Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

ESPAÇO DO LEITOR: MORADORA DENUNCIA VANDALISMO NA PRAÇA DA MÔNICA.

Geraldo sou moradora nos arredores da Praça da Mônica e ando indignada com o vandalismo que todas as noites acontece aqui. A praça foi reformada há poucos meses e os vândalos a cada dia estão acabando. Até campo de futebol anda virando. No início, logo que inauguraram vinham famílias com seus filhos e hoje não se vê mais por conta disso.

Tomaram de conta, chutam bola nas portas das casas, não se pode mais nem sentar com a família na porta de casa pois corre o risco de levar bolada. Infelizmente não temos a quem reclamar. Ligamos para guarda quando vem eles (os vândalos) sentam e depois ficam xingando os guardas, remedando...

ARTIGO - EDUCAÇÃO

Monteiro Lobato, um dos mais conceituados escritores infantis, disse: “Um país se faz com homens e livros.” Que palavras impactantes! As nações que se envolveram na segunda guerra mundial, mais especificamente o Japão, voltou arrasado do conflito, as cidades de Nagasaki e Hiroshima foram fortemente atingidas. Hoje, nem parece que esse povo sofreu qualquer tipo de bombardeio. Houve uma evolução tecnológica e educacional incrível. Esse lugar asiático mais do que tudo prioriza a educação.

Os governantes sabem que a mola que leva ao desenvolvimento econômico e social, está numa educação de qualidade. As crianças já são direcionadas na escolha da profissão, não dão um tiro no escuro. É por isso que há um crescimento gigantesco no PIB e na economia do país. A abrangência desse crescimento é tão gigantesca, que aos olhos de outras nações o Japão já é uma ameaça em relação à Europa e aos Estados Unidos. Esse salto de qualidade deve-se, sobretudo, aos investimentos em tecnologias de ponta e ao ensino eficiente...

Prefeitura responde sobre a estrutura da Unidade Básica de Saúde de Juremal

O leitor e cidadão Ricardo Rodrigues - Cidadão Juazeirense enviou fotos através deste Blog para fazer uma observação sobre a sede da Unidade Básica de Saúde de Juremal. Segundo ele, "a Unidade funciona numa casa sem estrutura. Não há acessibilidade adequada aos cômodos, como banheiros e sala de vacina. Aliás, no banheiro não há adequação nenhuma para o acesso de cadeirantes e idosos que ali são atendidos. O meu pai tem 86 anos e ao ser atendido naquela unidade precisou ir ao banheiro e quase não consegue acessar o banheiro, dada a altura dos degraus e uma porta que dificulta a entrada ao banheiro. A situação é inaceitável, principalmente porque estamos falando de saúde básica. É o momento que precisamos de um atendimento humanizado. Nesse contexto, o atendimento das pessoas que trabalham na referida unidade é da melhor qualidade possível, mas infelizmente a estrutura não ajuda.

Não quero polemizar e muito menos politizar o debate, mas é inaceitável que um Município com a gordura orçamentária como Juazeiro, e que faz tanta propaganda de boa gestão não consiga fazer um atendimento básico de qualidade aos seus munícipes"...

CSTT ENVIA NOTA E ESCLARECE DENÚNCIA DE ESTACIONAMENTOS IRREGULARES NA TRAVESSA NAPOLEÃO LAUREANO.

O leitor Roberto César Santos,  divulgou fotos e denúnciou o "que vem ocorrendo na Travessa Napoleão Laureano, transversal da Rua do Paraíso, que tem vários consultórios e clínicas médicas, portanto bastante utilizado pelas pessoas que procuram tratamento de saúde, no sentido  que a CSTT tome providências no disciplinamento do trânsito desta via que tem constantes interrupções de tráfego por conta de estacionamentos irregulares causando transtornos para motoristas que trafegam e pedestres que tem calçadas invadidas por veículos( Fotos anexas). Seria urgente e importante que a CSTT faça intervenções colocando uma sinalização definindo o tipo de estacionamento para a via, o sentido de fluxo correto para via, além do envio rotineiro de agentes para a fiscalização.

A CSTT enviou nota e explicou as medidas que sertão tomadas. Confiram: ..

CONTO DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM - LEINOTO: O INVENTOR INVOCADO

No seu humilde início de ser um ser pensante, LEINOTO pressupunha que nada mais ao mundo carecia de invencionice. Os inventores, então, tinham feito em excelência e acachapadamente bem os seus devidos serviços. “ Classe danada. “, infelizava-se em balbucios lamentócios . “Poxa, como queria ser um deles! Qualquer coisinha e tava bom, ótimo, bótimo”. Mas, restava o que? Assim navegando nos resígnios, desistiu fácil da ideia prepositiva. No passar dos tempos, porém, foi notando falta disso, num tem daquilo, vazio aqui, vácuo acolá. Algo, na espreita, o esperava. Num daqueles supetões onde a vida resolve presentear de única e última oportunidade, decidiu retomar-se iniciozinho. Inventaria, sim. Nem que inventasse a invenção de si mesmo como inventor.  Desse feto, surgiu LEINOTO: O INVENTOR INVOCADO.

De antemão, daria ombros, viraria os olhos, nem aí, para descobertas tipologistas modais: Tecnologia de ponta, cura de câncer, de escassez imunológica, máquinas estonteantes velocimetrais, robôs pós-antenados, drogas ultra-céus, e por fora aí...

REFLEXÃO SOBRE A FORÇA POLÍTICA E ECONÔMICA DA REGIÃO NORTE DA BAHIA

Impressionante a demonstração de força política do Prefeito de Abaré.

Neste dia 10.01, na companhia do filho da terra, o empreendedor Carlos Alberto, tive a oportunidade de está presente a um evento na cidade de Abaré, promovido pelo prefeito Fernando Tolentino para recepcionar o governador Rui Costa, na entrega de obras e assinatura de ordens de serviço para a cidade e região...

CARTA ABERTA À JUAZEIRO – Janeiro de 2018 (Por Mário Gomes)

“Os talentos, enaltecidos ao coronal do apostolado literário, declaram às vezes, o absurdo, com uma hombridade quase ridícula. (Camilo).”

Esta declaração (desabafo) será dirigida às autoridades constituídas do Executivo, Legislativo e Judiciário, ao povo em geral: pobres, ricos, cultos, incultos, mulheres e homens das zonas urbana e rural, crianças, jovens, adultos e idosos, mortais e imortais e à imprensa falada, escrita e televisada. ..

Artigo - 365 dias já se passaram. E agora gestores?

No dia 1º de janeiro deste ano, todos os prefeitos que tomaram posse na mesma data no ano passado acabam de completar um ano de governo. Fato. Quase que unanimidade, os discursos da maioria dos gestores nos primeiros 12 meses (365 dias) são os mesmos: "momento de arrumação da casa". Inicia-se um novo período e os discursos seguem na mesma linha; a culpa sempre é do antecessor ou, quando esse foi um aliado, são das diminuições dos repasses dos governos estadual e federal. Nem óleo de peroba dá jeito.

Paladinos da moralidade que não passam de verdadeiros "171", profissionais da enganação e da enrolação, iguais ou piores dos que cinicamente acusam; uma característica incrustada na cultura daninha aplicada em todas as regiões do país; de norte a sul, de leste a oeste, que dificulta e emperra o desenvolvimento de muitos municípios. E o pior, as ações dos locupletadores são dissimuladas por apoiadores e desavisados eleitores que corroboram para que ocorram as ilicitudes. A premissa de que 'farinha pouca, meu pirão primeiro' não se aplica quando o assunto remete à honestidade, honradez, dignidade e principalmente, politicamente falando, ao erário e gestão pública...

Curaçá: “S.O.S. Poço de Fora!” desabafa Adelson Félix

O ex-vereador Adelson Félix (PCdoB) enviou e-mail com o título “S.O.S Poço de Fora!” onde faz inúmeras críticas ao governo do prefeito de Curaçá Pedro Oliveira (PSC). Confira:

Quero aqui em nome da minha população, manifestar o meu repúdio diante do descaso, frieza, falta de compreensão na gestão do prefeito Pedro Oliveira com Poço de Fora. Como se não bastasse já se foram 12 (doze) meses da sua gestão, e nem se quer o prefeito tapou um só buraco, aliás já é tão grande...vejam as fotos e os fatos, que por sinal, há pouco foi necessária a interdição da rua Raul Santos Seixas, no entorno do referido buraco, veja, está situado em uma das ruas mais movimentadas desse distrito, por trás do nosso posto de saúde, o qual foi viabilizado por minha pessoa na gestão do ex-prefeito Salvador Lopes...

Reclamação do abandono da Praça João Macário tem resposta da Prefeitura de Juazeiro

O leitor Romildo Maravilha e morador do Bairro Lomanto Junior, enviou  o relato referente a Praça João Macário. No texto ele citou que "a praça está acabada. As crianças do bairro estão se machucando nos brinquedos que não tem segurança. É um perigo. Não podemos visitar o local devido as condições precárias e perigosas dos brinquedos, bancos e instalações elétricas dos postes de iluminação, como se pode ver nas fotos. Não quero que meu filho brinque aqui, pois outras crianças já sofreram acidentes. Queremos que prefeitura tome providencias, pois, nosso bairro não pode ficar abandonado".

A Prefeitura de  Juazeiro enviou nota. Confiram:..

Rio São Francisco: sua importância cultural, econômica e social estão sob ameaça

É necessário e urgente refletir sobre a relação do rio São Francisco com o conjunto de bacias hidrográficas que contribuem para a sua grandeza cultural, econômica e social. O “Velho Chico” é um dos mais importantes rios do Brasil. Da sua nascente, em Minas Gerais, até o encontro com o mar, ele passa compondo a paisagem de diversas regiões dos estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, serpenteando por mais de 500 municípios e comunidades e beneficiando 14,2 milhões de pessoas. Daí a sua denominação de rio da integração nacional.

Seu percurso de quase três mil km é um caminho revelador de histórias, pelejas, causos, amores e das religiosidades dos povos ribeirinhos. Um rio de importância econômica, social e cultural para diversas comunidades, dentre elas indígenas e quilombolas. ..

Allan Lustosa-CNBB

É tão estúpido ser inteligente!

Adorno e Horkheimer, como sempre atuais, nos ensinaram que nas sociedades modernas existe a chamada superioridade bem informada, formada pelos inteligentes que sempre facilitam as coisas para os bárbaros, porque são tão estúpidos...

Nesse sentido, a limitação em compreender o funcionamento da política pertence sempre a maioria que nunca teve tempo e nem sequer condições para estudar, mas a estupidez em acreditar e repetir mentiras é sempre de uma minoria que estudou e se acha superior...

Por Genaldo de Melo

ESPAÇO DO LEITOR: APELO DA COMUNIDADE DO BAIRRO JARDIM VITÓRIA.

Caro Geraldo José,

Mais uma vez estamos aqui apelando por uma ação concreta por parte dos responsáveis por esta obra. Como divulgado no dia 06/12 ainda estamos na mesma situação e sem respostas. A Sedur tem muita agilidade em responder as solicitações que aqui são feitas, porém nada foi feito e a situação se agravou com as poucas chuvas que caíram nos últimos dias...

Fotos de arquivo do Blog

ARTIGO – A DIFÍCIL CONVIVÊNCIA COM A DEMOCRACIA!

Muito se fala contra as ditaduras do passado ou do presente, em qualquer parte do mundo, pela justa razão de que a sua característica é exercer o poder à base da força e da violência ou da imposição da vontade de um só ditador, sem respeito a limites ou consequências. A opressão sobre o cidadão, que lhe poda o livre direito de expressão e movimentos é algo que transcende todos os níveis de razoabilidade. Esses regimes andam na contramão e muito distante do preconizado pelo grande pensador baiano, Ruy Barbosa: “a força do direito deve superar o direito da força”.

Somente quando um país convive com essa dura realidade ditatorial, que nem sempre vem através do golpe militar direto – como aconteceu no Brasil entre 1964 e 1985 -, mas disfarçada em eleições manipuladas e grosseiramente viciadas, a exemplo do que acontece na Venezuela Chavista em favor de uma tirania que se sucede, então é que se dá importância aos incomparáveis valores representativos da liberdade e se valoriza a real democracia. Quase nunca uma regra básica é observada: o nosso direito termina, onde começa o direito do outro! Isso significa dizer que a liberdade não é infinita e sim que, também, tem de obedecer a certos limites para uma razoável convivência...

QUAL É A RELAÇÃO ENTRE AMBIENTALISMO E IDEOLOGIA DE GENERO?

Quando a gente vê qualquer matéria na TV, internet ou no rádio falando sobre ambientalismo o que geralmente eles alegam? Eles simplesmente dizem que "no mundo vai haver escassez" de água, comida e pasmem ESPAÇO! Ou seja, não está cabendo (segundo eles) mais gente no mundo! E toda essa "escassez" está gerando um outro problema: GUERRA! É guerra por água, por comida e mais uma vez, guerra por espaço. Resumindo; os ambientalistas pregam escassez e guerra!

Dito isso agora vejamos outro lado das pautas de ordem mundial: A IDEOLOGIA DE GÊNERO! Os defensores (ou ativistas? Não sei...) dizem que devemos criar novas modalidades de família e acabar com esse modelo de família tradicional. Resumindo, eles dizem que é necessário reduzir a procriação. Segundo eles, nós temos que ser mais independentes e cuidar mais de nossas próprias vidas desenvolvendo um futuro mais brilhante e individualista. Ou seja, quando se reduz o número de famílias inversamente proporcional se cria um povo que acaba ficando mais dependente do Estado. Esse objetivo que citei agora é muito menos explícito, porém, é o que está "embutido" na questão da Ideologia de Gênero...

Artigo - O novo ditador de Porto Alegre e a desobediência civil

A luta política no Brasil deve se acirrar em 2018, substituindo o debate necessário de propostas para resolução da grave crise que enfrentamos pelo disparate da grosseria erística e da utilização da força propriamente dito. Com Lula absoluto nas pesquisas e a direita sem um nome que seja páreo, esta aos poucos definitivamente vem demonstrando que não vai participar do processo de forma civilizada, conforme exige a democracia.

Com a iminente possibilidade de Lula ser condenado pelo TRF-4, ainda sem provas convincentes que demonstrem de fato à maioria dos brasileiros que o quer como presidente de novo, que o mesmo de fato cometeu os crimes que lhes são atribuídos, é uma prerrogativa e um direito constitucional de todos aqueles que não concordam com isso poder protestar em Porto Alegre, desde que não se ultrapasse os limites daquilo que é permitido nas mobilizações populares, ou seja, realizar o protesto democrático, respeitando as regras constitucionais...

Genaldo de Melo

JOÃO PAULO II REIVINDICA REFORMA DA PRAÇA MISAEL AGUILAR

O leitor Maurício Medeiros do bairro João Paulo II enviou mensagem ao Blog por meio do Facebook reivindicando a recuperação de uma praça em sua comunidade. Diz o leitor: “Moradores do bairro João Paulo II, conhecido Juazeiro VIII, clamam pela reforma da Praça Misael Aguilar que há quase 10 anos desde a época que foi construída nunca viu uma reforma de verdade!”. ..

Nem imoral e nem amoral

Conforme um provérbio português, "A falta de cuidado é mais nociva que a do saber". Quem nunca ouviu um jovem dizer: "eu sei o que estou fazendo"?  Ledo engano. Quem não presta atenção, ou melhor, não garante ou responsabiliza-se com si próprio é desprovido de cuidado; mesmo tendo o conhecimento.

Não é difícil encontrar relatos horrendos envolvendo crianças e adolescentes, vítimas de um momento de desvalorização da vida e dos preceitos.Atualmente a sociedade vive uma grande inversão de valores, ou seja, uma transformação de não saber o que é certo ou errado, positivo ou negativo, moral ou imoral. Hoje nada mais é surpresa, pois com quebra de paradigmas e falta de discernimento tudo parece normal. Normal a política imposta, normal a falta de amor e credibilidade com o próximo, normal as mentiras, normal a desonestidade, enfim tudo parece dentro da normalidade. Nada mais assusta. As pessoas perderam a noção da realidade e o que prevalece atualmente é a desvalorização...

LEITOR REIVINDICA RECUPERAÇÃO DA ILUMINAÇÃO NA MALHADA DA AREIA

O leitor Constantino Maurício enviou mensagem ao blog via facebook solicitando a recuperação da iluminação em área do bairro Malhada da Areia. Confira: “Quero solicitar a equipe de iluminação pública que no bairro Malhada da Areia, Rua Ludgero, próximo a um campo de futebol onde tem uma Igreja Assembleia Deus tem dois postes sem braços e sem lâmpadas, uma escuridão total. Essa Igreja já foi roubada por três vezes por conta da escuridão, quando está tendo culto a rua fica clara por causa das lâmpadas da Igreja, mas quando acaba o culto a rua fica às escuras. Já liguei várias vezes é eles só dizem que não têm os braços que está em processo de licitação desde do ano passado e até agora nada. Já são mais de seis meses. Peço a Geraldo que coloque essa reivindicação no Blog, nos ajude por favor”. ..

Imagem Ilustrativa da Internet

SAAE responde ao morador do bairro Pedro Raimundo

Saae envia nota referente ao leitor que enviou email para este Blog e perguntou a Secretaria de Obras "quando os moradores do bairro Pedro Raimundo iriam desfrutar de grande obra do saneamento que tanto o bairro almeja"?

Confira nota SAAE:..

Agentes de Endemias reclamam e Prefeitura responde; confira Nota

Os agentes de Combate as Endemias através do Blog cobraram da gestão municipal o cumprimento do pagamento do prêmio/incentivo anual referente a 2017. Confira:

2018 chegou e nós da Comissão de Agente de Endemias, temos que mais uma vez recorrer aos meios de comunicação para cobrar da Gestão Municipal e principalmente da Secretaria de Saúde, o cumprimento do acordo que se trata do nosso PRÊMIO anual referente a 2017...

ARTIGO - O ROMEIRO

O romeiro é um farol sempre vigilante a dissipar a insistente escuridão que ainda teima em esconder o horizonte. Ele é todo regozijo, satisfação, entusiasmo, exultação, deleite, felicidade. No seu passo lento e concentrado está a chama ardente da esperança; no seu silêncio mais contido está o grito epifânico da vitória; no seu rosto compungido está o pulsar eufórico da alegria. Ele nunca está triste, abatido, desesperado, pois sabe que para além de todas as adversidades possíveis há algo maior a que recorrer.

O romeiro é um iluminado. Seus pés arrastam luz por onde quer que andem; suas mãos semeiam estrelas que tornam o cotidiano menos sisudo; seus olhos têm o brilho do sol em dias de verão. Tamanha é a intensidade da sua luz que por onde ela passa costuma deixar marcas indeléveis. Marcas à primeira vista insignificantes, frágeis, desprovidas de brilho, mas que acabam lançando raízes, formando bases, criando histórias. Uma cruz, uma escada de pedra, uma imagem sem cabeça podem ser o suficiente para moldar um povo, forjar uma cultura, firmar uma identidade...

José Gonçalves do Nascimento