Foram encontrados 677 registros para a palavra: dança

Confira mudança de trânsito em Petrolina a partir de segunda-feira (30)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está concluindo os primeiros serviços da obra de duplicação da BR-407 em Petrolina-PE. Na próxima segunda-feira dia 30, serão liberados ao tráfego, uma ponte sobre o Riacho Porteiras e um viaduto no km 126 no entroncamento das BR-407 e BR-428. 

Com a conclusão deste segmento de obras viárias, o Departamento finaliza o complexo de obras de arte especiais numa região que vai beneficiar mais de 16 mil motoristas que trafegam diariamente nessa região. Agora os moradores da cidade contam com um trânsito local mais seguro e os usuários de longa distância da BR-407/PE ganham mais fluidez no deslocamento. ..

Juazeiro: Justiça Eleitoral volta a alertar para possíveis mudanças do local de votação

Conforme publicado na REDEGN é bom o eleitor estar atento desde já para evitar surpresas no dia 6 de outubro, porque a sessão eleitoral pode ser instalada em um lugar diferente da última votação. Entre uma eleição e outra, a Justiça Eleitoral pode mudar o local de votação, por isso a importância dessa conferência. 

A maior parte dos tribunais regionais eleitorais (TREs) vem alertando sobre alterações feitas nos locais de votação e reforçando a necessidade de o eleitor conferir a localização de sua seção antes de sair de casa, mesmo que sempre tenha votado no mesmo local...

Crianças e adolescentes sofrem com mudanças climáticas, alerta Unicef

Com apenas duas semanas para as eleições municipais – e em meio a calor e fumaça –, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta em novo levantamento divulgado nesta segunda-feira (23) para a importância de novos prefeitos e prefeitas investirem em medidas voltadas à resiliência climática e à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. No Brasil, 33 milhões de menores enfrentam pelo menos o dobro de dias quentes a cada ano, em comparação a seus avós.

Utilizando como base uma comparação entre as médias dos anos 1970 e de 2020-2024, a análise mostra a velocidade e a escala com que os dias extremamente quentes estão aumentando. Esses dias são aqueles em que se registram temperaturas acima de 35ºCelsius (ºC). No Brasil, a média de dias extremamente quentes passou de 4,9 ao ano na década de 1970 para 26,6 na década de 2020. A análise aponta, também, para o aumento das ondas de calor. Nesse caso, trata-se de períodos de 3 dias ou mais em que a temperatura máxima está mais de 10% maior do que a média local...

Bahia se destaca em Fórum de Mudanças Climáticas com apresentação da redução dos incêndios florestais no estado

Salvador sediou na manhã desta quinta-feira (19) o I Fórum de Mudanças Climáticas do Norte/Nordeste da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reunindo juristas, gestores públicos e empresários para discutirem os eventos climáticos extremos, alternativas para a descarbonização e para a transição energética no Nordeste e Norte do país. O secretário Eduardo Sodré, titular do Meio Ambiente do Estado (Sema), esteve presente, representando o governador Jerônimo Rodrigues e o Consórcio Nordeste, como coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente da autarquia. O evento aconteceu na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário colocou luz nos trabalhos de prevenção aos incêndios florestais na Bahia, que esse ano saiu da relação dos estados em situação de emergência. Esse ano a Bahia está em 14ª posição em relação aos incêndios florestais. Em 2023, o Estado investiu R$ 491,5 milhões em ações emergenciais e continuadas para mitigação da estiagem e controle dos incêndios nos municípios baianos.  ..

É a maior seca que o Brasil viveu nos últimos 75 anos e que as mudanças climáticas agravam a situação, diz ministro

O governo federal vai garantir todos os recursos financeiros necessários para o combate aos incêndios e à estiagem que atinge quase todos os estados, afirmou nesta quinta-feira (19) o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Em entrevista ao Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Goés disse que o governo está com liberdade para apoiar estados, Distrito Federal e municípios porque as despesas para combater os efeitos da emergência climática e ambiental foram excluídas do atual teto de gastos. ..

Moradores do Alto do Cruzeiro recebem Andrei com alegria e vontade de mudanças para Juazeiro, diz assessoria

“A gente confiou nesse prefeita, mas o abandono foi grande. Agora queremos mudança, e essa mudança é com Andrei. Ele nos traz esperança e confiança de que pode tirar Juazeiro dessa situação”, disse um morador Felipe Rocha, durante a Caminhada do 15 do candidato a prefeito Andrei Gonçalves (MDB) e seu vice Tiano Félix (PT), no bairro Alto do Cruzeiro, nesta quarta-feira (18).

Em mais um bairro da cidade, Andrei recebe muita demonstração de carinho e de apoio à sua candidatura, e quem esteve ao lado dele em mais uma caminhada foi o sanfoneiro Targino Gondim, o deputado Zó (PCdoB) e o ex-deputado Pedro Alcântara, além de um de time forte de candidatos e candidatas a Câmara Municipal que fortalecem ainda mais o movimento de mudança que se espalhou por toda cidade...

Mudanças climáticas agravam insegurança alimentar, diz pesquisadora

A relação direta entre a fome e as mudanças climáticas foi debatida por pesquisadores que se reuniram na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) nesta semana, no 6º Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, que termina nesta sexta-feira (13). Coordenadora do evento e professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro, da UERJ, Rosana Salles da Costa explica que a insegurança hídrica, por exemplo, pode ser uma consequência das mudanças climáticas que também reduz o acesso à alimentação saudável.

“A segurança alimentar se relaciona a diversas questões. Podemos colocar como uma delas as mudanças climáticas com, por exemplo, o prejuízo no acesso à água em quantidade e qualidade”, explicou à Agência Brasil. “Estamos debatendo no país a questão da segurança hídrica, que, com as mudanças climáticas e as queimadas que estão acontecendo, acaba prejudicando várias áreas de plantio de alimentos produzidos para o consumo nacional”...

Espetáculo de dança "A Pele dos Outros" entra em cartaz em Petrolina (PE)

Mergulhando em suas memórias de 35 anos de vida e 15 anos de arte, o bailarino Cleybson Lima apresenta o espetáculo "A Pele dos Outros". A obra, que conta com direção de Thom Galiano, entra em cartaz em Petrolina (PE). Serão realizadas apresentações gratuitas em espaços da cidade durante o mês de setembro.


A primeira apresentação será realizada hoje (11), às 20h, na Casa Cores. O espaço é localizado na rua Barbosa Lima, 193, no centro. A temporada continua com duas sessões no Teatro Dona Amélia. No sábado (14), às 19h, e no domingo (15), às 18h...

"Vivemos um drama humano com as mudanças no clima", diz presidente do TCU

Para o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, somente com planejamento governamental se combaterá, eficientemente, os extremos climáticos. Em entrevista à edição em parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília —, foi enfático ao afirmar que a humanidade fomenta a crise ambiental sempre que não há preparação do Estado para enfrentá-la. 

Isso, por sinal, é o foco do TCU ao presidir a Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), que trabalha junto às Nações Unidas e discute medidas para combater as mudanças climáticas...

Educador ambiental já alertava para mudanças climáticas produzidas pelo aquecimento global e da negligência de autoridades

Desmatamento matas ciliares margens do Rio São Francisco, Queimadas irregulares. Seca. Chuva em excesso. Recorde de calor.  Ganância ser humano.

Com estes temas, através das "ondas do Rádio", o servidor público aposentado, educador ambiental, Vitório Rodrigues, já alertava paras as mudanças climáticas produzidas pelo aquecimento global e da negligência de autoridades sobre o tema meio ambiente. Nascido no dia 02 de novembro de 1956, no Sítio Poço do Umbuzeiro, Casa Nova, Bahia, a voz de Vitório Rodriguesm através da Emissora Rural Am de Petrolina, Rádio Cidade Am e Grande Rio AM, por mais de 30 anos se fez um dos pioneiros na defesa do Rio São Francisco e da valorização do tema meio ambiente e ecologia...

Seagri participa de reunião do Consea e debatem mudanças climáticas na Bahia

Em busca de soluções para os desafios impostos pelas mudanças climáticas e para garantir a segurança alimentar da população baiana, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) participou na última quinta-feira (29) da plenária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea). O encontro ocorreu no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.


Um dos destaques da plenária foi a apresentação do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (ABC+Bahia), detalhada pelo coordenador do programa e chefe de gabinete da Seagri, Thiago Guedes. Lançado em junho deste ano pelo governador Jerônimo Rodrigues, o plano representa um marco na busca por uma agricultura mais sustentável no estado.  ..

População do Residencial São Francisco clama a Andrei, o candidato do Time de Lula em Juazeiro, por mudanças na comunidade durante caminhada, informa assessoria

A comunidade do Residencial São Francisco recebeu e clamou a Andrei, o candidato do Time de Lula em Juazeiro, por mudanças na localidade, que se mostra sem iluminação, esburacada e sem ordenamento urbano, em caminhada do 15, ocorrida na noite desta quinta-feira (29), com as presenças do candidato a vice ,Tiano Félix (PT), que representam a coligação "O Futuro Chegou" (MDB, PT, PCdoB, PV, PSOL, REDE, PSB, Podemos e Avante). 

Muitos moradores aproveitaram a ocasião para tirar fotos, colar adesivos e, sobretudo, conversar sobre as necessidades urgentes do residencial. "Precisamos de um prefeito que olhe para nós com seriedade...

Mesários podem pedir mudança de seção eleitoral até sexta-feira (30)

Quem foi convocado pela Justiça Eleitoral para trabalhar em atividades de apoio nas eleições municipais têm até sexta-feira (30) para solicitar transferência temporária da seção eleitoral. 

A mudança é para facilitar o deslocamento dos convocados no dia do pleito, caso votem em local distante de onde irão trabalhar. No entanto, o interessado pode pedir a mudança apenas para a seção eleitoral em vão atuar no dia do pleito, sendo no mesmo município. ..

Eleitores com deficiência têm até esta quinta (22) para solicitar mudança de local de votação

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, indígenas e quilombolas, além de agentes de segurança pública, servidores, juízes e promotores à serviço da Justiça Eleitoral no dia das eleições têm até esta quinta-feira (22/08) para solicitar alteração do local de votação dentro do mesmo município onde estão inscritos.

Para realizar a transferência temporária, válida apenas para as eleições deste ano, o cidadão deve requerer a alteração na sua respectiva Zona Eleitoral. A  habilitação só é permitida para aqueles que estão em situação regular no Cadastro Eleitoral...

1º Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas e suas Consequências em Territórios Semiáridos começou (20) ontem no Campus Juazeiro

Com o objetivo de, por meio da Educação Ambiental e da conscientização acerca da realidade trazida pelas mudanças climáticas, contribuir para a reflexão sobre a convivência com a região semiárida do Brasil, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza o 1º Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas e suas Consequências em Territórios Semiáridos (CIMCCTS).

A abertura do evento ocorreu ontem (20), com mesa política, conferência e apresentações culturais, no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro...

Núcleo Regional de Saúde participa do 1º Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas e suas Consequências em Territórios Semiáridos

O Núcleo Regional de Saúde terá o prazer de participar do "1º Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas e suas Consequências em Territórios Semiáridos", que será realizado de 20 a 23 de agosto, na Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF em Juazeiro-Ba. Este evento reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais de diversas áreas para discutir os impactos das mudanças climáticas em regiões semiáridas e explorar estratégias para mitigar seus efeitos.

Durante o congresso, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde –CIEVS NORTE, do Núcleo Regional de Saúde Norte, apresentará a palestra "Interfaces entre a atuação do Vigidesastres e às emergências em saúde por desastres naturais"...

Doutor Marcos critica prefeitura por 'maquiagem' em Petrolina e promete mudança verdadeira para bairros abandonados

O candidato a prefeito de Petrolina (PE), Doutor Marcos Ortopedista (AGIR), tem sido calorosamente recebido pela população por onde passa, especialmente pelos petrolinenses que desejam uma mudança verdadeira, e não apenas a propaganda de uma prefeitura que tenta mostrar uma cidade de primeiro mundo, enquanto esconde as mazelas dos bairros abandonados pelo poder público municipal.

Doutor Marcos esteve ontem (17) no bairro Vila Marcela, ouvindo a população e recebendo apoio...

1º Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas e suas Consequências em Territórios Semiáridos começa nesta terça-feira (20) na Univasf

Começa nesta terça-feira (20) o 1º Congresso Internacional Sobre Mudanças Climáticas e Suas Consequências em Territórios Semiáridos (CIMCCTS), promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O evento visa contribuir para a reflexão das populações sobre a convivência com a região semiárida do Brasil e integra a programação dos 20 anos da Univasf...

"Mudança climática não é só temperatura", diz jornalista

“A sensação é de que o futuro já está aqui”. O comentário é da jornalista Giovana Girardi, durante o seminários da terceira edição do USP Pensa Brasil.

Além de Girardi, Paulo Artaxo, cientista e Professor Sênior no Instituto de Física da USP; Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima; Eduardo Costa Taveira, secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas; e Tainá de Paula, vereadora pelo PT no Rio de Janeiro e secretária de Ambiente e Clima do mesmo município, completaram a roda de debate sobre mudanças climáticas sediada no Auditório Istvan Jancsó...

Após reunião de negociação SINTRAB discute mudança sobre leis inconstitucionais do município

Desistir da luta nunca foi uma opção para o SINTRAB,  que, após formular notícia de fato ao Ministério Público do Trabalho, participou de reunião ontem -30 de julho- com a procuradoria e secretaria de saúde do município de Juazeiro, com o objetivo de tratar sobre o pagamento da insalubridade dos servidores públicos do município, conforme acertado em audiência de mediação com o MPT. 

Na ocasião da audiência de mediação, realizada no dia 25 de julho, a Procuradora do trabalho sugeriu que o município realizasse mais uma rodada de negociação com o Sindicato no intuito de sanar os problemas apresentados, uma vez o pagamento do adicional de insalubridade não pode ser indexado ao salário mínimo. Enfatizou também, que pelo exposto na narração dos fatos, a lei em questão apresenta insegurança jurídica ao trazer valores fixos e não em percentual, e ainda não se mostra razoável depender de um decreto para reajuste anual do valor pago (que deveria ser reajustado automaticamente). A ilustre Procuradora finalizou sua fala aconselhando as partes a negociarem para corrigir a  possível ilicitude na redação da lei de insalubridade, tornando o procedimento mais célere e evitando assim, futuros litígios. ..