Foram encontrados 232 registros para a palavra: jornalista

MP acaba com necessidade de registro profissional para jornalista e publicitários

A medida provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro com incentivos para a contratação de jovens altera também as regras para registro profissional junto ao governo. Não será mais preciso um profissional se registrar nas Delegacias do Trabalho.

Isso valerá para todas as profissões, com exceção dos casos previstos em ordens e conselhos de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e conselhos de contabilidade, enfermagem, engenharia, arquitetura, medicina, entre outros...

Fake News: Lídice solicita autorização para quebra de sigilo bancário, mas jornalista do Terça Livre nega: - Ônus da prova é de quem acusa.

Ouvido na terça-feira (5) pela CPI Mista das Fake News, que investiga notícias falsas nas redes sociais e assédio virtual, o jornalista Allan dos Santos, do blog Terça Livre, defendeu a liberdade de opinião e disse que “o jornalismo de direita quer existir, mas está sendo calado”. Ele foi convocado pela CPI por requerimento do deputado Rui Falcão (PT-SP), que o apontou como um grande disseminador de notícias falsas na internet, inclusive para beneficiar o presidente da República, Jair Bolsonaro, desde a campanha eleitoral de 2018. Allan alegou que são "as grandes empresas de comunicação que promovem desinformação".

O jornalista informou que criou o site em 2014 para “vencer o comunismo, as Farc [forças revolucionárias colombianas] e todo o trabalho de guerrilha armada no Brasil”. Allan reiterou seu apoio a Bolsonaro, mas negou receber financiamento do governo. Ele chegou, inicialmente, a concordar com pedido da relatora da CPI, deputada Lídice da Mata (PSB-BA) para autorizar a quebra do seu sigilo bancário e fiscal. Porém, voltou atrás ressaltando que “o ônus da prova é de quem acusa”...

Notícia ruim faz mal para a saúde psicológica, diz jornalista fundador de site Só Notícia Boa

Cansado de noticiar violência, mortes, corrupção e catástrofes e depois de passar por uma doença no estômago, o jornalista Rinaldo de Oliveira resolveu dar um basta nas “bad news’ e resolveu apostar em um jornalismo positivo que valorizasse as "good news”. Há oito anos, ao lado da esposa também jornalista, ele criou um portal de notícias para valorizar a positividade na rede. “Brincam comigo dizendo que sou o jornalista que trocou a notícia ruim pela notícia boa. Eu adoro essa máxima”, afirma com bom humor.

O portal do qual ele é editor e fundador, o "Só Notícia Boa" já ganhou o mundo. Com 2 milhões de acessos por mês, é lido em 120 países. Além do Brasil que tem 90% das pageviews, Portugal, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália e Japão também revelam o gosto pelas notícias boas. “A gente tem que levar esperança para as pessoas por meio da informação, do jornalismo”, diz com entusiasmo. E completa: “O que a gente faz é levar informação positiva para inspirar, para melhorar, para fazer com que as pessoas comecem bem o dia”...

Artigo: O ódio a jornalistas como estratégia política

A presença ativa nas redes sociais é parte essencial da atividade de um jornalista na era digital e requer certas habilidades para manter a relevância social do seu trabalho, a segurança e o equilíbrio e, em última análise, para não enlouquecer.

É estar sob pressão constante, na mira de pessoas mal-intencionadas, assediadores e bots, num movimento de ódio (hate movements) impressionante e preocupante. Jay Rosen, jornalista e autor do PressThink, um blog sobre jornalismo e suas provações, explica que esses movimentos de ódio são mobilizados contra um grupo específico de pessoas para fins políticos...

Opinião: Tecnologias do bem são utilizadas para o mal

É indiscutível a importância da tecnologia para a vida, em vários aspectos. Ela é uma necessidade absoluta que responde a diversos problemas da humanidade. Viver sem tecnologias é algo que a cada dia se duvide mais. Elas estão presentes nos lares, nas escolas, no trabalho, no centro médico, no lazer, na mais simples atividade corriqueira... Em quase tudo.

O dia a dia está cheio de tecnologias que facilitam uma série de processos, isso é fato. Infelizmente, o uso inadequado e irresponsável também é fato, principalmente quando se trata da área da comunicação, onde em menos de três décadas todo o mundo passou a ter acesso ao sistema global de redes de computadores interligados, o fenômeno da internet que além de ser uma forma altamente eficaz de comunicação, processamento de dados, transmissão de informação e pesquisa se constitui em um espaço global para a socialização...

Morre aos 81 anos, Raimunda Barbosa, mãe do jornalista Adalberto Barbosa

Faleceu nesta segunda-feira (14), aos 81 anos, a senhora Raimunda Barbosa da Silva, mãe de Adalberto Barbosa, jornalista, Lorena Barbosa e mais 8 irmãos.

Nas suas redes sociais o jornalista Dadau Barbosa expressou seu pesar: “Meu Deus, mainha perde a luta contra o câncer e eu estou como um soldado rendido, no próprio campo de concentração. Obrigado pela permissão de ser seu filho. Esse privilégio, eu tive! Uma mãe santa, desprovida de julgamentos. Vá em paz. Tranquila. Você fez muito aqui. Pronto para conhecer o novo ciclo, sei que tudo será novo, diferente! Te amarei”, escreveu...

AMEAÇAS E ASSASSINATOS DE JORNALISTAS, RADIALISTAS E BLOGUEIROS AUMENTAM 30% NO BRASIL, DIZ ESTUDO

Graves violações contra comunicadores, como jornalistas, radialistas e blogueiros, aumentaram cerca de 30% em 2018 se comparado com o ano anterior no Brasil, de acordo com relatório divulgado pela organização internacional Artigo 19.

Segundo o estudo “Violações à liberdade de expressão”, foram registrados 35 graves violações, sendo 26 ameaças de morte, quatro homicídios, quatro tentativas de homicídio e um sequestro no ano passado. Em 2017, a Artigo 19 registrou 27 casos...

Cantora e jornalista Joyce Guirra apresenta show em Petrolina!

EM TEMPOS DE CAOS, AME!

Amar é revolução!..

Rede Bahia demite Giácomo Mancini e jornalista Patrícia Nobre pede demissão, em solidariedade

Um dos mais consagrados nomes do jornalismo baiano, editor-chefe do canal e do G1 no estado, Giácomo Mancini, foi demitido pela Bahia, nesta terça-feira (27). Giácomo, que já atuou em diversas frentes do jornalismo da Globo e era considerado um dos grandes nomes da emissora no estado, atualmente trabalhava nos bastidores da TV Bahia como gerente de jornalismo. Com a saída de Giácomo, a repórter Patrícia Nobre, esposa do jornalista, em solidariedade optou por também deixar a emissora. Giácomo trabalhava na emissora desde 1997 e Patrícia Nobre passou a fazer parte do jornalismo da TV Bahia em 2011. 

De acordo com o Observatório de Imprensa, a saída de Giácomo é uma das estratégia de renovação do canal para tentar "estancar a crise de audiência que a emissora vive, perdendo em muitos momentos do dia para a Record, TV Itapoan e a TV Aratu/SBT", anotaram. Recentemente a Rede Bahia fez uma série de demissões nas suas afiliadas no interior, incluindo Juazeiro, que perdeu significativo espaço no jornalismo da emissora...

Em tom irônico Bolsonaro defende agronegócio e sugere jornalista ‘fazer cocô dia sim, dia não’ para ajudar ambiente

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sugeriu nesta sexta-feira (8) que um repórter "fizesse cocô dia sim, dia não" para melhorar a preservação do ambiente. "É só você deixar de comer menos um pouquinho. Você fala para mim em poluição ambiental. É só você fazer cocô dia sim, dia não, que melhora bastante a nossa vida também. Agora, o mundo, quando eu falei que cresce mais de 70 milhões por ano, precisa de uma política de planejamento familiar. Não é controle não, você vai ler na capa da Folha amanhã que eu to dizendo que tem que ter controle de natalidade", disse, ao sair do Palácio da Alvorada.

A declaração foi feita em resposta a uma pergunta sobre como o presidente acredita que é possível conciliar preservação ambiental ao crescimento econômico. Bolsonaro também defendeu o planejamento familiar para que haja uma diminuição da população na Terra e, com isso, menos poluição. O presidente disse que a quantidade de filhos de uma família é inversamente proporcional à formação cultural dos pais. Pai de cinco, ele se apresentou como "exceção". "Você olha que as pessoas que têm mais cultura, têm menos filhos. Eu sou uma exceção à regra, tenho cinco. Mas como regra é isso."..

Morre o jornalista esportivo Juarez Soares, aos 78 anos

Morreu nesta terça-feira (23/7) o jornalista e comentarista esportivo Juarez Soares. Ele tinha 78 anos e foi vítima de um infarto. O jornalista fazia tratamento contra um câncer.  Conhecido como China, Juarez começou a carreira como narrador em rádio para, mais tarde, atuar na televisão. Teve passagem pela TV Globo, Bandeirantes, SBT e RedeTV. 

É dele a icônica frase: "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa". Em 1988 ingressou na política como vereador na cidade de São Paulo. Mais tarde, assumiu cargo de secretário de esportes e depois de secretário-adjunto da Secretaria de Trabalho. Torcedor assumido do Corinthians, Juarez nasceu em São José dos Campos (SP) em 1941. Nas redes sociais, jornalistas e times esportivos lamentaram a morte do jornalista. O time do coração de Juarez lamentou a morte do jornalista e lembrou que ele era torcedor do time. ..

UBM EMITE NOTA DE APOIO À MULHER E JORNALISTA SIBELLE FONSECA

A União Brasileira de Mulheres (UBM), vem à público declarar apoio e solidariedade à jornalista e ativista em defesa da mulher, Sibelle Fonseca, que recentemente sofreu ataques nas redes sociais após publicar uma reportagem sobre a prisão em flagrante do artista Ledo Ivo, suspeito de violência contra a mulher.

Sibelle, cumpriu um papel social de levar informação, sem se intimidar com a popularidade do suspeito e como consequência, tornou-se mais uma vítima de violência moral e virtual contra a sua imagem...

Sinjope emite nota de apoio a jornalista Mônia Ramos de Petrolina

O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público manifestar apoio a jornalista Mônia Ramos, que exerce a função de assessora parlamentar/imprensa da bancada de oposição da Câmara de Vereadores de Petrolina. A jornalista encaminhou denúncia ao Sinjope, em que revela estar sendo vítima de constrangimento e impedida de atuar e dispor do direito ao livre exercício profissional.

Segundo relata a profissional, na última quinta-feira (27) durante entrevista coletiva concedida pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ela foi impedida por Júnior Vilela, assessor de imprensa do prefeito, de fazer questionamentos ao chefe do executivo da cidade. Segundo a denúncia, checada pelo Sinjope, o assessor teria se dirigido a ela, no meio da coletiva, e dito que a profissional não poderia questionar o prefeito por ser assessora da bancada de oposição...

UM JORNALISTA SEM CREDIBILIDADE

Pois é, enquanto o mundo gira, vemos pessoas se desequilibrarem na tontura dos acontecimentos e caírem em suas próprias contradições. Foi o caso do jornalista mais odiado da TV brasileira, Paulo Henrique Amorim. Ele vai sumir por alguns tempos depois de 14 anos ininterruptos à frente do programa vespertino Domingo Espetacular. A Record convocou o apresentador para uma reunião na tarde de ontem, (segunda-feira, 24 de junho) e lhe comunicou que está fora do programa. Amorim, que tem contrato até 2021, não será ainda demitido. Segundo nota, a emissora do Bispo Edir Macedo disse:

"Paulo Henrique Amorim deixa o programa e permanece na emissora à disposição para novos projetos", disse a direção da emissora em nota oficial. Sendo assim, o apresentador-militante deixa o Domingo Espetacular após um histórico de polêmicas, acusações e resistência. Esquerdista barulhento no seu blog de nome "Conversa Afiada," ele teve a cabeça pedida à Record inúmeras vezes desde 2014, quando a polarização entre esquerda e direita ficou mais acirrada. A emissora resistiu, afinal uma pesquisa apontou que o rosto do profissional era, apesar de tudo, fundamental para a credibilidade da revista eletrônica...

Bandidos ateiam fogo em carro com jornalista da TV Bahia durante assalto

Bandidos ateiam fogo em carro com jornalista da TV Bahia durante assalto

Foto: Reprodução / Instagram

O jornalista da TV Bahia, Jony Torres, sofreu uma tentativa de assalto no povoado de Gameleira, na cidade de Acajutiba, região nordeste do estado. Segundo informações iniciais do portal Acajutiba News, Jony foi surpreendido por um grupo de criminosos. Ao tomarem conhecimento de que ele não estava com o aparelho celular, os bandidos atearam fogo no veículo com o jornalista dentro. ..

Prefeito Paulo Bomfim faz balanço de sua gestão em entrevista para o jornalista Mário Kertész, em Salvador

Na manhã desta segunda-feira, 17, o prefeito Paulo Bomfim concedeu entrevista para o jornalista Mário Kertész, da Rádio Metrópole em Salvador, onde na oportunidade o gestor de Juazeiro fez um balanço de sua gestão. "Foi um bate papo muito positivo, quando apresentei o potencial do nosso município e informei que apenas nos últimos 2 anos e meio já realizamos mais de 170 obras, além de estarmos com mais de 100 em execução", explicou o prefeito.

Durante a entrevista, que contou com várias referências positivas por parte do jornalista ao entrevistado, o prefeito de Juazeiro também foi elogiado pela audiência do programa através da participação por telefone. "É uma honra estar à frente da gestão de uma das mais importantes cidades da Bahia e ainda poder também contar com o reconhecimento dos demais baianos, como ficou evidente nas participações dos ouvintes por telefone. Como foi o caso de um cidadão de Serrinha, chamado Dr. Bira, que deu um depoimento emocionado ao citar o bom exemplo de nossa cidade. Isso é algo que nos traz muita alegria"...

Artigo - O MUNDO SEM BRITTO!... Extraordinário Ser Humano e Jornalista!

Antônio Batista de Britto, faleceu. Baiano, nascido em junho de 1930, morreu em 28 de maio de 2019. Viajado a ponto de conhecer o Oiapoque e o Chuí. De Mata de São João/BA, conviveu no Estado em Pojuca, Feira de Santana, Serrinha, Salvador, Senhor do Bonfim, Sento-Sé e Camaçari, onde faleceu. Foi carismático ao extremo, por ter fantástica capacidade de atrair  e conquistar o amor das pessoas. A sua sabedoria era clara de elevadíssima padronização. 

Britto era uma pessoa do mais elevado padrão de qualificação humana, socialista/comunista assumido e viveu 79 anos, com militância política social, onde foi acumulando conhecimento, chegando a ser do tipo, “uma biblioteca ambulante”. Sempre esteve na defesa teórica e proativa dos movimentos sociais e partidos de esquerda!... Firme na sua posição ideológica, combatendo as mazelas da outra ideologia, a capitalista/imperialista!..

Opinião: Violência desenfreada

"Pecuarista é raptado e após três dias é encontrado morto com requintes de crueldade. Acusados foram presos e com eles foram apreendidas duas espingardas e uma pistola". Este fatídico acontecimento chamou a atenção de autoridades policiais e da população baiana pelo modus operandi utilizado pelos criminosos, que agiram com frieza e crueldade. A vítima, um pai de família trabalhador, confiou ao seu vaqueiro – o principal suspeito de ter arquitetado e participado do crime – os serviços de sua propriedade.

A cada dia acontecem diversos casos de violência no Brasil. A banalização de atitudes ruins, que fazem mal e que até mesmo matam é preocupante. O brasileiro tem dado sinais claros de egoísmo, onde o que importa é apenas a sua defesa pessoal. Quem está em sua volta que se vire, que dê seus pulos...

JORNALISTA  E CANTORA, JOYCE GUIRRA APRESENTA SHOW AUTORAL EM JUAZEIRO

Em tempos de caos, AME! Amar é revolução! Levantem bandeiras, publiquem cartazes, escrevam versos, cantem o amor! É o que a jornalista, cantora e compositora Joyce Guirra se propõe a fazer em "Cotidiano amor". O show traz canções autorais de Joyce e músicas de grandes nomes da MPB como Gal Costa, Luiz Melodia, Caetano Veloso e Marisa Monte, em uma apresentação intimista que acontece nessa sexta feira(24/05) no espaço cultural Casa Azul, localizado no bairro Country Club em Juazeiro.

É um convite as sensações e emoções que só as canções de amor podem despertar. Afinal, amar é urgente e extraordinário. Como já dizia o poeta latino americano Belchior: amar e mudar as coisas nos interessam mais..."...

Opinião: Desemprego de jornalista é uma ameaça à liberdade de imprensa?

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é muito mais que uma data para nós, repórteres. Como se fosse uma daquelas anotações que se faz no pé do bloquinho de notas para ser lembrada na hora em que estamos escrevendo a matéria, a data é um lembrete dos dias atuais que vivemos no Brasil: que, por conta das demissões em massa, as redações estão com os nervos à flor da pele.

Mas, por uma dessas ironias da história, nós temos a chance de continuar fazendo jornalismo fora da redação graças às novas tecnologias de comunicação, que são apontadas pelos consultores econômicos como o motivo da fuga de anunciantes e assinantes dos grandes jornais e da consequente queda de receitas que resultaram nas demissões...