Foram encontrados 329 registros para a palavra: cuidados

PÁSCOA: NUTRICIONISTA DO IMIP ALERTA PARA O EXCESSO DE CHOCOLATE

A Páscoa é uma data festiva que faz a alegria das crianças e adultos. Reunião em família, almoços, feriado e, claro, ovos de chocolate. Entretanto, o excesso de chocolate pode fazer mal à saúde, alerta a nutricionista Josimere Borba. Embora seja rico em nutrientes, o consumo deve ser moderado. Ganho de peso e distúrbios gastrointestinais como diarréia, náuseas e vômitos são algumas das consequências do abuso.

Maior precaução e vigilância devem ter os pais de crianças com alergia a algum dos componentes do chocolate. "Nesses casos, deve-se parar de consumir e procurar orientação médica", observa.  Sintomas como coriza, urticária, tosse seca e mal estar devem ser monitorados para alertar sobre o limite da ingestão. Aqueles que têm intolerância à lactose podem procurar ovos de chocolate amargo e meio amargo...

Ações da SEMAURB conscientizam os juazeirenses sobre os cuidados com o Rio São Francisco

Neste dia 22 de março em que é comemorado mundialmente o Dia da Água, em Juazeiro, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) vem realizando ações em prol do Rio São Francisco. 

Com a implantação do Parque Fluvial, intervenção que tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda área considerada como degradada da orla fluvial juazeirense, a SEMAURB vem ordenando as atividades econômicas nas margens do Rio São Francisco. A única atividade permitida nas margens do Velho Chico são os caiaques. A lavagem de carros na orla foi extinta, pois os resíduos dessa atividade iam diretamente para o Rio...

SESAU alerta para cuidados com água parada e reprodução do Aedes Aegypti em Juazeiro

Com o período chuvoso, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) alerta para os cuidados com recipientes em domicílios que possam acumular água e servirem de berço para a proliferação de mosquitos, como o Aedes Aegypti transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, entre outros.  A SESAU acrescenta que os cuidados devem ser diários, uma vez que depositado os ovos do mosquito, os mesmos podem resistir até um ano.

Os moradores devem observar dentro das próprias residências a existência de recipientes com água parada como: vasos de plantas, caixas d’água, piscinas ou qualquer outro meio que possa acumular água, por menor quantidade que seja, principalmente nos períodos de chuva, para assim, evitar a proliferação do mosquito...

Filhotes de saruê são resgatados e entregues aos cuidados do Cemafauna

Uma atitude generosa aconteceu na última sexta-feira (19). Um empresário da região, que passava pela PE 626 durante o período noturno, encontrou uma fêmea da espécie saruê (Didelphis albiventris) atropelada na estrada no sentido Pedrinhas em Petrolina-PE. Ao parar o carro percebeu que no ventre do animal, onde se encontra o marsúpio (bolsa situada na região inguinal) havia alguns movimentos e logo viu que se tratava de filhotes. Ele buscou ajuda para salvar os 10 filhotes, pois a mãe já encontrava-se morta e contactou o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) onde realizou a entrega voluntária, preenchendo uma ficha cadastral sendo esse um procedimento raro, já que o Centro não é um órgão ambiental fiscalizador como IBAMA, Inema, CPRH, mas abriu exceção tendo em vista a extrema vulnerabilidade dos animais. 

Os filhotes passaram por avaliação clínica na maternidade do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Cemafauna onde estão sendo acompanhados e devidamente alimentados. A médica veterinária Adriana Alves informou ainda que eles permanecerão sob cuidados do CETAS até que tenham condições de retornar para a natureza. O saruê, também chamado de gambá-de-orelha-branca, timbu ou cassaco, é um pequeno marsupial encontrado em todo o Brasil, em diversos ecossistemas como o cerrado e a caatinga, é bastante adaptado à zona urbana devido à procura de alimentação. Uma curiosidade: esse indivíduo pode se alimentar de espécies peçonhentas como a jararaca porque é resistente ao veneno de serpentes.
 
Entrega voluntária de animais slivestres

Em caso de encontrar qualquer animal silvestre o ideal é chamar os órgãos fiscalizadores como IBAMA, INEMA e Ministério Público para realizarem a captura, eles são responsáveis pelo resgate e encaminhamento correto dos animais, sendo preciso primeiro o cadastro e toda a documentação necessária para esse procedimento. De acordo com a Lei Federal nº 9.605/98 é crime matar, perseguir, caçar, praticar atos de abuso e/ou maus tratos, dentre outras violações

Abaixo disponibilizamos os contatos de alguns desses órgãos:

IBAMA - Escritório Regional de Juazeiro

Juraci Meira de Lima
Chefe do Escritório Regional de Juazeiro
Rodovia BR-210 Juazeiro, Soradinho, Km 0
48905-050 Juazeiro – BA
Tel: (74) 3612-5176 
e-mail: [email protected]

Inema - Juazeiro

UR Sertão do São Francisco
Conjunto Habitacional Juazeiro 3 Lotes – 1 a 4. Esquina da rua G com a rua A – Ao lado do Batalhão e do Mercado Produtor.
CEP: 48.909-790
Tel.: (74) 3611-5203

Ministério Público Juazeiro – (74) 3611-7081
Ministério Público Petrolina – (87) 3866-6400
AMMA Petrolina - (87) 3861-4382
CPRH Recife – Rua de Santana, 367, Casa Forte

Recife - PE - Brasil. CEP: 52060-460 
Telefone: (81) 3182-8800
E-mail: [email protected]

UIGA - Petrolina (Sertão do São Francisco) 

Rua Presidente Dutra, 160 - Centro (Dentro da CODEVASF - 3ª SR) Petrolina - PE 
CEP: 56.304-230 
Telefone: (87) 3861.3462 

E-mail: [email protected]  ..

Contratação de vans escolares exige cautela de pais para garantir segurança

Ainda não começaram, mas muitas famílias estão envolvidas com os preparativos para o ano letivo. Entre as preocupações dos pais que não têm como levar e buscar as crianças na escola está a escolha do transporte escolar. Os responsáveis precisam estar atentos a diversos itens e seguros quanto à escolha do profissional.

Dicas para os pais:
-Conferir: placa do veículo, número da autorização, número de registro, nome do autorizatário, proprietário do veículo, condutor do veículo, condutor substituto, capacidade de passageiros...

HDM/IMIP de Petrolina alerta para cuidados com acidentes domésticos no período de férias

Nesse período de férias, o risco de acidentes domésticos aumenta em torno de 20%. Geralmente, isso acontece porque as crianças tendem a ficar mais agitadas e cheias de energia devido ao maior tempo livre em casa. Então, para prevenir situações de perigo (como queimaduras, quedas, fraturas, asfixias e afogamentos) durante as férias e garantir a diversão é preciso seguir algumas recomendações.
É claro que não dá para evitar todos os incidentes, mas há maneiras e atitudes que ajudam na prevenção dessas eventualidades, como adotar protetores de tomadas para evitar choques elétricos – assim como manter ocultos os fios dos aparelhos eletrodomésticos.

Janelas devem sempre estar protegidas por grades ou telas, sem móveis próximos, para evitar as quedas. A cozinha é o lugar mais perigoso da casa, por isso, a criançada deve manter distância do fogão e do forno. Os cabos das panelas devem estar virados para dentro e o gás desligado quando não estiver em uso. Os armários têm que ser fixados à parede e os objetos cortantes, como os talheres, devem ficar fora do alcance das crianças. No banheiro, é aconselhável que o piso seja antiderrapante para evitar queda, que o vaso sanitário fique com a tampa abaixada e os produtos de higiene/limpeza em lugares altos. É importante lembrar-se de nunca usar embalagens, como garrafas de refrigerante, para armazenar produtos não alimentícios...

Com a chegada do verão, Prefeitura de Petrolina alerta para os cuidados com o Aedes aegypti

Com a chegada do verão, é preciso redobrar os cuidados para eliminar os focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Como nessa época o clima fica mais quente e úmido, os ovos do mosquito se abrem com mais facilidade, aumentando a proliferação do inseto.

"Nesse período, com a água das chuvas, os ovos do mosquito podem eclodir em questão de horas. É por isso que a gente dá a recomendação de que a população tenha o cuidado com qualquer recipiente que possa acumular água", destaca Aynoanne Barbosa, gerente do setor de Endemias...

Corpo de Bombeiros alerta sobre cuidados de passeios e banhos no Rio São Francisco

Numa tarde de quarta-feira (13) um jacaré de aproximadamente um metro e meio foi capturado por uma guarnição do 9º GBM/Juazeiro. Segundo populares, o réptil se encontrava na lagoa de estabilização do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) no bairro Malhada da Areia. Para capturar o animal a guarnição comandada pelo Cabo BM Ricardo Santos teve o apoio do caminhão do SAAE para fazer a sucção dos dejetos da lagoa. Após ser capturado, o jacaré foi solto nas águas do rio São Francisco (seu habitat natural).

A redação deste Blog procurou o Corpo de Bombeiros e perguntou: o que fazer caso os frequentadores das margens do Rio São Francisco  'encontre" um jacaré? O major Tarcisio respondeu: "O banhista que encontrar um jacaré deve imediatamente informar ao guarda-vida mais próximo para tomar as providências. Evitar a aproximação e ficar acompanhando a movimentação do animal até a chegada dos Bombeiros no local. Na ausência dos Bombeiros ligar para o telefone 1936  relatar a situação da presença do réptil"...

SEDUR RESPONDE AO LEITOR SOBRE A PETIÇÃO DE CUIDADOS COM O BAIRRO ALTO DA MARAVILHA

"A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informa que o Parque Lagoa de Calu está na programação de equipamentos públicos do município a ser reformado e revitalizado, o projeto inclusive já está pronto.  Em relação à recuperação da pavimentação em paralelepípedo granítico do bairro a SEDUR esclarece que a Operação Tapa Buraco está em andamento, e já inseriu o Alto da Maravilha no cronograma, no inicio do próximo ano o bairro será atendido.

Já a SESP informa que a equipe da Secretaria está realizando o mutirão de limpeza nesta terça-feira (26), no Parque Lagoa de Calu, contemplando com varrição, capina, pintura de meio fio e retirada das taboas. A SESP ressalta que quanto à iluminação e aos brinquedos já está na programação da SESP a realização da manutenção"...

ESPAÇO DO LEITOR: PETIÇÃO DE CUIDADOS COM O BAIRRO ALTO DA MARAVILHA.

Olá Geraldo José meu Nome é Melquisedeque Breno e venho aqui lhe escrever uma sincera petição de cuidados para a Prefeitura de Juazeiro, a respeito do bairro Alto da Maravilha.

Moro neste Bairro desde que nasci e sinceramente estou muito triste no que a nossa comunidade está se tornando, são alguns problemas e falta de cuidados...

Afogamentos: Leito do rio São Francisco é perigoso

O afogamento é uma das principais causas de morte no mundo, com cerca de 472 mil mortes por ano. A asfixia debaixo d’água está entre as 10 principais causas de morte de crianças e jovens em todas as regiões do planeta. A Organização Mundial da Saúde (OMS), faz um apelo para a tomada de medidas de prevenção, principalmente em relação aos jovens. Mais da metade das mortes é de menores de 25 anos e a maior taxa de morte por afogamento entre as crianças é de menores de cinco anos.

O risco de morte por afogamento no Rio São Francisco, principalmente neste período mais quente do ano e de Natal, fim de ano e férias de janeiro, fevereiro, reacende o alerta sobre os riscos de banhistas que usam as águas para se refresca, prática que se repete em diversos municípios banhados pelo Velho chico...

Animal de estimação requer cuidados especiais no verão

Não há dúvida que a chegada das estações mais quentes do ano altera a rotina das pessoas. Com os animais de estimação, a situação não é diferente. Cães e gatos, os preferidos entre as famílias brasileiras, também necessitam de cuidados especiais para manter a disposição, higiene e saúde em dia durante a primavera e, principalmente, o verão. 

O primeiro cuidado que deve ser tomado durante as estações mais quentes do ano faz referência ao modo como os animais se alimentam. Segundo a médica veterinária da Esalpet, Anne Karine Romanel, os bichos de estimação precisam de uma alimentação leve e de muita água. “Os animais sentem tanto ou até mais calor que os seres humanos. Em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros bichinhos devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte”, explica. ..

Univasf realizará Mutirão para estimular a prevenção e o combate ao câncer de pele

Com o objetivo de estimular a prevenção e o combate do câncer da pele, será realizado neste sábado (9), das 9h às 13h, um mutirão de atendimento gratuito com o médico dermatologista no Hospital Universitário (HU) em Petrolina.

O mutirão contará com a participação voluntária de dermatologistas da região, além de residentes e estudantes de medicina da Universidade Federal do vale do São Francisco (Univasf). Os casos confirmados de câncer já sairão do atendimento com a cirurgia agendada...

Consumidores devem redobrar os cuidados com a segurança neste período do ano

Com a primeira parcela do 13º salário na conta, juazeirenses e Petrolinenses movimentam shoppings e centros comerciais à procura do presente de Natal. Distraídos, clientes mexem no celular, abrem a bolsa em público, sacam quantias em dinheiro e, às vezes, carregam tantas sacolas que chamam a atenção de quem passa. Um alvo para bandidos que, no fim de ano, intensificam assaltos e furtos. Para minimizar a quantidade de crimes nesta época, a Polícia Militar e Civil em Petrolina ampliaram a prevenção.

Confira algumas dicas de segurança: ..

Coelba alerta para cuidados com a iluminação de Natal

Além de prevenir de acidentes, o consumidor deve adotar hábitos conscientes de consumo para evitar desperdícios e economizar na conta de energia

Hora de pensar na decoração de Natal. Nas lojas, ruas e residências, as lâmpadas coloridas e efeitos luminosos começam a dar à cidade o clima da festa cristã, comemorada nos quatro cantos do planeta. Artigos de iluminação para fachadas de imóveis e ambientes internos são os enfeites mais procurados e comercializados nesta época do ano. Novo ou reaproveitado de anos anteriores, o tradicional pisca-pisca requer atenção especial. Para prevenir acidentes, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, alerta para cuidados importantes ao adquirir, instalar e manusear a decoração luminosa...

Biblioterapia: o cuidado através dos livros será tema de mini-curso em Petrolina

Apoiada numa visão de Psicologia como “o cultivo da alma”, a psicóloga Tereza Roberta dedica-se a “desatar os nós do ser” por meio da Biblioterapia. A psicóloga e biblioterapeuta, única em Pernambuco com habilitação para este curso, vai apresentar os caminhos que vem percorrendo nessa área de conhecimento. Entre os dias 27 e 29 em Petrolina quando promoverá o mini-curso Biblioterapia Cuidado através dos livros.

O objetivo entre outros quesitos é compreender a função terapêutica da leitura, semear e potencializar a dimensão da literatura, além de partilhar com o leitor textos utilizados em sua prática de consultório e em outras atividades de leitura que iluminam sentidos e sentimentos...

Capitania Fluvial alerta para pilotos e passageiros de embarcações redobrarem os cuidados devido o rio seco

O comandante da Marinha brasileira, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, disse que 80% dos acidentes com embarcações registrados em rios, lagos e mares do País são por "negligência, imperícia ou imprudência". Entre Juazeiro, Paulo Afonso e região é a Capitania Fluvial do São Francisco, que tem a missão de orientar, coordenar e controlar atividades praticadas no Rio São Francisco e garantir segurança de navegação. Estão inscritos na agência cerca de 4.037 embarcações na área de atuação da agência. No total são 198 embarcações de passageiros inscritos. 

No setor de Juazeiro e Petrolina, o Capitão-tenente Silvio Miranda, diz que atualmente a equipe realiza fiscalização e inspeções regularmente, além de ações feitas nos finais de semana e feriados. "O objetivo é sempre garantir a segurança dos passageiros das embarcações que fazem a travessia Petrolina e Juazeiro e para a Ilha do Rodeadouro, Ilha do Maroto e Ilha do Massangano. A fiscalização e vistoria são realizadas no rigor com pilotos de motos aquáticas, lanchas, barcos, balsas e canoas...

SEMAURB alerta população sobre o manuseio de fogueiras durante festividades de São João

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) alerta a população sobre o manuseio de fogueiras durante as festividades juninas na cidade, uma vez que o período movimenta o comércio com alimentos típicos e ainda conta com a tradicional queima da fogueira.

A primeira recomendação é não acender fogueiras em baixo da rede de transmissão elétrica, bem como debaixo dos cabos de alimentação dos imóveis; outra instrução para evitar transtornos é manter uma distância mínima de cinco metros dos medidores de energia e de água e não acender às fogueiras na direção da porta de entrada das residências, nem tão pouco perto de árvores, bandeirolas, nos passeios e também na via atrapalhando a circulação. ..

Coelba alerta para alguns cuidados antes e durante as festas juninas

O mês de junho é sinônimo da mais tradicional festa nordestina: o São João. Na Bahia, os festejos juninos se espalham pelo interior e também pela capital. Pequenos detalhes e cuidados simples são fundamentais para garantir a segurança e a animação das celebrações. A começar pela decoração: Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade.

As tradicionais barracas que vendem fogos de artifício, comuns em vários municípios nesta época do ano devem ser previamente vistoriada e autorizadas pelo Corpo de Bombeiros e pela administração municipal. Por se tratar da comercialização de produtos altamente explosivos, os cuidados com as instalações elétricas devem ser redobrados para evitar curtos-circuitos  ou sobrecargas  e, consequentemente,  detonações...

PROCON de Juazeiro alerta consumidores sobre cuidados que devem ter no período da Páscoa

Ricardo Penalva

A Páscoa está chegando, e muitas empresas investem pesado na propaganda e marketing de seus produtos, como forma de atrair clientes, especialmente às crianças. Dessa maneira, o consumidor deve estar atento para evitar problemas e não ser prejudicado...