Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

SEMAO responde a reclamação de leitor sobre situação da orla de Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAO) informa, após o leitor Anderson Silva relatar descaso dos bares para com as calçadas na Orla de Juazeiro, que a fiscalização está ciente das invasões do espaço público e já está programando a notificação de todos os proprietários que estão infringindo a Lei na Orla da cidade. 

A SEMAO solicita aos juazeirenses que realizem as denúncias diretamente à secretaria, que pode acontecer por telefone no 74 3612 3574 ou pessoalmente na sede da secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro s/n Centro. A SEMAO informa ainda que após registrar a denúncia é gerado um número de processo, com este número, o denunciante pode acompanhar o andamento da denúncia. ..

Ascom

ESPAÇO DO LEITOR: Leitor do blog reclama de situação na Orla de Juazeiro

O leitor Anderson Silva mandou e-mail ao blog, chateado com o descaso com os pedrestres na orla de Juazeiro. Veja abaixo:

"Já não basta o espaço que os bares têm, agora eles estão tomando de conta da calçada. É um descaso com os pedestres que as vezes tem que andar no meio da rua, porque eles estão colocando mesas e cadeiras na calçada deixando apenas um pequeno corredor para os pedestres passarem.

Gostaria que a prefeitura tomasse uma atitude com relação a isso. Espero que saindo no seu blog traga atenção as autoridades competentes. As fotos abaixo foram tiradas ontem num bar da orla:..

PROFESSOR JUAZEIRENSE RECLAMA DOS ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS DA CIDADE

Constantemente juazeirenses têm reclamado da falta de ação por parte do setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano em relação ao grande número de animais nas avenidas e ruas de Juazeiro.

Na última semana, o professor Josinaldo Dias, que leciona no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, flagrou diversos animais pastando e espalhando o lixo em frente à rodoviária da cidade, ou seja, principal porta de acesso ao município, por onde trafegam diariamente milhares de pessoas...

ESPAÇO DO LEITOR: O REI DA FOLIA NA TERRA DA ALEGRIA...

O menino Francisco, que também é André no seio de sua família, virou GOGÔ, como é de costume alguns apelidos quando ainda somos crianças, ou às vezes quando nos tornamos adultos, e no meio das amizades surge um fato que eles passam a nos chamar de uma forma carinhosa, com nomes os mais diferentes, e a prova aí está com esse apelido dado a Francisco André Alves da Mota – nosso REI MOMO DO CARNAVAL DE JUAZEIRO – 2017.

Eu sempre gosto de fazer uma homenagem a algumas pessoas, como vocês já tiveram oportunidade de ver aqui no blog, e hoje não posso deixar de creditar algumas palavras a esse SIMPÁTICO, que a moçada da sua família, na gozação, o chama no sentido antônimo da palavra.....

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

BICICLETA É ROUBADA EM JUAZEIRO

O ciclista Cleiton Darlan enviou mensagem ao Blog Geraldo José via whatsapp alertando à população que roubaram sua bicicleta (bike) na madrugada deste domingo (05) em sua residência. E faz um apelo “por favor divulguem, pois utilizo a mesma como um programa de saúde, pois preciso fazer atividades físicas regulares! Sim haverá gratificação!” conclui. ..

PLACA INDICA LOCALIZAÇÃO ERRADA DE SOBRADINHO

O leitor do Blog Geraldo José, Murilo Ricardo, morador do bairro João Paulo II, chamou à atenção do ex-gestor da CSTT – Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes, Vilmar Ferreira, sobre o erro de uma placa de orientação na rotatória do Ceasa (Mercado do Produtor) que indica o mesmo destino para as cidades de Sobradinho e Curaçá, que margeiam a mesma BA-210, porém em extremos completamente diferenciados.

Diz Murilo “O DNIT mudou o sentido de Sobradinho! Só em Juazeiro mesmo. Passei neste domingo (05) e a placa continua lá”. Na verdade, o erro é do DNIT –Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, mas não custa nada a gestão municipal fazer o alerta ao órgão federal...

ARTIGO – “O BRASIL VAI SER DIFERENTE”

É impressionante a capacidade das pessoas em criar e postar nas redes sociais uma incrível variedade de estórias e deboches sobre os fatos do cotidiano, principalmente fazendo humor sobre a parte corrompida dos segmentos político e empresarial dos dias atuais, ou seja, aqueles que estão atravessando uma fase mais policial do que propriamente política, e de negócios corretos. Ainda que se vislumbre alguns sinais de leve riso por algumas criatividades, a reação mais comum na sociedade é de abatimento moral pela imagem achincalhada e desmoralizante que chafurda o perfil desses dois importantes setores da vida nacional.

Existem aqueles que se sentem muito incomodados por ver que as investigações perduram por mais tempo sobre determinados nomes, particularmente quando os envolvidos são da mesma corrente política, não raciocinando sobre a legitimidade daquela conhecida frase que diz: “onde há fumaça... há fogo”! Daí é que o aprofundamento rigoroso das apurações tem conduzido a descobertas antes impensáveis, como, por exemplo, levar à condição de prisioneiros um ex-governador de um importante Estado da Federação e um empresário brasileiro, destaque da Revista Forbes. Este último, que esnobava tanto o apelido de “7º. Mais Rico do Mundo”, tinha o hábito de dar a cada uma das seis empresas que integravam o seu “Grupo X”, um nome composto por três letras maiúsculas e um indefectível “X” sempre presente e, por ironia do destino, a obsessão se tornou em maldição e terminou levando-o ao Xadrez...! Triste desfecho para quem ficou bilionário em menos de dez anos, ao ponto de ter um veículo de luxo estacionado na sala da sua residência, o Lamborghini de 3,3 milhões de reais, como o troféu da ostentação e da luxúria! Enquanto isso, tantos e tantos amanhecem e anoitecem, dias e dias, sem ao menos ter um pão seco para comer!..

Artigo: O PODER NÃO DURA PARA SEMPRE

O poder não dura para sempre!

Assim como ele a imodéstia, a falta de humildade, a não simplicidade, a arrogância, a prepotência e a soberba...

Usuária reclama contra Joafra

Geraldo,

Venho por meio público ressaltar o descaso da empresa Joafra com vários alunos da UPE Petrolina... Infelizmente ontem pela noite (03.02.17) os alunos que dependem do transporte para retornar para Juazeiro após as aulas da faculdade ficaram plantados na porta da universidade. O ônibus destinado aos alunos sai da UPE às 22:10h entretanto ontem o ônibus não compareceu, alguns alunos ligaram para a garagem reclamando e buscando informações principalmente pelo fato de uma parte dos alunos ainda depender de outros ônibus para bairros de Juazeiro...

Foto: Plínio Filho

Nota: Marisa Letícia

Marisa Letícia

Depois de 9 dias lutando pela vida, faleceu, no dia 2 de fevereiro a companheira Marisa Letícia. A Corrente O Trabalho do PT se solidariza ao companheiro Lula, aos seus familiares e amigos e a todos os militantes do PT, no sofrimento pela perda. A morte de Marisa, internada depois de sofrer  um AVC em 24 de janeiro, não pode ser recebida senão em relação à brutal perseguição feita contra Lula e toda sua família, encabeçada pelo Judiciário, com irrestrito apoio da imprensa burguesa. ..

Espaço do Leitor: Moradora do Residencial II reclama de animais soltos

A redação do Blog Geraldo José recebeu nesta tarde (03) a denúncia da moradora Roberta Santos referente a animais soltos no Residencial II. Confira o relato da moradora a seguir:..

SEDUR responde reclamação de comunitário do Alto da Aliança sobre obras de pavimentação

O Blog Geraldo José postou na manhã de hoje o relato do morador Ailton Batista sobre as obras de pavimentação no bairro Alto da Aliança. Veja Aqui.

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) entrou em contato com o Blog, através de nota, e informou que as obras de pavimentação em andamento no bairro Alto da Aliança integram o projeto de Intervenção da Poligonal Urbana que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 e beneficiam um total de 12 bairros em Juazeiro. O Projeto prevê toda a pavimentação não só do bairro Alto da Aliança, mas também de outros bairros como Codevasf, Piranga, entre outros...

ESPAÇO DO LEITOR: PRAÇA MONSENHOR NESTOR A PRAÇA DO ABANDONO!

Geraldo,

Venho através deste blog, manifestar a minha insatisfação e dos demais moradores da Rua do Socorro, Bairro alagadiço, sobre essa ''PRAÇA MONSENHOR NESTOR" que está esquecida há muito tempo pela administração da cidade...

Espaço do Leitor: Moradora do bairro Piranga cobra conserto de calçada a secretaria de Obras de Juazeiro

O Blog Geraldo José recebeu a reclamação da leitora Samara Custódio, moradora da Rua Lafaiete Coutinho, no bairro Piranga, referente a uma obra de saneamento básico realizada pela Secretaria de Obras de Juazeiro. Confira o relato da leitora seguir:

Bom dia Geraldo José,..

A MOBILIZAÇÃO PARA A EXTINÇÃO DO IPVA E AS PROPOSTAS DE REFORMA TRIBUTÁRIA

*Maraisa Santana

Circula na internet, há algumas semanas, via Whatsapp, abaixo-assinado em que busca a adesão popular para apresentação de proposta legislativa, visando a extinção do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), movimento encabeçado pela rede de ativistas para mobilização social global através da internet, denominada “Avaaz.org”, fundada em 2006 e que tem o objetivo de estimular o encorajamento de pessoas a criarem as suas próprias campanhas de abaixo-assinado via on-line...

ARTIGO: A revolução cultural usando o Frevo e o Baião

O aniversário de cem anos do frevo foi em 2007. O centenário de Luiz Gonzaga Rei do Baião em 2012. Dominguinhos, Sivuca e Jackson do Pandeiro valorizavam o Frevo.

O frevo possui o título de patrimônio cultural e imaterial da humanidade. Usando riqueza de ritmo, harmonia e melodia Luiz Gonzaga ainda no início de sua trajetória musical, poucos sabem, divulgou e cantava Frevo. 

Em 1946 gravou "Cai no Frevo". Detalhe: usou sua majestosa sanfona. Puxou a sanfona também no Frevo "Quer Ir mais Eu?", este regravado várias vezes até os dias de hoje e executado pelas orquestras de frevos nas ruas e bailes Brasil afora. 


Luiz Gonzaga gravou nos ano 80 "Bia no Frevo" e "Forrobodó Cigano". Homenageou o genial Capiba, tocando o frevo "Ao mestre com carinho".

Luiz Gonzaga em parceria com João Silva, já no final da carreira, anos 80, grava "Arrasta Frevo". Ainda Na seara do carnaval o Rei do Baião  participou do primeiro forró trio-eletrizado junto com Dôdo e Osmar, Instrumento Bom. Viva a 
Bahia.

Toda esta trajetória faz Luiz Gonzaga atual...basta ouvir a letra de "Eu quero dinheiro, saúde e mulher. É isto mesmo e vice e versa Mulher Saúde e Dinheiro e o resto é conversa. Eu quero ser deputado, senador, vereador. Eu quero ser um 
troço qualquer para mais fácil arranjar Dinheiro Saúde e Mulher"...

Impressionante, visionário, Luiz Gonzaga, gravou essa façanha em marcha-frevo no ano de 1947.

Como se vê, o frevo deveria sempre ficar em alta. O frevo e o baião deveriam ser tocados nas Rádio o ano inteiro. Mas frevo para quê? Por que frevo? Para que Baião? Por que Baião?

A resposta está na conexão de estudos e reflexões sobre a cultura brasileira que conduzindo-me à constatação: vivemos num país que reluta em aceitar-se integralmente. Não se valoriza o Frevo e o Baião!

O frevo e o baião são duas representações simbólicas mais bem-acabadas e representativas que o povo brasileiro construiu. Assim como o samba, o choro, uma entidade cuja imaterial capaz de realizar mais  uma revolução cultural se tivermos a suficiente compreensão do seu significado e alcance sociocultural...

*Ney Vital - Jornalista

ARTIGO: Restabelecendo a verdade por Julio Lossio Filho

Caro amigo Geraldo José,

Acompanhando as notícias nos blogs da região e nas páginas dos nossos representantes nas redes sociais, vi na página do atual prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, um vídeo em que ele discursava para jovens da nossa cidade lançando o programa “Qualifica Petrolina”.

Em seu discurso, o prefeito disse que o PRONATEC ainda não tinha “desembarcado” em Petrolina. Disse que essa seria a primeira vez que o programa chegaria na nossa cidade e que essa notícia o espantava...

por Julio Lossio Filho

ESPAÇO DO LEITOR: Uma seca de seis anos

Nesses quase 40 anos de sertão é a primeira vez que ficou um ano sem cair chuva no telhado de casa. A última chuva foi em Janeiro de 2016. No entorno da cidade, Juazeiro da Bahia, já choveu.

O problema básico não é que fica sem chover, mas chover muito menos. Os cientistas estão perplexos, porque a cada ano se fala que teremos chuvas normais, até acima da média, mas elas não vêm. Atribui-se sempre a razão ao fenômeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico, elas caem abundantes no sul e sudeste do Brasil, mas não chegam ao coração do Semiárido...

Roberto Malvezzi (Gogó)

ESPAÇO DO LEITOR: SEDUR responde reclamação de moradora do bairro Parque Centenário

Na manhã de hoje (31) o Blog Geraldo José postou o relato da leitora Leide Santos sobre a falta de serviços públicos e de infraestrutura no bairro Parque Centenário, em Juazeiro. Veja aqui.

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), através de nota, entrou em contato com a nossa redação e informou que atualmente está com diversas obras de pavimentação em andamento tanto na sede como no interior e que mesmo assim ainda não é o suficiente para atender as demandas existentes na cidade...

Espaço do Leitor: Parque Centenário no Esquecimento.

Geraldo,

Venho por meio desta mais uma vez mostrar o quanto o nosso bairro Parque Centenário está no esquecimento. Temos aqui quatro temas que gostaria que fossem expostos, conforme o assunto:..

Artigo: O novo lixo cultural das periferias urbanas

Não tenho absolutamente nada contra as novas formas de expressão musical advindas das periferias urbanas, especialmente de Salvador. Melhor dizendo, nada tenho contra esse estilo musical, o novo pagode feito por grupos de jovens desajustados e megalomaníacos, em sua grande maioria. Não tenho esse direito, pois vivemos numa democracia, mas pessoalmente acho literalmente lixo cultural, que banaliza a violência, a drogadição, e principalmente trata a mulher como um objeto.

Os produtores musicais desse estilo deveriam sim, aproveitar o momento em que esse estilo musical, que parece que consegue ser unanimidade exatamente nas periferias urbanas, para estabelecer parâmetros educativos através da música. Se existe o fenômeno, que façam boas letras e eduquem nossa juventude!..

GENALDO MELO

ESPAÇO DO LEITOR: SEMAO responde reclamação de morador sobre ocupação de barracas em praça do bairro Maria Gorete

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAO) informa ao senhor Fabrício Nascimento que já tem uma atividade programada para remoção das barracas e trailers do Bairro Maria Gorete. A SEMAO informa ainda que, para que aconteça uma fiscalização mais eficaz, é necessário que os moradores ajudem com denúncias e reclamações, uma vez que os maiores fiscais da cidade é a própria população, com isso, as demandas podem ser registradas pelo telefone (74) 3612 3574 ou na sede da Secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n Centro. ..