Adubação, calagem e contaminação ambiental em vinhedos serão tema de evento no mês de agosto

26 de Jun / 2016 às 14h00 | Informativos

No próximo dia 11 de agosto, os principais resultados de pesquisas conduzidas nos últimos 13 anos sobre adubação e manejo do solo de tradicionais regiões vitivinícolas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão apresentadas no 1º Workshop sobre Adubação, calagem e contaminação ambiental em solos de vinhedos. Promovido pela Embrapa Uva e Vinho e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o encontro irá acontecer em Bento Gonçalves (RS).

Pesquisadores de diversas instituições (veja programa completo abaixo) irão apresentar as respostas das videiras aos diferentes manejos de adubação e de calagem, em crescimento e em produção. Também serão compartilhados dados sobre contaminações que estão ocorrendo, como o excesso de metais pesados nos solos e repassadas orientações e estratégias para diminuir a toxidez.

Segundo George Wellington de Melo, pesquisador da área de solos da Embrapa Uva e Vinho e um dos organizadores do encontro, o manejo do solo é um aspecto que pode fazer a diferença na hora da produção e que ainda deixa dúvidas para muitos produtores e técnicos. "Muitas vezes acontece um desequilíbrio nutricional na planta pelo excesso de adubação, o que pode causar o atraso no seu crescimento, fazer com que a planta produza mais tarde, trazer perdas econômicas, contaminar o meio ambiente, dentre muitos outros fatores negativos", destaca Melo.

Outro ponto bastante importante do encontro será um alerta para os altos índices de contaminaçãopor metais pesados proveniente de tratamentos fitossanitários. "A situação de contaminação porcobre está alarmante e já estamos trabalhando para evitar o problema do zinco", antecipa o pesquisador.

O encontro irá acontecer durante todo o dia e as inscrições, com vagas limitadas, ao valor de R$ 100,00 podem ser feitas em https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/wacca/.

Ascom Embraoa Foto: Daniel Grohs

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.