Núcleo Regional de Saúde participa do 1º Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas e suas Consequências em Territórios Semiáridos

21 de Aug / 2024 às 12h30 | Variadas

O Núcleo Regional de Saúde terá o prazer de participar do "1º Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas e suas Consequências em Territórios Semiáridos", que será realizado de 20 a 23 de agosto, na Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF em Juazeiro-Ba. Este evento reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais de diversas áreas para discutir os impactos das mudanças climáticas em regiões semiáridas e explorar estratégias para mitigar seus efeitos.

Durante o congresso, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde –CIEVS NORTE, do Núcleo Regional de Saúde Norte, apresentará a palestra "Interfaces entre a atuação do Vigidesastres e às emergências em saúde por desastres naturais".

A participação incluirá a exposição sobra a atuação do CIEVS NORTE frente alterações climáticas e situações de desastres naturais que podem afetar a saúde das populações que vivem em áreas semiáridas, com ênfase em doenças relacionadas ao clima.

Um dos destaques da apresentação do CIEVS NORTE será a discussão sobre a importância dos Planos de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública, cujo objetivo é estabelecer diretrizes nas fases de preparação, monitoramento, resposta e reestruturação das emergências em saúde pública decorrentes de desastres naturais e/ou tecnológicos.

Além das palestras, nossa equipe terá a oportunidade de colaborar com pesquisadores internacionais, discutir políticas públicas eficazes e identificar oportunidades para futuras pesquisas e projetos conjuntos (Dr Pedro Alcântara).

De acordo com a assessoria a  participação no congresso vai destacar o compromisso deste Núcleo Regional Norte com a saúde pública e as mudanças climáticas, mas também oferecerá valiosas perspectivas sobre como melhorar a resiliência das populações semiáridas diante dos desafios ambientais. A troca de informações e a colaboração com especialistas de diferentes regiões ajudarão a fortalecer a abordagem integrada para enfrentar os impactos das mudanças climáticas na saúde.

"O Núcleo Regional de Saúde reafirmará seu compromisso com a promoção de soluções sustentáveis e a proteção da saúde das comunidades vulneráveis, e esperará continuar contribuindo para o avanço do conhecimento e das práticas que enfrentarão os desafios impostos pelas mudanças climáticas".

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.