Foram encontrados 183 registros para a palavra: Diversidade

“Diversidade e Inclusão” será tema do XXIII Encontro Semestral de Carreiras

Promover reflexões e práticas sobre igualdade, diversidade e inclusão nas organizações é o principal objetivo do XXIII Encontro Semestral de Carreiras, organizado pelo Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O evento acontecerá nesta quinta-feira (28), das 17h40 às 22h, no auditório do Cineteatro do Campus Sede...

Cemafauna e Nema destacam a conservação e monitoramento de biodiversidade no Sertão nordestino

Os programas ambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), participaram da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre os dias 5 e 10 deste mês.

A iniciativa reforçou o compromisso das instituições com a preservação da biodiversidade nos estados beneficiados pela transposição do Rio São Francisco: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte...

SNCT: Cemafauna e NEMA destacam a conservação e monitoramento de biodiversidade no Sertão nordestino

Os programas ambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), participaram da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre os dias 5 e 10 deste mês. A iniciativa reforçou o compromisso das instituições com a preservação da biodiversidade nos estados beneficiados pela transposição do Rio São Francisco: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Durante os seis dias de evento, o stand do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) recebeu milhares de visitantes interessados nas iniciativas voltadas para mitigar os impactos da transposição do Rio São Francisco. O Cemafauna apresentou ações como manejo de espécies nativas, criação de acervos científicos e estratégias de reintrodução de animais na Caatinga. O NEMA destacou seus projetos de recuperação da vegetação nativa e atividades educativas voltadas à conscientização ambiental e à convivência sustentável...

Prefeitura de Juazeiro entrega Sala de Neurodiversidade para a AAMAVASF

Nesta terça-feira (19), a Prefeitura de Juazeiro oficializou a entrega da Sala de Neurodiversidade, um espaço dedicado às atividades administrativas e reuniões da Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF).

Localizada no prédio do Cadastro Único, a sala foi viabilizada com recursos próprios da gestão municipal, reforçando o compromisso da prefeita Suzana Ramos com a inclusão e o acolhimento das pessoas neurodivergentes.  ..

Univasf realiza na quinta-feira (21) webinar sobre “Diversidade e Inclusão como Caminhos para o Bem-Estar no Trabalho”

“Diversidade e Inclusão como Caminhos para o Bem-Estar no Trabalho” é o tema do webinar que a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá promover nesta quinta-feira (21), às 14h. O evento é uma iniciativa do setor de Promoção à Saúde do Siass-Univasf, em parceria com a Progepe e a Comissão de Combate ao Assédio e à Discriminação (CCAD) e é direcionado a servidores da Universidade e das instituições parceiras da Unidade Siass-Univasf. O webinar será transmitido pelo canal do Siass no YouTube. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas até terça-feira (19), por meio de formulário online.

O evento visa promover o debate e a reflexão sobre diversidade e inclusão como fatores para a saúde e o bem-estar no trabalho, bem como para a construção de um ambiente seguro e saudável nas organizações. Os palestrantes convidados são Fernando José Ciello, Marlon Vinicíus, Milton Pereira de Carvalho Filho e Silmária Reis. Cada um falará sobre um assunto relacionado à temática central do webinar: diversidade sexual, racismo, etarismo, preconceito de gênero e inclusão de pessoas com deficiência...

Cemafauna destaca importância de Acervos Científicos de Biodiversidade como os que mantém da Caatinga, em sua sede em Petrolina

Os acervos científicos de biodiversidade são tesouros inestimáveis que guardam a história natural do nosso planeta, permitindo o avanço do conhecimento, de pesquisas científicas e a preservação das espécies.

Em todo o mundo, instituições renomadas como o Museu de História Natural de Londres e o Smithsonian National Museum of Natural History, nos Estados Unidos, abrigam coleções que chegam a milhões de espécimes, oferecendo uma visão abrangente da diversidade biológica do planeta...

Andrei e Tiano se reúnem com povos tradicionais e assumem compromisso do respeito à diversidade sociocultural de Juazeiro, destaca assessoria

Mantendo a sua agenda de escuta e diálogo com instituições e representações sociais, o candidato a prefeito pela coligação O Futuro Chegou (MDB, PT, PV, PCdoB, PSOL, PSB, REDE, Podemos e Avante), Andrei, acompanhado do candidato a vice-prefeito, Tiano Félix, esteve reunido nesta quinta-feira, 12, com representantes de Povos tradicionais instalados em Juazeiro, e assumiu o compromisso de respeitar a diversidade sociocultural do município, alem de outras demandas. 

Dentre os povos tradicionais presentes, estavam Casas de Terreiros de matriz africana , representantes dos Povos Quilombolas do Distrito de Salitre , Povos de Fundo e Fecho de Pasto da região de Massaroca, Pescadores e Pescadoras, Representante de Afoxé Filhos de Zaze e Capoeiristas...

Semana da Diversidade começa com celebração cultural e ações para a população LGBTQIA+

Teve início nesta segunda-feira (2), no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, a 8ª edição da Semana da Diversidade. Promovido pelo Governo do Estado da Bahia em parceria com o Grupo Gay da Bahia (GGB), o evento se estende até o próximo domingo (8), culminando com a 21ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia. A programação oferece uma série de atividades culturais, debates temáticos e serviços assistenciais, visando à promoção dos direitos da comunidade.
 
Com apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur), Cultura (Secult), Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Saúde (Sesab), a Semana da Diversidade promove diversas ações voltadas para a valorização e inclusão da população LGBTQIA+. Ao longo do evento, serão realizadas rodas de conversa, oficinas culturais, exposições, mutirões de saúde, atendimento jurídico e mobilizações de direitos humanos. Essas atividades ocorrem em diversos pontos de Salvador e da Região Metropolitana (RMS), fortalecendo a presença do Estado na defesa dos direitos de pessoas que enfrentam discriminação.
 
Para Luiz Mott, presidente de honra do GGB, a celebração vai além das conquistas. "A Semana da Diversidade e a Parada do Orgulho são mais do que festas, são atos de resistência e luta. É um momento de celebrar quem somos, mas, também, de refletir sobre os desafios que ainda enfrentamos. O apoio de diversas instituições, especialmente do Estado, reforça a importância dessa luta por igualdade e respeito", ressaltou Mott.
 
Turismo inclusivo
 
O evento marca, também, o avanço da Bahia como destino turístico inclusivo, com iniciativas voltadas para fortalecer o turismo focado em acolher a diversidade. A Secretaria de Turismo (Setur) tem promovido a Bahia em feiras nacionais e internacionais, apresentando o estado como referência nesse segmento no Brasil.
 
"Entendemos a importância desse público e a necessidade de qualificar o destino Bahia para acolher esses visitantes, considerando suas especificidades e necessidades. Nosso objetivo é tornar a Bahia um destino cada vez mais acolhedor e diverso, promovendo um turismo competitivo e diversificado. A secretaria está apoiando essas ações com capacitação e qualificação do trade turístico, envolvendo agentes, operadores e profissionais do setor", destacou a chefe de gabinete da Setur-BA, Juliana Brito.
 
Cultura e Direitos Humanos
 
A Secult apoia a Semana da Diversidade e a Parada do Orgulho LGBT+, fortalecendo a presença da cultura na promoção de inclusão e respeito às diferenças. Outras ações da pasta incluem rodas de conversa e oficinas em museus estaduais, como a Oficina de Xilogravura no Museu de Arte Moderna (MAM) e debates sobre gênero e sexualidade no Museu de Arte da Bahia (MAB).
 
Ao longo da semana, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) realizará um Plantão de Atendimento, oferecendo serviços como orientação jurídica e emissão de passe livre para pessoas com deficiência, e distribuição de insumos de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No dia 8 de setembro, durante a Parada do Orgulho, a SJDH coordenará ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais nos circuitos do evento, além de uma mobilização para distribuição de materiais de conscientização.
 
Programação
 
A VIII Semana da Diversidade e o 21º Orgulho LGBTQIAPN+ Bahia acontecem até 8 de setembro. No Pelourinho, a programação inclui o Festival de Cultura e Arte, rodas de conversa sobre diversidade nas escolas e exposições como "Fantasmagorias Brasil: Ensaios de Rotas de Fuga" e "Xica Manicongo". Feiras de empreendedorismo negro e a qualificação de profissionais para o atendimento ao turista também são destaque.
 
Outras ações acontecem em diferentes locais, como o mutirão de direitos humanos na Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Feira Saúde Mais Perto no estacionamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina, e rodas de conversa em instituições de ensino estaduais. Além disso, estão previstos shows e lançamentos de livros, como "Uma vida em Des Transição", de Indianarae Siqueira, e "O que não se pode dizer", de Jean Wyllys.
 
A semana será encerrada com a Marcha do Orgulho Trans, partindo do Porto da Barra. Também haverá atividades como atendimento móvel de saúde e assistência social, capacitação de policiais em direitos humanos e prevenção à discriminação e violência contra a comunidade, concentrando-se no circuito Barra-Ondina.
  ..

Ação do ser humano acelera mudanças em rios e na biodiversidade

Humanos podem estar acelerando a decomposição de matéria orgânica em rios e riachos globalmente, revela um novo estudo das universidades da Geórgia, Oakland e Kent State, nos Estados Unidos.

Esse fenômeno pode ameaçar a biodiversidade aquática e aumentar o carbono na atmosfera, agravando as mudanças climáticas. Detalhado, ontem, na revista Science, o estudo é pioneiro ao combinar uma experiência global com modelagem preditiva para mostrar como os impactos humanos nos cursos d'água contribuem para a crise climática...

Campanha do Governo do Estado sobre respeito e diversidade recebe novo prêmio

O Governo do Estado da Bahia foi premiado com o Troféu Duda Mendonça na noite da última quarta-feira (22), durante o evento de comemoração aos 45 anos da Associação Brasileira de Agências de Publicidade - Bahia (Abap-BA).

A campanha Bahia: Aqui é Respeito, veiculada em 2021, foi elaborada com o objetivo de conscientizar contra a discriminação de diversos grupos minorizados e reafirmar o compromisso do governo com PCDs, público LGBTQIAPN+, negros, gordos e mulheres...

Univasf debate ações afirmativas e diversidade em eventos realizados em São Raimundo Nonato (PI)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Coordenação de Políticas Afirmativas, Diversidade e Inclusão (CPADI), participará de três eventos que debaterão temáticas sobre políticas públicas, diversidade, raça e gênero, em São Raimundo Nonato (PI).

Os eventos acontecem na sexta-feira (24) e no sábado (25), nos auditórios dos campi da Univasf e do Instituto Federal do Piauí (IFPI) na cidade...

No dia Nacional da Caatinga, Prefeitura de Juazeiro celebra a biodiversidade do bioma único e exclusivo brasileiro e conscientiza sobre a preservação

Neste dia 28 de abril, é celebrado o Dia Nacional da Caatinga e a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), reconhece a importância desse bioma, que é único e conscientiza a sociedade sobre a necessidade urgente de sua preservação.

Esse bioma abrange cerca de 11% do território nacional. Juazeiro, no Vale do São Francisco é marcado pelas belezas naturais da Caatinga, como as Cachoeiras do Salitre, riqueza do Velho Chico e uma fauna e flora com uma biodiversidade rica e única...

Diversidade turística da Bahia é divulgada entre profissionais do setor de 40 países

Afroturismo, náutica, roteiros da fé, observação de baleias e aves, pesca esportiva, rota do cacau e chocolate e destino gay friendly (simpatizante).

Essas são algumas das experiências disponíveis para os turistas na Bahia, que oferece mais de 50 segmentos em 13 zonas turísticas...

Um ano de marco: Vereador Renato Brandão celebra Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Down em Juazeiro, reforçando a inclusão e o respeito à diversidade

Há um ano, um importante marco foi alcançado em Juazeiro! O Projeto de Lei de autoria do vereador Renato Brandão (PL), que institui o Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Down, foi aprovado, marcando um passo significativo em direção à inclusão e respeito à diversidade no município.

Neste aniversário de um ano dessa conquista, o edil renova o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora para todos os cidadãos, independentemente de suas diferenças. A conscientização é a chave para promover a compreensão e a aceitação, e é por isso que essa iniciativa é tão importante...

A Casa Cores exibirá 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos que tem como tema : Projetando paz e respeito à diversidade

A Casa Cores, sede da ONG Cores, espaço cultural que habita o Cine Clube Cores, é ponto de exibição da 13º MCDH. Em Petrolina, as exibições acontecem dias 29/03, 05/04, 12/04 e 19/04. 

A 13ª Mostra inclui exibição de filmes que enfocam os grupos em situação de vulnerabilidade e os seus direitos...

Diversidade de produtos contagia público durante 11º Festival do Umbu em Uauá

Rodas de conversas, apresentações culturais e comercialização de produtos da agricultura familiar marcaram o segundo dia do 11º Festival do Umbu, que acontece no município de Uauá até este sábado (2/03). O evento, organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), tem como objetivo destacar a agricultura familiar através de práticas sociais, ambientais, culturais e econômicas no território Sertão do São Francisco.

O festival, que retorna após seis anos, celebra a safra do umbu e promove uma rica agenda cultural para Uauá e região. Os visitantes têm a oportunidade de assistir a shows, palestras, minicursos e visitar a Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar...

'Acabou Chorare' atrai grande público para a Praça do Boi e leva diversidade cultural à noite juazeirense 

Na noite de sábado (20), o segundo festival artesanal 'Acabou Chorare' projeto com Edital aprovado pela Lei Paulo Gustavo da prefeitura de Juazeiro reuniu várias expressões culturais na Praça do Boi, centro de Juazeiro.

Com artistas expondo seus trabalhos, música ao som de Mariano Carvalho e seus convidados, banda Erva Doce, além de um sarau com palco aberto, o evento atraiu público diversificado...

Primeira noite da 25ª edição do Festival Edésio Santos da Canção leva diversidade musical para juazeirenses

A abertura da 25ª edição do Festival Edésio Santos da Canção marcou a noite dessa quinta-feira (20) em Juazeiro. O evento realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), trouxe para o palco canções diversificadas e com alta qualidade.

"O Festival Edésio Santos da Canção é um evento musical eclético, que celebra a música e a diversidade cultural que temos e queremos mostrar para o mundo. A nossa gestão tem investido no fomento da cultura, e a realização de um evento como este é um exemplo claro desse nosso compromisso com o resgate e incentivo ao setor cultural", destacou a prefeita Suzana Ramos. ..

Mais de 30 mil visitantes celebram a força e a diversidade da agricultura familiar da Bahia

Nos últimos cinco dias, o Parque Costa Azul, em Salvador, foi palco de uma grande celebração: a 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que reuniu mais de 30 mil pessoas em busca de experiências autênticas.

Não se tratou apenas de um evento, mas de um mergulho na diversidade cultural e produtiva da Bahia, com a participação de mais de 400 associações e cooperativas, representando os 27 territórios de identidade do estado...

VI Conferência Estadual de Cultura aclama valorização da territorialização e diversidade dos fazeres culturais baianos

Depois de três dias de muita discussão e construção coletiva sobre as perspectivas da política cultural baiana para os próximos anos, a VI Conferência Estadual de Cultura foi encerrada na tarde desta sexta-feira (8), em Feira de Santana, com a eleição da delegação baiana e definição das propostas que serão levadas para a IV Conferência Nacional de Cultura, prevista para março do ano que vem, em Brasília. 

"A Conferência reafirmou o apoio dos fazedores e fazedoras de cultura às políticas de territorialização que a Secretaria de Cultura vem empreendendo em reconhecimento aos diversos fazeres culturais da Bahia. Vivenciamos nos últimos três dias um processo de construção coletiva, com visão inclusiva e democrática, digna de um estado tão plural e rico quanto a Bahia", ressaltou o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, que convocou os delegados a conduzirem a eleição da delegação, levando em consideração o caráter democrático da conferência.  ..