Foram encontrados 241 registros para a palavra: águas

Em Juazeiro quintais são irrigados com reuso de águas de uso doméstico

O aproveitamento das águas de uso doméstico, que saem do chuveiro e das pias de lavar pratos e roupas, e são usadas para irrigar frutas e, principalmente, forragens para os animais, está animando algumas famílias da comunidade de Canoa, região de Massaroca, no interior de Juazeiro. Como experiência-piloto, três famílias da comunidade estão utilizando esse sistema conhecido como bioágua.  Tem dado tão certo que, em toda a região, serão instalados 20 desses sistemas.

Na propriedade de Dona Elza Nogueira, a bioágua irriga meio hectare de palma que alimenta suas cabras, ovelhas e galinhas. Assim como dona Elza, as demais famílias que receberão o sistema são contempladas com Quintais Produtivos adquiridos pelo Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), cujos recursos são frutos de uma parceria, por meio de um acordo de empréstimo contraído pelo Governo da Bahia junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).   ..

ÁGUAS INVADEM LOJAS NO CALÇADÃO DA TRAVESSA BENJAMIN CONSTANT

Em 2016, o comerciante Dinart Almeida em matéria postada no Blog expressava a sua preocupação em relação as obras do calçadão da Travessa Benjamin Constant, centro de Juazeiro.  Segundo ele, o nível da pavimentação não tinha a queda suficiente e em caso de chuva os comerciantes sofreriam prejuízos porque a água não tinha para onde escoar.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação à época através de nota informou que foi realizada a topografia para avaliação da drenagem no local. A nota dizia ainda que nas proximidades da Rua Oscar Ribeiro, onde é comum o acúmulo de águas pluviais, seria ampliada a manilha (tubo de rede de águas pluviais), bem como seriam construídas maiores caixas coletoras de água...

Meio Ambiente: Curso de Educação Pelas águas da Chapada do Araripe será realizada no domingo (02)

A ONG Flor de Mandacaru e o ICBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), promoverão neste domingo 2, o Curso de Educação Ambiental "Pelas Águas da Chapada do Araripe". O evento será no Sítio Mangueiras, localizado em Exu, Pernambuco. O evento terá a participação do Especialista em Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, Cícero Marcelino e do Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Antonio Alencar.

A Chapada do Araripe é uma formação do relevo e sítio paleontológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. A chapada abriga uma floresta nacional (1946), uma área de proteção ambiental (1997) e um geoparque (2006). De acordo com pesquisadores as "águas da Chapada do Araripe por si só pode ser considerada como grande estrutura com tendências de reservatório de água aos três Estados nos quais está localizada de forma física. ..

Prefeitura de Juazeiro prossegue com a limpeza das galerias de águas pluviais e canais da cidade

Trabalhando de forma preventiva e com alcance em vários pontos da cidade, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) prossegue com a limpeza das galerias de águas pluviais. Os serviços consistem na retirada de entulhos, lixo e outros dejetos que obstruem a rede de drenagem. Nesta quarta-feira (28), os trabalhos se concentram no Centro e na Avenida Raul Alves, bairro Santo Antônio.

Maria Alice do Nascimento que trafega todos os dias pelo Centro da cidade parabenizou a ação da Prefeitura. “Essa limpeza é muito importante para a cidade, porque na época de chuva muitos lugares aqui em Juazeiro ficam alagados. Porém, toda a população precisa ter consciência e não jogar lixo no chão, porque isso acaba que contribuindo para o entupimento da galeria de água pluvial”, pontuou Maria...

Ministério do Meio Ambiente entrega 145 sistemas de águas doce na Bahia

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove nesta quarta-feira (28), no auditório do Hotel Sol Barra, em Salvador, o Encontro Nacional do Programa Água Doce (PAD). Na abertura, às 9h, haverá ato de entrega de 145 sistemas de dessalinização implantados em 40 municípios baianos e a assinatura do IV Pacto Nacional de Execução do PAD.
 
O Programa Água Doce desenvolve, desde 2004, política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio de sistemas de dessalinização de água salobra, em comunidades rurais do semiárido brasileiro. Abrange os nove estados do Nordeste e mais Minas Gerais. Na Bahia, o programa é executado em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). Os 145 sistemas de sinalização fazem parte da primeira etapa do programa no estado, que acaba de ser concluída. A segunda fase prevê a entrega de mais 150 sistemas.

O Encontro Nacional do PAD contará com a presença de representantes do MMA, governos estaduais e prefeituras, coordenadores e técnicos do programa, secretários municipais de Saúde e Educação, representantes de comitês de bacias hidrográficas, além de integrantes de comunidades beneficiadas pelos sistemas de dessalinização...

Rio São Francisco: Agência Nacional de Águas libera captação de água a partir de 1º de dezembro para os usuários

Após pouco mais de cinco meses de restrição para captar água do rio São Francisco e afluentes federais, os usuários poderão voltar a utilizar a água normalmente a partir do dia 1º de dezembro. A Agência Nacional de Águas (ANA) decidiu extinguir o chamado Dia do Rio devido à melhora nas condições da bacia e na capacidade dos reservatórios da região. A medida tem vigência até o dia 30 deste mês e não será prorrogada.

De acordo com a ANA, os usuários poderão voltar a captar a água do São Francisco de acordo com a sua outorga. Ou seja, os usuários regularizados vão poder usar o volume de água que é autorizado pela ANA. ..

Prefeitura de Juazeiro inicia limpeza das galerias de águas pluviais da cidade

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) iniciou as ações de limpeza das galerias de escoamento de águas pluviais da cidade. Os serviços consistem na retirada de entulhos, lixo, vegetais e outros materiais que obstruem a rede de drenagem. As equipes atuam na Praça Pedro Pereira Primo e Centro, beneficiando o Terminal Urbano e Camelódromo 02 de Julho.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos Celso Leal, somente este ano 135 galerias de águas pluviais já receberam limpeza. “O objetivo do governo é garantir que a cidade esteja segura para a chegada das chuvas que normalmente caem entre esses meses. Para que isso aconteça, estamos iniciando a limpeza das galerias para reduzir as possibilidades de pontos de alagamentos que causam transtorno para quem trafega pelas ruas de Juazeiro nesse período”, disse...

Com temáticas importantes, a I Semana das Águas do Rio São Francisco aconteceu em Petrolina

Ações resultantes de monitoramentos realizados pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), atendendo a diretrizes do Programa Básico Ambiental 23 do Ministério da Integração Nacional no Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), motivaram a realização da “I Semana das Águas do Rio São Francisco”. Na última quinta-feira, 04, dia em que se celebra o aniversário do Rio São Francisco, temas importantes foram tratados por analistas ambientais do Cemafauna e Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) e de instituições como o a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

“É uma iniciativa muito boa, o CBHSF tem se aproximado da academia quando trouxe o reitor dessa casa para a coordenação do Submédio São Francisco, além de divulgarmos a Semana em nosso site para a participação ampla da sociedade. Foi um evento muito positivo, pois vieram pessoas que têm um compromisso muito grande, levando o que a universidade tem produzido, principalmente, para essa Bacia e para esse projeto chamado PISF”, afirmou o Secretário da Câmara Consultiva do Submédio São Francisco do CBHSF, Almacks Silva...

I Semana das Águas do Rio São Francisco acontecerá em Petrolina

A 'I Semana das Águas do Rio São Francisco', uma realização do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), que acontecerá de 02 a 05 de outubro no auditório do Campus Centro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) de Petrolina-PE, teve sua programação atualizada e acrescida de mais um dia.

O evento tem como principal objetivo apresentar à comunidade acadêmica e instituições afins as atividades desenvolvidas pelos laboratórios da Biota. Esses laboratórios se dedicam a pesquisa e execução das atividades do Programa Básico Ambiental 23 (PBA – 23), atuando diretamente no monitoramento de organismos aquáticos do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), obra do Ministério da Integração Nacional...

Aniversário de Petrolina terá evento inédito nas águas do Velho Chico

A programação do aniversário de Petrolina continua movimentando a cidade e a prefeitura traz novidades: pela primeira vez, os apaixonados pelo Rio São Francisco terão a oportunidade de comemorar a data durante um 'Arrastão Caiaque' no Velho Chico. As inscrições para o evento, que faz parte do 'Setembro Esportivo', já estão abertas e seguem  até o dia 20 na Secretaria Executiva de Esportes, em horário comercial, no Parque Josepha Coelho.

Os interessados devem apresentar o documento de identidade e preencher uma ficha no ato da inscrição, pois as vagas são limitadas. "A Prefeitura de Petrolina, em parceria com a ArcaSport, realiza pela primeira vez o 'Arrastão Caiaque' pelo Velho Chico. Essa é uma oportunidade de lazer e prática esportiva para todos os petrolinenses", afirma o secretário executivo de Esportes, Rodrigo Galvão. O evento coordenado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes será realizado no dia 23 de Setembro, a partir das 8h com saída da Travessia do Juarez até o Porta do Rio...

Abertas inscrições da ‘I Semana das Águas do Rio São Francisco’

Estão abertas até o dia 24 de setembro, as inscrições para a ‘I Semana das Águas do Rio São Francisco’, em Petrolina. O evento acontece entre os dias 02 e 04 de outubro, no Campus Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O objetivo do evento é apresentar as atividades desenvolvidas pelos laboratórios que realizam pesquisa e execução das atividades do Programa Básico Ambiental 23 (PBA – 23), com atuação no monitoramento de organismos aquáticos do Projeto de Integração do Rio São Francisco...

Cemafauna Caatinga promoverá I Semana das Águas do Rio São Francisco

De 02 a 04 de outubro acontecerá a ‘I Semana das Águas do Rio São Francisco’, uma realização do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), zona rural de Petrolina-PE.

A I Semana das Águas do Rio São Francisco tem como principal objetivo apresentar à comunidade acadêmica e instituições afins as atividades desenvolvidas pelos laboratórios da Biota. Esses laboratórios se dedicam a pesquisa e execução das atividades do Programa Básico Ambiental 23 (PBA – 23), atuando diretamente no monitoramento de organismos aquáticos do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), obra do Ministério da Integração Nacional...

Ministério do Meio Ambiente participa de Encontro Regional O Brasil que cuida das águas

O Ministério do Meio Ambiente participa do encontro regional ‘’O Brasil que cuida de suas águas’’, no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O primeiro dia será dedicado a palestras; já o segundo, a oficinas temáticas. O evento teve início ontem (04) e termina nesta quarta-feira (05)

O seminário pretende integrar e mobilizar instituições parceiras, comitê de bacias e sociedade civil para dar continuidade ao processo de construção do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, com o objetivo de conservar, preservar e recuperar os rios brasileiros...

Festival Literário do Sertão terá sarau poético na travessia Juazeiro e Petrolina, nas águas do Rio São Francisco

Arte, cultura e literatura vão navegar pelas águas do Velho Chico essa semana. Os passageiros que fazem a travessia entre as cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, através das barcas, terão uma programação especial.

Além de contemplar a beleza do Rio São Francisco, os usuários vão assistir um sarau literário. Nas embarcações, o grupo teatral Biruta vai recitar poesias, distribuir livros e panfletos, além de convidar a população para participar da programação do Flisertão nos polos oficias: Centro de Convenções e Parque Josepha Coelho.  ..

NOTA PÚBLICA DA ASSOCIAÇÃO ÁGUAS DO SALITRINHO

A Associação Águas do Salitrinho vem a público divulgar que a referida entidade saiu vitoriosa na Ação movida pelo produtor que entrou  com processo alegando ter sofrido  danos morais e materiais ao ter seus boletos vencidos protestados em cartório. O autor da Ação não compareceu a Audiência marcada para o último dia 21 de agosto no Fórum de Juazeiro, dando ganho de causa à Associação.

Agradecemos aos agricultores e agricultoras do Vale do Salitre, lideranças e instituições que nos apoiaram, bem como a imprensa que contribuiu com a divulgação desse fato lamentável. Informamos que seguimos firmes e atuando com transparência na gestão das águas das Adutoras I e II e nos mantemos em luta na defesa da Água para produção em todas as comunidades salitreiras...

Sistema de Regulação do Uso das águas e Dia do Rio São Francisco foram temas de encontro

Os membros da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) reuniram-se na sede da Agência Nacional das Águas (ANA), em Brasília (DF). Na pauta, a apresentação do Sistema Federal de Regulação do Uso (REGLA), os resultados do Dia do Rio e a disponibilidade de vazões para novas outorgas na bacia hidrográfica do Velho Chico.

O coordenador da CTOC, Deivid Lucas de Oliveira, avaliou o encontro como muito positivo. Ele explicou que a câmara técnica sempre focou na questão da cobrança em detrimento da outorga. Após a recente aprovação pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), da nova metodologia de cobrança pelo uso da água na bacia hidrográfica do rio São Francisco que entrará em vigor a partir de 1o de janeiro de 2019, o colegiado poderá, agora, debater a questão da outorga com mais profundidade...

Natação: Juazeirense Rafaella Augusta continua brilhando, apesar das dificuldades fora das águas

Sem patrocínio oficial e contando apenas com o apoio de amigos e familiares, a jovem nadadora Juazeirense, Rafaella Augusta, continua acumulando troféus e se ranqueando para voos mais altos na natação brasileira. No último dia 22 Rafaella subiu ao pódio na quarta etapa do Campeonato Baiano de Maratonas, realizado em Salvador e no último domingo venceu a prova de natação no Triatlo Mãe Malvada, realizado em Petrolina.

Rafaella deu show na natação nesta última prova disputada, deixando toda elite para trás ao vencer, com cerca de 50m de vantagem para o segundo colocado. Nem bem conquista uma prova e já começa a maratona fora das águas, dos familiares da garota prodígio, tentando recursos para garantir a presença da nadadora em competições fora da região...

MOVIMENTO VIDEOARTE COMUNIDADE ENCERRA SUAS ATIVIDADES COM MOSTRA DE CINEMA GRATUITA NO CEU DAS ÁGUAS, EM PETROLINA

O Movimento Videoarte Comunidade, um projeto incentivado pelo Funcultura Audiovisual (política pública de incentivo e fomento ao audiovisual em Pernambuco), teve início em março desse ano de 2018 e recebeu 30 jovens, homens e mulheres, interessados em conhecer um pouco mais das várias possibilidades artísticas que envolve o audiovisual, sobretudo a videoarte. 

O projeto conta com uma equipe de sete (07) pessoas, como Robério Brasileiro e Fernando Pereira como oficineiros das aulas voltadas para as técnicas audiovisuais; Cristiane Crispim e Antônio Veronaldo contribuindo com o repasse de técnicas de teatro; Camila Rodrigues como a Social Mídia do projeto; todo o design do curso é criação de Mima Lago e ainda Cleybson Lima responsável pela produção executiva do projeto. ..

41ª Romaria da Terra e das Águas acontece nesta sexta-feira, 06, em Bom Jesus da Lapa (BA)

Com o tema “Justiça e Paz na terra! Compromisso e fidelidade em defesa da vida”, e o lema: “Se calarem a voz do povo, as fontes secarão”, a 41ª Romaria da Terra e das Águas terá início nesta sexta-feira (06), em Bom Jesus da Lapa (BA). O evento segue até domingo (09) e contará com celebrações religiosas, debates e atividades culturais.

Durante a romaria, além das demonstrações de fé, romeiros e romeiras participam de espaços de discussão e formação social e política. “Nossas Romarias têm sido marcadas por experiências de Fé e Vida de um povo peregrino, que reza, luta e propõe ações no chão da vida. A terra, herança de Deus para nossos antepassados, continua sendo para nós, sinal de sua aliança e espaço para o ‘bem viver’”, afirma a Carta Convocatória para as atividades...

No seminário O Brasil que Cuida de suas Águas, Edson Duarte defende fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, afirmou, nesta quinta-feira, que para enfrentar os muitos desafios frente aos recursos hídricos é preciso o engajamento de todos. "Isso impõe uma mobilização urgente nacional, de tal forma que a solução não passe apenas por uma solução de governo, tem que ser uma ação democratizada e participativa", defendeu, durante a a abertura do seminário O Brasil que Cuida de suas Águas: Construindo as Bases para o Programa Nacional de Bacias Hidrográficas. "Este encontro, que mobiliza e traz os parceiros, é fundamental para buscarmos soluções para não só garantir quantidade, mas também a qualidade das nossas águas", completou.

O ministro lembrou que a cada ano a crise hídrica se aprofunda em todo o mundo, tanto pelos efeitos climáticos, como pela gestão dos recursos hídricos. Para ele, é preciso reforçar e fortalecer os comitês de bacias hidrográficas em todas as regiões do país para superar as dificuldades enfrentadas hoje no Brasil. "Eu acredito sempre na participação, na integração para sermos mais fortes. Quero aqui levantar a bandeira do fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas. É para mim o modelo mais moderno de gestão que existe no mundo. Precisamos trabalhar fortemente para constituir aonde não tem, e, onde tem, vamos fortalecer esses comitês", anunciou...