"Para onde caminham as Ações Afirmativas no Brasil? Uma reflexão após 18 anos de Durban" é o tema do debate que será realizado no próximo dia 17 de setembro, às 17h, no Centro de Estudos Afro Orientais da UFBA (Rua Gen. Inocêncio Galvão, 42. Dois de Julho). Iniciativa da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) tem o intuito de destacar a importância das ações afirmativas e da luta de resistência às tentativas de desmonte destas políticas no Brasil.
Além disso, lembra a III Conferência Mundial da ONU contra o Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, que aconteceu em Durban, na África do Sul, em 2001. "A conferência foi um marco no adensamento do debate sobre a adoção de políticas de reparação de injustiças históricas provocadas pelo longo processo de colonialismo e escravidão que vitimaram, especialmente, a população negra e indígena brasileiras. No atual contexto político, é fundamental o fortalecimento da consciência sobre a pertinência de políticas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial", afirma a presidenta nacional da Unegro, Ângela Guimarães.
O debate contará com as presenças de Gilberto Leal, da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen); e da pedagoga e deputada estadual Olívia Santana, ambos participantes da Conferência de Durban em 2001. Também participarão a psicóloga e pró-reitora de Ações Afirmativas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Cássia Maciel; e presidenta nacional da Unegro, a socióloga Ângela Guimarães.
Serviço:
O quê? Debate "Para onde caminham as Ações Afirmativas no Brasil? Uma reflexão após 18 anos de Durban".
Quando? 17 de setembro (terça-feira), 17h
Onde? Auditório do Centro de Estudos Afro Orientais da UFBA (Rua Gen. Inocêncio Galvão, 42. Dois de Julho).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.