Foram encontrados 437 registros para a palavra: nino

Meninos tailandeses recebem alta e concedem 1ª entrevista coletiva

Os 12 meninos e o técnico do time de futebol que foram resgatados de uma caverna inundada na Tailândia, na semana passada. Receberam alta do hospital em que estavam internados na província de Chiand Rai. Segundo informação da Reuters, após deixarem o hospital os meninos tailandeses vão conceder uma entrevista coletiva que será transmitida em rede nacional no país.

Ainda no hospital, os meninos posaram com uma foto segurando uma imagem do mergulhador Saman Kunan, que morreu durante a operação de resgate...

'1º Exu Junino' promove competições de quadrilhas locais e interestaduais

Começa nesta sexta-feira (13) o 1º Exu Junino, no Sertão Pernambuco. Ao todo 26 quadrilhas juninas participam do evento, realizando apresentações e competindo em uma etapa local e interestadual. O evento acontece até o domingo (15) no Poliesportivo Municipal Raimundo Pinto Saraiva. A entrada é gratuita.

Segundo o idealizador do evento, Wiharley januário, a organização do Exu Junino é da Quadrilha Luiz Gonzaga e da Companhia e Espetáculo Luiz Gonzaga. “Essa é a primeira edição do projeto Exu Junino e nós começamos por iniciativa própria e tivemos apoio da gestão municipal e de empresários. Serão 26 quadrilhas envolvidas nas apresentações e no concurso”, explica...

Doze meninos e o técnico de futebol são retirados de caverna após três dias de resgate na Tailândia

Após três dias de resgate, 12 meninos e o seu técnico de futebol foram retirados da caverna Tham Luang, no norte da Tailândia, e passam bem. A operação desta terça-feira (10) foi a mais desafiadora, porque chovia e o número de resgatados foi superior ao das missões anteriores.

Como estava previsto, o técnico, Ekkapol Chantawong, de 25 anos, foi o último a voltar à superficie. Oito crianças - em dois grupos de quatro pessoas - do time de futebol chamado "Javalis Selvagens" já tinham sido retirados da cavidade subterrânea desde o começo das operações, no domingo (8)...

Equipe de Futebol feminino treina em Juazeiro e busca patrocínios

O futebol feminino ganha cada vez mais espaço no cenário brasileiro e em especial em Juazeiro. Um novo projeto voltado ao futebol feminino amador praticado na cidade teve inicio no mês de Abril deste ano.

Dedicação e esforços fazem parte do dia a dia das atletas com treinos semanais nas terças, quartas e sextas na quadra da orla nova de Juazeiro, com a supervisão do Técnico Rodrigo Guimarães ex jogador do Juazeiro Social Clube...

Jecana do Capim finaliza ciclo junino com recorde de competidores  

Depois de quase dois meses do 'Melhor e Mais Forte São João do Brasil', a Jecana do Capim finalizou neste domingo (1º), o ciclo junino petrolinense. O destaque desta edição ficou a cargo do recorde de participação de animais nas competições, que chegou a 48 em contraponto aos 35 em 2017. A festa, que começou na sexta-feira (29), contou com programação variada, desde missa festiva e barraquinhas às tradicionais competições e apresentações musicais.

No domingo, os carros antigos trouxeram um pouco do passado para a arena de competição, dando as boas vindas aos anfitriões e visitantes da festa. Em seguida, um desfile irreverente de jumentos ornamentados divertiu os presentes. Na primeira colocação, a jumenta 'Maria Bonita', de Salgadinho (PE), despontou na competição com o tema 'Amor'. Em segundo lugar, da comunidade do Capim, o jumento 'Aquiles' expôs as paixões do homem sertanejo com a temática 'Vaqueiro, vida e costumes do heroi do Sertão'. A terceira posição ficou com o 'Cara de Jegue', também do Capim, com a apresentação 'Carregando estrela toda a torcida pelo hexa', trazendo nas costas o elenco do futebol brasileiro...

Chegou a hora de separar os homens dos meninos; Veja também a seleção da primeira fase em nossa coluna da Copa

Irã e Marrocos abriram o grupo B - Foto: FIFA

Voltem sempre..

Deputado Roberto Carlos participa dos festejos juninos em Piripá

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou da maravilhosa festa de São João, em Piripá, com a presença do prefeito Flávio, ex-prefeito Anfrísio, dos vereadores vereador Jovino e Sindinalva, do secretário de Administração, Vavá e demais lideranças do município, além da presença marcante, uma das principais atrações da festa, o ex-deputado federal e cantor Frank Aguiar. A festa, que começou dia 23, vai até o dia 29 com a comemoração do São Pedro no povoado de Ressaca, mantendo viva a nossa cultura junina.

O parlamentar ressaltou a excelente gestão que o prefeito Flávio vem desenvolvendo no município, através da realização de importantes obras. Na oportunidade, o deputado Roberto Carlos recebeu o agradecimento do prefeito pela emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$ 500mil para obras de calçamento em Piripá...

CSTT encerra Operação São João garantindo tranquilidade no trânsito durante os festejos juninos

De 15 a 23 de junho a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) realizou a ‘Operação São João’ com o intuito de coibir o transporte irregular de passageiros e a circulação de veículos em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A ação foi uma operação conjunta entre Fiscais de Trânsito e Transporte e Guardas Municipais. Ao longo dos 10 dias 03 motocicletas e 02 veículos foram apreendidos e diversas notificações foram realizadas.

No total, a operação contou com a participação de nove fiscais de transporte, vinte fiscais de trânsito e quarenta guardas municipais, que atuavam das 21h às 2h da manhã fazendo blitz na Avenida Santos Dumont (próximo a subida da Ponte Presidente Dutra) e rondas pelo Centro de Juazeiro.  ..

Missa do Vaqueiro encerra ciclo junino de Petrolina com renovação da fé e tradição do sertanejo

Pela 77ª vez, os vaqueiros de Petrolina celebraram a fé e a tradição do homem e da mulher mais simples da caatinga. Na manhã deste domingo (24), foi realizada na orla petrolinense a Missa do Vaqueiro. A solenidade religiosa e cultural reuniu mais de 8 mil pessoas às margens do Rio São Francisco para acompanhar as celebrações de fé e os shows artísticos.

O ritual começou logo cedo, quando montados em cavalos, os sertanejos saíram do Estádio Paulo Coelho em direção à Avenida Cardoso de Sá, na Orla. Após o trajeto, cerca de 800 vaqueiros chegaram à estrutura montada às margens do "Velho Chico" para acompanhar a missa celebrada pelo padre José Guimarães. ..

Petrolina se consolida como polo junino e vira referência de São João para publicitários do Brasil

Conhecido nacionalmente como polo da fruticultura irrigada, o município de Petrolina já tem um novo título para chamar de seu: o de ‘Melhor e mais forte São João do Brasil’. O sucesso dos festejos é tanto que Petrolina se tornou referência de São João para outras cidades que decidiram adotar os mesmos padrões de publicidade utilizadas na capital do São Francisco.

As cores, geometria, letras e o formato dinâmico empregados pela Prefeitura de Petrolina para divulgar o São João local caíram no gosto das agências publicitárias que não perderam tempo e seguiram os padrões sertanejos...

HDM e UPAE alertam sobre o risco de queimaduras no período junino

As festas juninas já começaram com muita música, dança e comidas típicas. Nessa época, é comum as pessoas acenderem fogueiras e comemorarem com a queima de fogos. Por isso, é preciso estar bastante atento, principalmente com relação às crianças. Para ajudar com os cuidados, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, trazem algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença.

Soltar balão, além de muito perigoso, é crime! No Brasil, soltar balão é considerado crime ambiental, punível com pena de até três anos e pagamento de multa. A prática pode resultar em acidentes graves, como incêndios de grande proporção. Por isso, não solte balão!..

Jogador que disputa a copa com um pé no exército, menino Ney e muito mais em nossa coluna sobre a Copa

Foto: Divulgação/Instagram

Copa e continência..

Aproximação do São João movimenta vendas de produtos juninos no Mercado do Produtor de Juazeiro

As comemorações juninas já estão batendo à porta e o consumidor aproveita a semana da véspera do São João para adquirir produtos típicos da festa, a exemplo de milho verde e amendoim que podem ser encontrados a preço mínimos no Mercado do Produtor de Juazeiro e em outros mercados e feiras da cidade que comercializam comidas e ingredientes tradicionais nesta época do ano.

O vendedor Luiz Silva que comercializa milho em frente ao entreposto destacou que os preços do milho não tiveram aumento após a greve dos caminhoneiros. “Vendo milho aqui em frente ao Ceasa há mais de 5 anos e todos os anos nessa época conseguimos ter boas vendas. O milho vem da região do Salitre e é  de ótima qualidade. Estamos preparados até o sábado para atender o consumidor”, disse o comerciante...

Bahia: Detran faz campanha pela valorização da vida no trânsito durante os festejos juninos 

Conferir as condições do veículo antes de pegar estrada, usar a cadeirinha infantil corretamente, não manusear o celular dirigindo, seguir os limites de velocidade e respeitar a Lei Seca. As dicas de segurança integram a campanha "Pense em sua família - Valorize a vida no trânsito", desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito  da Bahia (Detran-BA) para o São João, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa).

A partir desta quinta-feira (21), o órgão inicia a distribuição de material educativo durante as blitzes de alcoolemia, em Salvador e municípios do interior. Na capital, a ação acontece também nos festejos juninos promovidos pelo Governo do Estado, no Pelourinho e Subúrbio Ferroviário, onde os forrozeiros poderão fazer a simulação do teste do bafômetro.  ..

Na Rússia, brasileiro pede que menino repita frases ofensivas: 'Eu sou um filho da p*'

Mais um vídeo ofensivo feito por um brasileiro na Rússia vem movimentando as redes sociais. O autor das imagens apagou a publicação original, mas isso não impediu que internautas salvassem seu conteúdo e compartilhassem na web, visando criticar a atitude.

Assim como Diego Valença Jatobá, Eduardo Nunes, Luciano Gil Mendes Coelho e Felipe Wilson, o jovem Lucas Marcelo Andrade também está gerando revolta. Diferentemente dos compatriotas, porém, Lucas gravou um vídeo em q pede para um menino repetir frases de cunho ofensivo e inapropriado. O adolescente não fala português, mas obedece as sugestões do brasileiro e repete: "Eu sou um filho da p*", "Eu sou viado" e "Eu dou para o Neymar"...

Dicas para alimentos juninos serem consumidos com moderação

Amendoim, milho, laranja, pamonha, bolos e mingaus de diversos sabores, além dos licores. Se essas comidas te lembraram as festas juninas, você acertou. Essas são algumas das guloseimas típicas do mês de junho, mas que devem ser consumidas com moderação por pessoas que têm problemas de saúde como diabetes, explica a nutricionista do Centro Estadual de Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (Cedeba), Lorenna Fracalossi.

Ela ressalta que se deve dar prioridade às comidas in natura, menos processadas como o milho e o amendoim. "Milho cozido ou assado é uma ótima opção para ser consumido no cardápio junino, por ser fonte de energia e fibras que aumenta a saciedade, uma vez que o grão não perde a sua casca no processo de cocção, o que exige uma mastigação adequada"...

Filme que conta história do menino que fez um museu é bem recebido na Europa e será exibido em Ouro Preto, Minas Gerais

Em 2013, Pedro Lucas Feitosa, então com 8 anos, voltou encantado de uma visita que fizera ao Museu do Gonzagão, em Exu, Pernambuco. Ao voltar para a sua casa, no Crato (Cariri cearense), Pedro Lucas já sabia como dar vazão à admiração que nutre por Luiz Gonzaga: ele criaria um museu dedicado ao Rei do Baião, na casa em que sua falecida bisavó morava, vizinha à dele.

Três anos depois, o espaço na rua Rua Alto da Antena, no distrito de Dom Quintino, reúne cerca de 100 objetos que recriam a época em que Gonzagão viveu. Pedro Lucas guia as visitas no local, contando a história de cada objeto do museu, função que divide com o primo, Caio Éverton, de 8 anos. Além de vinis do artista, o museu exibe sanfonas, ferramentas de trabalho e utensílios, partes do universo cantado por Luiz Gonzaga. ..

Atividades socioassistenciais movimentam o período junino em Petrolina

O clima junino está tomando conta dos equipamentos socioassistenciais de Petrolina. Os festejos organizados pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), estão levando a alegria do ‘Melhor e Mais Forte São João do Brasil’ para os abrigos e espaços de convivência do município.

Na última semana, locais como os Centros de Convivência de Idosos; Casa Laura Vicunã; Casa Anjo da Guarda e Centros de Referência de Assistência Social (Cras), foram tomados pela animação do período junino. O colorido da chita, a alegria das quadrilhas improvisadas, o sabor típico das comidas juninas e o ritmo do tradicional forró nordestino, envolveram o público das instituições socioassistenciais assistidas pela Prefeitura de Petrolina...

Leitor denuncia que motoristas do Uber estão cobrando preços exorbitantes nas corridas entre Juazeiro e Petrolina nestes festejos juninos

O leitor, Carlos Silva, denúnciou o que ele e os amigos consideram um absurdo e vem acontecendo no São João de Petrolina. Ele cobra fiscallização para o serviço de aplicativo devido o preço considerado abusivo nos dias das festas. Confiram;

Geraldo José,..

Governo do Estado garante festejos juninos em mais de 160 cidades

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), estará em todo o estado comemorando os festejos juninos. Ao todo, mais de 160 cidades, distribuídas por diferentes zonas, recebem o apoio do governo estadual. Em Salvador, a festa começou no dia 14 com o campeonato de quadrilha, em Periperi, e segue até o dia 24 no Centro Histórico e em Paripe, com 85 atrações. Um receptivo também foi preparado na Estação Rodoviária e no Aeroporto Internacional de Salvador para receber os turistas.

Nomes como Trio Nordestino, Geraldo Azevedo, Cicinho de Assis, Targino Gondim, Del Feliz, Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru, Lucy Alves, Zé de Tonha, Jó Miranda, Forrozão, Felipe Araújo, Marilia Mendonça e Devinho Novaes já estão confirmados na festa da capital, que acontece nos dias 23 e 24 de junho. A programação contempla o Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho, Tereza Batista, Quincas Berros D´Água, Pedro Arcanjo e Cruzeiro de São Francisco, no Centro Histórico, e a Praça João Martins, em Paripe.

A tradição dos 60 anos do Trio Nordestino abre a programação do palco principal (Terreiro de Jesus), no dia 23 (sábado). A 5ª geração da atração, que nasceu em 1958, se apresenta a partir das 17h. Na sequência, será a vez do mago do forró, Val Macambira, apresentar um repertório recheado de ritmos nordestinos. Grande atração da noite, Geraldo Azevedo apresenta canções como 'Táxi Lunar', 'Bicho de Sete Cabeças', 'Veneza Americana', 'Semente de Adão', 'Caravana', 'Dia Branco' e 'Moça Bonita'. A noite ainda segue com Cicinho de Assis e Genard.

O segundo dia, 24, será aberto por outro ícone do forró: Targino Gondim, com o show 'Sem Limites'. A apresentação inclui clássicos como 'Esperando na Janela', 'Pra se Aninhar', 'Dance Forró mais Eu' e 'Toca pra nos dois'. Del Feliz, que propaga o forró no mundo, se apresenta na sequência, com canções em italiano, espanhol e inglês ao toque da sanfona.

Depois de ter gravado um CD com diversos outros nomes do forró, Elba Ramalho reforça o time deste dia. A artista apresenta seus clássicos, a exemplo de 'De Volta Pro Aconchego', 'Bate Coração', 'Asa Branca', 'Banho de Cheiro', 'Eu Só Quero Um Xodó', 'Tenho Sede' e 'Na Base da Chinela'. A grade terá ainda dois grandes nomes: Fulô de Mandacaru e Lucy Alves.

No Largo do Pelourinho, o dia 23 terá Flor de Maracujá, André Macedo, Poizé, Zé de Tonha e Mariana Fagundes. No dia 24, Kiko Salli, Cangaia, Jorge Zarath, A Patroa e Jó Miranda se apresentam. A programação nas praças será de sexta-feira (22) até domingo (24), com 15 atrações por dia. "Ainda contaremos com o forró pé de serra em um espaço que vem conquistando o público, a sala de reboco, que fica no Cruzeiro de São Francisco", revela o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado. A programação tem patrocínio do Banco do Brasil e da Schin.

Decoração

Todo esse espetáculo ganha vida no Pelourinho com a decoração típica. As bandeirolas coloridas, os bonecos, estandartes, a casa de reboco, entre outros elementos, levam ao espaço as características típicas de um tradicional 'arraiá'. Com o tema 'Os Símbolos dos Festejos Juninos', a decoração é um atrativo a mais. Ao todo serão utilizados mais de 35 mil metros de bandeirolas nas ruas, praças e largos.

Com itens como balões, flamulas, sanfonas, triângulo e zabumba, casal de noivos, igrejas, a decoração estará em todo Pelourinho, fazendo referência aos três santos do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro. Uma área de aproximadamente 780 mil metros quadrados será cuidadosamente decorada com a temática junina, criando assim o cenário ideal para a festa.

Festa no Subúrbio

A Praça João Martins vai contar com uma programação especial. No primeiro dia, 23, nomes como Forrozão, Larissa Marques, Felipe Araújo, Swing do Lu e Grupo Kantares se apresentam no local. Já o domingo (24) terá shows de Dinho Santos, Mariana Fagundes, Marilia Mendonça, Devinho Novaes e Johny Paixão. As apresentações no Subúrbio Ferroviário estão marcados para começar a partir das 17h, nos dois dias de festa.

Receptivo

Casal de dançarinos de quadrilha e trio de forró, com triângulo, sanfona e zabumba integram o receptivo especial de divulgação e boas-vindas aos turistas que chegam para o São João da Bahia, no interior do estado e em Salvador. A ação acontece nos dias 21 e 22 de junho, na Estação Rodoviária e Aeroporto Internacional de Salvador.

O receptivo toma a área interna do Portão de Desembarque Nacional da Estação Rodoviária na quinta (21), das 8h30 às 9h30, com as boas-vindas aos turistas. No mesmo dia e na sexta (22), das 13h às 14h30, na área interna do Portão de Desembarque Nacional do Aeroporto de Salvador, além de trio de forró, haverá um casal de dançarinos animando os visitantes.

Campeonato Estadual de Quadrilhas

Um espetáculo de cores, sons e tradição. Mantendo a tradição dos anos anteriores, esta é a proposta do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia, que começou na última quinta-feira (14) e segue até este domingo (17), na Praça da Revolução, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com público estimado de 20 mil pessoas, a competição reúne 41 quadrilhas, 10 delas integrantes do Grupo Especial e as demais do Grupo de Acesso.

Festa no interior

Neste ano, 163 cidades vão receber apoio do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, para os festejos juninos. O número representa o dobro dos anos anteriores. De acordo com Diogo Medrado, as festas juninas movimentam a maioria dos municípios baianos durante todo o mês de junho, em todas as zonas turísticas. O apoio às manifestações típicas do período contribui não apenas para o estímulo à economia de cada cidade, gerando emprego e renda, mas incrementa o fluxo turístico na Bahia durante o período.

As cidades contempladas são: Alagoinhas, Alcobaça, Amargosa, Amélia Rodrigues, América Dourada, Andorinhas, Anguera, Antas, Antonio Cardoso, Aramari, Baianópolis, Banzaê, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Barrocas, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caetanos, Cafarnaum, Cairu, Caetité, Caldeirão Grande, Campo Alegre Lourdes, Candeias, Candiba, Cansanção, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Castro Alves, Catolândia, Catu, Central, Cipó, Cocos, Conceição de Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Conde, Condeúba, Coração de Maria, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Crisópolis, Dias D' Ávila, Dom Macedo Costa, Érico Cardoso, Euclides da Cunha, Fátima, Gandu, Gavião, Governador Mangabeira, Guajerú, Heliópolis, Iaçu, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibirapuã, Ipecaetá, Ipiaú, Ipupiara, Iraquara, Irará, Irecê, Itaberaba, Itaetê, Itaju da Colônia, Itajuípe, Itanhém, Itaquara, Itatim, Itiruçu, Itiúba, Ituaçu, Iuiu, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jandaíra, Jiquiriçá, Jitaúna, Jussara, Jussiape, Lafayete Coutinho, Laje, Lapão, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora e Luís Eduardo Magalhães.

Também estão sendo apoiadas Macaúbas, Madre Deus, Mairi, Malhada de Pedras, Maracás, Miguel Calmon, Milagres, Mirante, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Muquém do São Francisco, Mulungu do Morro, Muniz Ferreira, Nordestina, Nova Fátima, Nova Soure, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Paramirim, Paripiranga, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedrão, Piatã, Piripá, Planaltino, Planalto, Pojuca, Prado, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Quijingue, Retirolândia, Riachão das Neves, Ribeira do Amparo, Rio de Contas, Rio do Antônio, Salinas das Margaridas, Santa Barbara, Santa Brígida, Santa Maria da Vitória, Santanópolis, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Domingos, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, São Sebastião do Passé, Seabra, Serra do Ramalho, Serrolândia, Souto Soares, Tanque Novo, Tanquinho, Teixeira de Freitas, Teodoro Sampaio, Teolândia, Uauá, Ubaíra, Utinga e Valente.

Transportes intermunicipais

Para facilitar a viagem daqueles que planejam curtir as festas juninas no interior da Bahia, a Agerba oferece operações especiais nos transportes intermunicipais de passageiros, que atenderá a grande movimentação de pessoas entre 18 e 26 de junho. Estão programados horários extras para o sistema Ferry Boat e para o Terminal Rodoviário de Salvador, além do reforço de inspetores de tráfego nas rodovias BA-099 e BA-093, que recebem mais veículos entre os dias 22 e 25 junho.

A estimativa é que aproximadamente 160 mil pessoas deixem Salvador neste período por meio da rodoviária. Para tanto, estão previstos 600 horários extras, além dos 540 horários regulares realizados diariamente pelas empresas. Os destinos mais procurados para os festejos juninos são Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cruz das Almas, Cachoeira, Senhor do Bonfim, Ibicuí e Irecê. Cidades como Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras e Lençóis, além da região metropolitana e todo o Recôncavo Baiano também são opções de muitas pessoas que deixam a capital.

No ferry boat, serão ampliadas as vagas do serviço de Hora Marcada, atendendo a demanda extra entre os dias 20 e 26 de junho. A operação 24 horas também está garantida. Saindo de Salvador, nos dias 21 e 22 de junho, o sistema opera por 24 horas e tem horários extras. Para o trecho inverso, da Ilha para a capital, as vagas extras são para os dias 24 e 25 de junho, também com operação ininterrupta. Estão sendo disponibilizadas 450 vagas extras no sistema de travessias. O serviço Hora Marcada atende exclusivamente aos viajantes com veículos e a compra é feita somente pela internet, por meio do site da Internacional Travessias.

BA-093 e 099

As concessionárias Bahia Norte (CBNorte) e Litoral Norte (CLN) vão realizar operações especiais entre os dias 22 e 25 de junho. O reforço de inspetores de tráfego nas duas rodovias auxilia o pagamento da tarifa de pedágio, para dar mais celeridade ao atendimento dos condutores. A rotina de fiscalização nas rodovias do sistema BA-093, operado pela CBNorte, será intensificada e terá também o apoio de viaturas de atendimento 24h, caminhão para retirada de animais de grande porte das vias, além de guinchos leves e pesados. Na Linha Verde, operada pela CLN, a estimativa é de fluxo intenso, com cerca de 80 mil veículos circulando pela rodovia BA-099 no período junino.

O usuário que trafegar pelas rodovias vai ter à disposição as bases de serviço de atendimento 24h que reforçam apoio aos motoristas. Em caso de emergência nas rodovias que compõem o sistema BA-093, o condutor pode solicitar apoio no 0800 600 0093 e, na BA-099, por meio do 0800-071-3233. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de telefone celular.

Fiscalização

Com a Operação São João, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) tem a expectativa de reduzir o número de acidentes em 50% em relação a 2017. Cerca de 350 funcionários do Detran-BA, 18 mil policiais militares e 700 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalharão na operação. Um drone será usado no controle do fluxo do tráfego nas vias. Helicópteros da PM e da PRF farão sobrevoos nas vias. Tecnologias como o OCR, equipamento que faz a leitura das placas à distância, e outros aparelhos darão mais agilidade aos trabalhos.

Cuidados com fogos

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) alerta para os cuidados com o manuseio de fogos de artifício no período junino. Os artefatos devem ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e precisam ser adquiridos em locais certificados pelo CBMBA. No caso de queimaduras, deve-se lavar bem o local com água corrente e em temperatura ambiente. Caso tenha uma grande extensão, o ferido deve ser levado para a unidade de saúde mais próxima...