Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

ARTIGO SOBRE PESQUISA DO DATAFOLHA

É um disparate observarmos que, a Justiça Eleitoral juntamente com a vontade de uma "mini elite poderosa," se posiciona de forma acirrada contra os meios de comunicação em relação a supostas fakenews. Jornalistas e comunicadores trabalham com "corda no pescoço" não porque são contumazes propagadores de mentiras, como alguns insistem em vaticinar, mas porque vivem dentro de um campo onde as fontes primárias (que em tese deveria se acreditar na veracidade de suas narrativas) são em alguns casos disseminadoras de informações tendenciosas. O Instituto Datafolha é o exemplo mais clássico dessa minha tese. Vejamos de perto essa coisa:

Em sua última pesquisa de intenções de voto para Presidente da República, o Datafolha afirma que LULA mesmo condenado e preso lidera as pesquisas e o preferenciado do eleitorado. Isso seria uma informação correta e verídica se não houvesse uma minúscula falha dentro dessa narrativa: Lula não pode ser candidato porque é condenado por Corrupção e Lavagem de Dinheiro e por conta disso é FICHA SUJA. O Datafolha usou de má fé em distorcer a informação trazendo um dado (em forma de narrativa) que mais ludibria o eleitor do que informa.  Ora, como pode um condenado e presidiário estar no topo das pesquisas? Afirmo que essa informação é MANIPULATIVA levando em consideração o retrospecto das lambanças que esse "instituto de pesquisas" vem fazendo ao longo dos anos. Quer ver só? Vamos aos fatos:..

Leitora reclama do atraso no horário do transporte coletivo do Bairro Antonio Cassimiro, em Petrolina

Leitora de Petrolina chama à atenção das autoridades responsáveis pelo transporte coletivo em Petrolina e reclama do sistema do transporte público que atende o bairro Antonio Cassimiro.

Confiram:

"Geraldo, Os moradores do Antônio Cassimiro bairro este completamente esquecido por todas as autoridades tem sofrido bastante com o sistema de transporte público. Hoje entre 7:00h e 7h30min passaram 4 ônibus e nenhum parou devido a lotação. Até quando o bairro Antônio Cassimiro I e II sofrerá com o descaso das autoridades?..

Espaço Leitor

ESPAÇO DO LEITOR: Juazeiro e sua Política

É notório que a cidade de Juazeiro carece muito de avanços em sua infraestrutura. Quem viaja e faz a comparação de nossa cidade com outras de médio porte, vê de cara que estamos entre um abismo até de uma cidade "melhorzinha". Poderíamos citar exemplos como Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte, Crato e Sobral (CE), Vitória da Conquista e Feira de Santana (BA) e diversas outras se formos em direção ao Sudeste e Sul do país. Mas não precisa ir tão longe. É só olha para o outro lado do rio e ver Petrolina dando uma aula de como os investimentos em infraestrutura alavancam o crescimento e desenvolvimento de uma cidade.

A partir das obras de estruturais, a iniciativa privada é estimulada a investir mais no local. Abre mais empregos, movimenta mais o comércio local. As pessoas se sentem mais confiantes em reformar e construir novas moradias. O município arrecada mais impostos, ganhando um maior volume para investimentos em saúde, educação, segurança pública e na melhoria da própria infraestrutura. É uma roda...

Manoel Pires - Bairro Santo Antônio

Argumento Político Ideológico que a Grande Mídia não Trata!

Os maiores meios de comunicação do País, salve-se a qualquer exceção, têm nas duas últimas décadas, partidarizado o conteúdo de muitas coisas que divulga, para claramente favorecer aos partidos representantes da ideologia capitalista da elite econômica), como quem não se importa com a importância que a comunicação precisa ter, nem com os valores do estado democrático de Direito. Felizmente a internet com suas 10 Redes Sociais, a exemplo Facebook, WhatsApp, Chat, Instagram e os Blogs, proporcionam uma circulação de informação de conteúdo sério numa intensidade e rapidez, jamais vista na história .  

Com isso a população aumentou significativamente o seu poder de conhecimento, compreensão das coisas e interlocução social, a ponto de o efeito do processo de manipulação das pessoas, perder força!... A população do Brasil, a começar daqui de Sento-Sé, demonstra tá observando as duas faces verdadeiras e falsa dos fatos relacionados ao mundo da política e da institucionalidade – diferenciando a importância das expressivas entidade e a deformação humana demonstrada...

ESPAÇO DO LEITOR: PESSOALIDADE DOS PROCESSOS SELETIVOS MUNICIPAIS.

Geraldo confiando na independência deste meio de comunicação e no bom serviço prestado a comunidade juazeirense, peço encarecidamente que publique minha constatação:

Analisando o edital do processo seletivo da Seduc, do município de Juazeiro, pude observar que este é um jogo de cartas marcadas. No item 5 do edital consta que a escolha será por meio de análise de Currículo...

A Internet não esquece

Há alguns anos, quando saía uma manchete de jornal sobre algum escândalo de determinada celebridade, político ou empresa, as atenções daquele dia eram todas voltadas àquele assunto. No café do escritório, na mesa do almoço ou à noite no bar, o tema do dia era aquele. Porém, no dia seguinte, a manchete do jornal já era outra e o assunto do dia anterior aos poucos ia sendo esquecido. Dizem ainda que brasileiro tem memória curta, o que abreviaria o esquecimento coletivo. Desta forma, o grande escândalo daquele dia fatídico migrava para o arquivo morto da memória do povo.

A Era Digital é caracterizada por uma enorme fugacidade. Na mesma velocidade em que um tema aparece e vira trending topic, ele vai embora. A notícia e o choque das pessoas diante dela são efêmeros. Isso quer dizer que se alguém for acometido hoje por uma crise de imagem, com grande repercussão negativa, há uma boa chance de que em pouco tempo o ritmo de compartilhamentos e curtidas diminuam até que as pessoas passem a focar suas atenções no próximo fato do momento...

ESPAÇO DO LEITOR: POLÍTICOS DE OCASIÃO

Todas as vezes que se aproximam as eleições em nosso país, quer sejam no âmbito municipal, estadual ou federal, surgem aqueles que se acham espertos, se candidatando a algum pleito eleitoral.

Sem querer, e sem haver a necessidade de citá-los nominalmente, vez que a população os conhece. É por demais, abominável, o fato que os quatro anos que separam uma eleição de outra, a cidade sofre as agruras do dia a dia. E neste período são poucos ou quase nenhum, àqueles que se propõem a colocar o sistema em cheque...

Poste continua no meio da avenida no bairro Castelo Branco em Juazeiro (BA)

Um morador do bairro Castelo Branco, que pediu para não ser identificado, reiterou apelo à Coelba no sentido de retirar um poste que está instalado no meio da avenida. Confira: “Geraldo como se pode ver a Coelba não deu a mínima a reivindicação para retirada do poste que fica exatamente entre a quadra G e Avenida das Nações, bairro Castelo Branco. Toda vez que entra um caminhão na esquina a apreensão é grande, por que a qualquer momento pode o veículo atingir o poste e ele causar um acidente. Peço a Coelba que se sensibilize e tome a providência necessária para evitar um acidente. Desde já Geraldo te agradeço”. ..

ARTIGO – DEMOCRACIA: COM VOTO OBRIGATÓRIO?

Em decorrência de diferenças de natureza apenas conceituais, a Organização das Nações Unidas (ONU), reconhece a existência de apenas 193 nações, divergindo do número de 206 países filiados ao Comitê Olímpico e 209 à FIFA. Obviamente que nos princípios e normas oficiais instituídos pela ONU existem as exigências legais de que “o país deve ter fronteiras definidas, sustentação econômica – uma moeda ajuda bastante – e soberania nacional. E ainda deve ser reconhecido pelos outros integrantes”, o que, necessariamente, não é o entendimento das entidades esportivas.

A lembrança desse número de nações no mundo, nesse nosso momento pré-eleitoral, remete-nos a uma reflexão sobre as condições constitucionais criadas em torno do voto, flexíveis em alguns pontos, mas que estabelece uma exigência ímpar de obrigatoriedade. Nos dias atuais, salvo naqueles países onde predomina a monarquia ou regimes absolutistas, o voto já não é obrigatório. Além do Brasil, o voto só é obrigatório em mais 20 países. Conheçam quais são: Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, República Democrática do Congo, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Egito, Grécia, Honduras, Coreia do Norte, Luxemburgo, México, Nauru, Paraguai, Peru, Cingapura, Tailândia e Uruguai...

Espaço do Leitor: Desrespeito à lei do silêncio.

Geraldo,

O que houve com a lei do silêncio em Juazeiro? Foi minorada? De tão grande valia para aqueles que passam o dia dando o seu sangue e suor por esta cidade e região, e que, esperam no mínimo ter um descanso digno ao chegar à noite. O que é feito do termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado pelo promotor Alexandre Lamas noticiado aqui neste blog no dia 05 de maio de 2016? Aquele que buscava colocar em prática a lei de contravenções penais- LCP em especial o seu artigo 42 no que pertine a:... não se pode perturbar o trabalho ou o sossego alheio nas seguintes condições:..

Artigo - A ingratidão é filha do diabo

Um amigo encaminhou-me uma mensagem pedindo minha opinião sobre porque muita gente se esquece do passado e trai descaradamente no mundo político. Por que será que as pessoas que estendemos as mãos são exatamente as pessoas que cometem os maiores desatinos políticos em nome de seus interesses pessoais?

Esse amigo perdeu a eleição no ultimo pleito municipal, devido a ingratidão de antigos inimigos que se tornaram companheiros políticos de momento. Por que tanta gente e mesmo grupos, que da situação de protegidos, na escalada do sucesso, cortam os punhos daqueles que tanto lhe ajudaram a subir? Penso que na política assim como na guerra você não pode estender as mãos, e fazer favores a inimigos políticos ou a mercenários com carapuças de anjo. Mas para exemplificar tal principio contarei pequena história real...

Por Genaldo de Melo

ESPAÇO DO LEITOR: Moradora do Dom Tomaz relata descaso em seu bairro

Em e-mail enviado ao blog nesta quinta-feira (16), Sidmara Torres, moradora do Dom Tomaz em Juazeiro, relata abandono em seu bairro. Veja abaixo:

"Sou moradora do Bairro Dom Tomaz, o nosso bairro vive no descaso, falta iluminação, os poste são no meio da rua, muitos buracos e esgoto, lixo, principalmente na rua Remanso. É um descaso total". Veja abaixo fotos enviada pela leitora:

..

ESPAÇO DA LEITORA: O MONOPÓLIO EM JUAZEIRO

Geraldo e todos leitores desse blog, meu nome é Maria de Fátima Santos, sou funcionária estatutária da Prefeitura de Juazeiro, tenho um consignado no Banco Bradesco em convênio com a prefeitura estou tentando fazer outro, pois meu marido faz tratamento em Recife-PE, mas ao chegar no banco fui avisada de que a prefeitura teria bloqueado o sistema, não permitindo acesso.

Bem, procurei a prefeitura e me disseram que se eu quiser que procurasse a Caixa Econômica. Pergunto não temos o direito de escolha já que a prefeitura possui convenio com os dois bancos? Me sinto melhor no Bradesco por ser menos burocracia e a demora de disponibilidade do dinheiro.....

Da Redação Foto Geraldo José

A eficiência do mercado político no Brasil

Em razão da verdadeira guerra política que vivemos neste período de eleições, é necessário nos debruçarmos no que é tangível do ponto de vista histórico e político no Brasil.

A grande dúvida seria: até que ponto o regime militar não favoreceu a guinada socialista em nosso país? Lembro-me de que, nos anos 70, época em que a influência e o pensamento estatista permeavam o governo militar, centralizador e afeito a construir grandes obras, como a Ferrovia do Aço, a Eletrobrás, a Telebrás e muitas outras, havia uma euforia com o crescimento econômico que contagiava a população e os empresários, pois 23% do PIB, em média, eram destinados aos gastos públicos, e a imprensa mais conservadora alegava que o Brasil era tão estatizante quanto os países comunistas...

Leitor denuncia estacionamento irregular de carros na Avenida Dom Rodrigues

Leitor (que pede para não ser identificado) envia email a este Blog e denuncia, segundo ele, os estacionamento irregulares na avenida principal do Bairro Dom José Rodrigues. 

"Querido Geraldo José, sou morador do bairro Dom José Rodrigues e venho por meio do seu blog fazer uma denúncia. A avenida principal do bairro virou um grande estacionamento a céu aberto, por várias vezes já tentei contato com o órgão responsável pelo trânsito e transporte da cidade mas não consegui, a a prefeitura nenhuma atitude toma para retirar esses carros de dentro do canteiro central da avenida. Eu acho isso uma falta de respeito com os moradores que querem ver o bairro bonito assim como eu, mas muitos donos de veículos preferem deixar seus carros dentro do canteiro por causa da árvores e assim aproveitar a sombra, até caminhão estão botando. Alô CSTT, tome uma providência e dê uma punição para que isso não se repita. Lugar de carro é em garagem, e lugar de caminhão é em pátio de posto. Obrigado Geraldo pelo espaço cedido, conto com a sua ajuda"...

Foto: Leitor

Artigo - O certo não dói

Subestimar a inteligência alheia é uma demonstração de ingenuidade e ao mesmo tempo de ignorância patética. Os que acreditam que se consegue convencer enganando na verdade estão traindo a si próprios e o preço a pagar por tal erro tende a ser mais doloroso do que se imagina. A verdade não se empurra com a barriga, ela é o agora, o hoje; ao contrário da mentira que é revelada geralmente a partir do amanhã ou depois de amanhã.

Não conseguir realizar o prometido é normal e compreensível por determinadas circunstâncias não serem previsíveis, mas a omissão àquilo que se propõe ou que foi proposto chega a ser um ato covardemente irresponsável. As principais vítimas dos que 'prometem como sem falta e falta com toda certeza' são a maioria dos municípios brasileiros administrados por gestores levianos e usurpadores, que tratam o erário público como propriedade particular...

A ILEGALIDADE DA APREENSÃO DE VEÍCULOS POR FALTA DE PAGAMENTO DO IPVA

*Josemar Santana

As recentes “blitzes” que vem sendo realizadas em Senhor do Bonfim (Bahia), pela Polícia Militar em apoio ao DETRAN tem causado inúmeras reclamações de proprietários e condutores de veículos, porque além de multa que lhes são aplicadas, o proprietário do veículo tem que pagar taxas de estadia em estacionamento credenciado pelo órgão de trânsito (R$ 50,00 por dia) e Reboque (R$ 250,00) e o condutor ainda perde 7 (sete) pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação-CNH...

ARTIGO – FUNDO PARTIDÁRIO... OU “PERDULÁRIO”?

Por mais que se tenha a obrigação de reconhecer que os fundamentos do Sistema Democrático estão diretamente subordinados à existência dos Partidos Políticos e a natural convivência com a pluralidade de pensamentos, não é possível que a sociedade fique silenciosa diante de tantos escândalos e vexames - sem contar com aqueles que não sabemos -, e que são praticados por esses mesmos agentes que deles fazem parte e deveriam honrar o desempenho dessa missão. Igualmente cometem crime de responsabilidade todos aqueles que, tendo o poder da intervenção para impedir a continuidade dos ilícitos, se omitem da obrigação de punir os que abusam no uso dos direitos facultados pela legislação.

Esse introito, caros leitores e eleitores, tem embasamento na triste realidade dos fatos absurdos ligados à maneira como é gasta a verba do Fundo Partidário, numa verdadeira “farra do boi”, e cujos recursos têm origem na arrecadação de impostos pagos por trabalhadores e empresários, vítimas de uma carga tributária insaciável e escorchante! Não é à toa que o país tem, simplesmente, 35 Partidos sugadores com registro oficial, a “maioria sem qualquer representação, consistência ideológica e até sem legitimidade”, e outros tantos querendo registro para usufruírem do mesmo desfrute. Cabide de emprego e sobrevivência pessoal do seu fundador ou líderes gestores diretos da agremiação, que se mantêm vivos no cenário político nacional sob a alimentação financeira das reservas do Fundo Partidário, sempre protegidos pelo império das Notas Fiscais frias e requentadas. Nas prestações de conta apresentadas ao TSE, a linguagem mais frequente no histórico dessas NFs é a expressão “Serviços técnico-profissionais-Outros” ou ainda “Outros serviços”, sem muitas definições que justifiquem as polpudas remunerações que cada dirigente recebe (gastos de 5,5 milhões em 2017). Na lei que constituiu o Fundo, consta a definição da finalidade da verba como destinada a “custear atividades partidárias, manter as sedes, pagar funcionários”, etc., no entanto, cobrem mordomias de toda ordem, fretes de jatinhos (gastos de 4,5 milhões em 2017), festas e outras regalias...

MINHA ANÁLISE SOBRE O 1º DEBATE DOS PRESIDENCIÁVEIS

Conforme mencionei em algumas crônicas atrás, essa Eleição de 2018 está sendo a mais distópica de todas as anteriores que acompanhei ao longo de meus cinquenta anos de idade! Digo distópica porque tudo o que se vê aqui é a antítese de tudo o que "deu certo" dentro da expertise dos renomados marqueteiros políticos.

No primeiro debate da TV BANDEIRANTES ontem (09-08-18) o que se viu é a tradução de todas as minhas teses que escrevi anteriormente. É um tal de candidato que se apresentar sendo "a nova política", porém faz acordo com a "nata da velha política" chamada de "centrão" (nome inventado por Lula, lembra?) que é o caso de GERALDO ALCKMIN (PSDB). O cara falou... falou... falou... Mas o eleitor do lado de cá da telinha não entendeu nada. Tivemos também uma senhora que na sua primeira parte, ao se apresentar, conseguiu ter mais coerência do que a maioria que "bla-be-jou." MARINA SILVA (REDE) disse nas primeiras palavras de sua apresentação que "é um imenso prazer estar aqui novamente com você depois de quatro anos..." Será que ela finalmente reconheceu de fato que ela só aparece à população brasileira de quatro em quatro anos? Teve candidato apresentando mais butox na cara murcha que ideias novas como foi o caso de ÁLVARO DIAS (Podemos), que usou de oportunismo ao mencionar a pessoa do JUIZ SÉRGIO MORO em seus discursos e promessas. Teve um inusitado "cangaceiro" vindo lá do Ceará de nome CIRO GOMES (PDT) que apresentou sua principal meta de governo: "tirar todos os endividados do SPC e Serasa" (risos) provocando o pavor dos empresários lojistas e dos investidores da Bolsa de Valores! Para nós (eu e você que entendemos razoavelmente de política) o Ciro provocou umas boas risadas até porque vemos nele não só a caricatura de um Carl Marx à moda tupiniquim(aquele do tipo idiota que inventa algo para sempre dar errado e passar vergonha) mas um cabra desesperado atirando para todos os lados na ânsia de ganhar votos, inclusive dos endividados que fazem de conta acreditar em sua sórdida imbecilidade. Tivemos um GUILHERME BOULOS (PSOL) que mais parecia com o LULA em tempos que era um simples líder sindical. Boulos falava gritando com voz áspera achando que mete medo em todo mundo, mas numa primeira rugida do "LEÃO" JAIR BOLSONARO (PSL) enfiou o rabo entre as pernas e ficou na geladeira durante cinquenta minutos caladinho. Isto porque o vexame que ele passou foi tão grande ao se atrever a acusar o MITO de tudo o que ele não é que até a direção do debate resolveu coloca-lo de "castigo" igualzinho a um menino travesso em sala de aula. Nenhum dos outros candidatos quis fazer-lhe pergunta alguma e até os jornalistas debatedores assim também o fizeram. Teve um "anão de jardim" (não falo de sua baixa estatura, tão pouco de sua careca, mas sim de sua baixa capacidade de se comunicar com o povo) de nome HENRIQUE MEIRELES (MDB). Ele só fazia de conta que nunca trabalhou para o Governo Temer. Só que essa disparidade não colou! Tivemos também um crente fervoroso (do tipo assembleiano, bem canela de fogo) que se comportava mais como se estivesse num púlpito de uma igreja do que num debate presidencial. Mas não é que o "penteca" CABO DACIOLO (PSC) que historicamente começou sua carreira no PSOL para quem não sabe. O cara deu um suador no Cirão! Ele botou até o cearense para mentir quando fez pergunta: "Ciro, o que você acha do FORO DE SÃO PAULO?" E ele respondeu com o jeito mais cínico que eu já vi: "Nunca conheci e nem sei do que você está falando!" DACIOLO vociferou na sua tréplica: "Se eu for eleito, o Comunismo aqui não vai ter vez!"..

Homenagem pela passagem do dia do advogado

Amigo Advogado!!
Amiga Advogada!!

Neste dia 11 de agosto, no qual comemoramos mais um Dia da Advocacia, relembro o juramento solene que prestamos ao receber a nossa carteira da OAB, ressaltando o compromisso que temos com a sociedade e com a democracia:..

MORADOR QUESTIONA QUALIDADE DA OBRA DO SANEAMENTO NO ANTÔNIO GUILHERMINO

Em e-mail ao Blog Geraldo José o leitor Hildo Soares questiona a qualidade da obra do saneamento básico que está sendo executada no bairro Antônio Guilhermino, em Juazeiro (BA). Ele relata, que um veículo literalmente atolou num dos buracos da obra. Confira:

“Caro amigo Geraldo José venho por meio deste blog informar às autoridades competentes que na rua 01, Bairro Antônio Guilhermino, um veículo acabou afundando, sendo que na rua foi feito o serviço para implantação do saneamento básico, mas pelo que parece o serviço não foi feito com qualidade como estamos acostumados de ver em Juazeiro”...

MORADOR COMEMORA ILUMINAÇÃO DA RODOVIA SALITRE EM PIRANGA, JUAZEIRO (BA)

ANTES, RODOVIA SALITRE.

..