Eleições
Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos sistemas das Eleições 2022 começa na segunda (29)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, na próxima semana, a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais que serão utilizados nas Eleições Gerais deste ano. O evento acontece de 29 de agosto a 2 de setembro, no Espaço Multiuso, subsolo do edifício-sede do Tribunal, das 10h às 18h.
No encerramento do evento, marcado para sexta-feira (2), às 18h, os sistemas serão assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e por diversas autoridades presentes. Em seguida, serão lacrados digitalmente e fisicamente e, logo após, serão armazenados na sala-cofre do Tribunal...
TSEEleições 2022: mais de 27 milhões de pessoas já ativaram o e-Título, a versão digital do título de eleitor
Mais de 27 milhões de eleitoras e eleitores emitiram o e-Título, a versão digital do título eleitoral, que substitui o documento em papel e permite, entre outras facilidades, a consulta ao local de votação (zona e seção eleitoral) e a verificação da existência de débitos eleitorais. Por meio do aplicativo, também é possível justificar a ausência às urnas, bem como emitir certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral.
Pessoas que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes da pandemia e têm a fotografia exibida no app poderão utilizar o e-Título como forma de identificação nas Eleições Gerais de 2022...
TSEPesquisa Ipec com eleitores da Bahia: 80% consideram que saúde deve ser prioridade do próximo governador
Para 80% dos eleitores da Bahia, a área da saúde deve ser prioridade para o governador que será eleito este ano. O percentual foi apurado na pesquisa do Ipec, antigo Ibope, divulgada na última sexta-feira (27), e que mensurou as intenções de voto.
Confira o resultado:
Saúde: 80%
Educação: 57%
Segurança pública / violência: 42%
Geração de emprego: 20%
Combate à fome / miséria: 15%
Combate às drogas: 9%
Salários: 9%
Impostos: 7%
Estradas: 7%
Combate à corrupção: 5%
Habitação: 5%
Meio ambiente: 4%
Desenvolvimento econômico: 4%
Combate ao racismo: 4%
Agricultura: 3%
Saneamento básico: 3%
Custo de vida / preços: 3%
Capacitação profissional: 2%
Seca / abastecimento d´água: 2%
Cultura e lazer: 2%
Incentivo ao esporte: 1%
Turismo: 1%
Menor abandonado: 1%
Reforma agrária: 1%
Energia elétrica: 1%
Nenhuma dessas: 1%
Não sabe / não respondeu: 5%..
Bolsonaro participa de motociata em Vitória da Conquista durante passagem na Bahia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) já desembarcou em Vitória da Conquista, onde tem agenda neste sábado (27). Ao lado do candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL) e Dra. Raíssa (PL), candidata ao Senado, o presidente participou de uma motociata na cidade.
Os apoiadores se concentraram no antigo aeroporto da cidade...
Foto Reprodução Redes SociaisCandidatos apostam no guia eleitoral para conquistar os indecisos
O desafio é apresentar-se e conquistar os indecisos. A aposta dos candidatos para convencer o eleitorado agora é na propaganda gratuita no rádio e na televisão que começou ontem, apresentando os postulantes a governador, senador e deputado estadual. Neste sábado será a vez dos que querem uma vaga para presidente da República e deputado federal. O guia eleitoral para o primeiro turno segue até o dia 29 de setembro.
Os candidatos ao Governo do Estado optaram por apresentar seus currículos durante os 25 minutos do guia que na TV é exibido às 13h e às 20h30. No da tarde, Marília Arraes (Solidariedade) não havia falado, mas exibiu novo programa à noite. Danilo Cabral (PSB) também apresentou outro, mais dinâmico e João Arnaldo, que enfrentou problemas técnicos, estreou à noite. Os outros repetiram os vídeos..
Folha PernambucoSimone Tebet no Jornal Nacional: 'A polarização ideológica leva Brasil ao abismo'
A candidata Simone Tebet é quarta e última na série de entrevistas com presidenciáveis no Jornal Nacional, da Rede Globo. A sabatina, feita pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, dura 40 minutos e aborda temas diversos.
Fisioligismo e corrupção no MDB-Mais que meia dúzia de seus políticos e caciques. A maioria é de homens éticos e espirito público. Essa é minha trajétoria...
Folha PernambucoTSE: Curso para jornalistas aborda práticas de combate à desinformação
No quarto dia do curso “Cobertura das Eleições 2022 e Direito Eleitoral” nesta sexta-feira (26), dois especialistas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) falaram sobre as iniciativas de combate à desinformação, adotadas pela Justiça Eleitoral (JE) e parceiros; ações judiciais eleitorais; e mudanças na legislação com impacto no registro de candidaturas.
Com duração de 15 horas e promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), o curso tem como meta preparar jornalistas e especialistas da área para propagar os conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral. A capacitação é realizada em formato de Ensino a Distância (EaD) e vai até segunda-feira (29)...
redação redeGN com informações TSEApoios de Nicinha e Orlando Xavier fecham Casa Nova com deputado Tum, diz assessoria
A candidatura do Deputado Tum (Avante), à Deputado Federal está se tornando o maior fenômeno da política de Casa Nova, município no norte da Bahia, em todos os tempos.
O anúncio festivo do apoio da ex-vereadora Nicinha Xavier e do ex-prefeito Orlando Xavier, une todos que tem atuação, participação e voto dentro do município: "Depois de Orlando e Nicinha, só fica de fora quem não gosta de Casa Nova e quem não tem voto", sentencia um dos mais reconhecidos líderes do interior. ..
Ascom deputado TumResidencial São Francisco abre suas portas para o deputado e candidato à reeleição, Zó, e o agradece pelas suas ações, diz assessoria
O residencial São Francisco foi o primeiro lote das 11 mil residências do Minha Casa, Minha Vida, em Juazeiro, conquistado na gestão do PCdoB, através da ação e prestígio parlamentar do deputado federal Daniel Almeida e da organização do então secretário de Assistência Social, e hoje deputado estadual e candidato à reeleição, Zó. Nesta quinta-feira, 25, a caminhada da vitória foi na comunidade, atraindo moradores e tendo o reconhecimento do trabalho realizado.
Acompanhado do vereador Mitu do Sindicato e diversas lideranças comunitárias, o candidato percorreu todas as ruas do bairro, cumprimentando moradores e acenando àqueles que saiam às janelas para expressar o seu gesto de apoio. "Aqui é um lugar muito simbólico. Entregamos as chaves dos apartamentos, uma a uma. Sempre estou por aqui, com alguma ação, seja no Esporte, na Saúde. Então, a palavra é gratidão por tão bela recepção. E a campanha continua, onde vamos mostrar todas as nossas ações do nosso mandato e fazer com que a população saiba fazer a melhor escolha para lhe representar na Assembleia Legislativa da Bahia", declarou o deputado e candidato Zó. ..
Ascom Deputado ZóEleito, Targino Gondim pretende apresentar projeto para municípios comprarem 50 % da merenda escolar da agricultura familiar, diz assessoria
O candidato a deputado federal, Targino Gondim (Republicanos), afirma que, eleito, apresentará um projeto para tornar obrigatório que as prefeituras adquiram 50% das merendas escolares de produtos da agricultura familiar. Atualmente, há uma obrigação legal (Lei nº 11.947/2009) que determina que, no mínimo, 30% do valor repassado para as merendas escolares sejam provenientes da agricultura familiar.
De acordo com a lei, a aquisição dos produtos da agricultura familiar pode ser realizada por meio da Chamada Pública, dispensando-se, nesse caso, o procedimento licitatório...
Ascom Targino GondimRepercussão de Lula no JN: Críticos citam corrupção; apoiadores elogiam petista
A entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Jornal Nacional, da TV Globo, está repercutindo nas redes sociais. Políticos governistas e apoiadores, além de artistas, estão comentando as falas do candidato ao Palácio do Planalto.
Entre os políticos que estão criticando as declarações de Lula estão ministros do governo, filhos de Bolsonaro, e o ex-juiz da Operação Lava Jato Sergio Moro (União Brasil), que se dedicou a fazer vários tuítes "analisando" as falas do ex-presidente. Moro, que é candidato ao Senado, disse que o petista não explicou "roubalheira" e citou a voz "rouca" de Lula...
Redação redeGN com informações Isto é Dinheiro Foto ReproduçãoEleições 2022 contarão com 1,7 milhão de mesários, 48% voluntários
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou esta semana o perfil das mesárias e dos mesários que foram chamados para auxiliar na realização das Eleições 2022. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro e eventual segundo turno ocorre em 30 de outubro.
Ao todo, são 1.775.647 eleitores nomeados, 48% dos quais se alistaram de forma voluntária para o trabalho. Os demais foram convocados de acordo com os critérios legais, dando prioridade para pessoas com ensino superior, professores e serventuários da Justiça Eleitoral, por exemplo...
TSELula cita o educador Paulo Freire na sabatina do JN: "é preciso unir os divergentes, para melhor enfrentar os antagônicos"
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (25), que “poderia ter escolhido um procurador engavetador” em seus governos. O petista participou de sabatina realizada pelo Jornal Nacional, conduzida pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos. O primeiro tema a ser abordado foi a corrupção em seus governos.
“As medidas estão colocadas. Eu poderia ter escolhido um procurador engavetador. Sabe aquele amigo que você escolhe que nenhum processo vai para a frente? Eu poderia ter feito isso, não fiz. Eu escolhi da lista tríplice. Eu poderia ter impedido que a Polícia Federal tivesse um delegado, que eu pudesse controlá-lo. Não fiz. E permiti que efetivamente as coisas acontecessem do jeito que precisavam acontecer”, disse o ex-presidente quando questionado sobre quais medidas tomará para evitar que escândalos de corrupção aconteçam caso seja eleito...
Redação Redegn com informações JN Foto reprodução redes sociaisHorário eleitoral gratuito em rádio e televisão começa nesta sexta (26)
Começa nesta sexta-feira (26) e prossegue até 29 de setembro o horário gratuito da propaganda eleitoral, que será veiculado nas emissoras de rádio e televisão que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administrados pelo Senado Federal, pela Câmara dos Deputados, pelas Assembleias Legislativas, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e pelas Câmaras Municipais.
Segundo a Resolução TSE que trata do tema, não serão permitidos cortes instantâneos nem nenhum tipo de censura prévia nos programas eleitorais gratuitos. A norma também proíbe a exibição de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatas e candidatos. ..
TRE BahiaBolsonaro visita no próximo sábado Vitória da Conquista, Bahia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem desembarque no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, previsto para às 8h50 deste sábado (27), conforme informações repassadas pela assessoria do deputado federal João Roma (PL), candidato ao governo da Bahia.
Do aeroporto, Bolsonaro se deslocará com João Roma, Leonídia Umbelina (PMB) – candidata a vice-governadora – e Dra. Raíssa Soares (PL) – candidata ao Senador – para o estacionamento do antigo aeroporto, onde estará a concentração de motos e carros para a “motociata” que deve percorrer as principais avenidas de Vitória da Conquista...
Bahia Noticias Foto: Ilustrativa agencia Brasil arquivoTRE-PE e Superintendência do Trabalho se unem contra trabalho infantil na campanha eleitoral
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), André Guimarães, recebeumauditores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE-PE). O encontro foi pautado pela necessidade de orientar os partidos, coligações e federações partidárias para as proibições de trabalho infantil, que devem ser respeitadas também durante a campanha eleitoral.
“Embora nossa competência não envolva essa questão, damos integral apoio à ação. É uma iniciativa de cunho pedagógico e de orientação preventiva que vamos divulgar e compartilhar”, assegurou André Guimarães. Crianças de até 14 anos são proibidas de exercer trabalho remunerado em qualquer condição, e entre 14 e 16 anos, é permitido nos casos de aprendiz. “Mas a legislação que regula o menor aprendiz é bem detalhada e não ampara as atividades típicas de campanha eleitoral”, informa a coordenadora do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil da SRTE, Lívia Macêdo...
TREPesquisa Datafolha com eleitores da Bahia: Lula tem 61% e Bolsonaro 20% no estado
Levantamento do Instituto Datafolha, divulgado nesta quinta-feira (25) e encomendado pelo Grupo Metrópole, revela os índices de intenção de voto para o cargo de presidente entre os eleitores da Bahia. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 61% das intenções de votos, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) está com 20%.
Ciro Gomes (PDT) acumula 7% das intenções de voto dos eleitores da Bahia. Simonet Tebet (MDB) e Felipe d’Avila (Novo) teriam 1%, cada...
G1 BahiaEleitor deve deixar celular com mesário antes de votar, decide TSE
Eleitoras e eleitores devem deixar o celular com os mesários antes de votar e o aparelho deve ser entregue junto com o documento de identificação. A decisão foi tomada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão administrativa desta quinta-feira (25) ao analisar uma consulta formulada pelo partido União Brasil (União). O objetivo é garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal, além de evitar eventuais coações aos próprios eleitores. A mesma regra vale para outros equipamentos como máquinas fotográficas, por exemplo.
A decisão foi unânime e seguiu o voto do relator, ministro Sérgio Banhos. Na próxima sessão administrativa, marcada para terça-feira (30), o Plenário deve incluir a regra em um novo texto da resolução que está em vigor para as Eleições 2022...
TSEJordávio Ramos visita empresa Eco Valle e participa caminhada no bairro Tabuleiro
O candidato a deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB), visitou a Eco Valle, empresa que realiza a coleta e tratamento de Lixo e Resíduos Perigosos, e emprega dezenas de famílias. Na oportunidade, o candidato dialogou sobre o futuro do estado com os funcionários, mostrando sua vontade de trabalhar pela Bahia.
A noite o candidato encerrou a agenda ao lado da prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB) e de lideranças do bairro Tabuleiro, onde caiu nos braços do povo, e foi bem recepcionado pelos moradores...
Ascom Jordávio RamosLula no Jornal Nacional: candidato será o sabatinado desta quinta-feira
O candidato à Presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, será o entrevistado desta quinta-feira (25/8) no Jornal Nacional, na TV Globo. O petista é o terceiro a participar da sabatina, que começa às 20h30 e terá 40 minutos de duração. Os entrevistadores serão os âncoras do telejornal, William Bonner e Renata Vasconcellos.
As sabatinas no Jornal Nacional começaram nesta segunda-feira (22/8), com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na terça-feira foi a vez de Ciro Gomes (PDT). Amanhã, a entrevistada será Simone Tebet (MDB). A ordem dos candidatos foi definida por sorteio realizado em 1º de agosto com a participação de representantes dos partidos..
Correio Braziliense Foto Ilustrativa arquivo agencia brasilTSE vai examinar consulta que pergunta se a mesa receptora de votos na seção eleitoral ainda pode reter os aparelhos de telefonia celular
Na sessão de julgamentos desta quinta-feira (25), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai examinar consulta formulada pelo partido União Brasil (União) que pergunta se a mesa receptora de votos na seção eleitoral ainda pode reter os aparelhos de telefonia celular e afins, em cumprimento da expressa proibição legislativa de portar tais aparelhos na cabina de votação. O ministro Sérgio Banhos é o relator da consulta.
A sessão será transmitida ao vivo pela TV Justiça e pelo canal do TSE no YouTube a partir das 10h...
TSEJustiça eleitoral recebe Mais de 1,3 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em uma semana de funcionamento
Dos dias 16 a 23 de agosto, foram recebidas 1.330 denúncias de propaganda eleitoral irregular pelo aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral em 2014 para receber queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas. Os dados são da primeira semana de funcionamento do app para as Eleições Gerais de 2022.
Os eleitores da região Sudeste foram os que mais fizeram denúncias até o momento, com 438 registros. Já no Nordeste, foram feitas 367 comunicações de propaganda eleitoral irregular. Nas demais regiões, o app registrou 245 denúncias no Sul, 177 no Centro-Oeste e 103 no Norte...
TSE