Foram encontrados 2102 registros para a palavra: artigo

Artigo: Com 32,8% Lula já pode vencer no primeiro turno segundo a CNT/MDA

Nada do que se faça contra Lula pelo visto tem dado certo para os seus adversários políticos, principalmente os partidos de direita que querem chegar ao poder em 2018 através das urnas, bem como para a mídia do Jornalismo da Obediência, que trabalha vinte e quatro horas com o discurso da "convicção" de que existem crimes praticados por Lula, mas nunca aparecerem as provas concretas que devem servir juridicamente para prendê-lo, ou eliminá-lo politicamente.

A cada ataque feito sem que se apresentem provas concretas contra o ex-presidente, o povo brasileiro vai percebendo a perseguição política que está acontecendo contra ele, e do mesmo modo, saudoso ou não como indica pesquisa recente da própria inimiga de Lula, a Rede Globo, o ex-presidente cresce como fermento em bolo nas pesquisas de opinião para Presidente da República em 2018...

Artigo: A volta da miséria

Quando debatíamos as fragilidades das conquistas sociais dos governos Lula-Dilma, um dos assombros era a possível volta da miséria. As reformas mais estruturais não tinham vindo e sempre achávamos que, com um governo regressista, o volta poderia acontecer.

O medo virou realidade antes de qualquer previsão. A estimativa do Banco Mundial é que 3,6 milhões de brasileiros regressem à miséria até o final desse ano...

ARTIGO – UM PODER ALVO DE OUTRO PODER

A convivência próxima ou à distância com o mundo político, seja como observador, analista ou cidadão comum, permite a qualquer um o entendimento e a compreensão de que nesse espaço não existe fidelidade ideológica ou cultural, mas, sim, o predomínio do império dos interesses com toda a capacidade de dar corpo e definição a um discurso de duplo sentido, ou seja, “aquilo que fala, não se escreve”. 

Por estar sempre como alvo da avaliação de técnicos habilitados pelos conhecimentos jurídicos, mas, também, pelas duras críticas de leigos inabilitados neste mister, o Supremo Tribunal Federal-STF (foto acima), a mais alta corte jurídica deste país, repositório final do conhecimento e interpretação das leis, além de guardião maior na defesa da nossa Constituição Federal, atualmente tem sido objeto permanente da desconfiança diante de algumas importantes decisões em decorrência do perfil político que tem inspirado a nomeação dos seus integrantes, ao longo dos anos...

Artigo: O pior e o melhor do animal humano

Roberto Malvezzi (Gogó)

A opção que se coloca no mundo não é apenas a permanência da democracia ou o controle fascista da humanidade, mas as conquistas básicas da civilização humana que permitem a convivência entre as pessoas...

Artigo: "Memento Mori"

Certa feita num antigo mosteiro, um jovem aluno encontrou seu colega muito transtornado e, vendo-o daquela forma, perguntou: - O que houve? Por que estás assim?

- Este mestre já não me serve mais. Estou farto dele. Seguirei meu caminho sozinho ou com alguém que possa completar meus conhecimentos! Respondeu o colega...

ARTIGO – “O BRASIL VAI SER DIFERENTE”

É impressionante a capacidade das pessoas em criar e postar nas redes sociais uma incrível variedade de estórias e deboches sobre os fatos do cotidiano, principalmente fazendo humor sobre a parte corrompida dos segmentos político e empresarial dos dias atuais, ou seja, aqueles que estão atravessando uma fase mais policial do que propriamente política, e de negócios corretos. Ainda que se vislumbre alguns sinais de leve riso por algumas criatividades, a reação mais comum na sociedade é de abatimento moral pela imagem achincalhada e desmoralizante que chafurda o perfil desses dois importantes setores da vida nacional.

Existem aqueles que se sentem muito incomodados por ver que as investigações perduram por mais tempo sobre determinados nomes, particularmente quando os envolvidos são da mesma corrente política, não raciocinando sobre a legitimidade daquela conhecida frase que diz: “onde há fumaça... há fogo”! Daí é que o aprofundamento rigoroso das apurações tem conduzido a descobertas antes impensáveis, como, por exemplo, levar à condição de prisioneiros um ex-governador de um importante Estado da Federação e um empresário brasileiro, destaque da Revista Forbes. Este último, que esnobava tanto o apelido de “7º. Mais Rico do Mundo”, tinha o hábito de dar a cada uma das seis empresas que integravam o seu “Grupo X”, um nome composto por três letras maiúsculas e um indefectível “X” sempre presente e, por ironia do destino, a obsessão se tornou em maldição e terminou levando-o ao Xadrez...! Triste desfecho para quem ficou bilionário em menos de dez anos, ao ponto de ter um veículo de luxo estacionado na sala da sua residência, o Lamborghini de 3,3 milhões de reais, como o troféu da ostentação e da luxúria! Enquanto isso, tantos e tantos amanhecem e anoitecem, dias e dias, sem ao menos ter um pão seco para comer!..

Artigo: O PODER NÃO DURA PARA SEMPRE

O poder não dura para sempre!

Assim como ele a imodéstia, a falta de humildade, a não simplicidade, a arrogância, a prepotência e a soberba...

ARTIGO: A revolução cultural usando o Frevo e o Baião

O aniversário de cem anos do frevo foi em 2007. O centenário de Luiz Gonzaga Rei do Baião em 2012. Dominguinhos, Sivuca e Jackson do Pandeiro valorizavam o Frevo.

O frevo possui o título de patrimônio cultural e imaterial da humanidade. Usando riqueza de ritmo, harmonia e melodia Luiz Gonzaga ainda no início de sua trajetória musical, poucos sabem, divulgou e cantava Frevo. 

Em 1946 gravou "Cai no Frevo". Detalhe: usou sua majestosa sanfona. Puxou a sanfona também no Frevo "Quer Ir mais Eu?", este regravado várias vezes até os dias de hoje e executado pelas orquestras de frevos nas ruas e bailes Brasil afora. 


Luiz Gonzaga gravou nos ano 80 "Bia no Frevo" e "Forrobodó Cigano". Homenageou o genial Capiba, tocando o frevo "Ao mestre com carinho".

Luiz Gonzaga em parceria com João Silva, já no final da carreira, anos 80, grava "Arrasta Frevo". Ainda Na seara do carnaval o Rei do Baião  participou do primeiro forró trio-eletrizado junto com Dôdo e Osmar, Instrumento Bom. Viva a 
Bahia.

Toda esta trajetória faz Luiz Gonzaga atual...basta ouvir a letra de "Eu quero dinheiro, saúde e mulher. É isto mesmo e vice e versa Mulher Saúde e Dinheiro e o resto é conversa. Eu quero ser deputado, senador, vereador. Eu quero ser um 
troço qualquer para mais fácil arranjar Dinheiro Saúde e Mulher"...

Impressionante, visionário, Luiz Gonzaga, gravou essa façanha em marcha-frevo no ano de 1947.

Como se vê, o frevo deveria sempre ficar em alta. O frevo e o baião deveriam ser tocados nas Rádio o ano inteiro. Mas frevo para quê? Por que frevo? Para que Baião? Por que Baião?

A resposta está na conexão de estudos e reflexões sobre a cultura brasileira que conduzindo-me à constatação: vivemos num país que reluta em aceitar-se integralmente. Não se valoriza o Frevo e o Baião!

O frevo e o baião são duas representações simbólicas mais bem-acabadas e representativas que o povo brasileiro construiu. Assim como o samba, o choro, uma entidade cuja imaterial capaz de realizar mais  uma revolução cultural se tivermos a suficiente compreensão do seu significado e alcance sociocultural...

ARTIGO: Restabelecendo a verdade por Julio Lossio Filho

Caro amigo Geraldo José,

Acompanhando as notícias nos blogs da região e nas páginas dos nossos representantes nas redes sociais, vi na página do atual prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, um vídeo em que ele discursava para jovens da nossa cidade lançando o programa “Qualifica Petrolina”.

Em seu discurso, o prefeito disse que o PRONATEC ainda não tinha “desembarcado” em Petrolina. Disse que essa seria a primeira vez que o programa chegaria na nossa cidade e que essa notícia o espantava...

Artigo: O novo lixo cultural das periferias urbanas

Não tenho absolutamente nada contra as novas formas de expressão musical advindas das periferias urbanas, especialmente de Salvador. Melhor dizendo, nada tenho contra esse estilo musical, o novo pagode feito por grupos de jovens desajustados e megalomaníacos, em sua grande maioria. Não tenho esse direito, pois vivemos numa democracia, mas pessoalmente acho literalmente lixo cultural, que banaliza a violência, a drogadição, e principalmente trata a mulher como um objeto.

Os produtores musicais desse estilo deveriam sim, aproveitar o momento em que esse estilo musical, que parece que consegue ser unanimidade exatamente nas periferias urbanas, para estabelecer parâmetros educativos através da música. Se existe o fenômeno, que façam boas letras e eduquem nossa juventude!..

ARTIGO - MARACANÃ: UM MONUMENTO À FALTA DE VERGONHA

Para quantos assistiram às exuberantes solenidades de Abertura e Encerramento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas 2016, aplaudidas e admiradas por milhões de pessoas no Brasil e no Mundo, pela qualidade e profissionalismo dos espetáculos exibidos, não poderia admitir, jamais, que aquele ícone do esporte nacional foi utilizado como instrumento das maiores sujeiras da corrupção nos últimos tempos:ESTÁDIO DO MARACANÃ! Foram muitos os que cresceram ouvindo pelo rádio as transmissões dos clássicos do futebol carioca, e jogos internacionais, sempre com a exaltação apaixonada dos narradores e comentaristas esportivos de que era o “maior Estádio do Mundo”! E porque não recordar que ele foi inaugurado para receber a primeira Copa do Mundo realizada no Brasil, de triste memória, por sinal, porque ali a nossa Seleção perdeu a Copa de 1950 para o Uruguai, dentro de casa!

Pela honra que o Estádio inspirava aos brasileiros, projetado para 200.000 expectadores e o título de maior do mundo, que em 1949 foi comparado ao Coliseu de Roma pelo presidente da FIFA, Jules Rimet, impossível imaginar que com tanta grandiosidade foi inaugurado com marquises ainda escoradas e quando reformado para a Copa de 2014 a obra foi entregue também com muitas pendências... Dói registrar que foram investidos (será?) 1,2 bilhões de reais na reforma para a Copa, mas, com constantes reajustes dos valores orçados, e escândalos que envolveram o governador e as três empreiteiras Odebrecht, Andrade Gutierrez e Delta, todos com históricos de crimes de corrupção em outros projetos! Então, tudo isso somado, talvez o total seja bilionário mesmo!..

Artigo: QUALIDADE DE LENI

Vivemos na época das “leniências” e das “delações premiadas”, por parte de alguns maus políticos,  de grandes e inescrupulosas empresas nacionais, bem como da aceitação destas,  por parte de algumas autoridades do nosso Judiciário.

Leniência é um termo que vem do Latim, “lenitate” ou “lenidade”, cujo significado é o mesmo que brandura, suavidade, doçura ou mansidão. O que no contexto da lei de repressão às infrações contra a ordem econômica, dá, às sanções contra práticas anti-concorrenciais, a qualidade de lene, isto é, o abrandamento da punição a ser imposta...

ARTIGO - A CAATINGA E SEUS MUITOS ENCANTOS

Ao se deparar pela primeira vez com a caatinga, espanta-se Euclides da Cunha com aquela “flora inteiramente estranha e impressionadora capaz de assombrar ao mais experimentado botânico”. Chega a ser contundente: “é uma flora agressiva”. Depois emenda: “agressiva para os que a desconhecem — ela é providencial para o sertanejo”.

A caatinga é mais que uma vegetação, é um templo. E o sertanejo tem com ela uma relação mais que amorosa: espiritual. Relação de devoção mesmo. Não há sertanejo que não venere a caatinga como se fosse esta uma coisa sagrada. Ela é quase indizível, imperscrutável. Somente os que com ela convivem são capazes de decifrá-la em plenitude. Nela coexistem valores que só o sertanejo é capaz de captar. A caatinga é uma questão de identidade. De espírito. De consciência. Não basta nela conviver. É preciso vivê-la, senti-la, penetrar sua essência. Beber sua seiva sagrada...

Artigo: UAUÁ: MUDANÇAS CLIMÁTICAS X MUDANÇAS POLÍTICAS

Ao longo dos séculos nossa terra, nosso povo e nossos animais sofrem com as longas estiagens. Mas as secas, esse fardo que pesa sobre nossos ombros sertanejos nos faz mal? Ora a avarenta cobiça de nós homens e mulheres que aqui moramos ou trabalhamos seja talvez um mal pior que esse fenômeno natural. Desmatamos 93% da caatinga, matamos nossos rios, e os que ainda não matamos estamos o fazendo. Aramos nossas terras férteis para produzir mais rápido e causamos erosões. Construímos estradas, caçamos os animais silvestres, um por um, até extinguir muitos deles. Construímos nossas cidades e sobre elas, despejamos nossos esgotos e próximos delas nosso lixo. 

As secas que douraram e blindaram nossas árvores, que deixaram esse pedaço de Brasil Árido, distinto doutras florestas, as mesmas secas que constituíram um dos maiores e mais diversos ecossistemas do mundo – a caatinga, como entender essa variante climática? Ou como conviver com ela, qual é o seu histórico?

Nos registros do escritor e jornalista Euclides da Cunha, na nossa região, aparecem evidencias que as secas causaram sérios problemas nos séculos XIII e XIV para os povos que aqui moravam. Em seu mais famoso livro Os Sertões ele dedicou o capitulo IV ao assunto. Esse trecho do livro descreve o fenômeno como um grande pavor para as populações que ali habitavam: "Desse modo é natural que as vicissitudes climáticas daqueles nele se exercitem com a mesma intensidade, nomeadamente em sua manifestação mais incisiva, definida numa palavra que é o terror máximo dos rudes patrícios que por ali se agitam — a seca". Noutro trecho ele lista as principais secas desde 1710 aos dias que precederam o final da Guerra de Canudos: "Assim, para citarmos apenas as maiores, as secas de 1710-1711, 1723-1727, 1736-1737, 1744-1745, 1777- 1778, do século XVIII, se justapõem às de 1808-1809, 1824-1825, 1835-1837, 1844-1845, 1877-1879...", (do século XIX.) Das citações de Cunha às mais recentes secas, ficaram conhecidas por nossos bisavôs ou bisavós, como contava minha tia-bisavó Idalina Dantas os seguintes períodos. Foram secos os anos de 1915, 1931-1932, 1934-1936, 1939, 1955, 1961, 1976, 1979-1985, 1993, 1998-1999 do século XX...

ARTIGO: FRAUDES NÃO ACONTECEM APENAS EM GRANDES EMPRESAS

A Revista VISÃO JURÍDICA, da Editora Escala, Edição nº 124 traz interessante matéria sobre o envolvimento de pequenas e médias empresas em algum tipo de fraude, afirmando que 60% dessas empresas que chegam à falência cometeram fraudes.

A matéria faz referência ao professor de História da Universidade Estadual de Campinas (SP), Leandro Karnal, autor de vários livros e que tem sido destaque nas discussões mais inteligentes que se propagam pela internet sobre o caráter do brasileiro...

ARTIGO – SÓ DEPOIS DO CARNAVAL... (II)

O país convive anualmente com um ciclo do calendário que se repete sempre sem muitas alterações - e com o qual todos já estão acostumados -, configurado pelo estado de “maresia” que atinge todo o sistema nacional, desde quando se inicia o recesso dos Poderes Legislativo e Judiciário no final de dezembro, com o consequente desaquecimento dos fatos políticos mais retumbantes, tanto os positivos como os negativos, até que se ultrapasse o período das festas do tradicional Carnaval brasileiro, em fevereiro.

Uma exceção a essa regra, ultimamente, vem sendo caracterizada pela permanente vigilância e incansável atuação das autoridades incumbidas da Operação LAVA JATO, que continuam tirando o sono de muita gente face o compromisso de varrer a sujeira dos crimes de corrupção que vem destruindo a vida nacional. E por aí estão chegando novas delações premiadas – virou moda nacional! –, instituto jurídico cuja restrição maior é o fato de reduzir o tempo de prisão desses marginais do colarinho branco. A propósito, só tenho a lamentar a perda trágica do Ministro Teori Zavascki, na semana passada, exatamente o Relator dos processos ligados à LAVA JATO e à homologação dos Acordos de Delações...! Acidente?!..

Artigo - Vinte (20) dias do novo Governo de Sento-Sé, já mostra melhorias importantes!

Já no primeiro mês de 2017, a população sentoseense têm melhorias concretas e pontuais, promovidas pela atual Gestão Pública Municipal: a Autarquia Municipal SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto está servindo na sede e no grande povoado Riacho dos Paes uma água tratada - de melhor qualidade; a nova Casa de Apoio em Salvador tem uma estrutura física, mobília e alimentação de boa qualidade; no Sistema de Saúde Pública Municipal - Hospital Municipal Dr. Heitor Sento-Sé já funciona com padrão de higiene, medicação básica, e alguns médicos, o setor da medicação básica para quem controla diabete e pressão e os Programas Preventivos já mostram uma melhora acentuada. A Educação já decretou a abertura do período de matricula da Rede Municipal - a Jornada Pedagógica já tem data, programação e tema com aspecto de avanço; o recadastramento dos Servidores Públicos (concursados) recebe elogio de pessoas que entende do assunto e tratam as coisas de forma séria e coerente. A “Faxina da Casa” como disse a prefeita na sua campanha eleitoral, melhorou o visual urbano, apesar de ainda não ter terminado; os serviços internos já têm melhor formatação técnica e institucional; e a avaliação popular, nesse instante, é visivelmente positiva.

Faço essas afirmações resumindo os bons resultados de um início promissor de um Governo que a sociedade acredita bastante e por ela mesma, a sociedade, ter apostando-a já na ultima Eleição Municipal de 02 de outubro 2016!... Também, com base nas informações da Ciência Social, no estudo do Sistema Político tradicional e suas mazelas, no crédito que conquistei nos Meios de Comunicação, por nunca dar o direito, de ser desmentido por qualquer coisa que, historicamente o informei e pelo compromisso comprovado com à absoluta verdade em tudo que afirmei...

Artigo: Conselho para quem acha e anuncia abertamente que mataram Zavascki

Com a morte do relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, nas vésperas dele apresentar seu relatório, em que vários políticos de renome nacional, que estão veementemente envolvidos diretamente com o poder central da República, seriam naturalmente denunciados no envolvimento direto de vários crimes de natureza política, teorias de conspiração invadiram as redes sociais, bem como vários articulistas e colunistas sérios de jornais pelo país afora insinuaram crime premeditado.

Não posso acreditar que tenha sido um crime premeditado por indivíduos que seriam incriminados pela Lava Jato, principalmente membros do PMDB e do PSDB, como alegam todos aqueles que escreveram e opinaram na internet de ontem para hoje, porque não disponho de provas materiais para tanto. Mas também fica um pouco confusa a situação por essas alegações, mas elas não servem ainda como motivo para acreditar e falar abertamente que o ministro foi assassinado...

ARTIGO - MAIS UM PASSO AO RETROCESSO

Nos últimos dias fomos surpreendidos novamente com a notícia do fechamento de várias agências bancarias espalhadas pelo país, inclusive em Juazeiro.  Assim como o Banco do Brasil, agora foi anunciada a desativação de uma unidade do Banco do Nordeste.  Lembro que a nossa cidade tem duas.

Em um comunicado, o banco, que é controlado pelo governo federal, afirmou que o fechamento é uma “resposta a um cenário cada vez mais desafiador, no qual se exige a melhoria contínua da produtividade e da eficiência das instituições.” As medidas   vão de encontro às mudanças adotadas pelo governo Dilma de abertura de mais agências e, consequentemente, à melhoria na qualidade do atendimento...

Artigo: Crescer no vazio ético da mídia brasileira

Era madrugada e dois jornalistas conversavam sobre mídia num aeroporto do Nordeste. Um era estrangeiro e outro brasileiro, ambos de um grande jornal internacional com extensão no Brasil.

O brasileiro – pela conversa era fotógrafo – pergunta ao estrangeiro como está a imagem do Brasil no país dele depois do golpe. O estrangeiro repete que está pior do que era antes. Mas, ressalta que notícias sobre o Brasil pouco aparecem no seu país de origem. Porém, continua dizendo que o Brasil, surpreendentemente, é o segundo mercado no mundo do jornal que ele representa. Esperavam que esse lugar fosse ocupado pela Argentina ou México, mas, aconteceu aqui, com uma equipe reduzida que ele começa a comentar com o fotógrafo...