Foram encontrados 343 registros para a palavra: Estudo

Arrecadação da Bahia vem sendo mantida com aumento de impostos, diz estudo do Sindsefaz/Dieese

Um estudo feito em conjunto pelo Sindsefaz e o Dieese sobre a carga tributária do Estado da Bahia revela uma queda na arrecadação, entre 2015 e 2017, mesmo com o aumento das alíquotas de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), como ocorreu com vários produtos, cujo percentual subiu de 17% para 18% (aumento de 5,88%). O volume arrecadado não está sendo mantido com ganho de eficiência e melhoria da fiscalização, mas sim com oneração sobre contribuinte baiano.

A pesquisa levou em conta o PIB do Estado divulgado pelo IBGE, deflacionado pelo IPCA para se comparar com a receita tributária, observando dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), do Ministério da Fazenda...

Governo da Bahia entrega estudos da BR-415 ao TCU

Para iniciar a obra de duplicação da BR-415, entre Ilhéus e Itabuna, o governador Rui Costa e o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, entregaram ao Tribunal de Contas da União (TCU) estudos adicionais da intervenção, conforme pedido do órgão de controle. A entrega ocorreu nesta segunda-feira (9), na sede do Tribunal, em Brasília.

O governador Rui Costa explicou que há cerca de 40 anos esta necessidade está pautada pela população baiana e que a obra, apesar de ser federal, tem todo apoio do Governo da Bahia, cuja Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está empenhada em contribuir. Coube à Seinfra responder tecnicamente grande parte dos questionamentos feitos pelo TCU sobre a obra, que espera autorização para ser iniciada. 

De acordo com o secretário estadual da pasta, Marcus Cavalcanti, o entendimento entre a Seinfra e o Dnit, responsável pela BR, é um só. E a parceria contribuiu para o rápido envio de informações adicionais ao TCU. Conforme o ministro Augusto Sherman (TCU), as equipes técnicas analisaram o documento entregue hoje com toda rapidez a fim de contribuir com o processo.

O governador, acompanhado por senadores, deputados, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes; o procurador geral do Estado, Paulo Moreno; e o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, foi ainda ao gabinete do presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, que se comprometeu a incluir a BR-415 como prioridade de análise do órgão...

Saneamento: estudo mostra que o serviço privado tem mais qualidade que o das companhias públicas

Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), denominado Saneamento Básico: uma agenda regulatória e institucional, revela que para universalizar os serviços até 2033, conforme estabelece o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), é necessário ampliar em 62% o volume de investimentos para um patamar de R$ 21,6 bilhões anuais.

De acordo com o estudo, o investimento insuficiente é o maior vilão para a ampliação da cobertura por redes de esgoto no Brasil. Nos últimos oito anos, a média de recursos aportados no setor foi de R$ 13,6 bilhões...

Estudo da Univasf sobre linha condutora para tecidos é destaque na Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat)

A ideia inicial era produzir materiais têxteis condutores de energia elétrica. Mas a pesquisa sobre fibras de algodão como um material condutor, desenvolvida por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), tomou outras proporções. O trabalho foi considerado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) o artigo científico de destaque na área de Materiais publicado no Brasil no mês de maio e, por este motivo, ganhou destaque no portal da SBPMat.

O artigo é intitulado Multifunctional Wearable Electronic Textiles Using Cotton Fibers with Polypyrrole and Carbon Nanotubes(Tecidos Eletrônicos Vestíveis Multifuncionais Utilizando Fibras de Algodão com Polímeros e Nanotubos de Carbono) e foi publicado no periódico ACS Applied Materials & Interfaces. O trabalho foi realizado pelos pesquisadores Ravi Moreno Araujo, estudante do Mestrado em Ciência dos Materiais da Univasf; José Jarib Alcaraz, que desenvolveu pós-doc na Univasf; Fernando da Silva, doutorando do Programa de Doutorado em Biotecnologia - Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) e o professor do PPGCM Helinando Oliveira, que orientou a pesquisa...

UNEB DCH III: Programa Nacional de Pós Doutorado abre inscrições para concessão de bolsa de estudo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de concessão de 1 (uma) bolsa de estudo do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),  vinculada ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu - Mestrado Multidisciplinar em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), ofertado pelo Departamento de Ciências Humanas- DCH, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus III, em Juazeiro.

O processo seletivo para a concessão da bolsa é destinado para candidato brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil; estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício e docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa. Os requerentes deverão possuir dentre os requisitos presentes no edital 2, título de doutor em Educação ou áreas afins ao Programa; currículo atualizado na Plataforma Lattes; não ser aposentado ou estar em situação...

UFRPE apresentará hoje estudo sobre novas potencialidades hídricas e alimentares no Sertão

Nesta quarta-feira (2), em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, a Universidade Federal Rural de PE (UFRPE ) receberá a climatologista Francis Lacerda, coordenadora técnica do Laboratório de Mudanças Climáticas, do Instituto Agronômico de PE (IPA), para demonstrar novas potencialidades hídricas e alimentares no Sertão a partir do replantio da vegetação nativa associado ao uso da energia solar, que tem se ampliado com o aquecimento planetário.

Em outras palavras, a pesquisadora, que lidera uma rede de pesquisadores no país (Ecolume) para estudar estas questões através de um projeto financiado nacionalmente pelo CNPq, tem defendido que através do recaatingamento é possível "plantar água" dentro do semiárido, "comer caatinga" e "irriga-la através do próprio sol"...

Como organizar tempo para os estudos

O ano letivo já começou e para obter sucesso no desempenho escolar é preciso planejamento. Então, é importante organizar os estudos desde cedo. Para não acumular conteúdo e se sobrecarregar perto das provas é preciso organizar a rotina. O primeiro passo é avaliar seu cronograma de estudos e dividir suas tarefas diárias como escola, esportes, lazer e descanso. Anote todas as suas obrigações, os horários e dias da semana que as pratica, e comece o cronograma por aí. Sua programação de atividades dever ser organizada semanalmente, de segunda a domingo. Liste todas as tarefas do seu dia, desde a manhã até a hora que você vai dormir. E não esqueça de eleger o melhor período disponível do dia para fazer sua agenda de estudos. Para evitar que você se perca em meio a tantas informações e fique sem foco, comece agora a criar o seu calendário de metas e atividades, assim sua rotina ficará organizada. A Coordenadora Educacional do Colégio Motivo, Silvanith Mesquita, dá algumas orientações que podem guiar os alunos na organização do tempo para os estudos:

·         Organize seus horários – cronograma

É Importante que o aluno esteja atento à sua rotina semanal. Todas as atividades devem estar elencadas no cronograma (aulas em cursinhos, atividades extras como academia, curso de línguas, aluas de violão...)..

Pernambuco: pesquisa revela comportamentos de risco de motociclistas e uso de álcool é um deles

Um estudo da Universidade de Pernambuco (UPE) com 249 pacientes no Estado com trauma na face por acidente de moto revelou a persistência de comportamentos de risco sobre duas rodas. Entre os entrevistados, o uso do capacete foi citado por 59,4% contra 40,6% que não usavam o item no momento do acidente. Mas, mesmo com capacete, a maioria dos motociclistas afirmou que utilizava o equipamento aberto sem viseira, que não oferece a proteção ideal. Outro percentual que chamou a atenção foi o da combinação álcool e direção: 37,8% declararam ter bebido antes da batida. 

O levantamento foi feito entre agosto de 2016 a agosto de 2017 nos hospitais da Restauração e Agamenon Magalhães, no Recife; e no Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. “Observamos uma tendência de que o capacete aberto provoca fraturas mais complexas, mas não podemos comprovar com certeza absoluta porque mais de 40% dos pacientes sequer usavam o equipamento. Por isso, vamos prosseguir no estudo”, comentou a cirurgiã buco-maxilo-facial, professora e orientadora da pesquisa, Gabriela Granja Porto. ..

Escola de idiomas de Petrolina oferece bolsas de estudos para estudantes de baixa renda

Habilidades, como ter fluência em uma segunda língua, é um dos diferenciais competitivos para quem deseja se posicionar no mercado de trabalho. Jovens universitários, que saem da Faculdade dominando um idioma, têm chances reais de conquistar boas oportunidades. E, através de uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Línguas – IBL, unidade Petrolina, estudantes que não dispõem de recursos para investir em aulas de Inglês poderão concorrer a bolsas integrais de estudos e adquirir competências para torna-los aptos a assumirem posições de destaque em suas áreas.

O Programa Geração sem Legenda, idealizado e desenvolvido pelo IBL, é destinado a jovens de 18 a 21 anos, matriculados em cursos de graduação na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape e que possuam renda familiar menor ou igual a dois salários mínimos comprovados. Além da bolsa integral, o programa disponibilizará para os selecionados certificações em curso profissionalizante em vendas e palestras online. A inscrição é gratuita e pode ser feita no link  http://bit.ly/2DGKQaX até o dia 06 de abril...

Feijoada beneficente tem objetivo de contribuir com estudos de ballet de João Vitor

A Família do bailarino João Victor realiza  neste domingo dia 18  uma  grande feijoada beneficente com o objetivo de  arrecadar dinheiro para a realização do sonho do garoto. João Victor tem 15 anos e faz ballet desde os 10 anos com a Professora Andreza Azevedo (Ballet Criart) e atualmente aluno também do Ballet Jovem do Vale do São Francisco.

Ele participou no final do ano passado de uma audição internacional  em Petrolina e foi contemplado com 70% de desconto, uma bolsa  excelente  pelo  grande desempenho técnico do jovem bailarino. O Summer School of Excellence do  American  Academy of Ballet   de New York acontece todos os anos  e reúne crianças  e adolescentes de vários países durante seis semanas com aulas ministradas pelos  maiores mestres do ballet mundial. João Victor foi avaliado e aprovado pelo  diretor do American Academy of ballet Laurence Kaplan e pela bailarina Vitória Almeida representante do American no Brasil...

Tecnologia vai tirar 7 milhões de empregos até 2021, afirma estudo

As relações de trabalho e o nível de desemprego mundial devem mudar significativamente até 2021. E não será para melhor, aponta estudo do Fórum Econômico Mundial. A pesquisa revela que, se por um lado, a tecnologia é o motor fundamental para o desenvolvimento, por outro, vai criar um abismo ainda maior de desigualdade. Sete milhões de empregos serão extintos. 

Nesse turbilhão de mudanças, 52% dos demitidos serão mulheres e 48%, homens. A cada cinco empregos perdidos por elas, somente um será recuperado. No caso deles, a relação é de 2,5 a cada 5. No Brasil, as discussões ultrapassam o curto prazo. Especialistas temem que o país não esteja preparado para essas transformações, se quer no longo prazo...

Gonzaga comemora autorização de estudos para a integração das bacias do São Francisco e Tocantins

O anúncio foi feito sexta-feira (2) pelo Presidente Temer, em cabrobó, no sertão Pernambucano. A interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco é um projeto de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), que o defende há mais de 20 anos. "O projeto foi aprovado, há recursos no orçamento e agora, com a assinatura da Ordem de Serviço, nós não apenas traremos a água do Tocantins para o São Francisco, como também faremos um trabalho de educação ambiental, revitalização e desassoreamento do rio. Teremos a oportunidade da utilização dessas águas como um grande passo para garantir a segurança hídrica de milhões de brasileiros da região Nordeste", declarou Gonzaga Patriota.

A partir do sinal verde do presidente, uma equipe técnica do Ministério da Integração Nacional iniciará a elaboração do Termo de Referência, que dará início ao processo de seleção da empresa qualificada para elaborar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que definirá estratégias, possibilidades técnicas e os locais adequados para a interligação das duas bacias hidrográficas...

Governo Federal fará estudo para integrar bacias dos rios São Francisco e Tocantins

Durante a inauguração da segunda Estação de Bombeamento (EBI-2) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), o Governo Federal anunciou mais um passo para aumentar a segurança hídrica de milhões de brasileiros da região Nordeste. O presidente Michel Temer afirmou, atendendo a uma solicitação do ministro Helder Barbalho, que vai autorizar estudos para avaliar a viabilidade da integração das bacias dos rios São Francisco e Tocantins. 

“Com esta obra, cerca de 220 quilômetros de canais garantirão a chegada da água das bacias à Bahia. Será a redenção do Rio São Francisco e do Nordeste”, afirmou Helder Barbalho...

Sintepe lança campanha salarial com apresentação de estudo sobre remuneração média dos servidores

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) lançou sua Campanha Salarial Educacional 2018 com a temática "Piso e Carreira. Vale a Luta". A Campanha traz em seus argumentos a importância da atualização do piso salarial com repercussão na carreira do magistério.

"O Sintepe idealizou a Campanha com a representação de pais, mães, estudantes e trabalhadores e trabalhadoras em educação, todos juntos pela valorização do Piso do Magistério com repercussão durante toda a Carreira. Acreditamos que essa bandeira de lutas será uma alavanca para melhorarmos a qualidade da educação em nosso Estado", disse Fernando Melo, presidente do Sintepe em entrevista coletiva de imprensa...

Anátomo-clínica da residente Fernanda Schoenenberger apresenta estudo sobre vômitos em lactentes

A residente de pediatria do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, Fernanda Schoenenberger, apresentou na última semana (25) a sua Anátomo-clínica que teve como tema "vômitos em lactentes". O assunto, recorrente em consultórios clínicos e emergências, permitiu à estudante um leque de diagnósticos diferenciais que girou em torno de 30 possibilidades.

"Cheguei ao final com três diagnósticos possíveis para o caso, sendo que o diagnóstico final [má rotação intestinal] chamou a atenção por ser mais frequente do que imaginamos. O caso tratado necessitou de uma avaliação cirúrgica e pôde ser resolvido no próprio HDM, reforçando a autonomia e amplitude dos serviços do hospital", relatou Fernanda...

Bolsa de estudo é alternativa para quem não conseguiu uma boa classificação no Enem

Os estudantes que realizaram o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio e não conseguiram a pontuação necessária para ter acesso às universidades públicas e privadas, ainda podem recorrer ao programa educacional, Educa Mais Brasil. As bolsas de estudo ofertadas são de até 70% de desconto e estão disponíveis durante todo o ano.

Para participar o estudante deve acessar o site www.educamaisbrasil.com.br, escolher a cidade, o curso, clicar na opção “quero esta bolsa” e realizar a inscrição informando os dados pessoais, sendo possível selecionar outras opções de curso e acompanhar o status da inscrição no próprio site por meio do “Portal do Aluno”...

Educa Mais Brasil oferece mais de 54.890 mil bolsas de estudo para o ensino superior na Bahia. Há oportunidades para Juazeiro

As constantes mudanças no mercado de trabalho exigem do profissional um olhar que vislumbre oportunidades, seja em uma empresa ou no trabalho autônomo. Para atender essas necessidades, o ponto de partida é uma capacitação como uma graduação ou pós-graduação. No entanto, o custo do curso escolhido pode deixar o planejamento inviável. 

Por isso, bolsas de estudo que são ofertadas por programas de inclusão educacional vêm sendo a solução para obter essa formação, como o Educa Mais Brasil, que disponibiliza mais de 500 mil oportunidades com até 70% de desconto para o ensino superior em 2018.1. O auxílio é concedido a quem não tem condições de investir na mensalidade integral de um curso, principalmente àqueles que procuram por alternativas diferentes das oferecidas pelo governo. ..

IRPAA: Escola estuda textos da bíblia na visão do Semiárido 

A quarta etapa do curso que estuda e interpreta a bíblia na visão do Semiárido brasileiro, que aconteceu no período de 05 a 10 desse mês, na localidade de Timbaúba dos Marinheiros, região de Fortaleza (CE), culminou com a formação de 26 participantes dessa Escola. O estudo tem como objetivo inserir a realidade do povo do sertão dentro dos textos bíblicos, especialmente no tocante à luta pela “Terra Prometida” e a formação da nação de Israel em diferentes momentos.

A Escola Bíblica na Ótica do Semiárido, ocorreu em um total de quatro etapas e contou com a participação de padres, freiras, agentes pastorais, lideranças populares e membros de organizações da sociedade civil que discutem e promovem ações de desenvolvimento social e produtivo, especialmente no Estado do Ceará...

Brasil tem segunda pior conectividade nas escolas, aponta estudo

Um estudo organizado pela Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), com base em dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2015, mostra que o Brasil tem a segunda pior conectividade nas escolas entre os países que participaram do levantamento.

De acordo com a análise, apenas 28,3% dos estudantes do Brasil afirmaram ter acesso a computadores com internet nas escolas. Esta porcentagem perde apenas para a República Dominicana, com 28,18%. Tais números estão bem abaixo da média de conexão dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 55,9%...

Recessão aumenta o número de jovens sem trabalho e estudo

Ao aumentar o desemprego entre os jovens, a recessão elevou o número de brasileiros entre 16 a 29 anos de idade que nem estudam nem trabalham. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2017, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de jovens nessa situação, que se manteve estável de 2012 a 2014, cresceu de maneira intensa em 2015 e 2016, com efeito maior entre as mulheres, por causa dos serviços domésticos.

Em 2014, 22,7% dos jovens de 16 a 29 anos nem estudavam nem trabalhavam. Em 2016, essa fatia ficou em 25,8%. Como a parcela dos jovens dedicados aos estudos se manteve estável, a conclusão é que esse aumento ocorreu porque muitos perderam os empregos e desistiram de procurar trabalho. “Esse aumento dos jovens que não estudam nem estão ocupados não é resultado da diminuição da frequência escolar. Veio do aumento dos jovens não ocupados”, disse Luanda Botelho, analista da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE...