Foram encontrados 5471 registros para a palavra: brasil

APA Petrolina se filia à Confederação Brasileira de Clubes em Brasília

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) se filiou nesta quinta-feira (30), em Brasília-DF, à Confederação Brasileira de Clubes (CBC), que busca apoiar clubes de todo país e oferece benefícios à equipes associadas, como transporte e hospedagem para competições. Para o presidente da APA, Natanael Barros, a filiação representa um grande passo para a associação.

"Estamos dando um salto de qualidade muito grande. Treinar e ter a garantia de participação nas principais competições interclubes do Brasil traz uma tranquilidade muito grande ao trabalho. Com isso, esperamos avançar ainda mais no atletismo nacional, no qual já somos uma referência", comemora...

Maior empresa de atacarejo do Brasil inaugura loja em Petrolina

A 187ª unidade de autosserviço do Atacadão foi aberta, nesta quinta (30), em Petrolina. A empresa investiu mais de R$ 50 milhões para fundar uma loja na capital do Sertão do São Francisco. O novo negócio vai gerar mais de 800 empregos diretos e indiretos no município sertanejo.

A unidade foi construída em menos de cinco meses no bairro Jardim Amazonas. Com uma área construída de 13,9 mil metros quadrados, a nova loja tem amplo salão de vendas, depósito, refeitório, prédio administrativo e 331 vagas de estacionamento...

Bom Jesus da Lapa é único destino Brasileiro em lista dos templos mais exóticos do mundo

O maior site de passagens aéreas do Brasil incluiu o Santuário de Bom Jesus da Lapa, a 800km de Salvador, numa lista com os 12 templos religiosos "mais exóticos do mundo". O site melhoresdestinos.com.br exalta a "aparência nada convencional" desses locais e ressalta que a beleza e o jeito "diferentão" desses destinos vão muito além da religião.

O Santuário de Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano, é o único destino brasileiro da lista, que destaca ainda os mais de 300 anos de tradição da Romaria do Bom Jesus, que já é a terceira em número de visitantes no Brasil, perdendo apenas para Aparecida (SP) e Juazeiro do Norte (CE). O site descreve o Morro do Bom Jesus com mais 90 metros de altura e as seis grutas em seu interior. Conta também uma curiosidade: "as grutas serviam como morada de onças, até serem descobertas, em 1691, quando começaram a ser decoradas com imagens sacras".

A maioria dos destinos da lista fica na Ásia, como o Templo do Dragão localizado na Tailândia. O site inclui ainda o Stonehenge, o misterioso círculo de pedras no interior da Grã-Bretanha que data do ano 3000 a.C. Confira o link AQUI..

Ministro confirma primeiro caso suspeito de coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou hoje (28) o primeiro caso suspeito de coronavírus no país e elevou o nível de atenção para Alerta de Perigo Iminente para a presença do vírus no país. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma estudante de 22 anos que esteve na China está internada, em Belo Horizonte, em observação. 

"O que muda é o grau de vigilância nessa fase. Aumenta a nossa vigilância de portos e aeroportos, triagem de pacientes, o uso de determinado equipamentos de proteção, mas o nosso foco principal nessa fase é a vigilância”, disse Mandetta, em entrevista coletiva para falar sobre as medidas tomadas pelo governo para evitar a entrada do vírus no país...

Prestes a assumir Secretaria da Cultura, Regina Duarte não pretende viver em Brasília

Após o presidente anunciar a nomeação de Regina Duarte à Secretaria Especial da Cultura para esta quarta (29) ou quinta-feira (20), a forma como a atriz conduzirá a pasta – caso realmente assuma o cargo - ainda é incerta.

De acordo com informações da coluna assinada por Guilherme Amado, na revista Época, Regina não quer morar em Brasília. Segundo a publicação, ela pretende estar na capital federal apenas quando sua presença for fundamental, enquanto no restante da semana viaja pelo país e divide-se entre São Paulo e Rio de Janeiro. ..

Profissionais baianos garantem presença do Brasil em importantes eventos internacionais de cinema

A produtora Joelma Oliveira Gonzaga, de Salvador, representará o Brasil entre profissionais de 70 países no Rotterdam Lab, que acontece entre os dias 25 e 29 de janeiro, durante o Festival Internacional de Rotterdam, na Holanda. Joelma participará do laboratório, que oferece consultorias individuais, painéis e muitas sessões de networking, com uma Bolsa do Projeto Paradiso, iniciativa de apoio aos talentos do audiovisual brasileiro.

Em 2019, a profissional baiana fez a produção executiva do longa "Prisioneiro da Liberdade", de Jeferson De e do longa "Breve Miragem de Sol", de Eryk Rocha, coprodução com a Argentina e França, e produzirá o longa "Incubo", projeto escrito pela roteirista Jaqueline Souza, integrante da primeira edição da Incubadora Paradiso. A produtora estudou Arte com ênfase em Cinema pela UFBA e Roteiro Cinematográfico na EICTV - Cuba...

Brasil declara estado de emergência para 47 cidades por chuvas

O executivo do estado brasileiro de Minas Gerais declarou nenste domingo (26) o estado de emergência para 47 cidades devido às chuvas que desde quinta-feira assolam o sudeste brasileiro e já provocaram 38 mortos e 17 desaparecidos. As fortes chuvas provocaram o deslizamento de terras que são a principal causa de morte e desaparecimento de pessoas que ficam soterradas, refere a agência de notícias espanhola EFE, que alerta para a possibilidade de o número de vítimas continuar a aumentar.

Segundo a proteção civil local, as fortes chuvas obrigaram a que cerca de 9.600 pessoas abandonassem as suas casas situadas em zonas suscetíveis de ficarem enterradas ou submersas. Desde universo de deslocados, quase duas mil pessoas foram entretanto realojadas em espaços improvisados, como escolas ou pavilhões desportivos. Os temporais atingiram principalmente a cidade de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, e os municípios da região...

Bolsonaro defende direito de líderes deportarem brasileiros

O presidente Jair Bolsonaro defendeu o direito de líderes como o americano Donald Trump de deportar brasileiros que estejam vivendo ilegalmente em outros países. Indagado a respeito do aumento na deportação de brasileiros dos Estados Unidos, Bolsonaro afirmou: "Em qualquer país do mundo onde as pessoas estão de forma clandestina, é um direito do chefe de Estado devolver esses nacionais, as leis têm de ser respeitadas, (deportar) é um direito do chefe de Estado, que está usando da lei", disse o presidente, ao retornar de almoço com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Na sexta-feira (24), ao menos 70 brasileiros foram deportados ao Brasil no segundo voo fretado pelo governo dos Estados Unidos com essa finalidade desde outubro. O governo Trump solicitou formalmente a Brasília a autorização para fretar mais voos com o objetivo de deportar brasileiros por imigração irregular. O número de brasileiros apreendidos ao tentar atravessar sem documentos a fronteira dos Estados Unidos bateu o recorde de 18 mil em 2019...

Bolsonaro: Não tem aumento de imposto no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar que não haverá aumento de impostos em seu governo. Em entrevista à imprensa o presidente, que chegou nesta sexta-feira, 24, à Índia, declarou que "não tem aumento de imposto no Brasil". "Paulo Guedes, desculpa aqui, te sigo 99% mas aumento no imposto pra cerveja não", afirmou.

A declaração foi dada no contexto de estudos solicitados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, à equipe econômica do governo, que tratam da possibilidade de aumento de impostos sobre produtos açucarados, álcool e cigarro. O pacote de ampliação de tributos foi chamado de "imposto do pecado". Em Davos, cidade suíça onde participou do Fórum Econômico Mundial, Guedes disse que gostaria de elevar o imposto do pecado...

Brasil é o segundo em número de casos de hanseníase no mundo

O Brasil ocupa o segundo lugar mundial em número de casos de hanseníase, perdendo apenas para a Índia. Pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que em 2017, enquanto o Brasil teve 26.875 casos, a Índia teve 126.164. Na última década, foram registrados cerca de 30 mil casos novos por ano no Brasil. O pico da doença no território brasileiro foi observado em 2003, com 51.941 casos. Por isso, em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e consolidou a cor roxa para campanhas educativas sobre a doença no país.

A coordenadora da Campanha Nacional de Hanseníase da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sandra Durães, disse à Agência Brasil que a hanseníase é uma doença que acomete as populações negligenciadas, com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta. Embora o Brasil esteja entre as maiores potências econômicas, ainda apresenta grandes desigualdades e muitos bolsões de pobreza em áreas periféricas. “Isso também se demonstra pela incidência desigual no país”. O maior número de casos ocorre nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, enquanto o Sudeste e o Sul ocupam os quarto e quinto lugares, respectivamente...

Artigo - A esquecida indústria brasileira

Ainda me lembro de que, nos anos 80, os empregos sobravam, o caderno de empregos do jornal O Estado de S. Paulo era enorme, a indústria brasileira contratava a níveis elevados. E o mais interessante é que a cada dia surgiam novas pequenas e médias empresas. Isso em pleno regime militar, com um número enorme de empresas estatais, que obtinham “dinheiro barato no exterior” desde 1965.

Se, numa análise perfunctória, observarmos o crescimento do Brasil desde 1980 até hoje, teremos um crescimento médio da economia de 2% ao ano. Naquela época, 1/3 da riqueza do nosso país vinha da indústria. Bons tempos aqueles. A grande verdade é que as sucessivas crises que abateram o mercado internacional desagregaram o capital outrora relativamente barato em temos de empréstimos, muito diferente do que ocorre hoje em dia...

Aliança pelo Brasil não usará fundo eleitoral, diz Bolsonaro

O Aliança pelo Brasil, partido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em fase de criação, não vai usar o fundo eleitoral de R$ 2 bilhões, sancionado por ele nessa sexta-feira (17). Ao menos isso foi o que disse o capitão em discurso para mobilizar apoiadores da nova legenda, na Associação Comercial do Distrito Federal, em Brasília.

No evento, realizado neste sábado (18), Bolsonaro voltou a dizer que, se não sancionasse o fundo aprovado pelo Congresso, ele poderia ser enquadrado em um crime de responsabilidade. Sendo assim, o presidente afirma que sancionou o fundo a contragosto, mas ressaltou que o Aliança não vai fazer uso desse recurso para angariar apoiadores tampouco concorrer às eleições municipais deste ano, considerando que a legenda consiga as assinaturas necessárias a tempo de participar do pleito...

Bahia: Presidente da Assembleia Legislativa diz que demissão do secretário da Cultura "era o mínimo que a sociedade brasileira esperava"

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputado Nelson Leal disse hoje (17.01) que a exoneração do secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, "era o mínimo que a sociedade brasileira esperava". "Além de perder o emprego, ele tem que ser responsabilizado criminalmente: fazer apologia ao nazismo, pela lei brasileira, é crime. É bom que algumas pessoas aprendam que o embate político tem limites, e entre eles preservar a democracia, a liberdade e a vida", disse Leal. 

Para o chefe do Legislativo tem coisas que são inadmissíveis e uma delas é atentar contra o Estado de Direito. "O jogo político tem que ser jogado com regras. Não gostou, reprova nas urnas. No grito, com ódio e com violência, não!", reitera o presidente da ALBA...

Caixa e Banco do Brasil começam a pagar nesta quinta-feira abono do PIS/Pasep

O pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) do calendário 2019/2020, para os trabalhadores nascidos no mês janeiro e fevereiro, começou nesta quinta-feira (16). De acordo com a Caixa, os valores variam de R$ 87 a R$ 1.039, conforme a quantidade de dias trabalhados durante o ano base 2018.

Os titulares com conta individual na Caixa e cadastro atualizado receberam o crédito automático antecipado na terça-feira (14). Segundo a instituição, são mais de 3,6 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro, totalizando R$ 2,6 bilhões em recursos injetados na economia...

Reinauguração da estação brasileira na Antártica é adiada, comitiva do vice presidente impedida por mau tempo 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, reinaugura amanhã (15) a Estação Comandante Ferraz, base de pesquisa do Brasil na Antártica. O mau tempo impediu a chegada de Mourão e das autoridades que vão participar da cerimônia, inicialmente prevista para hoje (14), às 17h. A informação foi confirmada pela Marinha.

A Estação Comandante Ferraz foi criada em 1984, mas em 2012 sofreu um incêndio de grande proporções. Na ocasião, dois militares morreram e 70% das suas instalações foram perdidas. O governo federal investiu cerca de US$ 100 milhões na obra, e a unidade recebeu os equipamentos mais avançados do mundo. No local, pesquisadores vão realizar estudos nas áreas de biologia, oceanografia, glaciologia, meteorologia e antropologia...

SPC Brasil disponibiliza aos empresários consulta ao Cadastro Positivo, na próxima quarta, dia 15

O Cadastro Positivo, novo banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos consumidores, entrará em operação na próxima quarta-feira, dia 15. A partir dessa data, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) disponibilizará ao mercado o acesso ao banco de dados. Isso significa que instituições financeiras, comerciantes e demais empresas que trabalham com concessão de crédito poderão consultar o sistema do Cadastro Positivo para subsidiar a análise de seus clientes.

Neste primeiro momento, o mercado poderá consultar cinco tipos de informações: score de crédito do consumidor (pontuação utilizada pelas empresas para avaliar a probabilidade de pagamento), índice de pontualidade de pagamento, índice de comportamento de gastos e índice de consultas que o CPF do consumidor tem por segmento de empresas. Também haverá a possibilidade de a empresa credora acessar o histórico consolidado de compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, como valores e datas de pagamento das faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos – desde que haja consentimento do próprio consumidor.

As informações do Cadastro Positivo servem, exclusivamente, para auxiliar o processo de análise de crédito e só podem ser acessadas por empresas nas quais o consumidor busca crédito. O banco de dados não inclui dados sobre quais bens foram adquiridos, nome do estabelecimento ou instituição em que o consumidor contraiu crédito e nem informações de saldo em conta corrente ou investimentos, que nem mesmo serão enviadas aos gestores do banco de dados.
 
Primeira etapa do Cadastro Positivo atinge 120 milhões de consumidores

Desde meados de novembro do ano passado, mais de 120 milhões de consumidores vem sendo notificados via SMS, e-mail ou correspondência física sobre a abertura automática do seu Cadastro Positivo. Ao receber a comunicação, o consumidor fica apto a acessar o site do SPC Brasil (www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo) para acompanhar o seu score de crédito e o histórico de compromissos financeiros a partir de um login e senha individualizados.

Nesta primeira etapa, fazem parte do Cadastro Positivo todos os consumidores que possuem operações de crédito nos cinco principais bancos do país e em outras 100 instituições financeiras. Embora automático, o consumidor pode, gratuitamente, optar por sair do cadastro ou reingressar a qualquer momento, caso se arrependa da decisão. Para os próximos meses, a população não-bancarizada também terá sua oportunidade, pois estão previstas o envio de informações por parte de empresas do varejo, telefonia e concessionárias de água e luz.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o Cadastro Positivo é benéfico tanto para consumidores quanto para os empresários. "Agora, o risco da tomada de crédito será analisado de forma mais individualizada, tornando o modelo mais justo. Um dos motivos das taxas de juros serem altas é a ausência de algumas informações sobre os hábitos de pagamento dos consumidores. Atualmente, o bom pagador é penalizado pelo consumidor inadimplente, fazendo com que os juros sejam elevados para todos, independentemente do seu comportamento financeiro. Com o Cadastro Positivo, o consumidor será analisado pelo seu próprio histórico de pagamentos e não apenas pelas restrições pontuais existentes em seu nome. Com mais conhecimento, é possível não somente separar os tomadores de crédito com alto ou baixo risco, mas também identificar comportamentos intermediários e estipular taxas de juros mais adequadas a cada perfil", afirma Pellizzaro Junior.

Já adotado em países desenvolvidos da Europa, Estados Unidos e até em nações emergentes, como México e Coreia do Sul, o Cadastro Positivo é uma evolução para o mercado de crédito, que atualmente se baseia apenas nas informações de inadimplência do consumidor. "Dessa forma, uma conta esquecida pode ser o suficiente para que um bom pagador tenha seu crédito negado. Com a nova medida, as empresas passam a ter acesso a um histórico consolidado de pagamentos feitos no cartão de crédito, crediário e contas de consumo, o que representa muito mais do que uma negativação isolada. Isso torna a análise mais justa para o consumidor e aumenta o nível de previsibilidade para quem concede crédito", afirma o superintendente de operações do SPC Brasil, Nival Martins.

SPC Brasil - Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano...

Chegou um novo ano. E 2020 vem para fechar uma década de profundas mudanças no Brasil e no mundo

Janguiê Diniz

Enfim, chegou um novo ano. E 2020 vem para fechar uma década de profundas mudanças no Brasil e no mundo. A sociedade mudou, a economia mudou, o mercado de trabalho também. É preciso acompanhar todas essas mudanças, para que não fiquemos para trás nessa caminhada. Adaptar-se é algo que se tornou essencial para quem quer sobreviver e se destacar no mundo das tecnologias digitais, cada vez mais competitivo...

"Que ele é o melhor do Brasil os baianos já sabiam", diz Alex Lima sobre Rui Costa

O deputado estadual Alex Lima (PSB) comemorou o resultado do levantamento feito pelo G1, no qual o governador Rui Costa (PT) é apontado como o gestor que mais cumpriu promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018. "Os números só comprovam o que os baianos já sabem. Rui não mede esforços para garantir melhorias em todos os cantos da Bahia. Sem dúvidas, é o melhor governador do Brasil", disse o socialista.

De acordo com o levantamento, Rui Costa já realizou 19 compromissos e lidera a lista, à frente dos governadores Wilson Lima (Amazonas), com 18; e João Doria (São Paulo), com 17.  Rui também lidera a lista quando analisadas as promessas cumpridas parcialmente, com 31 ações já em nível avançado de execução pelo Governo do Estado. Nos quatro anos do primeiro mandato, de 2015 a 2018, Rui Costa foi o governador que mais cumpriu promessas de campanha do Brasil. "É a Bahia ensinando ao Brasil o que significa ter um Governador Correria", brincou o deputado...

Acidentes com embarcações no lago de Sobradinho não são uma novidade. Marinha retoma buscas por última vítima do naufrágio de quarta (25)

A Marinha e o Corpo de Bombeiros retomaram nesta quinta-feira (2), conforme informação repassada pela repórter Joice Guirra, no BA TV, as buscas pela última pessoa que se encontrava numa barco que despareceu desde a quarta-feira (25) no Lago de Sobradinho.

As buscas foram suspensas no último dia 31, conforme nota da Marinha divulgada por este Blog , mas foram retomadas nesta quinta-feira (2) após informações de que pescadores teriam visto um corpo boiando próximo à Sento-Sé, no Lago de Sobradinho. No último dia 29 três corpos, duas mulheres e um homem, haviam sido resgatados e foram identificados como Nilvânia Neves da Costa, Elias Neves da Costa e Luana Vieira Gomes, todos de Sobradinho. Os corpos foram liberados e sepultados na terra da barragem. ..

Processo que prevê tornar o Forró Patrimônio Cultural do Brasil segue neste ano de 2020

Enraizado no Nordeste e consagrado por nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Trio Nordestino e Dominguinhos, o forró vem sendo pesquisado para se tornar um Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O processo teve início em 2001, com o pedido de registro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) feito pela Associação Cultural Balaio Nordeste. Atualmente, as entidades envolvidas realizam seminários e fóruns para debater o assunto e, ao que tudo indica, até 2022 a demanda deve ser concluída. 

Este ano 2020 está previsto a realização de outros seminários, entre eles existe a previsão para o Piauí e Pernambuco. Segundo a presidente da associação, Joana Alves da Silva, em seguida, é a vez de solicitar junto à Organização das Nações Unidas (ONU) o reconhecimento das Matrizes Tradicionais do forró como patrimônio mundial. “Ele já é considerado um legado do Brasil, é um ritmo muito arraigado, que gera emprego, renda e turismo. O país inteiro cuida dessa identidade há muito tempo, mas ninguém tinha isso no papel registrado. É um ofício que precisa ser reconhecido para que não morra com quem faz”, afirma Joana...