Foram encontrados 334 registros para a palavra: disputa

Adolfo Menezes reafirma intenção de disputar reeleição da AL-BA em reunião particular com deputados

Nada mudou nos planos do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Adolfo Menezes (PSD), de disputar a reeleição para o cargo no dia 3 de fevereiro, quando a Casa vai definir a composição da nova Mesa Diretora.

O presidente da AL-BA se reuniu com deputados durante a tarde desta quinta-feira (9) e reafirmou seu desejo em permanecer no cargo, indo para seu terceiro mandato...

Itamotinga e Carnaíba disputam a final do Campeonato Interdistrital de Juazeiro neste domingo

O Campeonato Interdistrital de Juazeiro termina neste domingo (15), com a partida entre Itamotinga e Carnaíba, no distrito de Carnaíba, às 15h30.

Este será o segundo jogo da final da competição, que é realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte)...

Entenda disputa judicial em torno de esmeralda de 380 kg achada na Bahia e contrabandeada aos EUA

O contrabando de uma esmeralda de quase 380 kg, encontrada em Pindobaçu, na Bahia, tem gerado uma longa disputa judicial entre o Brasil e os Estados Unidos. No entanto, nesta quinta-feira (21), essa briga pode ter chegado ao fim. Isso porque a Justiça norte-americana determinou que a pedra preciosa, avaliada em R$ 2,3 bilhões, seja devolvida ao país de origem, o Brasil.

Batizada de Esmeralda Bahia, a peça foi descoberta em 2001 na cidade no norte baiano, e é considerada um tesouro nacional. Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), ela foi contrabandeada aos EUA em 2005, com a utilização de documentos falsificados.

Em 2017, os empresários Elson Alves Ribeiro e Ruy Saraiva Filho foram condenados pelos crimes de receptação, uso de documento falso e contrabando. A mesma decisão declarou que quem estivesse em posse da pedra a devolvesse ao Brasil - o que não aconteceu...

Fera Sertaneja divulga data de início de sua pré-temporada para disputa do Campeonato Pernambucano 2025

Nildo Petrolina dará seu toque de experiência à nova equipe.

Após um ano de 2024 abaixo das expectativas, apesar da classificação na primeira fase da Copa do Brasil, o Petrolina promete um ano de 2025 melhor. O sétimo lugar no Pernambucano e péssima campanha na Série D, fizeram a diretoria avaliar o elenco, comissão técnica e reformular a equipe para 2025.

A Fera resolveu apostar num treinador estrangeiro, o português Rui Sacramento, para comandar esta virada de chave a partir do dia 25 de novembro, quando inicia a pré temporada viisando o Pernambucano 2025...

Petrolina acerta contratação de venezuelano para disputa do Pernambucano 2025

Visando a disputa do Campeonato Pernambucano 2025, o Petrolina segue se movimentando no mercado de contratações para reforçar seu elenco. O jogador da vez fala espanhol e é atacante. Yonder Vargas, de 27 anos assinou com a Fera Sertaneja.

O jogador, que é canhoto, é cria do Deportivo La Guaira e desde 2020, atua no futebol português, inclusive, já trabalhou com o novo treinador do time petrolinense, Rui Sacramento. No último ano, o atacante jogou pelo Marialvas e Marinhense e atuou em 34 partidas, marcando 13 gols e anotando mais 4 assistências.
  ..

Petrolina tem início de trabalho focado na busca por reforços para a disputa do Campeonato Pernambucano

Kiko, volante, único remanescente da última temporada anunciado até agora

O Petrolina deu início aos preparativos para o Campeonato Pernambucano com o planejamento da pré-temporada, que começa no próximo dia 5 de dezembro. A diretoria segue firme na busca por reforços, visando fortalecer o elenco para o estadual de 2025...

Pesquisas mostram disputa apertada e cenário imprevisível no 2º turno em sete capitais; saiba quais são

Faltando apenas uma semana para o segundo turno das eleições municipais de 2024, que acontecerá no próximo domingo (27), as 15 capitais que seguem em disputa possuem cenários diversos, de acordo com as pesquisas divulgadas nos últimos dias.

Enquanto oito cidades já parecem estar com a situação resolvida, por conta do primeiro colocado abrir maior distância para seu oponente, em sete capitais ainda não é possível saber quem vencerá a eleição após o fechamento das urnas. ..

Ciclistas disputam prova estadual de estrada neste domingo, 20, em Juazeiro

Juazeiro, no norte do estado, será o palco para a quinta etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada 2024, que acontece neste domingo, 20, das 7h às 14h.

A competição acontece na Fazenda Agrovale, uma empresa responsável pela produção de açúcar, etanol e bioeletricidade, e possui dois percursos: um de 70 km e outro com 140 km...

Lula diz ser preciso "rediscutir o papel do PT na disputa das eleições para as prefeituras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste final de semana,, ser preciso "rediscutir o papel do PT na disputa das eleições para as prefeituras". Ele reconhecendo que houve derrotas inesperadas da sigla no primeiro turno. Porém, celebrou o aumento no número de municípios comandados por petistas, mas minimizou o impacto das prefeituras em 2026.

Lula também justificou a participação "acanhada" na campanha de aliados. Disse que foi para evitar atritos com legendas que compõem a sua base de governo. Nas urnas, partidos de direita e centro-direita avançaram consideravelmente, enquanto a esquerda amargou desempenho abaixo do projetado, especialmente nas capitais...

Cinquenta cidades terão segundo turno na disputa pelas prefeituras

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, fez um balanço do primeiro turno das eleições municipais. De acordo com dados do TSE, 15 capitais terão segundo turno para a disputa para prefeito. Em 11 capitais, a disputa para o comando das prefeituras foi resolvido no primeiro turno, entre essas Petrolina. 

O segundo turno será realizado em 50 municípios com mais de 200 mil eleitores. No total, a segunda etapa da votação poderia ocorrer em 103 municípios. ..

Bruno Reis (União) venceu a disputa para a prefeitura de Salvador, com 78,68% dos votos válidos

O candidato Bruno Reis (União) venceu a disputa para a prefeitura de Salvador, com 78,68% dos votos válidos, e conquistou a reeleição com ampla margem de votos. Kleber Rosa (PSOL) ficou em segundo lugar, com 10,42% dos votos válidos e Geraldo Júnior (MDB) ficou logo atrás, com 10,33% dos votos válidos. Até agora foram apurados 99,96% das urnas.

Bruno Soares, ao confirmar seu compromisso em seguir na prefeitura soteropolitana, afirmou que sua intenção era garantir as conquistas de seu mandato, bem como seguir com novos projetos e programas mantendo as finanças municipais saneadas. A área da mobilidade urbana, segundo ele, receberá uma atenção especial durante este segundo mandato...

Agressividade na disputa política não é inédita, diz professora da USP

A agressividade e a violência na disputa política brasileira não são comportamentos inéditos na história do Brasil, diz a professora de história contemporânea da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) Maria de Aparecida Aquino. Para ela, o fator novo na atual disputa eleitoral está na forma massiva de divulgação das ações violentas por meio das mídias tradicionais ou pelas redes sociais. 

“Existem outros momentos na história política brasileira, história republicana, que você tem violência política e violência inclusive em processos eleitorais. Se você for considerar, por exemplo, o pleito para a Presidência da República em 1989, que é o primeiro depois da ditadura, ele foi bastante agressivo, inclusive entre os participantes”, lembra...

Bahia terá 214 disputas municipais realizadas por apenas dois candidatos nas eleições deste ano

A Bahia contará com 214 disputas municipais realizadas entre apenas dois candidatos, número que representa 51,31% do total de municípios do estado. O estado é o quarto do Brasil com maior número absoluto de pleitos entre dois candidatos, atrás apenas de Minas Gerais (429), Rio Grande do Sul (282) e São Paulo (227).

Estes números são provenientes de um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que apontou que quase metade das cidades brasileiras terão uma disputa direta nas eleições para prefeito do próximo dia 6 de outubro. As informações são do parceiro Bahia Notícias...

Eleições: 214 municípios têm candidato único na disputa para prefeito

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro, mas os moradores de 214 municípios já sabem o nome do próximo prefeito. Essas cidades vivem o fenômeno do candidato único, como mostra o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). É o maior número de candidaturas únicas na série histórica (de 2000 a 2024) e representa 4% dos municípios. Em 49%, a disputa se dará entre dois candidatos, apenas.

Confira reportagem da REDEGN destacando Dormentes, Pernambuco vai ter apenas uma candidatura para concorrer ao cargo de prefeito nas eleições 2024...

Bahia elegerá 4.599 vereadores nas Eleições de 2024, Candidatos disputam 21 vagas em Juazeiro

No dia 6 de outubro, mais de 11 milhões de baianos poderão votar nas Eleições Municipais de 2024. Em disputa nos 417 municípios do estado estão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Serão eleitos 4.599 vereadores para as Câmaras Municipais. A REDEGN destacou quem 310 candidatos pediram registro para concorrer a vereador em Juazeiro. Seis são considerados inaptos até o momento. Confira  Em Salvador, maior colégio eleitoral da Bahia, há 43 vagas no legislativo.

O número de vagas para vereador em cada município é determinado pela população local, conforme o Artigo 29 da Constituição Federal. Esse número pode variar de acordo com a quantidade de habitantes, indo de no mínimo nove vereadores em cidades com até 15 mil habitantes a um máximo de 55 vereadores em municípios com mais de 8 milhões de pessoas. Entretanto, qualquer ajuste no número de cadeiras na Câmara Municipal requer a alteração da Lei Orgânica do respectivo município...

Petrolina tem 254 pedidos de candidaturas a vereador, com poucas baixas e 14 partidos ou Federações disputando vagas. Confira:

Em que pese o maior número superior de eleitores, Petrolina tem menos candidatos a vereador que Juazeiro, com 254 pedidos de registro, contra 310 na cidade baiana. Em Juazeiro já há seis baixas, com o carimbo de “Inapto", enquanto em Petrolina apenas duas candidaturas estão na mesma condição, conforme levantamento da redeGN.

Andrea França (PP) e Antônio do Amendoim (PSOL/Rede) renunciaram às candidaturas em Petrolina, pedidos já deferidos pela Justiça Eleitoral. ..

Bahia e Flamengo iniciam disputa nas quartas da Copa do Brasil

Tem como palco a Arena Fonte Nova, em Salvador, Bahia e Flamengo começam a disputa das quartas de final da Copa do Brasil a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (28).

Esta é a terceira oportunidade na qual Bahia e Flamengo se enfrentam em um mata-mata da competição nacional. Nas outras duas oportunidades, o Rubro-Negro se classificou. A primeira foi nas quartas de final de 1990, ano no qual o Flamengo chegou ao título. A outra foi nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2000.
 ..

Disputa em Juazeiro causa "embate federal" entre postulante à Câmara e deputado, aquecendo bastidor político para 2026

Reportagem do parceiro do jornalista  Mauricio Leiro/Bahia Noticias destaca que a disputa pela Câmara dos Deputados já está colocando parlamentares com mandato e aspirantes à cadeira em rota de colisão. A arrumação do grupo de oposição na cidade de Juazeiro não deixou sequelas apenas pela prefeitura, mas, também, entre interessados nos votos da cidade em 2026. 

Informações obtidas pelo Bahia Notícias indicam que a movimentação de Isaac, em Juazeiro, poderia dar fim à relação dele com o Partido dos Trabalhadores. Com a iminente saída, incluindo um "convite" da cúpula do PSD baiano para a filiação, além da troca no candidato para o pleito municipal, com a confirmação de Celso Carvalho, sobrinho de Isaac, os "acordos prévios" estariam suspensos. A trava incidiria diretamente em um postulante à Câmara Federal: Lucas Reis. ..

Eleição 2024: Bahia tem 1.139 candidatos a prefeito e PSD é o partido com mais nomes para disputa

Com o fechamento do prazo para registro de candidaturas já é possível fazer um raio-X sobre a disputa pelas prefeituras espalhadas pelos quatro cantos da Bahia. Com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Bahia Notícias separou algumas informações sobre o cenário para outubro.

Ao todo, o estado registrou 1.139 pedidos de registros de candidaturas a prefeito. Todas as aplicações são julgadas pela Justiça Eleitoral. No primeiro momento são divididas em duas categorias: julgadas - neste momento apenas 23 estão nessa condição - e cadastradas (aguardando deferimento)...

Eleição para vereador é proporcional: nem sempre o mais votado é eleito e isso torna a disputa acirrada e complexa, Confira Juazeiro

O senador do Piauí Heracllto Fortes definiu que em "tempo de eleição até a vaca desconhece o bezerro". O político explicava a "verdadeira guerra, desconfiança, ânimos exaltados quando a eleição é municipal. Ao contrário da eleição para prefeito, em que o voto é majoritário, ou seja, ganha quem tiver a maioria dos votos, nas eleições para vereador o voto é proporcional. Isto é, o número de vagas que os partidos e federações têm direito, é proporcional ao total de votos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, no sistema proporcional “não se considera apenas a votação nominal (individual) da candidata ou candidato, mas também o total de votos dados ao partido ou federação (as federações partidárias são consideradas como um só partido político). O objetivo do sistema proporcional é fortalecer os partidos como instituições políticas”...