Espaço do Leitor
ARTIGO: MONTE SANTO E O EPISÓDIO DE CANUDOS
A cidade de Monte Santo, situada no semiárido baiano, à sombra da Serra do Piquaraçá, foi, no passado, palco do episódio de Canudos. Tornado vila em 1837, o lugarejo detinha uma área territorial que abarcava grande parte do sertão baiano, incluindo Canudos, povoação fundada às margens do rio Vazabarris pelo peregrino cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, ou Antônio Conselheiro.
Em 1888, o coronel Durval Vieira de Aguiar, no seu livro Descrições Práticas da Província da Bahia, informava ter visto Antônio Conselheiro em terras de Monte Santo, mais precisamente no povoado do Cumbe, atual Euclides da Cunha (BA). Escreveu Durval Vieira de Aguiar: “Quando por ali passamos achava-se na povoação um célebre Conselheiro, sujeito baixo, moreno acaboclado, de barbas e cabelos pretos e crescidos, vestido de camisolão azul, morando sozinho em uma desmobiliada casa, onde se apinhavam as beatas e afluíam os presentes, com os quais se alimentava (...) O povo costuma fluir em massa, aos atos religiosos do Conselheiro, cujo aceno cegamente obedece (...) Nessa ocasião havia o Conselheiro concluído a edificação de uma elegante igreja no Mucambo, e estava construindo uma excelente igreja no Cumbe, onde a par do movimento do povo, mantinha ele admirável paz”...
José Gonçalves do NascimentoSAAE responde denúncia de leitora sobre esgotos estourados no bairro Alto do Alencar
Nesta sexta-feira (03) a redação do Blog Geraldo José postou uma denúncia de uma moradora do bairro Alto do Alencar sobre os transtornos provocados por esgotos estourados na localidade. Veja Aqui!
Através de nota, o SAAE entrou em contato com o Blog e informou que uma equipe estará na manhã deste sábado (4) realizando os procedimentos necessários para solucionar o problema relatado pela moradora...
Artigo - As Três Mentiras da Reforma Trabalhista
Robinson Almeida (*)
Para retirar direitos dos trabalhadores e precarizar as relações de trabalho, o governo Temer está propondo uma reforma na legislação trabalhista. A justificativa do Projeto de Lei 6.787/2016 se sustenta em três mentiras...
ARTIGO: Amigos, amigos, negócios à parte
Não se pode contestar a afirmação de que todo começo é difícil, mas, mais difícil ainda é não encontrar alguém que não tenha passado por perrengues nos primeiros momentos de uma atividade, seja no lado pessoal, profissional e outros. Muitos já vivenciaram ou vivenciam ainda essa experiência na própria pele. É absolutamente normal passar por algumas dificuldades nos primeiros momentos em qualquer que seja o acontecimento ou a área de atuação.
O medo de falhar não poderá ser maior que a vontade de acertar...
Por Gervásio Lima Jornalista e HistoriadorSecretaria de Saúde responde denúncia de moradores sobre abandono do ex-prédio do CAPS no bairro Expedido Nascimento
Na manhã de hoje (02), o Blog Geraldo José postou a preocupação de moradores do bairro Expedido Nascimento, em Juazeiro, em relação ao estado de abandono do antigo prédio em que funcionava o CAPS na localidade. Veja Aqui!
A Secretaria de Saúde de Juazeiro entrou em contato com o Blog nesta tarde e informou que "quando foi encerrado o contrato de aluguel do antigo prédio do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), localizado no bairro Expedito Nascimento, o município realizou um acordo com a proprietária para a realização dos reparos necessários no imóvel. O valor previsto em contrato foi aceito por ambas as partes e já foi quitado pelo governo". Em nota a secretaria comunicou ainda que " Prefeitura Municipal está isenta de qualquer impasse envolvendo a reforma do local". ..
ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRO VAI DE MAL A PIOR
Caríssimo Geraldo José, como você sabe sou leitor assíduo do seu Blog, nessas minhas leituras eu venho analisando que a nossa querida Juazeiro está cada dia pior, pois as reclamações dos moradores que pagam altíssimos impostos são inúmeras, são coisas que não eram para serem reclamadas porque são obrigações do governante municipal(Prefeito) e seu secretariado. Selecionei do dia 26/02 até a data de hoje 01/03, vejam os absurdos verdadeiros que os habitantes pedem, solicitam a esse poder público ineficiente que a Prefeitura de Juazeiro na pessoa do ilustríssimo Sr. Paulo Bomfim.
MORADOR DENUNCIA DESCASO COM O BAIRRO JARDIM SÃO PAULO..
Rogério Espíndula – Morador de Juazeiro e leitor assíduoMarço é o mês da poesia
Geraldo, como estamos entrando no mês da poesia, envio este poema sobre a nossa querida Juazeiro, que apesar dos pesares, fica mais bonita até quando chove. Segue também, para ilustrar, um trabalho do artista e parceiro Iehoshua Iahueh.
Grande abraço!..
Espaço do Leitor: Espaço abandonado gera temor a moradores do bairro Expedito Nascimento
Geraldo, essas fotos são do antigo CAPS, no Bairro Expedito Nascimento, em Juazeiro. Os moradores pedem ajuda, para quem de direito faça algo, pois o espaço está abandonado servindo de esconderijo de marginais, local de uso de drogas. O ponto de ônibus fica nessa mesma calçada do antigo CAPS e há um receio muito grande de estupros e violência em geral. Não estamos cobrando da Prefeitura e sim a quem de direito, pois o espaço é particular. As fotos são de Sérgio Adriano Brito...
Hospital Universitário se manifesta sobre estado de saúde de paciente juazeirense
Nesta quarta-feira (01), o Blog Geraldo José postou o relato do leitor Luciano Medrado sobre um paciente juazeirense que se encontra internado no Hospital de Traumas, em Petrolina, há mais de dez dias, aguardando por duas cirurgias. Veja Aqui!
A assessoria de imprensa do Hospital Universitário entrou em contato com o Blog e deu mais informações sobre o estado de saúde do paciente. Confira a seguir!..
Ascom HU-UnivasfMoradores denunciam problemas de infraestrutura nos apartamentos do Residencial Dr. Humberto Pereira em Juazeiro
Nesta quarta-feira (01), a redação do Blog Geraldo José recebeu uma denúncia enviada pelos futuros moradores do Residencial Dr.Humberto Pereira referente a falta de infraestrura nos apartamentos após as últimas chuvas que caíram em Juazeiro. Veja a seguir o relato dos moradores:..
Espaço do Leitor: Desperdício de água potável no bairro Piranga
Olá Geraldo José,
Meu amigo venho pedir a sua ajuda, através do seu Blog, para comunicar ao setor do Saae que venha resolver esse problema de desperdício de água potável na Praça Antônio Tanury, no bairro Piranga. Não é água de chuva, é água limpa...
Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano responde leitor sobre barulho no Residencial São Francisco
Na manhã de hoje (01), o Blog Geraldo José postou o desabafo do leitor Paulo César referente ao desrespeito a Lei do Silêncio no Residencial São Francisco, em Juazeiro. Confira Aqui!
Em nota a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) informou que desde de maio de 2016 o combate a poluição sonora ganhou uma tríplice aliança para coibir a prática de uso de som alto em Juazeiro...
Espaço do Leitor: Morador reclama de esgoto estourado no bairro Piranga
Boa tarde Geraldo José!
Eu sou morador da Rua Santa Madalena, bairro Piranga, quero pedir para que você peça para o Saae vim aqui na rua desentupir um bueiro que já está há vários dias transbordando. Na hora de chegar o recibo da água com essa taxa de esgoto a pessoa tem que pagar, mas na hora do SAAE fazer a parte deles é um Deus nos acuda! ..
A HISTÓRIA DO CARNAVAL NO MUNDO
Em agradecimento aos deuses pelas chuvas e fertilidade do solo que lhes davam os produtos alimentícios oriundos da terra, os gregos realizavam seus cultos que originaram o carnaval, 600 anos a.C. Essa comemoração somente passou a ser adotada pela Igreja Católica em 590 depois de Cristo. Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. Essa festa carnavalesca a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne, marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo, inspirando essa cultura para cidades como Nice, Nova Orlean, Toronto e a nossa Capital do samba, o Rio de Janeiro, que criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras importantes cidades do mundo, como Tóquio e Helsinque, capital da Filândia, além da nossa São Paulo, hoje sua concorrente nos grandes desfiles. Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta–feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação. Estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (terça-feira gorda). O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias, de 17 a 23 de dezembro, nas ruas, praças e casas da Antiga Roma.
O entrudo está na origem do português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia...
Ascom/Gonzaga PatriotaESPAÇO DO LEITOR: ESGOTOS A CÉU ABERTO IRRITAM NO BAIRRO NOVA ESPERANÇA.
Boa noite Geraldo.
Essas fotos eu tirei agora a noite na rua Sete de Setembro no bairro Nova Esperança...
ESPAÇO DO LEITOR: MORADOR REPUDIA BARULHO NO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO.
O leitor Paullo César disse por meio de mensagem ao Blog Geraldo José que não suporta mais a barulheira no Residencial São Francisco e pediu providências. Confira:
Nobre Geraldo, quero aqui expressar a minha indignação no que se refere aos bares a céu aberto no Residencial São Francisco. Ninguém consegue dormir à noite com barulho, discussões, brigas, som de carros estrondosos, bem como o som dos próprios bares que passa a noite inteira tocando. Não há o mínimo de respeito pelo próximo, pessoas que tentam dormir, idosos, crianças...
Imagem Ilustrativa da internetOs penitentes de Juazeiro, uma chama de Fé...
Até hoje não se sabe ao certo quando as "alimentadeiras de almas" (cordão composto por homens e mulheres) resolveu caminhar pelas noites da quaresma entoando benditos e fazendo orações, nem se foram realmente os capuchinhos e franciscanos, que fundaram no início do século XVIII a cidade de Juazeiro, sertão da Bahia, os responsáveis pela introdução da prática penitencial. Que durante as segundas, quartas e sextas dos 40 simbólicos dias do sacrifício de Cristo realizam o ritual da penitência.
O cordão de "Atrás da banca" (hoje bairro de Santo Antônio) continua sua peregrinação pelas sete estações (cruzeiros das tradicionais paradas dos penitentes). Após o falecimento de D. Zabelzinha que era a "chefe" do cordão, o comando do grupo à partir daquele momento ficou a cargo de sua filha Jesulene Rodrigues Ribeiro " Nenenzinha" a pedido da própria mãe e que até hoje coordena o grupo,..
Por Valterlino Pimentel com informações do site OvermundoArtigo - O Que é Corrupção? Temos Sim um Sistema Político Corrupto! Há a Cultura Social de Ilicitudes! O Protecionismo e o Combate às Práticas Ilegais e Criminosas!
As consequências sociais atormentadoras, resultantes da corrupção, o significado das injustiças atinentes dela, o poder de deformação moral que ela tem, a militância histórica de quem defende, na prática, direitos, deveres e o bem-estar social, têm proporcionado momentos de reflexões e preocupações, onde podemos pontuar debatendo esse mal desnecessário:
1) O que é Corrupção? – “O termo "corrupção" surgiu a partir do latim (corruptus), que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo”. “A ação de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio”. Inclusive, o Ministério Público define que: “cortar fila, dá ou receber qualquer coisa por simples vantagem pessoal, tem relação com a corrupção”.....
Laurenço Aguiar – Militante e Dirigente Político de Sento-SéArtigo - Nossa Senhora das Grotas e Aparecida no samba
Roberto Malvezzi (Gogó)
O sagrado e o profano não têm distinção no meio do povo. Conforme a famosa frase de Moraes Moreira "sagrado e profano o baiano é carnaval". O que interessa é a festa. Os demais elementos vêm como auxiliares, inclusive se o enredo for sobre Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora das Grotas abrindo o desfile de Grande Rio em homenagem à Ivete Sangalo...
UM APOSENTADO APAIXONADO PELO RIO...
Vamos falar hoje, do Rio e o Aposentado ou o Aposentado e o Rio... Olhando assim dá no mesmo, mas, vou provar aqui que não dá... Vamos começar exemplificando a palavra chave desse texto, com auxilio do dicionário como gosto de fazer:
PAIXÃO – “É um termo aplicado a um sentimento muito forte em relação a uma pessoa, objeto ou tema. A paixão é uma emoção intensa convincente, um entusiasmo ou um desejo sobre qualquer coisa. É também aplicado com frequência para determinar um vívido interesse ou admiração por um ideal, causa ou atividade. Em suma, é um sentimento de excitação incomum ou de forte emoção...”...
ESPAÇO DO LEITOR: FALTA D'ÁGUA NO PARQUE RESIDENCIAL.
O leitor do Blog José Batista, conhecido popularmente por Batista do Oito, enviou mensagem nesta segunda-feira (27), reclamando da falta de água na comunidade. Veja: “Caro amigo Geraldo, estamos nós moradores do bairro Parque Residencial mais uma vez sem água desde ontem por volta das 15 horas, até esse momento sem nenhuma explicação. Nas nossas casas faltou o liquido precioso, sendo que crianças e adultos estão sem fazer algumas necessidades. Estamos esperando mais uma desculpa do Saae, ou será que fecharam o registro novamente? Na hora de pagar vamos fechar o zíper das nossas carteiras para ver o que será feito. Há já sei! Eles vêm e cortam o fornecimento ou estou errado?”
José Batista- Batista do Oito..