Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

ATENÇÃO JUAZEIRO PARA ESTA CHAMADA!

Lá estava eu do outro lado do rio, conversando com um amigo que no passado pegava carona no Trem, e vinha jogar bola do lado de cá, sem aquele bairrismo tolo e infame que um dia existiu. E o mesmo ainda me disse que o povo do lado de lá vinha comprar quase tudo aqui em nossa cidade, citando, inclusive, a Sapataria Cearense onde ele era cliente fiel... Naquele momento lembrei nosso potencial de outrora, e resolvi promover a seguinte chamada, para ver o que ainda se faz presente.  Confiram o resultado:

Laura Novidades? Ausente; Bazar Royal? Ausente; Armarinho Meirelles? Ausente; Armarinho Drubi? Ausente; Lojas Os Gonçalves? Ausente; Lojas Silva? Ausente; Sorveteria Glacial? Ausente; Bar Primavera? Ausente; Ki-Sabor? Ausente; Cine Teatro São Francisco? Ausente; Quadra do Franvale? Ausente; Tiro de Guerra 06/129? Ausente; CNSF - Companhia de Navegação do São Francisco? Ausente; Estaleiro da Ilha do Fogo? Ausente...

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

OS GALHOS BALANÇAM, MAS A ÁRVORE ESTÁ DE PÉ

A mídia faz estardalhaço, grande parte da sociedade ecoa e com exigência de mais repressão e mais violência contra a violência, vai se encurralando e sonhando com uma proteção que nunca chega.  O aprofundamento da repressão pelos aparelhos do estado encabeça o rol das ações exigidas por grande segmento da sociedade para enfrentar o narcotráfico e a violência. Essa é uma visão simplista, que por desconhecimento, comodidade ou conivência, exclui várias outras vertentes geradoras da violência, ignora o cerne do problema e despreza o efetivo enfrentamento da questão em toda a sua extensa profundidade. Não se discute, por exemplo, a responsabilidade da justiça, se minora os efeitos da desagregação social, o desprezo de valores éticos e morais  e a submissão da sociedade a um modelo consumista, individualista e hedonista.

O foco na repressão exclui várias outras concepções de combates às drogas e a violência vivenciadas por países que produziram e produzem resultados dignos de análises críticas e considerações...

Omar Babá Torres

ESPAÇO DO LEITOR: AS MURIÇOCAS DE PAULO BOMFIM.

Geraldo,

Em apenas 30 minutos tentando assistir o Jornal na TV veja o que consegui, matar dezenas de muriçocas e prestar atenção no jornal que é bom naaaada. Juazeiro capital das muriçocas e as autoridades não fazem naaada para reverter essa situação. ..

Leitora reivindica melhoria em bairro de Petrolina

Geraldo,

Há muito tempo os moradores vem sofrendo vários transtornos e queremos uma providência por parte da prefeitura para melhoria da Avenida 15 (quinze), no bairro Jardim Guararapes, que dá acesso aos condomínios Valle Petrolina, Valle dos coqueiros, residencial Brasil e nova Petrolina e Encontro das Águas, está um caos. Na passagem do canal, o asfalto está todo esburacado, causando transtornos nos dois sentidos...

ARTIGO – O DISCURSO QUE ENGANA A MUITOS!

Como se não bastassem as preocupações com a instabilidade política interna e as incertezas econômicas e sociais ora vivenciadas pelo nosso Brasil, somos, naturalmente, induzidos ao sentimento de solidariedade com os nossos irmãos venezuelanos, pela convulsão social instalada naquele país latino, com o rompimento total das regras de respeito democrático, onde as milícias constituídas pelo governo, além das forças militares oficiais, implantam a violência e a morte aos contrários à ditadura chavista/madurista, atualmente sem nenhum disfarce.

As imagens que correm o mundo são de muita brutalidade com os que se opõem ao governo, vítimas de uma inflação acima de 700% ao ano, uma economia estrangulada e total escassez de alimentos nos mercados. Através de uma eleição viciada e manobrada pela ditadura bolivariana foi eleita uma Assembleia Constituinte, cujo primeiro ato foi desconhecer o Poder Legislativo existente e outras medidas absolutistas já anunciadas, com a ampliação dos poderes ao Ditador Nicolás Maduro...

Espaço do Leitor: Degradação ambiental nas margens do São Francisco.

Amigo Geraldo,

É inconcebível a incompetência, a falta de  conhecimento,  comprometimento,  e sensibilidade ambiental,  das pessoas que cuidam do setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Petrolina. No sábado (12.08),  fui a Petrolina fazendo a travessia pelo rio, e fiquei surpreso ao chegar na outra margem,  onde  um trator fazia o desmatamento  a partir do circulo militar em direção a Orla 2 daquela cidade. O que me fez protestar contra aquela operação, é que no momento em  que se discute o vida do velho Chico, inclui-se no contexto,  o não desmatamento das suas margens como proteção às suas águas. ..

Foto Ilustrativa (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio )

Artigo - Toda imposição é burra

Em se tratando de serviço público, nada mais justo e lógico é ouvir as opiniões dos que serão beneficiados e as dos que poderão ser afetados negativamente, principalmente no que se refere a intervenções físicas, seja através de uma nova construção, uma reforma, uma ampliação ou implantação de algo. A imposição é egoísta e vai de encontro aos princípios da coletividade e o da boa convivência em sociedade.

Aquilo que vai de encontro ao que a maioria decide, dificilmente conseguirá sucesso. O agrado público tem de contemplar o plural e nunca o singular. Os benefícios oriundos do Poder Executivo, seja ele municipal, estadual ou federal, precisam necessariamente ser apresentados e discutidos pela população, principalmente aquela que será contemplada. A vontade de uma pessoa ou de um grupo específico não pode determinar e servir de base para uma decisão e a definição de alguma coisa...

Foto Ilustrativa da Internet

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRO HUMANIZA, MENOS NA SAÚDE.

Em Juazeiro temos um forte agravo na área da saúde pública, aquela que não é utilizada no dia-a-dia dos senhores vereadores e secretários de Juazeiro. Mas que é necessária para minha vida e a de muitos.

Nossos líderes políticos não poupam belos textos quando vão tecer promessas para a saúde, porém... Esse quadro lastimável na história de Juazeiro continua sem alteração nenhuma! Temos uma vice-prefeita Médica! Temos uma Secretária de Saúde Médica! Mãe e filha! E em contrapartida temos um caos instalado e inalterado...

MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO DE LAURENÇO AGUIAR, O MILITANTE SOCIALISTA

Em 09 de agosto Laurenço Aguiar fez 60 anos! Um lutador social em estado natural!

Ainda me lembro do jovem desajeitado que em 1988 conheci em Senhor do Bonfim, e já carregava consigo o apelido “Grampão” desde a década de 70... Tinha pouco mais de 20 anos e já se integrava ao quadro de sindicalistas que dirigiam o combativo Sindimina-Bahia. Naquele tempo ele era notável por enfiar os nomes de Sento-Sé e Riacho dos Paes em qualquer conversa. Que importava, se ninguém conhecia a cidade e menos ainda o povoado? Mesmo nas falas informais, ele estava sempre a colocar de forma sutil ou desafiante, sua terra em primeiro lugar. Tem como identidade a bandeira de suas origens. O quê? Sento-Sé? “É por onde passa 350 km do Velho Chico”. “É onde tem as Serras mais deslumbrantes do país”. E de tanto repetir aos seus amigos, seja em Belém do Pará, Brasília, Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, ainda que duvidassem um pouquinho, terminavam acreditando. É que ele fala com tanta sinceridade que até eu passei a acreditar.           ..

Por Antônio Britto - Jornalista/Camaçari-BA.

ENTENDA O QUE É E A IMPORTÂNCIA DE “COMPLIANCE”

*Josemar Santana

Nos últimos anos muito se tem falado no meio empresarial em “COMPLIANCE” como meio de tornar as empresas mais eficientes e confiáveis, pela garantia de qualidade dos seus produtos e serviços e pela proteção contra atos de corrupção...

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do Monte Castelo em Juazeiro reclama de entulho na praça da Barra; Veja na íntegra:

"Desde janeiro quando começou a fazer as calçadas da avenida própria no bairro Monte Castelo que a empresa responsável colocou este entulho na Praça da rua da Barra, com isso está juntando bastante lixo e poeira, pois com o vento, a terra entra nas residências. Além disso, a própria empresa coloca sacos vazios de cimento. Gostaria de algum posição da prefeitura, pois já fazem 8 meses" ..

Por Matheus Alencar morador do bairro Monte castelo

Agente de endemias diz porque está nas ruas

Geraldo José,

Sou Agente de Combate as Endemias na cidade de Juazeiro Bahia, e gostaria de usar esse meio de comunicação para esclarecer o verdadeiro motivo que nós agentes estamos na paralisação junto ao SINTRAB/SAÚDE...

MORADORA DO CENTENÁRIO E O INCÔMODO DAS MURIÇOCAS

Ananda Gonçalves foi mais uma leitora a enviar mensagem ao Blog Geraldo José reclamando do incômodo das muriçocas em Juazeiro. Ela é moradora do bairro Centenário e explica que está difícil conviver com tamanho incômodo. Confira:

Querido... ..

ESPAÇO DO LEITOR: “JOÃO DOIDO”, JUAZEIRO MAIS POBRE

Ele era apenas alguns anos mais velho que eu;  seu nome  de Batismo: João Ferreira Martins, viveu icógnito por trás de um apelido que lhe tornou muito mais famoso que o seu próprio nome mas, será o seu apelido que ficará gravado nos corações dos juazeirenses, principalmente no daqueles do seu tempo. Melhor dizendo: do nosso tempo, pois desde quando eu me entendi por gente, já o conheci como “João Doido”, não tenham dúvidas que sempre será o “doido” mais querido de Juazeiro e, é com este nome, que eu rogo às autoridades que não deixem se perder a memória de “João Doido”, patrimônio da loucura amável, em Juazeiro.

Incapaz de fazer mal a quem quer que fosse. De um cuidado extraordinário com objetos alheios e pessoas; não podia ver um carro estacionado com a porta aberta que logo interrogava:

-“Eu fecho, eu fecho???” E saía a recolher tudo o que tivesse no interior do veículo, antes de fechar-lhe as portas, a seguir, entregava tudo na casa do proprietário.
Quando éramos crianças, senão de idade mas em espírito, gostávamos de tirar o sossego de João e de outros nossos irmãos fracos de juízo, daquele tempo, como é o caso de “Amassa Barro”, “Galo Choco”, “Bico Doce”, etc. João sempre foi o mais espirituoso de todos eles.

Sempre que via alguém com um certo conhecimento, admoestava: - A calça?

Recebido como um filho na família Tanuri, em Juazeiro, pelos seus patriarcas, Sr. Américo e Dona Mariá Tanuri, passou muitos anos ao abrigo daquela família tradicional da cidade, bem vestido, calçado, alimentado, aparência boa; porém o destino reserva para esses nossos irmãos, algo que somente o Criador Incriado, o Supremo Arquiteto do Universo, saberia explicar.

Era tradicional, porém nunca foi desrespeitosa, a sua maneira de desejar beijar as pessoas, principalmente do sexo masculino e, quando o fazia, perguntava à sua vítima (será que ganhar um beijo de João, era mesmo ser uma vítima?), pergunte por quem eu sou doido, pergunte! E ele mesmo respondia: - Por você, meu gostooooso!!!

E assim ele ía levando a vida, sem belicosidade, sem violência, dando exemplo a muitos dos que têm juízo perfeito, de como se vive em sociedade.

Nos últimos meses, percebi a ausência de João pela cidade. Depois vir a saber que o mesmo encontrava-se enfermo. Doeu-me o coração quando fiquei sabendo que o nosso amigo “João Doido”, nome pelo qual ele será sempre lembrado em nosso meio, havia falecido.

Siga em paz meu amigo, que um coro de Anjos venha ao seu encontro, porque você é digno como a criança que havia dentro de você, e que o nosso Pai Amantíssimo, lhe recolha no seu redil, para que você seja mais uma das suas ovelhas. AMÉM...

Carlos Augusto Cruz - Médico/Advogado

MUNÍCIPE RECLAMA DO ATENDIMENTO DO BANCO DO BRASIL EM SOBRADINHO

Geraldo,

A agência do Banco do Brasil em Sobradinho há muitos anos não presta um bom serviço à nossa população, ou a quem precisa...

Espaço do leitor: Onde está a Mobilização Social da Praça CEU do Bairro Tabuleiro?

Caro Geraldo José e população juazeirense,

Sou Tânia Cristina da Silva, moradora do Bairro Tabuleiro há 27 anos. Gostaria de utilizar esse importante veículo de comunicação da região para publicizar uma situação que é do interesse de toda a população juazeirense, principalmente os moradores do Bairro Tabuleiro...

História: Caetano Veloso - 75 anos hoje!

Caetano Veloso - 75 anos!

Na foto, com o grupo Êxodus em 1973,quadra do "franvale" Festival Sanfranciscano da canção - Troféu João Gilberto Juazeiro-Ba. Tempos do "ciúme". (Zeinha, Eu, Satinho+, Itazir, Julhão, Caetano, Coelhão, Zé Mario Luna)...

ESPAÇO DO LEITOR: Leitora de blog rebate secretária de saúde de Juazeiro e relata situação de agentes de saúde

Por Iolanda Nogueira

"Geraldo José, vendo seu blog dia 05/08 me deparei com uma Nota postada pela Secretária de Saúde FABÍOLA RIBEIRO, onde ela esclarece alguns motivos de alguns funcionários estarem na paralisação junto ao SINTRAB/SAÚDE. Ela só esqueceu de mencionar o fardamento dos Agentes de Endemias, o pagamento do prêmio por baixo índice de infestação de Dengue, Zika e Chikungunya, que sempre foi pago na folha de julho, material diário como: lápis, borracha, caneta, a insalubridade dos Agentes de Endemias e Comunitário de Saúde que desde 2006 e garantido por lei o pagamento calculado no salario base ou vencimento...

A NAU DOS INSENSATOS MATANDO A GALINHA DOS OVOS DE OURO

Caro Geraldo,

A famosa fábula de Esopo, A Galinha dos Ovos de Ouro, que ouvia/lia quando era criança, está em pleno curso em nosso país, pois a nau dos insensatos, os governos Federal, Estadual e Municipal estão, literalmente, matando sua "galinha dos ovos de ouro", que é o povo brasileiro, especialmente a classe média, senão vejamos:..

Zoroastro Cedro - Zoró - Químico, aposentado, farto de ser espoliado pelo poder público.

LEITOR REIVINDICA DESENTUPIMENTO DA REDE DE ESGOTO NO ALTO DA MARAVILHA

O leitor Marcos Dias Ribeiro enviou mensagem ao Blog solicitando a postagem de reivindicação ao SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) no sentido de desentupir a rede de esgotamento sanitário na rua 02, do bairro Alto da Maravilha. Confira: “Por favor, queria pedir a você para colocar no Blog e também dar uma força no programa Geraldo José sobre a situação desse esgoto estourado aqui na rua 02, do bairro alto da maravilha,próximo à Cesta do Povo. Há vários dias estamos vivendo entre as "fezes" literalmente. A equipe do SAAE quando vem nos atender faz um serviço de péssima qualidade e que logo em pouco tempo a situação volta a piorar. Durante o dia está irrespirável ficar nas lojas e nas residências devido ao mau cheiro e depois das 17:00h são as muriçocas. Sei que o assessor de imprensa deve ler a matéria ou ouvir o programa e pedir a ele para encaminhar minha reivindicação ao SAAE, e não tentar colocar a culpa na população,coisa que é praxe do órgão”.

Veja o vídeo:..

UM ESPECTRO ASSUSTADOR...

Semana passada, aconteceu aquela sessão lá no Planalto Central para decidir a vida de alguém que, segundo dizem, pisou feio na bola com relação a malas recheadas de dinheiro até a tampa, dentre outras confusões oriundas de papos na calada da madrugada, na intimidade de sua casa...

Pois bem. Teve cenas e cenários para todos os tipos e todos os gostos, surgindo até uma figura que se tornou símbolo da trapalhada de tanta babação que exibiu em defesa do Chefe da Nação.....

ARTIGO – QUE VENHA O EXPURGO GERAL EM 2018!

Pelas atitudes que caracterizam os seus atos, principalmente nas tomadas de decisões durante as crises nacionais agudas, os políticos – com poucas exceções -, tendem a adotar posições nem sempre coerentes com os princípios ideológicos-partidários, mas, sim, embasadas nas conveniências pessoais, e com isso passam aos seus eleitores um sentimento de desrespeito e a sensação de que esses não passam de uns bobos da corte facilmente manipuláveis ao seu bel prazer... Em outras palavras, fazem o que melhor convém aos seus bolsos!

Assim, o eleitor raciocina dentro de um pensamento mais ou menos lógico de que aquilo que tanto eles pregam, e repetem à exaustão, é o que o eleitor deve acreditar e defender nas ruas, como, por exemplo, que o discurso do “FORA TEMER” é um desejo autêntico e uma bandeira que eles irão sustentar no Congresso Nacional. Ledo engano! As negociações, estratégias e artimanhas que aparecem durante a longa trajetória, principalmente quando inspiradas no poder milagroso das liberações de Emendas Orçamentárias e cargos, promovem novos rumos que chegam até ao abandono de conceitos éticos, se é que eles sabem o seu real significado...