Foram encontrados 2356 registros para a palavra: escola

Atletas de Juazeiro participam da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude em Natal

Mais de 20 atletas, estudantes das redes pública e privada de ensino de Juazeiro estão fazendo parte da delegação da Bahia, que vai disputar de 12 a 25 de novembro, a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2018, em Natal (RN). A cerimônia de abertura foi realizada nesta segunda-feira (12) e contou com o desfile de representantes de todas as delegações, no ginásio do Complexo Educacional Henrique Castriciano. Segundo a coordenação é a primeira vez que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) reúne os atletas de 12 a 14 anos e de 15 a 17 em uma única edição nacional e também é a maior edição da competição: são mais de 5 mil atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, representando 2.153 escolas.

Juazeiro será representado por 23 alunos-atletas e 13 professores técnicos. As escolas da Rede Municipal de Ensino Graciosa Xavier, Dinorah Albernaz, Paulo VI, Edualdina Damásio, Anália Barbosa e Iracy Nunes marcaram presença na competição de 12 atletas no maior evento de esporte estudantil do país.   ..

Secretaria de Educação de Sobradinho realiza culminância do Projeto LET - Leitura e Escrita nas Escolas

O Projeto Leitura e Escrita de Texto, LET, nasceu em 2014 com o objetivo de desenvolver hábitos de leitura e escrita em toda a comunidade escolar, com rotinas de leituras e produção textual no ambiente escolar e logradouros públicos, através da instalação da " Tenda do LET", que proporciona momentos de encontro com os diversos gêneros literários, tanto para os estudantes, quanto para pessoas da comunidade.

Na última sexta feira (09), a Secretaria de Educação realizou em todas as escolas municipais da sede e do interior, a culminância do projeto com o tema "LET e a Diversidade de Gêneros Textuais", onde houve a apresentação de produções textuais, fantoches, Árvore da Leitura, recitação de poemas, dramatização, Contação de histórias, jograis, musical, paródias, cordel, histórias em quadrinhos, poesias, danças, oficina de leitura, coreografia, entre outras atividades...

Consciência Negra: escolas municipais de Petrolina comemoram mês com palestras e atividades culturais

Novembro é o mês da Consciência Negra, por isso, as escolas da rede municipal de Petrolina iniciaram no último sábado (10) as celebrações alusivas à data. As unidades escolheram este momento para ampliar o debate e a reflexão de temas importantes, como: igualdade racial,  preconceito e a inserção social, além de conhecer mais sobre a história e a cultura africana.

De acordo com a secretária executiva de Ensino, Sônia Passos, a data deve ser comemorada em todas as escolas, através de mostras culturais, exposições, palestras, apresentações de capoeira e dança, entre outras atividades. Na Escola Rubens Amorim, no bairro São José, por exemplo, cerca de 200 alunos, do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental, participaram do momento de socialização do projeto. Foram desenvolvidas atividades de promoção à cultura africana, valorização da negritude e respeito à diversidade, bem como apresentações de grupos de dança afro...

Nossas escolas de volta!

Atendendo a pedidos dos assíduos leitores dessa coluna, resolvi escrever de forma objetiva sobre o esse polêmico assunto.

O ambiente escolar é algo que em minha opinião é quase sagrado! É o lugar onde professores tem a missão de transmitir o conhecimento e o saber aos seus alunos na fase primordial de suas vidas. Na escola se aprende o português, história, geografia, matemática, ciências, física, química, biologia, e línguas estrangeiras. Seria tão bom se tudo fosse exatamente assim. Entretanto, o que vemos hoje nas salas de aula é algo bem diferente. Vemos em algumas escolas de ensino fundamental e médio alguns professores aproveitando-se de suas liberdades de ensino e da “cortina de segredo das salas de aula” para impingir aos seus alunos a sua própria visão de mundo...

Abertas inscrições para seleção de estágio do Programa Escola Verde da Univasf

Estão abertas até o dia 19 de novembro as inscrições para o processo seletivo de estagiários do Programa Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ao todo são 40 vagas disponíveis para composição do cadastro reserva. O estágio requer 20 horas semanais de atuação para bolsistas e 10 horas semanais para vountários. Os selecionados participam do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar.

Podem participar da seleção, estudantes de cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O processo conta com as etapas de análise de currículo, análise de formulário de inscrição e entrevista. Os interessados devem se inscrever através do email [email protected]. É necessário enviar termo de compromisso, declaração de vínculo, formulário de inscrição e currículo no formato Lattes. ..

Deputado Roberto Carlos trabalha para garantir a prática esportiva nas escolas estaduais

O deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei que visa garantir quadras poliesportivas cobertas nos projetos de construção das escolas públicas estaduais de ensino fundamental e médio da Bahia e nas escolas onde já existam quadras poliesportivas que sejam cobertas, deverão ser construídas coberturas. Assim como, as que não possuem quadras, deverão ser feitas adaptações para que se tornem poliesportivas. As quadras poliesportivas cobertas deverão ter condições mínimas de segurança e funcionamento, com acessibilidade e equipamentos adaptados para o uso de pessoas com deficiência.

De acordo com o parlamentar, a falta de quadra poliesportiva coberta representa um sério entrave no aprendizado associado à Educação Física, componente curricular obrigatório do ensino básico. Segundo o movimento “Todos pela Educação”, há uma tendência equivocada de se desprezar a Educação Física enquanto são favorecidas as áreas tradicionais de ensino, como linguagens, matemática e ciências. Por esse motivo, os investimentos são escassos na infraestrutura exigida para o desenvolvimento da disciplina, por vezes encarada como mera recreação...

Petrolina investe mais de R$1 milhão em livros paradidáticos para as escolas e creches

Para estimular o hábito da leitura e o aprendizado, a Prefeitura de Petrolina está ampliando a oferta de livros literários e paradidáticos nas escolas e creches da Rede municipal de ensino. Com um investimento superior a R$ 1 milhão, a gestão através da Secretaria de Educação (Sedu), contemplará 117 unidades escolares, entre escolas e Centro Municipais de Educação Infantil (Cmei).

"Estamos incentivando a leitura, ajudando os alunos no desenvolvimento de seu processo cognitivo e capacidade de aprendizagem. A entrega desses livros é mais um investimento feito pela gestão do prefeito Miguel Coelho no trabalho para elevar a qualidade do ensino no município", comenta a secretária de Educação,  Margareth Zaponi...

Mais de três mil jovens de escolas públicas foram ao teatro assistir o espetáculo Chão da Cia. Balançarte

As vivências dos povos originários, nossos índios, foram compartilhadas com estudantes através da dança contemporânea no Teatro Dona Amélia, em Petrolina-PE. Durante os últimos dez dias, a bailarina Fernanda Luz e o músico Antonio Pablo estiveram no palco para apresentar o espetáculo Chão da Cia. Balançarte. Na plateia, alunos da rede pública de ensino eram os convidados especiais para ao lado do público geral conhecer mais sobre a história do nosso povo.

Ao todo foram 16 sessões do trabalho e mais de três mil pessoas assistiram, sendo que a maioria esteve no teatro pela primeira vez, através do projeto 'Chão: A escola em uma volta às raízes'. Emily Thawane Nascimento Dias, de 12 anos, foi uma das estudantes que nunca tinham visto um espetáculo de dança contemporânea...

IF Sertão: Vale do São Francisco comemora os 30 anos da fundação da Escola Agrotécnica Federal Dom Avela

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE comemora, neste ano, um momento muito especial. Há 30 anos, era implantada no Vale do São Francisco a Escola Agrotécnica Federal Dom Avelar Brandão Vilela e com ela uma verdadeira transformação do cenário educacional, econômico e social da região.

Ao longo de 30 anos, muitos estudantes e profissionais passaram pela Escola Agrotécnica, Cefet Petrolina e hoje campus Petrolina Zona Rural, sendo cada um fundamental na consolidação de um ensino gratuito e de qualidade e na oferta da possibilidade de melhoria de vida através da educação. ..

Prefeito Miguel Coelho entrega Escola de Qualificação Social e amplia oportunidades para jovens petrolinenses

Atendendo a um pedido dos jovens da cidade, o prefeito Miguel Coelho inaugurou, ontem segunda-feira (5), a Escola Social de Qualificação Profissional da cidade. O evento contou com a presença de autoridades, alunos do Programa Qualifica Petrolina e a comunidade local. A partir de agora, os petrolinenses contam com um espaço de qualificação profissional estruturado e aberto à população beneficiária de programas sociais, com atividades em diversas áreas.

A solenidade contou com apresentações dos alunos do curso de violão e de artistas locais. Quem esteve no local ainda teve a chance de visitar o equipamento e provar alguns pratos confeccionadas pelos alunos do Qualifica Petrolina que já capacitou mais de 1.500 jovens do município desde 2017...

Prefeitura de Petrolina inauguração Escola Social de Qualificação  

A população de Petrolina contará com mais um importante equipamento social. É que nesta segunda-feira (5), às 19h, o prefeito Miguel Coelho irá inaugurar a Escola Social da cidade. O espaço será a sede do Programa Qualifica Petrolina, que é o principal projeto de qualificação profissional do município. 

A Escola Social chega para agregar à gestão um espaço voltado para a qualificação profissional nas mais diversas áreas. No local, os petrolinenses terão acesso a cursos e oficinas de informática básica; violão; empreendedorismo; confeitaria, entre outras atividades. O equipamento contará ainda com um Telecentro com acesso gratuito a computadores com internet para a população, configurando-se um espaço de inclusão social e digital...

Casa Nova: Jogos Escolares já definiram finalistas

Marcadas para o próximo sábado (10/111), os Jogos Escolares de Casa Nova definiram os finalistas nesta quinta-feira (01/11), com poucas surpresas diante do favoritismo já evidenciado desde as primeiras competições.

Vão para as finais no futsal a Escola Júlia Borges, Sólon Xavier e Getúlio Vargas  e no Baleô as Escolas Julia Borges e Senador Luiz Viana, categoria sub 15/17...

Com protestos, Câmara adia votação do Escola Sem Partido

"O Lula tá preso, babaca", grita uma mulher empunhando uma bandeira do Brasil. "Chama o exorcista, chama o exorcista", rebate um coro que segura cartazes com o logo da CUT (Central Única dos Trabalhadores). A tensão entre manifestantes contrários e favoráveis ao projeto do Escola Sem Partido marcou a sessão agendada para esta quarta-feira (31) na Câmara.

A confusão, que durou cerca de uma hora, teve bate-boca de Chico Alencar (PSOL-RJ) e Ivan Valente (PSOL-SP) contra Marco Feliciano (PSC-SP) sobre a ditadura militar brasileira, empurra-empurra na saída do plenário e gritos de "é Bolsonaro" e "Freire sim, Frota não" -em referência ao educador Paulo Freire e ao deputado eleito pelo PSL Alexandre Frota (SP)...

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRENSE REIVINDICA FAIXA ELEVADA E REDUTOR EM FRENTE A ESCOLA PROMENOR

Prezado Geraldo José,

Como se sabe a faixa elevada para a travessia de pedestres é aquela implantada no trecho da pista onde o pavimento é elevado com forme critérios e sinalização definidos, entretanto devem ser seguidas as determinações do código de trânsito brasileiro que prever as orientações para instalação de redutores de velocidade e faixas de pedestres, contudo tanto a faixa de pedestre quanto o redutor de velocidade serão de grande valia para evitar acidentes que tem vitimado pedestres na nossa cidade, além de ajudar a controlar a velocidade dos veículos nas BR. Nunca é demais ressaltar que a preocupação com a segurança dos cidadãos é sinal de uma administração responsável e preocupada com o bem comum seja ela municipal, estadual, e federal...

Lei do deputado Roberto Carlos, garante matrícula nas escolas para jovens atletas, aprovada

Aprovada por unanimidade pelos parlamentares baianos, a Lei 'Bom de Bola, Bom de Escola', de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), torna obrigatório aos clubes de futebol existentes no Estado, sejam profissionais ou amadores, que seus jogadores menores de 18 anos estejam matriculados em uma instituição de ensino.

O deputado explicou que é “rotineiro alguns clubes de futebol, escolinhas e similares treinarem a meninada para desenvolver e investir em seus talentos, visando lucrar, sem se preocupar com a formação escolar desses jovens”...

Miguel Coelho sanciona lei para criar novas escolas em tempo integral

Com a meta inicial de criar dez escolas até 2020, o projeto que institui o Programa Municipal de Educação Integral (ProMEI) foi sancionado pelo prefeito Miguel Coelho nesta segunda-feira (29). A iniciativa visa criar uma política pública permanente para manter as crianças por mais tempo nas salas de aula, com mais qualidade no aprendizado e redução na evasão escolar.

A Lei Municipal 3.108 estipula nessas novas escolas uma carga horária de 9 horas, divididas em aulas de 50 minutos, além dos períodos para refeição e descanso. O conteúdo de ensino seguirá a Base Nacional Comum Curricular. O ProMEI ainda pretende adotar nas salas de aulas novos métodos para facilitar o ensino com uso de tecnologia...

SAAE em Ação fortalece integração entre comunidade e escola da Vila Jacaré

A última quinta-feira (25) foi de muita atividade na Escola Municipal Crenildes Luis Brandão, na Vila Jacaré, com a presença das equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE/Juazeiro que levaram todos os seus serviços para atender aquela comunidade. Além da realização dos serviços de desobstrução das redes de esgoto, reposição de calçamento, retirada de vazamentos, negociação de débitos, limpeza e remoção de entulhos, o SAAE em Ação contribuiu para uma maior integração dos moradores com a escola através das oficinas, visitas domiciliares teatro de fantoches e uma mini gincana para a coleta de material reciclável.

O morador Rony Pereira, aproveitou a iniciativa para fazer uma limpeza na sua oficina. Ele participou ativamente e venceu a competição levando a maior quantidade de material reciclável - mais de 90 quilos, do total de 375 kg. coletados. “Estava pensando o que iria fazer com todo este material. Ainda bem que o pessoal da cooperativa está aqui e dará o destino correto para tudo isso. Muito boa essa ação, pois me livrei destas tralhas e ainda ganhei brindes”, festejou o morador...

Haddad vota em escola de São Paulo

O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, votou na manhã deste domingo (28) no Brazilian International School, no bairro de Moema, na zona sul de São Paulo. 
 
O petista chegou acompanhado da mulher, Ana Estela, e votou às 10h18, segundo informações do G1. Após votar, o candidato conversou com jornalistas e seguiu para um hotel na capital paulista, onde acompanhará a apuração. ..

SEDUC realiza II Workshop em Secretaria Escolar

A Secretaria de Educação e Juventude, através do setor Inspeção e Normatização Escolar iniciou, o II Workshop em Secretaria Escolar, no auditório da SEDUC, em Juazeiro.

De acordo com a coordenação do evento, o objetivo é fortalecer as secretarias escolares das unidades da Rede Municipal de Ensino. “Durante quatro dias vamos realizar oficinas com temáticas que vão facilitar a extensa demanda diária dos secretários e auxiliares. É um momento de troca de experiências sobre assuntos relevantes como: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Legislação Escolar, palestras motivacionais, entre outros”, explicou a gerente da Inspeção e Normatização Escolar, Lourdete Lopes...

URGENTE: Incêndio no antigo prédio da merenda escolar em Petrolina

Foi registrado nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (18), um incêndio no prédio onde funcionava a Merenda Escolar em Petrolina na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no bairro Vila Eduardo, em Petrolina. Segundo informações, o Colégio Pacífico da Luz, foi tomado por muita fumaça.

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 07:15 da manhã e segundo o Tenente Almeida, responsável pela operação, foi preciso arrombar as portas para conseguir ter acesso ao local. Segundo ainda o tenente, o local estaria com aparência de abandonado e sendo usado por moradores de rua.

Ainda não se sabe o que pode ter causado o foco de incêndio...