Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

PILÃO ARCADO: PROMESSA DE “NOVO TEMPO”; REALIDADE DE VELHAS PRÁTICAS

Eleito com o slogan “UM NOVO TEMPO”, como se não representasse a administração antecedente, o atual Gestor do Município de Pilão Arcado nada fez no sentido de honrar o sentido da propaganda defendida na campanha eleitoral.

Velhas práticas: povoados com início das aulas atrasado, água de péssima qualidade, saúde deficiente, nepotismo, perseguição política, advogados pagos pelo Município para sua defesa particular no processo eleitoral, farras das diárias, dentre muitas outras irregularidades...

Artigo - O comunismo às avessas

O comunismo às avessa maquiavelicamente aplicou em Juazeiro as dez premissas de Fidel Castro, uma delas contemplar os pobres com migalhas. Em Juazeiro todos foram contemplados na escorcha do projeto zona azul, da taxa de esgoto, da taxa de lixo, da taxa de cemitério, dos trezentos por cento do IPTU, na perseguição aos camelôs, na mentira continuada, massificada, para tornar-se verdade, o povo não sabe mais o que fazer com tantas taxas, e sem os serviços básicos correspondentes, saúde na UTI, muriçocas, lama, lixo, esgoto estourado, trânsito caótico, animais nas ruas, etc. E nós para onde vamos? É tempo de reflexão.

David Lima - Comunitário..

LOUVADA SEJA A MULHER...!!!

Louvada seja a imagem que ilustra esse texto, motivo de minha inspiração para juntar as palavras em homenagem a todas as Mulheres, tenham elas nomes simples ou sofisticados, sejam elas Princesas ou aquelas que vivem pelas esquinas da vida...

Aquele convite que sempre faço “para olhar bem essa foto”, cabe aqui neste texto, e vou fazer algumas vezes, apesar de já ter a resposta que, certamente, combina com aquilo que você está pensando.....

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

O príncipe dos sociólogos brasileiros se arrependeu de não ser amigo de Lula

Não que se tenha mais que levar à sério o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, até mesmo porque ele como um dos responsáveis pelo desastre que se passa no Brasil, ultimamente não faz outra coisa senão falar bobagens por cima de bobagens, mas pelo simples fato de cometer gafes em sua idade já é o bastante para se preocupar com o que pode mais sair daquela cabeça senil que ainda consegue influenciar uma parcela da população considerada da superioridade bem informada.

O homem que tem uma história de duas vezes Presidente da República, e que deveria no mínimo respeitar a mesma e se aposentar de participação cada vez mais desastrosa na política, simplesmente resolveu que não quer fazer isso, porque parece que o quer é mesmo acabar na velhice desrespeitado pela maioria e sem ser ouvido por ninguém...

Por Genaldo de Melo

ARTIGO – MULHER: ESSA GUERREIRA DO NOSSO TEMPO (VALE A PENA LER DE NOVO – Artigo publicado em 06 de abril de 2014)

A luta diária pela sobrevivência tem sido um componente marcante na vida de cada família, que enfrenta com amor, dedicação e coragem todo um elenco de problemas para vencer as dificuldades do dia a dia. É coisa do passado o tempo em que essa luta recaía apenas no grande herói, líder e batalhador de todas as horas, o eterno supridor de todas as necessidades do clã, o “Chefe de Família”. Mas os tempos passaram e um personagem na família adquiriu personalidade própria, venceu tremendos obstáculos, e com coragem e determinação conquistou o seu espaço: A MULHER, a ESPOSA, a COMPANHEIRA.

De antiga “dona de casa”, ou melhor, dona dos problemas da casa, pois a ela era reservada a dura incumbência de cuidar de todas as tarefas domésticas, desde cozinhar, lavar pratos, arrumar a casa, lavar e passar roupas, cuidar dos filhos e suas tarefas escolares, além de esposa presente, essa fantástica criatura conquistou o seu espaço no mercado de trabalho e deu o seu grito de independência. Mas esse não foi um grito raivoso, violento, uma ação tipo “black bloc” do lar, de rompimento dos laços que fazem a harmonia familiar, mas de afirmação de que agora não mais existe uma “dona de casa”, mas uma “parceira do lar”, uma companheira, uma verdadeira administradora dessa organização chamada: FAMÍLIA. E, às vezes, assume o papel do “PEREIRÃO”, que tudo resolve em casa, desde reparos elétricos a consertos de fechaduras. Conheço uma assim...!..

ESPAÇO DO LEITOR: O HABEAS CORPUS NEGADO É A CACHAÇA AMARGA DE LULA

Contra fatos, não há argumentos, certo? "Cadê as provas? Cadê as provas?"

A prova está aí: Se o Lula realmente fosse inocente e não tivesse nada a temer, jamais precisaria pedir  um habeas corpus para garantir sua liberdade. Pelo visto a casa caiu! Digo isso porque a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou ontem à tarde o famigerado habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente contra a prisão após o final do trâmite de recursos na segunda instância. O habeas corpus preventivo foi apresentado ao STJ antes mesmo da decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que confirmou a condenação de Lula no processo que envolve vantagens indevidas na aquisição de um tríplex no Guarujá (SP). O ex-presidente teve a pena corrigida para 12 anos e um mês de prisão...

ERRY JUSTO. Radialista e Jornalista.

Com a licença do leitor

“O índice de leitura, indica que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. A média anterior era de 4 livros lidos por ano. Os dados foram revelados na tarde desta quarta-feira, 18, e integram a quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil” (Estadão2016).

Considerando que a leitura é fundamental para o desenvolvimento social dos indivíduos e para a formação crítica da sociedade, eu questiono:..

Março é o mês da poesia

Vitimismo barato

Plantei
uma flor que toda manhã nascia,
eu amava
regava
e sorrindo lhe desejava,
o melhor de cada dia...

ESPAÇO DO LEITOR: FALTA DE MÉDICOS NA UBS.

As comunidades dos residenciais Juazeiro 1, 2 e 3, estão sofrendo com o descaso das autoridades. A maior prova desse descaso é que a Unidade Básica de Saúde (UBS) está sem médico e sem atendimento odontológico, e sempre que procuramos as atendentes elas dizem que não sabem quando o atendimento será normalizado, pois o médico entrou de licença prêmio há aproximadamente um mês e não tem prazo de volta e quanto ao atendimento odontológico, o que acontece é que falta material para a realização de procedimentos.

Já denunciamos a situação da UBS do bairro e a resposta da secretaria é que já haviam mandado um médico para a unidade e que no dia seguinte ele voltaria a atender os pacientes normalmente, o que não aconteceu, pois já se passou uma semana e o médico ainda não apareceu na unidade...

LEITOR RECLAMA DE BURACO E DA FALTA DE SOLIDARIEDADE DE MOTORISTA DE TRANSPORTE COLETIVO

O mototaxista Alan Kardek flagrou na manhã desta segunda-feira (05) um acidente no ponto de ônibus no bairro João XXIII, por conta de um buraco aberto pelo SAAE, cujo reparo ainda não foi efetuado. Ao descer do transporte público o idoso não teve equilíbrio e foi ao chão, recebendo apoio de populares enquanto aguardava uma viatura do SAMU. Veja a mensagem do leitor: “Estou aqui, mas uma vez para mostrar a você as mazelas de nossa cidade. Sou mototaxista e eu bem sei o quanto nossa cidade está abandonada em termos de infraestrutura. Hoje presenciei um acidente com um idoso de 77 anos, o mesmo caiu do ônibus da Joalina e eu e mais algumas pessoas prestamos socorro. Falei com o motorista e o mesmo não se deu nem o trabalho de descer do ônibus e prestar socorro. Falei com ele e ele só me disse o seguinte ‘Eu avisei que aí tinha um buraco’. Em que país nós vivemos onde não somos solidários nem com um idoso” lamentou. ..

Da Redação

Artigo - Juazeiro da torcida da lordeza

Ir ao estádio de futebol sempre foi uma atração para mim. Frequento o Adauto Moraes desde menino, levado pelo meu pai, ou para assistir aos jogos dos meus irmãos que disputavam a liga amadora. Também assisti a muitos jogos do Campeonato Intermunicipal. A torcida vibrava! 

Mas aí veio o Juazeiro Social Clube. Primeira equipe profissional da cidade a disputar um campeonato baiano. Aqui começamos a torcer pelo time que encantou o município e toda a região, com um futebol refinado, representado por Janilson, Wagner, Ailton, Nixon e grande elenco. Entretanto, algo me chamava a atenção. A torcida não torcia! Era silenciosa, apenas com alguns torcedores, a charanga animando parte das arquibancadas. Não tínhamos aqueles “gritos de guerra” bradados pelas torcidas Brasil a fora. Nos momentos mais “perigosos”, ou nos lances de gols, havia uma comemoração mais intensa. Quando a torcida mais apoiou, quando sufocamos Vitória e Bahia aqui em Juazeiro, o time chegou a um vice-campeonato baiano. Após alguns anos, o time parece que deixou de existir. ..

Por Raphael Leal

ESPAÇO DO LEITOR: A IDEOLOGIA DE ESQUERDA QUE SE DEFINHA A CADA DIA

O mundo inteiro está vivenciando grandes mudanças. Desde o século XX, muitos mitos e mentiras que eram considerados verdades basilares (ou cláusulas pétreas? Não sei...) estão caindo por terra pela própria mídia que os aclamou. No Brasil esse processo de transformação da política já começa mostrar sua cara. Milhões de seguidores de LULA depois de sua segunda condenação por corrupção e lavagem de dinheiro hoje já procuram outro partido para chamar de seu. Vergonha? Sim! Muita vergonha de terem sido enganados, acreditado na "imagem fabricada" por marqueteiros capitaneados por Duda Mendonça de um pobre retirante do sertão nordestino, que passava fome, que perdeu seu dedinho numa prensa de tronearia mecânica, que enfim, se torna líder sindical e por fim Deputado e Presidente. Aqui no sertão do nordeste (lugar onde atualmente resido) atualmente vemos muita gente rejeitar não só a figura do "Lulinha Paz e Amor" mas de todo e qualquer candidato que venha com as cores do Socialismo e do Comunismo. O tempo das mentiras está chegando ao fim para os comunistas.

Hoje, em março de 2018, ainda vemos muita névoa cinzenta perante o cenário das próximas eleições. O jogo das cadeiras ainda continua. Há muita gente desinformada em relação aos já acertados pré-candidatos em relação ao seu plano de governo e suas metas para o início de seu pleito, se caso ganharem. Porém o que permanece ainda é o JOGO DA DESINFORMAÇÃO. Com os últimos fatos do mundo político no Brasil, a verdade precisa ser dita em contrário às teses de Joseph Goebbels, principalmente a de que a mentira repetida mil vezes se torna uma espécie de verdade absoluta. Apesar de que Hitler conseguiu governar a Alemanha por mais de uma década, e de também ter convencido o próprio povo alemão da grandeza de seus desígnios como povo superior aos demais existentes na face da terra, o seu projeto mentiroso não passou dos anos em que foi o líder doente mental, autoritário, prepotente e carniceiro. Ou seja, a mentira repetida mil vezes um dia acaba sendo revelada, colocando seu inventor em situação constrangedora, e tendo que ser julgado pelos seus resultados práticos pelo "rolo compressor de sua própria história". É o que está acontecendo hoje quando alguns "militantes devotados" do Lulopetismo ficam escrevendo aqui no Blog e nas redes sociais que houve um "górpi" em 2016 para retirar uma "presidenta eleita" pelo povo.  ..

ERRY JUSTO. Radialista e Jornalista.

Criança de Rodelas Bahia com doença grave precisa de ajuda

Em e-mail ao Blog a família de Ana Catarina faz apelo no sentido de conseguir recursos para tratamento de uma doença rara:

Oi gente, meu nome é Isabela, moro em Rodelas, e sou mamãe da Ana Catarina. Ela nasceu com uma doença degenerativa, Atrofia Muscular Espinhal tipo 1, comumente conhecida como AME 1. Bem, atualmente é uma doença progressiva e que não tem cura, basicamente essa doença  têm origem genética e caracterizam-se pela atrofia muscular secundária à degeneração de neurônios motores localizados no corno anterior da medula espinhal, causando na criança fraqueza nos músculos a ponto de perder movimentos importantes como sucção e até respiratórios, sendo necessário uma intervenção para ventilação dos pulmões( traqueostomia) muitas vezes dai originando doenças respiratórias que em um todo, dão uma expectativa de dois a três anos de vida para essas crianças...

ESPAÇO DO LEITOR: ESCURIDÃO TOMA CONTA DO DISTRITO DE PINHÕES.

É lamentável a situação em que se encontra nossa comunidade. Infelizmente há meses a escuridão toma conta das ruas e praça sem que seja tomada nenhuma providência. Pinhões durante a noite está parecendo uma cidade fantasma. Esperamos da prefeitura e setor de iluminação providências urgentes no sentido de sanar o problema que prejudica os comércios e lazer da população.

NOTA DA SESP..

ESPAÇO DO LEITOR: RESPOSTA DE POPULAR A ALEX TANURY.

Não sei porque o presidente da Câmara agora partiu para atacar a população de Juazeiro que vem fazendo o papel dos vereadores de fiscalizar e denunciar os descasos do governo que passa por uma crise de gestão na saúde e na infraestrutura do município.

O vereador ofende gratuitamente em seu infeliz discurso os populares que através das redes sociais vem postando a realidade dia a dia do município como a falta de estrutura já dita no plenário da câmara pelo vereador Alan Jones em seu pronunciamento, que a falta de estrutura da referida maternidade vem ceifando vidas de crianças e deixando mães sem filhos após uma espera de nove meses por seu tão sonhado filho...

ARTIGO – UM PAÍS SEM LÍDERES!

Faltam apenas sete meses para 146 milhões de brasileiros exercerem o direito de promover alguma mudança efetiva neste país, através do voto - a arma mais poderosa que o povo tem em suas mãos -, em 7 de outubro próximo. Será um pleito eleitoral com particularidades muito especiais, visto que elegerá Deputados e Senadores para o Congresso Nacional, e o mentor maior deste país que será o novo Presidente da República. Tanto será difícil a escolha de nomes com as qualidades de integridade e honradez exigidas para o desempenho Legislativo, quanto, mais grave ainda, a necessidade de escolha de alguém com essas características e mais os contornos de autêntico Estadista e que, numa singularidade muito mais exigente, passe no vestibular da FICHA LIMPA, prova mais difícil! Quanto aos nomes ora em evidência, troca-se um pelo outro, sem pedir volta, ou tanto faz seis como meia dúzia! Essa é nossa infeliz realidade.

O Sistema Partidário nacional já está inchado com 35 Partidos registrados e, pasme o leitor, tem mais 55 novas siglas com pedido de registro no TSE! 90 Partidos!!! Deveriam se constituir na principal escola de formação de líderes. Inversamente, a maioria é destituída de qualquer princípio ideológico na sua criação, e os treze menores formam um grupo pejorativamente chamado de “baixo clero”, o qual detém um significativo número de 220 deputados ou 220 votos para negócio na Câmara! Nessas legendas existem donos e não líderes; ética ou fidelidade partidária não faz parte do seu ideário político. O olho na verba do Fundo Partidário parece o objetivo principal e os votos dos seus deputados se identificam com o linguajar usual dos leilões: “QUEM DÁ MAIS...?” É assim que se apresentam, para a tristeza de toda a sociedade. Sinceramente gostaria muito de estar enganado, mas essa é a verdade que envergonha a nação...

Ciro Gomes pode ficar inviável politicamente até agosto março 01, 2018

Ciro Gomes é um sujeito bem interessante, que talvez no futuro seja matéria de estudo de sociólogos e historiadores por ser o único postulante por diversas vezes ao cargo de Presidente da República que perde as eleições sempre antes mesmo das campanhas eleitorais se iniciarem.

Tornou-se destaque absoluto entre os políticos brasileiros que defenderam com afinco a democracia brasileira depois do golpe de Estado, que não terminou apenas com impeachment de Dilma Rousseff. Como sempre postulou-se mais uma vez como nome para assumir o posto mais alto da República e de novo está perdendo as eleições antes mesmo de convocar o povo para lhe apoiar nas urnas...

Por Genaldo de Melo

Artigo - O pecado da diferença

Heurísticas e pecados. Peremptórias a cerca de um pensamento que destoa entre os galhos e arbustos de uma caatinga que se acostumou com a mesmice e perdeu a capacidade de se indignar, e não meramente menos que isso, se entregou ao fetiche de ideologias que afundaram o país sob a égide da defesa inexorável dos pobres e das mais puras condutas da humanidade.

Qualquer que seja o pudismo na aceitação dessas "virtudes" não cabe na minha agenda. Mesmo pobre e filho de agricultores (com orgulho) não me cabe e nem me parece encher os olhos de felicidade com as atrocidades cometidas sob  a bandeira em punho de pautas populistas e sem sustentabilidade no médio e longo prazo...

Ainda sobre o pronunciamento de Alex Tanuri: A Assistência à saúde precisa ser apartidária

Atento ao noticiário local nos temas que envolvem o Direito da Saúde e por sermos uma Instituição com Expertise no assunto, tomamos conhecimento acerca do pronunciamento do Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro/BA e das suas repercussões, em relação à saúde de Juazeiro-Ba e Microrregião.

Viemos aqui publicar para os leitores do Vale do São Francisco uma opinião técnica e imparcial acerca de políticas públicas voltadas para assistência à saúde. Entendemos que a Saúde pública no Brasil passa por um momento difícil relacionado a cortes no orçamento. Por consequente e não diferente da realidade nacional, essa crise na saúde também chegou aos municípios...

LEITOR RECLAMA DE LIXÃO ENTRE OS BAIRROS SOL LEVANTE E BARRANQUEIRO, EM JUAZEIRO

O leitor Eilson Diniz encaminhou mensagem ao Blog reclamando do lixão que está se formando em frente às suas residências entre os bairros Sol levante e Barranqueiro, em Juazeiro. Veja: “Bom dia Geraldo, essa é a imagem que observamos todos os dias ao amanhecer aqui na divisa entre Sol levante e Barranqueiro. Quando estamos em casa quase sempre evitamos a falta de educação de alguns que insistem em fazer um lixão em frente da casa de pessoas que procuram manter o espaço limpo. Até tentamos, plantamos algumas árvores nesta área que é patrimônio público e fica nas margens de um dos canais que cortam a cidade, as vezes arrumamos confusão com pessoas o que não é bom, outras passam com caminhões, carroças e utilizam o espaço para fazer este lixão. O que fazemos é queimar e gerar infelizmente insatisfação para os moradores do Monte Castelo que sofrem com a fumaça. Já enviamos notificações em outras oportunidades, a prefeitura respondeu apenas, só que ação que é bom, nada”. ..

Da Redação

ESPAÇO DO LEITOR: Os relógios de Wagner para aumentar o tamanho de ACM Neto

De uma coisa temos certeza, mesmo sem votos para galgar os principais cargos políticos do país no momento, a direita brasileira sabe muito bem utilizar seus instrumentos, como por exemplo, a imprensa tradicional comercial aliada. O grande exemplo que temos no momento foi a espalhafatosa operação da Polícia Federal (que mais parceria de fato da TV Bahia e da Rede Globo) para cumprir um mandato de busca e apreensão na casa do ex-governador baiano Jacques Wagner, exatamente no momento em que ACM Neto tem dúvidas sobre sua candidatura contra Rui Costa.

Estão escandalizando que ele recebeu propina (até mesmo mais do que Geddel tinha escondido em um apartamento em Salvador), exatamente de uma empresa que fez a Fonte Nova, e para ter de volta seus investimentos deve esperar quinze anos (isso mesmo, "deram" a bagatela de R$ 82 milhões a Wagner, esperando receber o retorno financeiro em quinze anos!)...

Por Genaldo de Melo

A maioria nem sempre é absoluta

A discussão como forma democrática de socializar as ideias através de uma série de pensamentos reúne geralmente inconcussos e os controversos. Em um debate, inevitavelmente, a gosto ou contra-gosto, o objeto pautado acaba sendo conciliado a partir do pressuposto de que a maioria vence, mesmo quando a vantagem por alguma razão, inclusive espúria, passa a ter o poder da decisão.

Numa eleição, dependendo do número de candidatos e da quantidade de votos divididos entre os mesmos, o vencedor não reflete necessariamente a vontade da maioria; ou seja, é o escolhido por meio de alguma regra procedimental. De uma forma mais clara, em um universo de 100 por cento, quem obteve apenas 35 por cento dos votos válidos não atendeu a vontade dos 65 que optaram por outras alternativas. Remetendo esta lógica para o pleito municipal é correto afirmar que aquele ou aquela que obteve apenas os votos de um terço da população eleitoral governará por conta da vontade da minoria. Quando isso acontece, como dizem os nordestinos, o ‘cabra’ tem que ser muito bom caso queira conquistar a confiança da maioria. Isso não acontecendo, o timoneiro estará fadado ao fracasso eleitoral.

A descentralização do poder, com a participação coletiva, construirá caminhos “andáveis”. Como diz o provérbio popular: "sábios são os que ouvem mais e falam menos". Na administração pública os serviços oferecidos têm como objetivo principal a garantia dos direitos estabelecidos na Constituição Federal. Erram os que confundem suas passagens temporárias em cargos eletivos como se fossem efetivos e os que utilizam de práticas improbas para se locupletar do erário. E para que isto não aconteça, a fiscalização precisa ser uma constante, tanto por parte dos também eleitos vereadores, como, e principalmente, pela população, independente do gestor, no caso dos municípios, ser correligionário ou não.

O cidadão pode denunciar diretamente à Promotoria Pública quando tiver conhecimento sobre um fato em que a sociedade tenha sido prejudicada, ou quando um dos direitos comuns a todos tenha sido desrespeitado, como o direito à vida, à saúde, a educação e outros. A omissão cidadã tem contribuído para o aumento da corrupção e a manutenção de corruptos no poder. Vale lembrar que o egocentrismo é tão prejudicial quanto os desvios e o mau uso das verbas públicas; por tanto é necessário que se observe não apenas o que prejudica a si, como também o que afeta o coletivo. A atenção deve está voltada para a defesa dos interesses da maioria e não para uma minoria que teve a maioria dos votos em uma eleição.

A ausência de ação, a inércia, perante um erro é o acovardamento do cidadão, um mau capaz de provocar prejuízos incalculáveis à uma cidade, um estado e o país.

Felizes serão aqueles que vivem a emoção por valorizar a razão.

Por Gervásio Lima - Jornalista e historiador..