As consequências sociais atormentadoras, resultantes da corrupção, o significado das injustiças atinentes dela, o poder de deformação moral que ela tem, a militância histórica de quem defende, na prática, direitos, deveres e o bem-estar social, têm proporcionado momentos de reflexões e preocupações, onde podemos pontuar debatendo esse mal desnecessário:
1) O que é Corrupção? – “O termo "corrupção" surgiu a partir do latim (corruptus), que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo”. “A ação de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio”. Inclusive, o Ministério Público define que: “cortar fila, dá ou receber qualquer coisa por simples vantagem pessoal, tem relação com a corrupção”...
2) O Sistema Político Corrupto – A forma como se busca e consegue voto e exerce cargo público, buscando qualquer vantagem pessoal ilegal, alimenta a corrupção em mão-dupla-tripula: doador; interlocutor; recebedor! ... Observo que isso tem relação do Planalto ao cidadão mais comum, mesmo considerando as exceções pessoais. Existe com clareza um processo de manipulação da sociedade, através de certos meios de comunicação, o que já seria corrupção, para esconder outros atos corruptos e busca de poder. Temos assistido a diversos casos de desvio do dinheiro público envolvendo instituições e figuras das três esferas de poder e federadas, além do meio empresarial: Poder Judiciário; Poder Legislativo; Poder Executivo – dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e do Planalto Central (União e Congres so Nacional). Existe expressivo contingente de pessoas idosas, político, empresários, servidores públicos, envolvidas nos verdadeiros casos de corrupção – essas pessoas não ficaram corruptas agora, mostrando assim como a cultura corrupta foi escondida e protegida no passado de toda a nossa história e tratada com certa parcialidade no presente!
3) A Cultura Social das Ilegalidades – A falta de conteúdo em produtos da rede cerealista, como por exemplo, quilo de 900 gramas, a relação de trabalho sem os direitos assegurados por lei, a sonegação de impostos, empréstimos entre “colegas” e compras sem qualquer intenção de pagar, às palavras dadas em vão, os compromissos falsos, tantos outros comportamentos aéticos (... ... ...), viraram “valores” de uma organização social fora da lei e longe da lógica.
4) O Combate às Práticas Ilícitas – Tá claro, claríssimo, o desinteresse histórico de se acabar com a “corrupção”!... Pode ser observado que com exceções a maioria dos que mais podem combater a corrupção, não querem fazer isso. É como se isso determinasse o fim da carreira política e de ficar rico ilegalmente!
Diante disso, às vezes nos perguntamos: Os crimes cometidos e descobertos pela operação Lava-Jato têm ou não relação com as campanhas eleitorais tradicionais, onde quem tem muito dinheiro, consegue mais votos, e que esses votos não foram “dados” por consciência como determina as regras do jogo democrático eleitoral? Se quem tem poder de investigar, processar e prender tivesse atuando, ou quiser atuar antes e hoje com critério único e todo rigor da lei, escaparia muita gente em Brasília, nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios? Eu tenho certe que não e não!
Alguém já disse sabiamente que o jeito mais garantido de acabar com a “corrupção”, é todas as pessoas ficando sérias honestas. Difícil é saber quantas décadas leva isso!... O ilustre italiano Padre Luiz que atuava em Andorinhas, na região de Senhor do Bonfim, como bom orientador social dos fiéis, disse um dia na Missa: “Olha, vai ter Eleição Municipal, escolham bem seus representantes – não vendam seus votos, sejam bons cidadãos, pois, quando a sociedade e composta só de pessoas boas honestas, toda vez que se escolher um prefeito, um vereador, a tendência é ser um político bom - é como voc&ec irc; encher uma bacia de laranjas boas, toda vez que pegar uma pra chupar, é uma fruta boa – se encher a bacia de laranjas bichadas, quando alguém chupar uma é uma laranja sem doce, sem vitamina, ruim mesmo”!
Portanto, dá para observar que a “corrupção” brasileira ainda levará décadas para diminui-la, pelo menos a proporções “mais suportáveis”, pois, essa praga está no DNA de elevadíssimo percentual da nossa população!... A formatação das pessoas feita pelo terrível Sistema Político histórico levou enorme parte da população a demonstrar entender que tem de ser direito na vida social, mas com dinheiro público não precisa ser correto, principalmente se lhes sobrar qualquer tipo de vantagem pessoal, mesmo sem o aval da lei!
Laurenço Aguiar – Militante e Dirigente Político de Sento-Sé.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.