Foram encontrados 5 registros para a palavra: Vinhedo

Tragédia: prefeitura de Vinhedo informa que não há registro de sobreviventes da queda do avião com 62 pessoas

A assessoria de imprensa da prefeitura de Vinhedo, no interior de São Paulo, onde caiu um avião nesta sexta-feira (9), disse que não há registro de sobreviventes.

No total, 62 pessoas estavam a bordo do voo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes...

Urgente: Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo, São Paulo. Não há sobreviventes

Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9).

Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Ainda não há informações de vítimas...

Parceria entre IF Sertão-PE e vinhedo na Chapada Diamantina produz primeira safra de vinhos

O acordo de cooperação técnica e científica, firmado entre o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, através da Escola do Vinho, com um vinhedo em Morro do Chapéu (BA), região da Chapada Diamantina, alcançou sua primeira safra de vinhos. Através da parceria, foi realizada a vinificação de quatro variedades de uva: malbec e syrah (tinto); sauvignon blanc e viognier (branco). Todo o processo de elaboração da bebida foi acompanhado por estudantes do curso de Viticultura e Enologia do campus, em especial, por dois estagiários contratados através da cooperação: Maria Jardilene Alves e Igo Honório.

"Foi uma grande experiência para mim, porque pude colocar em prática o que aprendi na teoria em sala de aula. Aprendi muito, desde a uva, que é outro terroir, até o engarrafamento. Uma parceria dessa é muito enriquecedora, quem mais ganha é a gente", afirmou Maria Jardilene. A Chapada Diamantina iniciou o plantio de uvas viníferas através de um projeto experimental, há cerca de dez anos. Em 2016, o engenheiro agrônomo Jairo Vaz decidiu investir no segmento. "O ciclo das uvas naquela região é diferente da região do Vale do São Francisco. Temos um clima de altitude, temperaturas baixas, com alto índice de dias nublados, o que alonga o ciclo da videira, mas temos a possibilidade de fazer duas safras", relatou...

Primeiro vinhedo de Curaçá promove curso sobre vinhos com sommelier José Figueiredo

O sommelier, documentarista vínico e escritor José Figueiredo promove um curso intensivo sobre vinhos no próximo domingo (11). Desta vez, as aulas - práticas e teóricas - acontecem das 8h às 18h no vinhedo Vinum Sancti Benedictus - o primeiro em Curaçá/BA e fundado com apoio científico da Embrapa Semiárido. O passeio está sendo executado pela CRIAtur.

A experiência começará nas videiras, plantadas em julho. "Vamos conhecer as diferentes maneiras de condução da videira e como isso interfere na qualidade do vinho; como se elaboram os diferentes tipos, como comprar, abrir e servir e como harmonizar. Depois, já em sala fora do campo, vamos aprender a usar a ficha praticada nos concursos nacionais e internacionais de sommeliers", destacou Figueiredo. A apostila tem 60 páginas e acompanha mídia com mais de 100 ilustrações...

Adubação, calagem e contaminação ambiental em vinhedos serão tema de evento no mês de agosto

No próximo dia 11 de agosto, os principais resultados de pesquisas conduzidas nos últimos 13 anos sobre adubação e manejo do solo de tradicionais regiões vitivinícolas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão apresentadas no 1º Workshop sobre Adubação, calagem e contaminação ambiental em solos de vinhedos. Promovido pela Embrapa Uva e Vinho e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o encontro irá acontecer em Bento Gonçalves (RS).

Pesquisadores de diversas instituições (veja programa completo abaixo) irão apresentar as respostas das videiras aos diferentes manejos de adubação e de calagem, em crescimento e em produção. Também serão compartilhados dados sobre contaminações que estão ocorrendo, como o excesso de metais pesados nos solos e repassadas orientações e estratégias para diminuir a toxidez.

Segundo George Wellington de Melo, pesquisador da área de solos da Embrapa Uva e Vinho e um dos organizadores do encontro, o manejo do solo é um aspecto que pode fazer a diferença na hora da produção e que ainda deixa dúvidas para muitos produtores e técnicos. "Muitas vezes acontece um desequilíbrio nutricional na planta pelo excesso de adubação, o que pode causar o atraso no seu crescimento, fazer com que a planta produza mais tarde, trazer perdas econômicas, contaminar o meio ambiente, dentre muitos outros fatores negativos", destaca Melo.

Outro ponto bastante importante do encontro será um alerta para os altos índices de contaminaçãopor metais pesados proveniente de tratamentos fitossanitários. "A situação de contaminação porcobre está alarmante e já estamos trabalhando para evitar o problema do zinco", antecipa o pesquisador.

O encontro irá acontecer durante todo o dia e as inscrições, com vagas limitadas, ao valor de R$ 100,00 podem ser feitas em https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/wacca/.

..