao irmos conhecer as usinas", disse. "Para se ter uma ideia, o rejeito nuclar tem que ser armazenado e cuidado por dez mil anos. Não acho que seja correto com as próximas gerações dar uma obrigação de ter esse cuidado que requer tecnologia. Sem contar com os riscos de acidentes que seriam catastróficos para o Rio São Francisco", ponderou...

Juazeiro sedia debates com povos e comunidades tradicionais

O município de Juazeiro, no território Sertão do São Francisco, sedia nesta quarta (23) e quinta (24) a reunião ordinária da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT), instância vinculada à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi). O evento é uma estratégia de interiorização dos debates e políticas públicas que envolvem os segmentos tradicionais da Bahia, de diálogo com as populações locais e construção de ações conjuntas entre Governo do Estado e a sociedade civil.  

O encontro será aberto às 9h desta quarta (23), no Centro de Cultura João Gilberto, pela presidente do colegiado, a secretária da Sepromi, Fabya Reis. Estão previstos relatos de experiências, além de visitas a comunidades dos segmentos de terreiro, fundo de pasto e quilombola da região. Na pauta haverá, ainda, roda de diálogo sobre temas relativos à segurança alimentar e nutricional...

Debates com candidatos à Consulta Eleitoral Informal para o Reitorado 2020-2024 da Univasf terão início na segunda-feira (21)

Serão realizados a partir da próxima semana os debates com os candidatos inscritos para a Consulta Eleitoral Informal para o Reitorado 2020-2024, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O primeiro acontecerá na segunda-feira (21), no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). O debate será realizado no auditório do campus, às 18h, e é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica e externa.

No total, serão realizados três debates durante a campanha eleitoral para o Reitorado 2020-2024, um em cada estado onde a Univasf possui campus. O segundo acontecerá no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), às 9h, no dia 24 de outubro. E o debate final será no Campus Juazeiro (BA), em 29 de outubro, com transmissão ao vivo pela TV Caatinga, a partir das 16h...

Vereadores da Oposição pedem audiência pública para debater sobre pessoas em situação de rua em Petrolina

É fácil passar pelas ruas de Petrolina e encontrar pessoas sobrevivendo em condições sobre-humanas, indigna e muitas vezes desonrosa. Ávidos pela solução desse problema social que afeta o município de Petrolina, os vereadores da Bancada de Oposição Paulo Valgueiro e Gilmar Santos apresentaram na quinta-feira (17), durante sessão ordinária na Casa Plínio Amorim, um requerimento solicitando uma Audiência Pública para debater sobre o tema com autoridades políticas e públicas.

O requerimento n° 328/2019 solicita um debate com as autoridades, que tem o poder de minimizar os efeitos do problema, sobre a realidade de pessoas que vivem em situação de rua de Petrolina. Uma oportunidade para discutir e encontrar solução para as necessidades da população de rua, as políticas públicas existentes, fundamentar proposições e elencar os custos sociais decorrentes...

Mesa de Debates sobre Saúde do(a) Professor(a) será promovida por grupos de pesquisa da UNIVASF e UNEB

Nesses dias em que comemoramos o dia do(a) professor(a), do profissional que se dedica a arte de cuidar, é preciso discutir as condições vividas por tantos educadores seja a nível nacional ou regional. Desse modo, os grupos de pesquisas de duas das universidades presentes no Vale do São Francisco: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia, Esporte e Educação (NEPFEE - UNIVASF), Núcleo Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil (NUPIE) e Núcleo de Pesquisa Estudo dos Modos Contemporâneos de Existência em Educação, Cultura, Sustentabilidade e Subjetividade (ECUSS – UNEB) estão organizando a Mesa de Debate intitulada: Saúde de quem educa: tramas, fios e laços das condições de ser professor.

A Mesa de Debates acontecerá no próximo dia 21 de outubro, às 19 horas no Espaço Canto de Tudo/DCH III/UNEB – Juazeiro – BA. Terá como facilitadores:..

Caso Beatriz: - Em nenhum momento, o documento fala em uso de Tribuna Livre. O senhor advogado não procurou a Comissão dos Direitos Humanos - diz vereador

Ainda repercute a decisão da Câmara de Vereadores de Petrolina ter concedito o uso da tribuna ao advogado Wank Medrado que tem o cliente Alisson Henrique acusado, de acordo com o Ministério Públido, no Caso Beatriz, como acusado de ter apagado imagens do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

“Em nenhum momento, o documento fala em uso de Tribuna Livre. Bem como, em nenhum momento o senhor advogado procurou a CDHC para qualquer debate. Os proponentes precisam explicar o que pretendiam”, foi o que respondeu o vereador Gilmar Santos, PT, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Petrolina/PE, sertão do estado, sobre o uso da tribuna livre do legislativo por parte do advogado Wank Medrado...

Simpósio no Cemafauna debateu sobre importância da preservação das abelhas no Vale do São Francisco

Em comemoração ao dia Nacional da Abelha, dia  (3), o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizou o Simpósio de Abelhas do Vale do São Francisco. Além de celebrar a data, comunidade acadêmica, pesquisadores e produtores refletiram sobre ações para minimizar os impactos do declínio da população das espécies de abelha na região.  O evento aconteceu no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE).

Para abrir a primeira mesa redonda “Integração Abelhas-Plantas e sua Importância Ecológica e Econômica”, a bióloga do Cemafauna Aline Andrade falou sobre a importância da educação como mecanismo de expandir conhecimento sobre a influência das abelhas para a vida na Terra. “A primeira ação é sempre a educativa. A gente precisa saber qual a importância ecossistêmica deste pequeno animal para entender porque essa situação é tão grave”, disse a bióloga...

Audiência Pública na Câmara de Juazeiro: Suicídio, compreensão e debate

Atendendo sugestão do Professor Alexandre Reis, Professor Adjunto do Colegiado de Ciências Sociais, Coordenador do THANATOUS - Liga Acadêmica Interdisciplinar para o Estudo da Morte e do Suicídio, a Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou na noite desta segunda-feira (29/09), uma audiência pública para colocar em debate a questão do suicídio.

Com Caríntia Gonçalves de Abrantes Souza, Psicóloga, Especialista em Saúde Mental, MBA em Gestão de Pessoas, da Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Juazeiro e o Professor do Colegiado de Ciências Sociais da UNIVASF, Alexandre Reis, Mestre em Filosofia e Doutorado em Educação e Ciências, a audiência destacou a importância da prevenção e dos cuidados para se diminuir o número de suicídios no Brasil...

Deputado Zó destaca reunião em Juazeiro para debater limites entre Bahia e Pernambuco

Na próxima quinta-feira, dia 3, Juazeiro será palco de uma importante discussão sobre novos limites territoriais entre Bahia e Pernambuco. Ex-presidente da Comissão de Assuntos Territoriais da Assembleia Legislativa (Alba), o deputado estadual Zó (PCdoB) destaca a importância do debate que acontecerá às 9 horas, no Grande Hotel.

"Em agosto, participei de um encontro em Recife com a participação de técnicos do IBGE, SEI Bahia, Condep-Fiden de Pernambuco e das procuradorias dos dois estados. Na audiência pública em Juazeiro, vamos aprofundar o debate para avançar. Acumulamos muita experiência nos trabalhos da Comissão na Alba, tornando a Bahia referência nacional em solução de conflitos territoriais. Inclusive, chegamos a um bom termo com Sergipe", lembra Zó...

Ciclo de Palestras debate Assuntos Econômicos e Tributários em Petrolina

Nos dias 25 de setembro e 02 de outubro acontece o Iº Ciclo de Palestras de Assuntos Econômicos e Tributários da OAB Petrolina. Os eventos contarão com a presença de importantes profissionais da área. Em discussão, temas relacionados a questões tributárias,  fiscais, desenvolvimento regional e comércio exterior. Nesta quarta-feira (25), primeiro dia do Ciclo, o tema que será debatido é: “A União em Juízo em Questões Tributárias”. No comando das discussões, o procurador chefe da Procuradoria da Fazenda Nacional, Murilo Avelino, e o juiz federal, Arthur Napoleão.

A segunda palestra, no dia 02 de outubro, vai tratar sobre ‘’Desenvolvimento no vale do São Francisco: Abordagens Fiscais e Comércio Exterior’. Desta vez, os palestrantes serão o Inspetor chefe da Receita Federal em Petrolina, Dário Rego Ambrósio, e o auditor fiscal do Estado, Laércio Perdigão...

Evento nacional debate tecnologia e mercado de frutas no país

 

De 30 de setembro a 4 de outubro, Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) receberão um dos maiores eventos voltados para o debate sobre as tecnologias e mercado de frutas no país: o XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF). Com o tema “Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades”, o evento traz uma programação robusta, com 60 eventos técnico-científicos, entre minicursos, conferências, mesas-redondas, palestras e visitas a fazendas e centros de pesquisa da Embrapa na região...

Encontros nos dias 25 e 26 de setembro debatem inteligência artificial e jornalismo de soluções

O futuro do jornalismo será debatido durante a 5ª edição do mídia.JOR, encontro promovido pela Revista e Portal IMPRENSA no dia 26 deste mês, em São Paulo. O tema central do evento é o impacto da inteligência (IA) artificial no jornalismo. Um dia antes, 25, ocorre o workshop “Jornalismo de Soluções”.

A 5ª edição do mídia.JOR debaterá outros temas que pautarão o futuro do jornalismo, e experiências do uso da IA e das novas tecnologias nas redações pelo mundo. Já o workshop do dia 25, destinado aos jornalistas, profissionais de comunicação em cargos de chefia, editores, professores ou estudantes de jornalismo a partir do 3º ano, abordará os conceitos básicos e ferramentas do Jornalismo de Soluções, além de debater o tema dentro da realidade brasileira...

FIEPE debate, em Petrolina, planejamento estratégico até 2024

O conselho empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco –FIEPE/URSF se reuniu, na última  quarta-feira (18), em Petrolina-PE, para dar os primeiros passos visando a elaboração do planejamento estratégico do Sistema FIEPE até 2024. Durante a escuta, a superintendente da FIEPE, Fernanda Mançano, apresentou o novo projeto do Sistema destacando o cenário atual, expondo as necessidades e tendências para o mercado.

“O objetivo é fomentar a indústria conforme ela cresça. Esse momento é muito importante, pois a gente consegue ouvir o nosso público com um contato direto, entendendo as necessidades e ainda consolidando de forma mais assertiva os projetos que queremos oferecer ao mercado”, ressaltou. Mançano ainda enfatizou que as empresas de pequeno, médio e grande porte devem desenvolver uma nova visão através da capacitação, objetivando um ganho maior de produção...

Audiência Pública debate defesa dos Bancos Públicos e Estatais na sexta (20) em Serra Talhada 

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada realiza, nesta sexta-feira (20), às 8h, Audiência Pública em Defesa dos Bancos Públicos e Estatais. A agenda é uma articulação do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, que retoma a campanha contra as privatizações da Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. O evento marca também a inauguração da Subsede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco em Serra Talhada.

Os bancos públicos exercem papel fundamental para o desenvolvimento social e redução das desigualdades inter-regionais, beneficiando a população de municípios do Interior. O BNB injetou R$ 32,7 bilhões em 2018, através de contratações do Fundo Constitucional de Investimento no Nordeste (FNE), e neste ano já investiu R$ 13,4 bilhões, sendo mais de R$ 2 bilhões destinados à agricultura familiar. Há por parte do governo Federal intenção de desvincular esses recursos, com possibilidade de gestão do dinheiro por entidades privadas, ameaçando a Região Nordeste...

Encontro debate os rumos das ações afirmativas no Brasil

"Para onde caminham as Ações Afirmativas no Brasil? Uma reflexão após 18 anos de Durban" é o tema do debate que será realizado no próximo dia 17 de setembro, às 17h, no Centro de Estudos Afro Orientais da UFBA (Rua Gen. Inocêncio Galvão, 42. Dois de Julho). Iniciativa da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) tem o intuito de destacar a importância das ações afirmativas e da luta de resistência às tentativas de desmonte destas políticas no Brasil.

Além disso, lembra a III Conferência Mundial da ONU contra o Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, que aconteceu em Durban, na África do Sul, em 2001. "A conferência foi um marco no adensamento do debate sobre a adoção de políticas de reparação de injustiças históricas provocadas pelo longo processo de colonialismo e escravidão que vitimaram, especialmente, a população negra e indígena brasileiras. No atual contexto político, é fundamental o fortalecimento da consciência sobre a pertinência de políticas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial", afirma a presidenta nacional da Unegro, Ângela Guimarães...

2° Conferência de Mulheres Rurais debate a Luta por Direitos Iguais

Mulheres do campo e das águas se reúnem, nesta quarta-feira (11.04), na 2ª Conferência Livre de Mulheres Rurais de Pernambuco. O evento promovido pela Secretaria Estadual da Mulher (SecMulher-PE) e pela Comissão Permanente de Mulheres Rurais de Pernambuco (CPMR-PE) será realizado, das 8h às 16h30, no Auditório do Centro do Artesanato, localizado à Avenida Alfredo Lisboa, s/n – Marco Zero, Recife Antigo. A conferência tem o objetivo de debater e construir propostas para serem encaminhadas a 5ª Conferência Estadual, com ênfase nas políticas públicas para as mulheres rurais.

Iniciada a Conferência, a secretária Estadual da Mulher, Silvia Cordeiro fará a abertura do evento, com o tema "Mulheres e Democracia: Uma Agenda de Luta por Direitos Iguais". As 10h, acontece a palestra com a Professora Dra. Rosário Silva, docente do Curso de História da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap-PE). A partir das 11h, haverá debates com as representantes, Maria de Oliveira, Coordenadora do Programa Chapéu de Palha, da Secretaria de Planejamento e Gestão; a dirigente Estadual do MPA-PE, Vani Souza e a representante da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE-PE), Luiza de Marillac...

CRISE NA SAÚDE: MINISTÉRIO PÚBLICO PROMOVERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA 23 PARA DEBATER REDE PEBA

No dia 23 de setembro, o Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina/Juazeiro vai promover audiência pública para debater e refletir sobre a efetividade da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA) como instrumento de promoção da saúde nos 53 municípios que integram a região. O evento será conduzido pela procuradora da República Ticiana Nogueira. Criada em 2009, a Rede PEBA reúne municípios pernambucanos e baianos, integrando serviços da área de saúde e buscando otimizar os atendimentos da região do Vale do Médio São Francisco. 

Estarão presentes representantes do Ministério da Saúde, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Ministérios Públicos de Pernambuco e da Bahia, Central Interestadual de Regulação de Leitos e Secretarias Estaduais de Saúde de Pernambuco e da Bahia. Também foram convidados representantes dos municípios da Rede e dos principais hospitais da região...

Mulheres do Sertão do São Francisco debatem feminismo e agroecologia

Liberdade, empoderamento, respeito, organização e coragem. Estas foram algumas das palavras escritas em pétalas que formaram uma grande margarida no primeiro dia da 18ª Assembleia da Rede Mulher do Sertão do São Francisco. Além da força dos sentimentos escritos, o símbolo escolhido para o início do encontro foi bastante representativo. A flor fez memória à 6ª Marcha das Margaridas, que aconteceu no mês passado, em Brasília, e levou 100 mil mulheres às ruas.

Inspiradas na força feminina que tomou conta da capital federal e da líder sindical Margarida Maria Alves (assassinada em 1983), mais de 50 mulheres, em sua maioria trabalhadoras rurais, de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Uauá participaram da Assembleia Regional da Rede Mulher. Realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, na Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (CESAF), em Juazeiro, a Assembleia teve como tema "Sem feminismo não há agroecologia"...