Foram encontrados 422 registros para a palavra: caatinga

Umbu da Caatinga baiana está nas gondolas de rede de supermercados do Nordeste

Da Caatinga baiana para todo o Brasil, o umbu in natura, cultivado por agricultores familiares da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no município de Uauá, do Território Sertão do São Francisco, chegou à rede de supermercados Carrefour.  

A primeira remessa de 2.300 quilos da fruta foi entregue, em janeiro, no centro de distribuição de Recife para atender nove estados da região Nordeste, onde o Carrefour possui lojas. Neste mês de fevereiro, a cooperativa se prepara para fazer uma nova entrega de três mil quilos.  ..

Distrito de Juremal: valores e desafios para preservar árvores da caatinga

A caatinga é um ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. A palavra caatinga, é indígena, de origem tupi, e quer dizer "mata branca", "mata rala" ou "mata espinhenta". Muitas das plantas da caatinga têm capacidade de reter água no caule e nas folhas, o que acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito.

A REDEGN se embrenha numa série de reportagens pelo interior de Juazeiro e chega nos Distritos para mostrar as suas belezas e ouvir também as reivindicações dos moradores. O distrito de Juremal é nosso primeiro destino. Distrito Juremal distance cerca de 40 km da sede de Juazeiro...

Mais de 300 hectares de caatinga e cerrado desmatados em Área de Proteção Ambiental na Chapada do Araripe

Uma área de mais de 300 hectares da Serra da Perua, encravada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe, no município de Exu, Pernambuco, foi completamente desmatada nos últimos meses. Imagens de satélite registradas de agosto a novembro, mostram a mudança na paisagem do bioma da zona de encontro da Caatinga e os impactos causados pelo desmatamento na região.

A degradação é resultado das operações de uma empresa avícola que, por sua vez, foi autorizada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) a cultivar milho e soja em uma área que corresponde a 540 hectares da Serra da Perua. ..

Desmatamento, queimadas e retração da superfície da água aumentam o risco de desertificação da Caatinga. Petrolina é citada

Mudanças na cobertura de solo nas últimas três décadas estão agravando o risco de desertificação de partes da Caatinga. Esta é uma das conclusões da análise do MapBiomas feita a partir de imagens de satélite da região entre os anos de 1985 e 2020. Nesse período, 112 municípios da Caatinga (9%) classificados como Áreas Suscetíveis à Desertificação (ASD) com status Muito grave e Grave tiveram uma perda de 0,3 milhões de hectares de vegetação nativa.

Isso representa cerca de 3% de toda a vegetação nativa perdida entre 1985-2020 no bioma. Desse total, 0,28 milhões de hectares foram perdidos em 45 municípios da Paraíba classificados como ASD...

A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO É A PRÁTICA DA AGROECOLOGIA NO BIOMA CAATINGA

No dia 3 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Agroecologia, uma data que chama a atenção para a importância da Agroecologia na saúde da sociedade e do meio ambiente. A agroecologia se caracteriza pela produção de alimentos em harmonia com o ambiente natural, conservando a biodiversidade, diferentemente do modo mais comum de agricultura utilizada pelo agronegócio, que destrói o meio ambiente.

Na região Semiárida, a Agroecologia está presente através das práticas de Convivência com o Semiárido, que também traz como premissas a conservação do meio ambiente, Recaatingamento, produção apropriada, segurança alimentar e nutricional para as famílias, sistemas justos e sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos, dentre outras. Assim, para abordar mais sobre as inter-relações entre Convivência com o Semiárido e Agroecologia, conversamos com colaboradores e colaboradoras do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) que vão elucidar alguns pontos importantes sobre essa discussão, explicando que a Convivência com o Semiárido é a prática da Agroecologia no bioma caatinga...

Raizeiros: Ciência e conhecimento tradicional é tema da live do Encontro Saberes da Caatinga

Prevenir e auxiliar o tratamento de doenças como diabetes, hipertensão são alguns dos benefícios da fitoterapia. Incluir plantas medicinais no alimento ou no preparo de chás pode resultar em uma melhor qualidade de vida e evitar as enfermidades mais comuns em todo o mundo, além de combater depressão e ansiedade. 

Este foi o tema da live realizada na manhã desta sexta-feira na live realizada durante o V Encontro dos Saberes da Caatinga. Sobre o assunto e o diálogo como é possível criar uma “farmácia caseira”, cultivando produtos naturais, o médico clínico geral Celerino Carriconde, mestrado em Medicina Comunitária e Epidemiologia, participou do evento...

5ª edição do Encontro Saberes e Práticas da Caatinga tem início nesta quinta-feira (23)

A 5ª edição do Encontro Saberes e Práticas da Caatinga: Raizeiro (a)s, Benzedeiro (a)s e parteiras, na Chapada do Araripe, Pernambuco tem início nesta quint-feira (23) e prossegue até o domingo (26). 

O encontro este ano acontece de forma virtual pelo canal youTube saberes da caatinga...

O 5° Encontro de Saberes da Caatinga será realizado entre os dias 23 a 26 de setembro

A valorização e a troca de saberes populares relacionados às práticas de cura ligadas à natureza, contribuindo para o fortalecimento do papel cultural da sabedoria tradicional, são s objetivos do V Encontro de Saberes da Caatinga e Práticas de Cura da Chapada do Araripe realizado no município de Exu, no sertão de Pernambuco. O evento, que acontece de 23 a 26 de setembro, reune raizeiros, rezadores e parteiras do Araripe.

Este ano o evento será realizado totalmente virtual com transmissão via canal do youTube - troca de saberes e acesso também  pelas redes @saberesdacaatinga..

Parque Zoobotânico da Caatinga reabre para visitação do público em Petrolina

O Parque Zoobotânico da Caatinga, localizado em Petrolina, reabre para receber o público. O espaço que funciona no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, precisou ser fechado por causa da pandemia da Covid19.

Inaugurado em 2007 e implantado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), o parque é o único zoológico do submédio São Francisco, com grande responsabilidade em preservar a flora e a fauna regional, além de incentivar a observação e o estudo...

Editora IFSertãoPE lança obra que apresenta plantas da caatinga sob diversas óticas

A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e guarda uma riqueza em fauna e flora privilegiada. O bioma tem cerca de 1000 espécies vegetais conhecidas, sendo que 318 destas só são encontradas na caatinga.

É sobre parte desse universo que a obra “Plantas da caatinga: um olhar multidisciplinar” lança luz, apresentando diferentes aspectos de 25 espécies do bioma...

Lançamento do Livro Pirilampos da Caatinga

O vaqueiro(a) é repleto(a) de força, simbologia, saberes, ancestralidade e muita fé. Entretanto, também padece com a invisibilidade e os estereótipos. Diante desse cenário, o fotógrafo Heitor Rodrigues mergulhou na Cultura Vaqueira de Uauá – BA, vivenciando, desde 2014, as expressões de um povo, suas labutas e celebrações, composições de um Universo densamente rico. Desse encantamento nasceu o projeto Pirilampos da Caatinga que utiliza a fotografia como um fomento à preservação da memória e a valorização dessas manifestações artísticas e culturais populares.

Duas curiosidades envolvem o trabalho: A primeira é que o ofício vaqueiro é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia, através do Decreto nº 13.150 de agosto de 2011, a julgar por sua importância histórica na formação cultural do território baiano...

Parceria entre a Univasf (TV Caatinga) e TV Pernambuco será firmado nesta sexta-feira (23)

TV Pernambuco passa a compartilhar conteúdos da RTV Caatinga – tv web da Universidade do Vale do São Francisco, para divulgação de ações de ensino, pesquisa e extensão.

Para isso será assinado Termo de  Cooperação Técnica pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Lucas Ramos, pelo presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), Ivan Júnior, pelo reitor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Professor Paulo César Fagundes Neves, na cidade de Petrolina, na Univasf...

Juazeiro: Cipe Caatinga descobre 50 kg de maconha enterrados em quintal

Cerca de 50 kg de maconha enterrados, no quintal de uma residência, foram descobertos pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga. O flagrante ocorreu, na noite da última sexta-feira (16), no município de Juazeiro.

Após denúncias, os PMs foram até o imóvel, no distrito de Carnaíba do Sertão, e iniciaram as varreduras. No quintal, a terra mexida e pedaços de madeira, levantaram suspeitas. Após retirada e escavação, os militares encontraram os entorpecentes...

"CORPOENTE": pequeno filme com performances de artista da Caatinga está disponível no YouTube

Está disponível, no YouTube, o curta-metragem "Corpoente". O filme, com 18 minutos de duração, mostra o processo de criação do artista visual e bailarino araripinense, Pedro Lacerda, através de performances que também homenageiam e evidenciam paisagens da Caatinga, seu lugar de nascença e vivência pessoal e artística. A produção pode ser conferida neste link: https://www.youtube.com/watch?v=ddZOcZdbz5M.

Formado em Artes Visuais pela Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), Pedro adentrou no universo da arte, aqui na região do Vale do São Francisco, onde já vive há mais de 10 anos, e, desde 2013, atua nas Companhias de Dança Qualquer Um dos 2 e Companhia do SESC Petrolina - por meio dessa, já participou de diversos espetáculos...

Documentário "De lá da Caatinga" mostra processo criativo de Robério Brasileiro para pintura de murais em Petrolina

Transformar signos e elementos ligados à natureza e ao folclore do Nordeste e da Caatinga em arte pública. Essa é a proposta do projeto "De lá da Caatinga - Arte Muralista", conduzido pelo artista plástico e cineasta Robério Brasileiro, que, através da prática do muralismo, pintou diversos murais e painéis em localidades de Petrolina, Sertão de Pernambuco.

O processo criativo poderá ser conferido em um mini documentário que será lançado nesta quarta-feira (30), às 17h, no YouTube...

Pequeno filme experimental gravado na Caatinga com performances de dança estreia no YouTube

Estreia nesta terça-feira (29), gratuitamente, no YouTube, o curta-metragem “Corpoente”. O filme, com cerca de 17 minutos de duração, apresenta um pouco do modo de criação do artista visual e bailarino araripinense, Pedro Lacerda, através de performances que também homenageiam e evidenciam paisagens da Caatinga, e que exemplificam como a afetividade com o local e as pessoas integram sua vida e obra. O lançamento será às 19h30, no canal do YouTube do artista. No instagram, Pedro Lacerda (@peelacerda) fará uma transmissão ao vivo (live) no mesmo horário da estreia.

Aqui na região, Pedro se formou em Artes Visuais pela Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) e, atualmente, integra a Qualquer Um dos 2 Companhia de Dança e a Companhia de Dança do SESC Petrolina. Como intérprete criador, possui dois trabalhos solo: HUMANO (2015) e TRANSFORMÂNCIA (2020). Além disso, atua em criação de looks para trabalhos em fotografia e vídeo...

74ª CIPM/ Rural e CIPE Caatinga prendem acusado de estupro de vulnerável, na zona rural de Juazeiro

Na manhã de hoje (23), após dois dias de contínuas buscas no Distrito de Itamotinga,  em Juazeiro, policiais militares da 74ª CIPM (Companhia Rural) e da CIPE - Caatinga prenderam no início da tarde acusado de estupro de vulnerável, de 22 anos de idade. 

As diligências começaram desde a manhã do dia 21, quando parentes da vítima procuraram a Polícia Militar e informaram que na noite do dia 20.06.2021, um homem conhecido pela família havia convidado a vítima de 11 anos, para o acompanhar pela zona rural do Distrito de Itamotinga, subtraindo a criança do convívio familiar...

ROSYALINE BEZERRA LANÇA MÚSICAS COM LINGUAGEM MODERNA NO SHOW "ECOS DO CORAÇÃO DA CAATINGA"

Nos tempos de pandemia e na véspera de São João, a arte tem sido fundamental em vários sentidos, principalmente no espaço virtual, onde artistas de todo o Brasil estão alcançando pessoas e acalentando corações, mesmo à distância.

Pensando nesse alcance e nessa importância, a cantora, compositora e produtora cultural pernambucana Rosyaline Bezerra estreará, dia 22/06 (terça-feira), no seu canal do Youtube, o show "ECOS DO CORAÇÃO DA CAATINGA", marcando também seu retorno à música no pós-parto de sua filha Lis...

Prefeitura de Juazeiro promove doação de mudas de espécies da caatinga

No mês voltado às ações de preservação da natureza, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) está distribuindo mudas de árvores nativas da caatinga.

As espécies são Jacarandá, Mororó, Caraibeira, Ipê Roxo e Embiratanha e foram doadas por empresas e instituições parceiras da Prefeitura, como a Agrovale, Atlas e Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O objetivo dessa ação é incentivar o plantio de árvores na cidade...

Produtos feitos com frutos da Caatinga geram renda para agricultores familiares de Canudos, Uauá e Curaçá

Os frutos da Caatinga, como o umbu e o maracujá do mato, garantem renda para milhares de famílias do Sertão Baiano vinculadas à Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). As frutas, com sabores marcantes, são os principais ingredientes de produtos de alta qualidade produzidos pela cooperativa, que conta com o apoio do Governo do Estado por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido.

São doces em massa e cremosos, compotas, polpas, geleias, umbuzada e cervejas artesanais, que levam a marca Gravetero. A mais recente novidade lançada no mercado pela cooperativa foram as cervejas artesanais de umbu, em lata de 473ml, Belgian Pale Ale e Saison Farmehouse Ale, e a Cerveja Maratinga Fruit Beer, com maracujá da Caatinga. Em 2020, com a comercialização de produtos, a Coopercuc obteve um faturamento superior a R$3 milhões, gerando emprego e renda para mais de 270 famílias agricultoras cooperadas. Neste ano, a expectativa é um aumento de 25% nas vendas...