Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Artigo: Skate não é, apenas, esporte!

No Brasil, o espaço público – sobretudo a rua – é culturalmente considerado como um lugar destinado apenas ao fluxo. “Gente de bem” não costuma se apropriar de maneira, digamos, mais duradoura da rua. No máximo, “passa-se” pela rua, mas “não se fica” na rua. Conforme essa mentalidade – cuja origem poderíamos, talvez, atribuir ao nosso passado escravista; hipótese que não cabe, aqui, discutir –, quem permanece na rua são os comerciantes de baixo estrato, prostitutas, batedores de carteira, golpistas e “moleques”. Mas, deixemos esse assunto para outra oportunidade e passemos a falar de um tema mais “leve” e atual: o skate nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Até o presente momento, a modalidade que mais conquistou medalhas para o Brasil no referido evento esportivo foi o Street Skate! Quem acompanhou as competições, ou apenas deu uma olhada nas imagens veiculadas pelos meios de comunicação, percebeu que as disputas do Street Skate são realizadas em uma pista composta por obstáculos que simulam elementos triviais da arquitetura de centros urbanos – como, por exemplo, corrimãos, escadarias, meios-fios, bancos de praça etc...

Espaço Leitor

Moradora pede limpeza "urgente" das laterais do canal do bairro Dom Tomaz, em Juazeiro

A moradora Elizangêla Araújo solicita providências à prefeitura de Juazeiro, no que diz respeito a limpeza da borda do canal do bairro Dom Tomaz. Em contato com a Redação da RedeGN, a moradora pede uma "força tarefa" de limpeza entre a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

"Venho fazer um apelo à SESP e ao SAAE de Juazeiro que pelo amor de Deus, se unam e realizem um mutirão, uma força tarefa se for preciso, enviando máquinas, pá carregadeira, caçambas, etc, para, em caráter de urgência, realizarem a limpeza de toda a borda do canal do Bairro Dom Tomaz. Virou um verdadeiro lixão. E para piorar a situação, todas as noites tocam fogo e a fumaça tem prejudicado os moradores dos bairros Dom Tomaz e Castelo Branco. Está insustentável, principalmente em época de pandemia e problemas respiratórios", justifica a moradora...

Da Redação RedeGN

Homenagem: Ele e o violão

Nem a mão e a  luva, tão pouco a panela e a tampa, sequer, o sono e a cama, fariam um casamento tão perfeito quanto Neto e o violão, onde o primeiro era a  sede o segundo a água.

São dois anos sem Neto, sem emoção e sem violão, embalando a canção. Dois anos sem os dedos mágicos de desempenho incomparável e magia imensurável, pois, Neto não participava de nenhum espetáculo, ele era o próprio espetáculo...

Artigo - Entre o ser e o pertencer

Assim como muitas espécies, o ser humano é um animal gregário. Ele precisa pertencer. É imperativo para a sobrevivência adaptar-se ao grupo uma vez que, quanto maior a colaboração no interior do grupo, maiores são as chances de sobrevivência, ou seja, otimizar a obtenção de recursos sob as diversas condições do ambiente. Aqueles que otimizam o pertencimento sobreviveram e se reproduziram com mais êxito, ou seja, seus genes com o tempo predominaram, lei da seleção natural. O etólogo Boris Cyrulnik adverte que "Não pertencer a ninguém é tornar-se ninguém".

"Sem amigos, ninguém escolheria viver, ainda que tivesse todos os outros bens", escreveu Aristóteles em Ética a Nicômaco. Temos uma necessidade de nos afiliarmos uns com os outros e até de nos tornarmos fortemente ligados a algumas pessoas em relacionamentos íntimos e duradouros...

Leitor reivindica da SEDES amparo para uma senhora que está há 15 dias jogada na rua 7 de Setembro, centro de Juazeiro (BA). Prefeitura responde

O leitor Jaime Camilo encaminhou e-mail ao blog solicitando a veiculação de pedido à Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidades (Sedes) no sentido de dar amparo a uma senhora que está abrigada há cerca de 15 dias na rua 7 de Setembro, no centro da cidade.

“Gostaria de fazer um apelo as autoridades e especialmente a Secretaria de Ação Social ou a própria família, uma providência para acolher uma senhora que está jogada a mais de 15 dias, aqui na calçada da rua 7 de setembro, 78, centro, Juazeiro, Bahia, nas condições de péssimas higienes, passando frios e chuvas. Segundo informações ela tem parentes que mora no bairro Penha” pontuou o leitor...

Artigo – Para aglomeração, não me “COVID”!

Não há qualquer dúvida de que a nossa geração atual não estava preparada para as consequências advindas dessa Pandemia. Passou a infância, a adolescência, e chegou à idade adulta ouvindo falar da Febre Amarela (1850), da Varíola (início 1563) e da Gripe Espanhola (1918), contra as quais existem vacinas protetoras e a população se acostumou ao seu uso fundamental e obrigatório.

Desde a infância da atual geração, o valor intrínseco da vacina foi um aprendizado que ficou incorporado à cultura de nossa gente. Não obstante o reconhecimento dessa importância preventiva para a vida e o bem-estar coletivo, tivemos o desprazer de identificar, exatamente aqui no Brasil e em tempos áureos de uma ciência super evoluída, um governante possuído de pensamento infestado de incredibilidade com o poder da vacina! Como é costume se dizer por aqui, popularmente, quando alguém demonstra desconhecimento de algum saber importante: “parece que você faltou a essa aula”! No caso desse governante, parece que ele faltou a todas as aulas, infelizmente!..

Espaço do Leitor: Feminismo Negro x Democracia Racial - Salve 25 de julho!

Saudar essas mulheres, nos remete a sua história, que seja na cidade, no campo, nos movimentos sociais, nos sindicatos, nos Conselhos Municipais, Sociedade Civil Organizada ou não. Essas mulheres resistem e ressignificam a sua luta, em qualquer espaço de poder.

Esse dia constituído, como o dia de Tereza Benguela, representa a luta das Mulheres Negras Afro-latina e Caribenha, que nesta data, em Santo Domingo, na República Dominicana, em julho de 1922, Mulheres Negras de 70 países se reuniram para debater o impacto do machismo e racismo na vida das mulheres negras em solo latino americano...

Morador denuncia surgimento de lixão no bairro Alagadiço em Juazeiro (BA)

Em e–e-mail a redação da Rede GN morador do bairro Alagadiço reclama do surgimento de um lixão misturado com entulho gerando enorme desconforto para comunidade no centro de Juazeiro. Confira:

Meu nome é João Oliveira Souza Filho eu sou morador do Loteamento Vila Euza fica aqui próximo a APLB Sindicato onde tem essa montanha de lixo...

Artigo: Escola, ensina o aluno a viver!

Não tem como falarmos sobre a importância do vínculo escola X aluno, sem falarmos sobre afetividade, a qual está muito presente na vida da criança, independente de sua origem, gênero ou classe social, e tem seu significado atribuído apenas a ações como carinho, amor e amizade, porém, a afeição vai além desses conceitos. É fundamental que haja no ambiente de estudo, a presença de sentimentos afetivos entre professores e alunos.

O educador deve estar preparado a assumir uma postura amigável e receptiva para com seus alunos, caso contrário, eles não se sentirão estimulados e com interesse em aprender, o que resultará em prejudicar não só a eles próprios, mas também aos demais colegas, no momento que estes passam a comportar-se com indisciplina, dificultando o bom andamento das atividades e aulas. ..

Espaço do Leitor: Pensando Coletivo

Noite passada (22) atendendo a um chamado coletivo para nos reunirmos em Petrolina, grupos de pedal do vale do São Francisco, atividade que vem se expandindo, unindo-se a tribo das motocicletas num esforço “organizado” para reivindicar o cumprimento de lei que exige o uso de focinheira em cães de grande porte quando circulando em via pública, ato motivado pelo ataque de um animal a uma senhora que caminhava na orla de Petrolina causando graves ferimentos.

A manifestação contou com a participação de adultos e crianças sendo esse um bom momento para apresentar aos pequenos o valor da união, seria,  se não fosse à velha máxima de olhar para o próprio umbigo...

Espaço do Leitor: Homenagem - Um abraço companheiro Luiz

Vi agora a tarde um vídeo com o registro do acidente que vitimou o companheiro Luiz Araújo. Na mesma hora perguntei se haviam identificado as vítimas e não tive resposta. Vejo agora o registro no Blog. 

Conheci Luiz em 1986, na campanha vitoriosa de Waldir Pires ao Governo da Bahia e antes da emancipação de Sobradinho. ..

Artigo - A Nova Lei de Licitações deve começar a ser aplicada aos poucos, mas desde já

A Nova Lei de Licitações, a 14.133/2021, sancionada em 1º de abril, chega com a missão de atualizar e substituir uma legislação que vigora há 28 anos no país – a Lei 8.666/1993. Mas ela também unifica em seu texto outras duas normas fundamentais para as compras públicas: a Lei do Pregão (10.520, de 2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (12.462, de 2011).

E, ainda, acolhe os entendimentos já consolidados do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre licitações e contratos. São muitas e complexas mudanças, daí o prazo de dois anos para a adaptação do setor. Nesse período de transição, chamado vacatio legis, as duas normas permanecem em vigor simultaneamente...

Moradora cobra providências por escuridão no Residencial Juazeiro 2

- Moradora cobra providências para falta de iluminação no Residencial Juazeiro 2 -

Em apelo encaminhado à redação, Cassia Santana, moradora do Bairro Residencial Juazeiro 2, fez apelo ao setor de iluminação pública de Juazeiro, no sentido de repor iluminação em ruas do citado  bairro. ..

Da redação redeGN

Artigo - Quando a paróquia vira um inferno!

Um dos demônios alimentados pelos fundamentalistas religiosos é que nos países comunistas não há liberdade religiosa. Lá seriam proibidas missas, celebrações, procissões, assim por diante. Aqui, no Brasil, muito pelo contrário, a liberdade religiosa é total e completa.

Talvez, se fôssemos perguntar aos terreiros de candomblé e outras expressões religiosas de origem africana, eles nos diriam que nem sempre têm liberdade religiosa. Antigamente a Igreja Católica se sentia no direito de perseguir os cultos afros no Brasil, até pichados como coisas do demônio. Na verdade, foi um comunista chamado Jorge Amado que introduziu na Constituição Brasileira de 1946 a liberdade religiosa para os cultos afros. Hoje, muitos pastores e igrejas evangélicas se sentem no direito de perseguir os cultos afros...

Revoltada, professora desabafa contra poda realizada pela prefeitura de Juazeiro

A professora Josy Santos encaminhou e-mail ao blog nesta terça-feira (20) condenando a forma como a gestão municipal está executando o serviço de poda nas árvores do centro da cidade. Veja:

Sou Juazeirense nascida e criada nessa terra que amo tanto. Sou admiradora das paisagens belas da nossa cidade. Nosso Rio São Francisco, nossa cultura, nossa música, enfim Juazeiro é o meu amor primeiro.....

Juazeiro: Artistas voltam a cobrar pagamento de auxílio cultural

Artistas de Juazeiro encaminharam e-mail ao blog cobrando o pagamento do auxílio cultural prometido pela gestão municipal e aprovado pela Câmara Municipal. Confira:

AS TRAPALHADAS DA SECRETARIA DE CULTURA DE JUAZEIRO..

Centro de Capacitação Pedro Barreto: A visão do coração.

É domingo... Na verdade eu tinha um monte de afazeres e outros compromissos, mas, algo ficou me cobrando e me levou a escrever sobre esse importante equipamento que a Fundação Lar Feliz acaba de ganhar, não para ela, mas, para servir a um expressivo número de pessoas que precisam de um lugar ao sol, quando o amanhã chegar...

Lugar e amanhã chegar, ainda deu rima como costumo dizer. E foi isso que aconteceu quando da visita que o Diretor Presidente da ICOFORT AGROINDUSTRIAL LTDA, fez à Fundação Lar Feliz, e disse para a Sra. Ressurreição: “Vejo, nesse momento, que aqui é dispensada, uma base para essas crianças, mas, o que serão delas quando saírem daqui?”..

Artigo - Aumento de quase 200% de verba para campanhas eleitorais foi aprovado por comissão especial do orçamento

*Josemar Santana

Em 2017 foi aprovado o VOTO IMPRESSO auditável e naquele mesmo ano houve uma Sessão Especial em que o FUNDO ELEITORAL foi aprovado para R$ 2 bilhões de reais, causando grande repercussão negativa na sociedade brasileira, porque o país já vivia crise econômica de grandes proporções, confirmando as previsões de renomados economistas, que foram insistentes em alertar os governos da União da época e do passado recente sobre a errada política econômica adotada, com inflação alcançando percentuais superiores a 10% ao ano e o desemprego ganhando celeridade, chegando a quase 13 milhões e 900 mil trabalhadores sem emprego...

Munícipe pede a poda de árvores no interior de Juazeiro

Moradores do Sítio Estreito, próximo ao projeto Mandacaru, por dezenas de vezes vem solicitando a poda de árvores embaixo da rede elétrica de alta tensão na área rural, cerca de 10 quilômetros do Centro de Juazeiro-BA.

Um morador tentou resolver a situação e levou um ‘baita choque’ e a empresa não dá satisfação para o pedido. Gostaríamos de saber se acaso ocorrer uma tragédia eles vão devolver a vida da pessoa de volta!?..

Artigo – 2022: A volta dos “santos do pau oco”!

É notório que nenhuma sociedade tem o poder de construir a sua própria história num simples passe de mágica ou por um eventual decreto dos governantes. Ela é o resultado de um enorme conjunto de fatores raciais e culturais, das progressivas descobertas e do crescimento pelos caminhos naturais do aprendizado.

Essas foram as regras básicas que impulsionaram o homem desde a pré-história, da Era dos Metais (Idade da Pedra, Idade do Bronze e Idade do Ferro) até a atual “Era do Silício”. É uma trajetória de milhares de anos marcada por civilizações de perfis os mais diferenciados possíveis...

Artigo: Missa do Vaqueiro Serrita, Pernambuco. Fé e Identidade Cultural

Este ano 2021, a Missa do Vaqueiro acontece no domingo dia 25 de julho, às 9h da manhã! Pelo segundo ano devido aos protocolos oficiais da pandemia, você assistirá a 51ª Missa do Vaqueiro no canal do youtube - Missa do Vaqueiro.  A missa tem coordenação de Helena Cancio/Fundação Padre João Câncio.

Compreender que a história vem se tecendo com a força da própria vida. E por isto, disse o cantador, escritor Virgilio Siqueira, daí não ser possível guardar na própria alma a transbordante força de uma causa. ..

Artigo Ney Vital-jornalista

Espaço do Leitor: Dos nossos desacontecimentos

Todos sabem que a Praça da Bandeira em Juazeiro/BA, é um dos pontos turísticos de grande importância para a nossa cidade. Ela foi construída por volta de 1920/1930. Eram duas praças com nomes diferentes.

A primeira, em frente a Catedral com o nome Praça Imaculada Conceição, por ter a imagem da Imaculada Conceição, produzida em aço e instada no meio de uma fonte luminosa, atualmente sem funcionamento. E a segunda, em frente ao Clube Comercial, hoje Biblioteca Municipal, chamada de Praça da Bandeira...