Foram encontrados 337 registros para a palavra: cuidados

Artigo: Um olhar cuidadoso para as comunidades tradicionais dedicadas à pesca artesanal

No dia 3 de outubro de 2024, o projeto de extensão Atendendo ao Povo das Águas, do qual os autores são integrantes, compareceu na comunidade Pesqueiro, no distrito do Povo Novo, do município de Rio Grande (RS), para mais uma saída de campo. Colocou-se em prática o compromisso em atender as pessoas que mais foram impactadas com as enchentes que assolaram essa região, no extremo sul do País, no fatídico maio de 2024.

Na ocasião, cerca de cinquenta famílias foram atendidas para o ajuizamento de ações, regularizações notariais e registrais e distribuição de cestas básicas...

UPAE Petrolina reforça cuidados e apoio a pacientes no Dia Nacional do Ostomizado

Referência regional na atenção aos pacientes ostomizados, a UPAE Petrolina vem neste 16 de novembro, Dia Nacional do Ostomizado reforçar seu compromisso com o cuidado e a qualidade de vida dos seus usuários. 

Dentro do seu programa de ostomia, a UPAE Petrolina dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, que garantem um olhar humanizado e acolhedor durante todo o processo de adaptação e cuidado.  ..

Prevenção de dengue deve ir além de mensagens sobre hábitos e cuidados

Embora grande parte da população saiba que é preciso “evitar água parada” para evitar a disseminação de doenças como dengue, zika e chikungunya, investir apenas em estratégias de comunicação focadas nessa mensagem não é suficiente para provocar mudanças significativas no combate às arboviroses. É o que revela estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lançado nesta quinta-feira (24), com apoio da biofarmacêutica Takeda.

“O senso comum diz que quando alguém tem uma informação sobre o que é bom para si próprio e sua família, adota um comportamento ou hábito. Mas há uma diferença entre o que as pessoas falam que fazem e os hábitos que efetivamente incorporam em suas rotinas diárias. Fazer ou não fazer algo depende de uma enorme confluência de fatores, comportamentos, normas sociais, infraestrutura e acesso a políticas públicas. São esses aspectos que revelamos nesse estudo”, diz Luciana Phebo, chefe de saúde do Unicef no Brasil...

Cuidados paliativos: os avanços de área da saúde dedicada a trazer paz e conforto a quem tem uma doença incurável

Conforto, qualidade de vida e alívio do sofrimento. Estes são alguns dos objetivos dos cuidados paliativos, uma área específica da medicina voltada aos pacientes em fim de vida ou que recebem diagnóstico de uma doença que ameaça a continuidade de suas existências.

Segundo o médico intensivista e paliativista Daniel Neves Forte, o cuidado paliativo não busca cuidar da morte, mas da vida. “As pessoas não querem morrer, elas querem viver bem. Acho que é isso que o cuidado paliativo busca: cuidar da vida, e vida só é vida porque tem morte”, diz...

Outubro Verde: Prefeitura de Juazeiro mobiliza população para os cuidados, prevenção e combate à sífilis

A campanha Outubro Verde tem como objetivo mobilizar a população para os cuidados, prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis e da sífilis congênita. Além da prevenção, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), reforça a importância da testagem para detectar e iniciar o tratamento.

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e suas principais formas de transmissão são por via sexual ou congênita. Segundo a diretora em Vigilância em Saúde da Sesau, Bruna Mattos, o uso de preservativo é necessário para prevenir a doença. "O uso dos preservativos masculino e feminino são fundamentais, já que a sífilis é uma infecção que ocorre prevalentemente pelo contato sexual.  Somente com a testagem, que pode ser realizada nas unidades de saúde e no Centro de Informações em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS e Hepatites Virais (CIDHA), podemos fechar o diagnóstico e direcionar o usuário para fazer o tratamento", destacou. O CIDHA fica localizado no Centro de Saúde III – Dr Altino Lemos, no bairro Angari...

Autocuidado: Prefeitura alerta sobre cuidados com a saúde mental

Nesta quinta-feira (10), é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, e a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, destaca a importância do autocuidado e ressalta os serviços disponíveis na cidade. A população pode receber atendimentos clínicos e psicológicos nos postos de saúde, com equipes multiprofissionais que oferecem suporte na Atenção Primária à Saúde, bem como na rede especializada municipal.
A Atenção Especializada conta com três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): o CAPS Infantil, o CAPS II e o CAPS Álcool e Outras Drogas, além da Policlínica Municipal. A Secretaria alerta sobre sinais que indicam a necessidade de ajuda, como esgotamento físico, isolamento social, mudanças de humor, dificuldades de concentração, distúrbios do sono, abuso de substâncias e alterações no apetite e peso. 
A demanda por serviços de saúde mental em Petrolina tem crescido. Questões como sobrecarga no trabalho, busca pela perfeição corporal, social e financeira, associado ao estresse, têm impactado a saúde mental da população.  Em 2024, os três CAPS na cidade já realizaram mais de 50 mil atendimentos.
 
Serviços de saúde e endereços
 
Unidades Básicas de Saúde – 57 prédios na sede e no interior
CAPS II: Avenida José de Sá Maniçoba. s/n, Centro (Próximo ao Hospital Universitário)
CAPS Infantil: Rua da Simpatia, Nº 135, Centro
CAPS AD III: Rua Presidente Dutra, Nº 290, Centro.
Policlínica Municipal: Avenida Presidente Tancredo Neves, Centro ..

Pernambuco: Corpo de Bombeiros alerta pra cuidados durante o feriado da Independência

Culturalmente, o feriado de 7 de setembro marca a "abertura do verão" e o aumento de banhistas nas praias pernambucanas. Pensando em uma diversão segura, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE) e o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), reforçam a importância dos banhistas adotarem medidas seguras, como ficar atento às sinalizações das praias, às condições do mar, dos ventos, dos horários mais adequados para tomar banho e as instruções dos guardas-vidas. Uma das principais orientações é que o banho de mar seja na maré baixa e próximo dos arrecifes, evitando afogamentos e incidentes com tubarões.

  ..

Baixa Umidade relativa do Ar em Juazeiro e Petrolina. Confira cuidados para manter a saúde

A umidade relativa do ar está variando entre 30% e 20% nesta terça-feira (13). A informação foi dada a REDEGN pela Defesa Civil de Juazeiro,que alerta que a baixa umidade traz o risco de incêndios e desconforto para o ser humano, principalmente para o grupo de alérgicos e pessoas com problemas respiratórios.

O órgão de proteção recomenda que as pessoas bebam bastante água, mesmo se estiverem sem sede, evitem banhos quentes, atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h, além de orientar o uso de umidificadores de ar em casa e no trabalho...

Férias Escolares: Neoenergia Coelba reforça orientações de segurança para evitar acidentes com a eletricidade

As férias escolares, naturalmente, fazem com que as crianças e adolescentes fiquem mais tempo em casa. Porém, o ambiente doméstico pode oferecer alguns riscos e a atenção dos pais e responsáveis deve ser redobrada. Pensando nisso, a Neoenergia Coelba organizou orientações para a prevenção de acidentes durante o uso da eletricidade.

Muitos acidentes domésticos envolvendo energia poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. Por isso, a primeira ação, e a mais básica, é manter os pequenos longe de qualquer objeto que possa levar a um choque elétrico. No caso das tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, considerados ótimos condutores de eletricidade, tais como agulhas e clipes, por exemplo...

UPAE Petrolina alerta para cuidados com a asma neste início de inverno e festejos juninos

No Dia Nacional de Controle da Asma, celebrado em 21 de junho, a UPAE Petrolina destaca a importância de uma atenção redobrada com relação aos cuidados com as doenças respiratórias, especialmente com a chegada do inverno e as festividades juninas.

Com as temperaturas mais baixas e o aumento da umidade, bem como a exposição à fumaça de fogueiras e fogos de artifício típicos das celebrações de São João, pacientes asmáticos precisam estar atentos para evitar crises respiratórias...

HU-Univasf tem equipe especializada para assistência em cuidados paliativos

No Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, os cuidados paliativos (CP) são prestados com um olhar humanizado e integral pela equipe interdisciplinar da instituição. Essa abordagem visa não apenas o alívio dos sintomas físicos, mas também o suporte emocional, social e espiritual aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida. Além disso, os cuidados paliativos estendem-se aos familiares e cuidadores, oferecendo apoio emocional, orientação e informações sobre o processo de adoecimento e enfrentamento ao luto.


O supervisor da Residência de Medicina Paliativa do HU-Univasf, Fabrício Cagliar, destaca que os cuidados paliativos, como estratégia de cuidado focada no paciente e seus familiares, vão muito além da assistência tradicional, centrada apenas na doença. "Os CP melhoram a qualidade de vida na medida em que abordam todos os fatores que influenciam no tratamento do sofrimento humano, com atenção especial aos aspectos físicos, sociais, emocionais e espirituais", explicou o especialista.
O olhar diferenciado para o contexto social da unidade paciente-família ajuda na continuidade dos cuidados em domicílios. "Os familiares e cuidadores apresentam um nível de sofrimento intenso devido ao adoecimento do paciente, muitas vezes, apresentando estresse intenso, transtornos ansiosos e depressivos. Diante deste cenário, a abordagem aos cuidadores e familiares é indispensável. É criada uma relação de confiança, vínculo, apoio, com tempo dispensado para a escuta ativa e auxílio nos principais motivos de angústia, com intervenções da equipe interdisciplinar", complementou Fabrício...

População recebe orientações sobre cuidados ao acender fogueiras nas ruas de Petrolina

Seja no interior ou na área urbana, a tradição de acender fogueiras em celebração aos santos juninos segue mantida. Símbolo da cultura nordestina, a fogueira precisou passar por adaptações com o passar dos anos e se adequar a infraestrutura das cidades. Em Petrolina, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade tem orientado à população para a maneira correta de acender as madeiras, evitando o desgaste dos pavimentos novos. Para milhares de pessoas, esse será o primeiro ano com asfalto na porta de casa.

Se acesa diretamente no asfalto, a fogueira pode levar ao derretimento de parte do pavimento. A explicação para o dano está na composição do asfalto que utiliza materiais derivados do petróleo...

Médicos pediatras do Hospital Dom Malan em Petrolina fazem alerta de cuidados com as crianças nos festejos juninos

Médicos pediatras do Hospital Dom Malan da rede estadual de saúde de Pernambuco em Petrolina fazem alerta sobre os riscos à saúde de crianças neste período de festejos juninos. O hospital, que é administrado pelo Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz (Ismep), é referência em urgência e emergência infantil da Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia conveniados ao Sistema Único de Saúde – SUS).

A unidade de saúde que atende a população de 53 municípios da região tem um Pronto Socorro Infantil (PSI) onde trabalha o médico pediatra Rodrigo Mascarenhas. Ele alerta pais e responsáveis sobre cuidados importantes com as crianças nesse período onde as fogueiras são parte da tradição nordestina, destacando que o PSI recebe todos os dias muitos casos de síndromes respiratórias agudas, comuns nessa época do ano. " Se os pais sabem que os filhos têm rinite, sinusite, se já veio ao hospital por causa de cansaço ou se quando tiveram algum quadro gripal eles cansam, alerta é que nesse período mais frio do ano, eles têm maior predisposição para cansar, é um motivo para afastar essas crianças da fumaça, " destacou...

Dois bebês morreram nesta quarta (08) sob os cuidados de unidade pediátrica da Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA)

A saúde de Juazeiro não anda nada bem. Só nesta quarta-feira (08) dois bebês morreram sob os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde. Pela manhã,  o menino Ravy, de apenas 11 meses, faleceu na UPED (Unidade Pediátrica de Juazeiro) e familiares da criança acusaram o hospital de negligência.

Através de nota a Secretaria Municipal de Saúde se manifestou dizendo que "lamenta profundamente e se solidariza com a dor dos familiares do bebê e informa que o paciente foi acolhido pela Unidade Pediátrica (UPED) já em estado grave, onde todas as providências cabíveis foram adotadas. Ele foi submetido a exames e recebeu toda a assistência necessária da equipe multiprofissional da unidade. Infelizmente, ele apresentou complicações graves e veio a óbito”...

UPAE Petrolina reforça cuidados com a segurança do paciente com sensibilização in loco

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) aderiu mais um ano à campanha "Abril pela Segurança do Paciente", uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa promover práticas seguras e incentivar o cuidado em saúde.

O tema deste ano, "Comunicação e Trabalho em Equipe", ressalta a importância da colaboração e da comunicação eficaz na promoção dessa segurança e desse cuidado...

Em ação do 'Mais Amor por Elas', Prefeitura de Juazeiro realiza manhã de cuidados para mulheres juazeirenses

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), realizou na manhã dessa sexta-feira (22) uma ação especial em alusão ao Mês da Mulher. O evento foi realizado no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e faz parte da programação de ações do projeto Mais Amor por Elas, idealizado pela prefeita Suzana Ramos.  

"O CIAM realiza ações durante todo o ano voltado para mulheres, porém, no mês de março a gente prepara essas ações especiais para lembrar o cuidado e a atenção com as mulheres juazeirenses. Foi uma manhã marcante, cheia de amor, incentivo e muito calor humano", registrou a coordenadora do CIAM, Sonia Lima.  ..

"A imprensa é fundamental para informar e alertar a população sobre prevenção com os focos do mosquito Aedes Aegypti", diz deputado

"Prevenção e controle da dengue: como devemos agir?" Esse foi o tema do segundo painel do CB.Debate Dengue — Uma luta de todos, que ocorreu, no auditório do Correio Braziliense. Entre as autoridades que integraram o momento de diálogo, estavam Allan Bruno de Souza Marques, diretor assistencial do grupo H Dia; o infectologista do Hospital Brasília Henrique Valle Lacerda; e Marcelo Maia, médico do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Anchieta.

Com a explosão de casos de dengue, surgem dúvidas sobre o uso de produtos para combater o mosquito Aedes aegypti, como medicamentos e repelentes. O tema foi lançado pelo painelista Henrique Valle Lacerda. Ele explicou que repelentes caseiros, por exemplo, não tem comprovação científica e, por isso, não garante a proteção contra o transmissor da dengue. O especialista acrescentou, ainda, que é necessário que esses produtos tenham aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Carnaval: cuidados redobrados com a segurança na volta para casa

Os dias chuvosos exigem cuidado redobrado na volta para a casa após o carnaval. A chuva continua em boa parte do país, com alerta de tempestades para a região Sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Além dos cuidados com a direção, o motorista também tem que se preparar para pegar a estrada, como explica o diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra...

Dengue: vacinação começa, mas cuidados preventivos contra o mosquito devem continuar

A vacinação contra a dengue para a faixa etária de 10 a 11 anos iniciou nesta sexta-feira (9) no Distrito Federal e em Goiás. Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição para as unidades federativas foi feita com um lote de 212 mil doses entregues pela fabricanteTakeda.

 Os estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amapá, São Paulo e Maranhão vão receber o imunizante ao longo dos próximos dias. Ao todo, 315 municípios devem ser contemplados com o lote inicial. ..

Especialistas do HU-Univasf orientam população sobre cuidados no trânsito e com a saúde no período do Carnaval

O período de festividades carnavalescas associado às altas temperaturas e clima seco, muito comuns nesta época do ano, reforçam a necessidade de cuidados especiais com a nossa saúde.

Boa parte desses cuidados tem relação com a ingestão de alimentos e líquidos e a exposição ao sol. Outro ponto que merece atenção é a prevenção de acidentes de trânsito...