Foram encontrados 29 registros para a palavra: Axé

Câmara dos Deputados aprova projeto que cria Dia Nacional da Axé Music

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (25), a proposta que cria o Dia Nacional da Axé Music. Se o Projeto de Lei 4187/24 também for aprovado pelo Senado e pela Presidência, a data que celebra o gênero musical e movimento surgidos na Bahia será comemorada em 17 de fevereiro.

As votações em torno do Projeto de Lei acontecem no ano em que o Axé Music completa 40 anos. De acordo com a autora do projeto, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), o Axé Music desempenha um papel fundamental na cultura e na economia de todo o país...

Câmara dos Deputados aprova projeto que cria Dia Nacional da Axé Music

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (25), a proposta que cria o Dia Nacional da Axé Music. Se o Projeto de Lei 4187/24 também for aprovado pelo Senado e pela Presidência, a data que celebra o gênero musical e movimento surgidos na Bahia será comemorada em 17 de fevereiro.

As votações em torno do Projeto de Lei acontecem no ano em que o Axé Music completa 40 anos. De acordo com a autora do projeto, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), o Axé Music desempenha um papel fundamental na cultura e na economia de todo o país...

Governo da Bahia lança “Verão Axé 40” para fortalecer cultura e arte

O governo da Bahia lançou na sexta-feira, 10, o projeto 'Verão Axé 40', em Salvador, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues.

O projeto tem como objetivo promover uma programação cultural diversificada para milhares de turistas que devem passar por Salvador durante o verão...

Governo do Estado lança o "Verão Axé 40" com movimentação artística e cultural em Salvador

Com o intuito de promover uma programação cultural diversificada para milhares de turistas que devem passar pela capital baiana neste verão, o Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira (10), em Salvador, o projeto 'Verão Axé 40'.

O anúncio foi realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de secretários estaduais e o trade turístico. ..

Livro "Terreiro Onyndancor: O Axé na História Negra de Juazeiro será lançado na quinta-feira (05) dezembro

No próximo dia 5 de dezembro de 2024, será realizado o lançamento do livro "Terreiro Onyndancor: O Axé na História Negra de Juazeiro/BA", no Terreiro Ylê Asé Ayrá Onyndancor, localizado na Rua Pingo de Ouro, 588, Quidé - Juazeiro/Bahia, às 18h30 horas.

Esta obra narra a história do terreiro de Candomblé, reconhecido como um dos mais antigos em funcionamento na cidade de Juazeiro/BA e a sua publicação foi possível graças ao apoio da Lei Paulo Gustavo. ..

Dia da Axé Music: quando a data vai ser criada?

A criação do Dia Nacional do Axé Music avançou, nesta quarta-feira, 27, com a audiência pública que ocorreu na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Mas quais os próximos passos para o projeto?

A audiência pública é obrigatória pela Lei 12.345/10 para a criação de datas comemorativas. O próximo passo será a análise e votação do parecer pela comissão...

Proposta para criar Dia Nacional da Axé Music é apresentada na Câmara dos Deputados

Um Projeto de Lei (PL) para a criação do Dia Nacional da Axé Music foi apresentado nesta quinta-feira (31) na Câmara dos Deputados. A proposta, de autoria da parlamentar Lídice da Mata (PSB), visa vincular a celebração ao dia 1º de fevereiro.

Em sua justificativa, a política baiana argumentou que o PL vai contribuir para “a valorização e preservação da Axé Music como uma manifestação cultural vital e um símbolo de identidade e resistência da cultura baiana”...

Neojiba e Projeto Axé promovem transformação social na vida de crianças e adolescentes baianos

"A gente brinca, se diverte, faz palhaçada. É muito legal aqui". Assim são os dias de Vanessa Letícia, que está prestes a completar 10 anos de idade. Ela é uma das educandas do Projeto Axé. A instituição, localizada no Centro Histórico de Salvador, é reconhecida pela atuação em defesa dos direitos de crianças e adolescentes de Salvador, recebe o apoio do Governo do Estado.

Yasmin Vitória, de 11 anos, também gosta do ambiente. "A minha convivência é muito boa. Eu sou muito feliz aqui dentro com os educadores, com as minhas melhores amigas. E o que eu faço de melhor aqui é dançar, com certeza", garantiu..

Axé, alegria e irreverência marcam primeira noite do Carnaval de Todos em Juazeiro

Uma noite de muito axé, alegria e irreverência. Assim foi a primeira noite do 'Carnaval de Juazeiro 2024 - Carnaval de Todos', nesta quinta-feira (25). Bell Marques arrastou uma multidão e encantou os foliões com o verdadeiro Axé music. Márcio Victor, com a banda Psirico também colocou os juazeirenses numa pipoca contagiante. Na primeira noite da folia, ainda teve atrações como Oh Polemico, Ricardo Chaves, Afrodisíaco e a Timbalada, que colocou os tambores para sacudir os circuitos da festa, além de Xandão da Bahia, Brena Miranda, Trio Granah, Pagode Comunidade e a banda Patuka, além de alguns blocos alternativos.

A prefeita Suzana Ramos fez a entrega da chave da cidade ao rei momo e à rainha do carnaval e destacou que a festa volta ao povo. "Esse é o verdadeiro Carnaval do povo, a festa voltada para as avenidas, nos principais circuitos com as pessoas trazendo e comprando a bebida da marca que quiserem, com muita segurança e paz. Nesse primeiro dia foram muitas emoções com grandes nomes da música baiana e a entrega da chave da cidade ao rei momo que comanda a festa nestes quatro dias da folia. Então venham para o Carnaval de Juazeiro com o coração aberto para a gente fazer dele o melhor da história do nosso município", disse a prefeita Suzana Ramos...

Corte do Carnaval de Juazeiro 2024 é eleita em noite de muito axé e emoção

Em uma noite de muito axé e emoção, Juazeiro conheceu a nova Corte do 'Carnaval de Juazeiro 2024 - Carnaval de Todos'.

O concurso foi realizado na noite deste sábado (13), na Orla II, e os jurados tiveram dificuldade em escolher os vencedores, pois todos tinham muito samba no pé, swing e simpatia...

Artigo: A Axé Music acabou?

De acordo com o compositor Jorge Papapá, a resposta é “não”. O que falta no atual cenário da música baiana é que os artistas gravem novas composições.

Atualmente, há um fenômeno em que, nos shows, estão sendo cantadas músicas como “Faraó” e “Nega do Cabelo Duro”, esquecendo-se de que o público quer consumir algo novo. Parece até que os artistas pararam no tempo...

Precursor do axé music, Luiz Caldas diz que 'forró sempre esteve na minha vida'

Responsável por abrir a última noite de shows do São João de Jequié, no sudoeste da Bahia, o precursor do axé, Luiz Caldas, mostrou que seu talento musical tem muita ligação com o forró.

Cerca de 50 mil pessoas participaram da festa, de acordo com os organizadores. O artista trouxe uma sequência com músicas de Zé Ramalho, Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Os clássicos do ritmo junino foram acompanhados por uma multidão que cantava em uma só voz...

Transforma Petrolina recebe doação de 300 kg de macaxeira do projeto "Nas Ramas da Esperança"

A agricultura é responsável pela geração de emprego e renda, segurança alimentar e desenvolvimento econômico, regional e local. O Transforma Petrolina apoia iniciativas que também inserem a solidariedade nesse processo   para transformar a realidade de famílias, alcançar a segurança alimentar,  melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável, conforme prevê uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

No município, o projeto de pesquisa e extensão do IFSertãoPE / Campus Petrolina Zona Rural  "Nas Ramas da Esperança" fez a doação de 300 kg de macaxeira no último fim de semana, ao programa Transforma Petrolina. Os donativos foram distribuídos para as instituições sociais Aliança do Bem PNZ;Grupo Iluminados; Projeto Oxente; Buchinho Feliz; Fundação Nilo Coelho;Crelps; APAE; Projeto Moringa; Salve Anjos Pet; Grupo Borboletas do Vale; Cantinho do Aconchego; Casa de Vó;  Casa Geriátrica e  auxiliarão na alimentação dos acolhidos  e de  famílias em situação de baixa renda e insegurança alimentar atendidas pelas entidades...

Fricote, acordes e baianidade: Luiz Caldas chega aos 60 anos como revolucionário do Axé Music

E fez-se o som. E dele, os acordes. E com pés descalços, unhas pintadas e muito deboche, fez-se o Axé. E não haveria ninguém além de Luiz César Pereira Caldas, ou apenas Luiz Caldas, para conduzir pelos quatros cantos do Brasil, e pelo mundo, um ritmo genuinamente baiano. Nesta quinta-feira (19), o pai do Axé Music festeja 60 anos.

Com história, alegria, baianidade e deboche, o menino Luiz saído de Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, celebra idade nova com mais de 50 anos de carreira no papel de um libertador de ritmos, uma espécie de revolucionário do Axé...

Equipe da SEDESDH debate políticas públicas para crianças e adolescentes na capital baiana

Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) de Petrolina realizou uma visita técnica esta semana ao Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente, conhecido popularmente como 'Projeto Axé', localizado em Salvador-BA. O encontro foi para debater políticas públicas para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. 

Com 32 anos de existência, o 'Projeto Axé' demonstra que é possível realizar o trabalho de defesa e educação da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade, resgatando sua cidadania e devolvendo-lhes condições dignas de vida através da arte-educação.   ..

Artigo - Pós-pandemia: investir em Governança Corporativa e tecnologia garantirá diferencial competitivo às empresas

Assim como a nossa sociedade está em constante evolução, não poderia ser diferente com o modo com que cuidamos e tratamos de nossas empresas. Tudo evoluiu e se transformou, e nossas relações pessoais e profissionais também seguiram esse rumo.

Com os reflexos da pandemia, observamos um salto tecnológico gigantesco sobre a nossa cultura, o que já era esperado. E vou te mostrar o porquê...

‘Mães do Sagrado’ conta história das mulheres de axé do Vale do São Francisco

As memórias mulheres representantes de povos de terreiros do Vale do São Francisco são registradas em uma série documental lançada hoje (18) em Petrolina-PE. ‘Mães do Sagrado: Mulheres de Axé do Vale do São Francisco’ conta com três episódios e fica disponível a partir das 19h, no canal do Youtube da Casa de Artista (https://www.youtube.com/c/CASADEARTISTA/).

“Neste trabalho, pretendemos fazer uso dos recursos tecnológicos midiáticos para enaltecer as falas de outras MATRIARCAS, que são pouco conhecidas no cenário nacional, porém exercem um papel de força e importância para as suas comunidades de axé e para a sociedade no entorno de suas casas e terreiros“, informam os realizadores...

Zé Praxedes, ex-vaqueiro de Luiz Gonzaga e guardião da cultura completa 90 anos nesta quarta (5)

A professora Thereza Oldam de Alencar, autora do livro Igreja de São João Batista do Araripe, Exu-Pernambuco (Sesquicentenário 1868-2018), relata que a Igreja tem entre os devotos fiés um grupo de amáveis pessoas que, de tão assíduas, de tão abnegadas, tornaram-se conhecidas e queridas. José Praxedes dos Santos e a Banda de Pífanos são bons exemplos.

Seu Zé Praxedes nasceu no dia 5 de janeiro 1932 e agora tem 90 anos...

Empresário do Restaurante Macaxeira veio a óbito nesta quarta (23)

Faleceu nesta quarta-feira (23), em um Hospital Privado em Petrolina, o empresário Adilson Guimarães Soares, do Restaurante Macaxeira, que tem pontos em Senhor do Bonfim, Juazeiro e Petrolina.

Adilson Guimarães, conhecido como Rele, tinha 62 anos e vinha se tratando já há algum tempo de um câncer de pâncreas...

Bell Marques admite queda do axé, mas garante que ritmo 'vai comandar o Brasil outra vez'

O cantor Bell Marques admite que o axé passou por uma queda nos últimos anos, mas está confiante que muito em breve o ritmo tipicamente baiano vai retomar o seu espaço. Em entrevista ao Bahia Notícias ele afirmou que o declínio recente é natural e não se deve à qualidade dos artistas.

"O axé-music voltou a ser um dos grandes hits e vai comandar o Brasil outra vez. Hoje em dia a queda é visível. Isso é natural, não é que os artistas ficaram ruins", analisou o cantor, que em 2019 celebra seu 40º ano de Carnaval...