A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e guarda uma riqueza em fauna e flora privilegiada. O bioma tem cerca de 1000 espécies vegetais conhecidas, sendo que 318 destas só são encontradas na caatinga.
É sobre parte desse universo que a obra “Plantas da caatinga: um olhar multidisciplinar” lança luz, apresentando diferentes aspectos de 25 espécies do bioma.
A obra é organizada pela professora do Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Elizângela Maria de Souza, e conta com a contribuição de professores e estudantes do instituto e de outras instituições parceiras. O livro surgiu dos projetos de extensão que são ou foram desenvolvidos envolvendo a trilha ecológica do Campus Petrolina Zona Rural. Assim, todas as espécies apresentadas na obra ocorrem na trilha e foram catalogadas ao longo dos anos.
“Plantas da caatinga: um olhar multidisciplinar” tem ainda um diferencial: todas as espécies apresentadas no livro têm termos em Língua de Sinais Brasileira. Os sinais foram criados por membros da comunidade surda do Vale do São Francisco, surdos e ouvintes (professores, instrutores e intérpretes de libras). O trabalho contou também com a colaboração da Associação de Surdos de Petrolina – ASP.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.