Foram encontrados 1871 registros para a palavra: mulher

Novo hospital do Governo do Estado será exclusivo para mulheres

Na Bahia, vivem cerca de 130 mil mulheres a mais que homens. O número se reflete no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2015, do total de 837 mil internações, 514 mil foram de mulheres e 323 mil de homens. Para atender o público feminino com mais rapidez e eficácia, o Governo do Estado inaugura, na próxima segunda-feira (9), o Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador. Ele será o segundo maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Brasil.

Antes mesmo da inauguração, as baianas já comemoram a implantação da unidade, que será um centro de referência estadual com dez salas cirúrgicas e 136 leitos. “A gente precisava de hospital para mulheres, para fazer exames preventivos, ultrassom mamário e vaginal. Isso tudo é muito importante”, afirma a vendedora autônoma Ana Cristina Santos, 56 anos. Já a doméstica Ana Paula de Jesus, 36, lembra que chegou a dormir em fila “tentando marcar exames preventivos e ultrassom. Agora não vamos vai precisar ficar deslocando para fazer exames em muitos lugares. Vai ter tudo no hospital”.

“Nós sabemos que as mulheres são as que mais procuram os médicos e esta unidade vai fazer uma grande diferença. Nós temos que estar atentas aos exames de detecção do câncer de mama e de útero. A gente vê que é um hospital bem planejado e estruturado”, afirma Ligia Gonçalves, 53 anos, que é diretora de uma clínica no Largo de Roma.

Serviços

O Hospital da Mulher vai prestar assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. As mulheres também terão acesso ao serviço de planejamento familiar. O objetivo será oferecer métodos contraceptivos reversíveis de longa duração. Esse serviço terá como público-alvo, principalmente, mulheres com risco de trombose, hipertensão, cardiopatias, com doença falciforme e/ou em situação de vulnerabilidade social. ..

MULHER PERDE BRAÇO E SOFRE FRATURA DO FÊMUR AO SER ATROPELADA POR CAMINHÃO NO BAIRRO TABULEIRO

Grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, 02 de janeiro, na BA-210, em frente ao bairro Tabuleiro. Uma mulher ainda não identificada foi atropelada por um caminhão e perdeu o braço esquerdo que ficou preso numa das rodas do veículo.

No choque a jovem teve uma fratura do fêmur da perna esquerda e ficou estirada no asfalto enquanto esperava atendimento de uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência)...

Sento-Sé: Ana Passos toma posse como a primeira mulher prefeita do município

Neste domingo (01), Ana Passos(PSD) tomou posse como a primeira mulher a assumir a prefeitura de Sento-Sé. Ela e o vice-prefeito Antônio Crinquirim (PDT), receberam o cargo na Câmara de vereadores, em cerimônia ministrada pelo novo presidente da câmara, Juliano Afonso Carvalho dos Santos (PT).

Ana chegou acompanhada pelo marido e ex-prefeito de Sento-Sé, Juvenilson Passos(PT), familiares e do seu vice, Crinquirim.Em seguida, o vereador Uemison Almeida dos Santos(PHS), declarou aberta a sessão de posse. Houve a execução do Hino Nacional. Logo os 13 vereadores fizeram o juramento e elegeram a nova mesa diretora da câmara...

Bahia terá maior hospital especializado na saúde da mulher do Norte-Nordeste

Com o investimento superior a R$ 33 milhões entre obras e equipamentos, o Hospital da Mulher, em Salvador, será o maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Norte-Nordeste. A unidade, que será inaugurada no dia 9 de janeiro de 2017, possui dez salas cirúrgicas e 136 leitos: 97 destinados à internação, dez leitos de UTI e 29 leitos para hospital dia. O centro de diagnóstico está equipado com tomógrafo computadorizado, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas.

Neste domingo (25), o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, conferiu os detalhes finais para a inauguração. “Uma grande novidade é o atendimento na área da reprodução humana. Além do serviço de contracepção, daremos o suporte a casais com dificuldades para engravidar, um serviço inédito no âmbito dos SUS na Bahia”, afirma Vilas-Boas, que destaca ainda a área de oncologia, com diagnóstico e tratamento do câncer integrado a uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). ..

Alba: Audiência pública debate direitos da mulher na PM e no Corpo de Bombeiros

A importância da mulher na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros da Bahia, bem como seus direitos, foi debatida nesta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa, em audiência pública proposta pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, deputado Marcelino Galo (PT). A Bahia é o terceiro estado brasileiro em número de mulheres na Polícia Militar. Dos 30.631 profissionais vinculados à instituição, segundo levantamento do IBGE, feito em 2014, 4.380 são mulheres, 13,9% do total da corporação.  No Corpo de Bombeiros são 548 mulheres. A inserção da mulher nesse espaço originalmente masculino, bem como a ausência de estratégias para o contexto de mudança na cultura organizacional a partir da criação da Companhia de Polícia Militar Feminina, em 1990, foi analisada no debate à luz das relações de poder e de gênero.

"Hoje ainda temos uma estrutura que não foi pensada para a policial militar. Ainda temos, por exemplo, problemas com alojamento, que não é adequado para acolher as mulheres. A estrutura não leva em conta a questão de gênero", afirmou a soldado Alaice Gomes, da Associação dos Cabos e Soldado da Polícia Militar. ..

6º BPM CONDUZ MULHER À DELEGACIA POR MAUS TRATOS A IDOSO

Policiais da Companhia da 1ª Companhia/Sr. do Bonfim, na manhã de ontem, conduziram uma mulher à Delegacia por maus tratos a uma pessoa idoso.

Por volta das 8 horas, policiais da 1ª Companhia, conduziram à Delegacia uma mulher, de 40 anos, segundo seus vizinhos, a mulher estava mal tratando a sua mãe, uma senhora de 80 anos, ainda segundo os visinhos, o motivo dos maus tratos teria sido questão ligada ao beneficio do INSS, que a senhora recebe mensalmente. O fato ocorreu no bairro Alto da Maravilha.

Os policiais conduziram a acusada a Delegacia de Polícia Civil para a adoção das devidas providências...

Mulher de Sérgio Cabral é presa no Rio de Janeiro

A advogada Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador Sérgio Cabral Filho, deixou por volta das 20h22 a superintendência da Polícia Federal rumo ao IML. Ela era aguardada para exames no instituto e, em seguida, seguiria para o Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Lá, Adriana vai ficar no presídio Joaquim Ferreira, segundo a PF.

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro, determinou na tarde desta terça-feira (6) a prisão preventiva de Adriana Ancelmo. À tarde, ela se entregou na sede da 7ª Vara...

6º BPM PRENDE MULHER POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional - CETO, prenderam, na tarde de ontem, uma mulher por tentativa de homicídio.

Por volta das 12h50, no bairro Luiz Eduardo Magalhães, policiais da CETO, prenderam uma mulher de 38 anos, após essa tentar contra a vida de uma mulher de 29 anos. A acusada atingiu a vítima, no abdômen, com um golpe de arma branca. Segundo a vítima, a acusada teria subtraído o seu celular. A vítima foi socorrida pelo SAMU e encaminhada para o hospital. Após cometer o crime, a mulher empreendeu fuga, sendo localizada momentos depois em sua residência. A vítima reconheceu a mulher localizada como sendo a autora da agressão.

Em seguida, os policiais apresentaram a acusada na Delegacia de Policia Civil para a adoção das medidas cabíveis...

Mulheres trabalham cinco horas a mais e ganham 76% do salário dos homens

O crescimento econômico do Brasil na última década não se refletiu em mais igualdade no mercado de trabalho. Com ou sem crise, as mulheres brasileiras continuam trabalhando mais – cinco horas a mais, em média – e recebendo menos. A renda das mulheres equivale a 76% da renda dos homens e elas continuam sem as mesmas oportunidades de assumir cargos de chefia ou direção. A dupla jornada também segue afastando muitas mulheres do mercado de trabalho, apesar de elas serem responsáveis pelo sustento de quatro em cada dez casas.

As contatações são da Síntese de Indicadores Sociais - Uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgada hoje (2), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa estudou os indicadores entre os anos de 2005 e 2015...

16º ENCONTRO DO MINISTÉRIO DE MULHERES CRISTÃS DO VALE SÃO FRANCISCO ACONTECERÁ NESTE SÁBADO

Neste sábado, a partir das 16 horas, ocorrerá o 16º Encontro do Ministério de Mulheres Cristãs do Vale do São Francisco. O evento está marcado para acontecer a partir das 16 horas e será realizado no Centro Cultural Dom Bosco com público alvo as Mulheres da região e o tema oferecido será o "Tempo de Restauração". Veja abaixo mais sobre a palestrante  Mízia Elian:

Vice-presidente da Igreja Verbo da vida em Petrolina, supervisiona com seu esposo igrejas no estado de Pernambuco, Bahia, Piauí e Ceará. É médica e professora do Curso Ministerial Rhema Brasil. Também Conferencista Internacional, tem viajado o Brasil e diversos outros países levando a Palavra da Fé...

Aplicativo para mulheres em situação de violência doméstica começa a ser testado em Petrolina

Na segunda-feira (21) o Alerta de Maria, um aplicativo de celular que vai funcionar para proteger mulheres em situação de violência doméstica que estão resguardadas pelas Medidas Protetivas de Urgência começou a ser testado. Quando se sentirem ameaçadas, elas poderão acionar o 5º Batalhão da Polícia Militar e avisar aos familiares e amigos pelo aparelho, com apenas dois cliques.

Os testes estão sendo feitos pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (VVDFM), Comarca de Petrolina-PE e a Polícia Militar e deve durar aproximadamente um mês. O prazo para o aplicativo estar disponível para esse público é no final do mês de dezembro...

Juazeiro sedia capacitação para enfrentamento à violência contra as mulheres

Caminho para uma vida sem violência, rede de atenção à mulher, o enfrentamento à violência doméstica, saúde da mulher e direitos sexuais e reprodutivos foram temas discutidos na capacitação: 'Enfrentamento à violência contra as mulheres e rede' promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado da Bahia (SPM) com apoio do Governo Federal e parceria com  a Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SEDUC), Casa dos Conselhos de Juazeiro e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A capacitação teve como público alvo lideranças da sociedade civil da zona rural e urbana, os profissionais, agentes e representantes dos movimentos sociais, de mulheres e da sociedade civil. O intuito é fortalecer e integrar a rede sendo uma etapa do Projeto 'Promoção dos Direitos Humanos das Mulheres na Bahia', com recorte no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM/Ba...

Dia da Baiana é celebrado na Campanha dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

A data 25 de novembro é marcada por duas importantes celebrações para as mulheres da Bahia: o Dia da Baiana de Acarajé e o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Com intuito de celebrar as duas datas, a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM) realizarão hoje (25), a partir das 9h, na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, uma ação alusiva à campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

No local, será realizada a missa das Baianas e haverá distribuição de material informativo sobre o Feminismo Negro, Novembro Negro e 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, marcará presença na ação, que faz parte da campanha, que teve início no último dia 20 de novembro...

Odacy solicita retorno das capacitações do programa Chapéu de Palha Mulher na região de Petrolina

A retomada da capacitação para mulheres na fruticultura do Sertão do São Francisco por meio do Programa Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada, foi cobrada pelo deputado estadual Odacy Amorim (PT-PE), na reunião plenária desta terça (22). O parlamentar tinha recebido a Rede de Mulheres da Fruticultura Irrigada na sexta, 18, em seu gabinete em Petrolina, formada por entidades que ministram cursos e formação no programa. 

As representantes solicitaram apoio do parlamentar nessa demanda que esse ano não chegou para o sertão, apenas para o agreste e zona da mata, conforme informam durante o encontro com Odacy. Elas cobraram o tratamento igual para o sertão; O Programa Chapéu de Palha Mulher – Fruticultura Irrigada, é coordenado pela Secretaria da Mulher, mas está suspenso, segundo o parlamentar. Por meio da iniciativa, as trabalhadoras rurais recebem formação profissional e têm acesso a políticas públicas voltadas diretamente para elas, por isso a Rede de Mulheres da Fruticultura do Vale foi procurar Odacy para cobrar a volta dessas iniciativas para a região de Petrolina...

1ª CAMINHADA E CORRIDA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER É SUCESSO EM JUAZEIRO

Neste domingo (20), na Orla Nova de Juazeiro, ocorreu a 1ª edição da Caminhada e Corrida contra a Violência à Mulher que contou com o apoio do Juá Garden Shopping, Clube de Cabos e Soldados, AJUPM, Prefeitura Municipal de Juazeiro e empresários da região.

Promovido pelo Comando do Policiamento Regional Norte (CPRN ) através da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP), o evento contou com a participação de policiais militares e público em geral, todos engajados em chamar a atenção para um problema sério que assola o país, as violências física e psicológica cometidas contra a mulher...

Bahia fortalece campanha "Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres"

O mês de novembro é marcado, no calendário temático das Celebrações das Lutas das Mulheres, pelos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, um momento de mobilização global pela prevenção e eliminação da violência contra mulheres.

Desde o ano passado, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) iniciou a programação global "Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres" (OrangeurWorld), campanha realizada no Brasil e em outros 70 países, que tem como objetivo estimular a utilização da cor laranja em roupas, monumentos, prédios e iluminações.

A cor laranja remete a solidariedade às mulheres e meninas vítimas de violência e a energia necessária para que superem as situações violentas e recebam apoio em sua trajetória libertadora...

Instituto Avon promove ações da campanha nacional pelo fim da violência contra a mulher na Bahia

Desde 25 de novembro de 1986, durante os meses de novembro e dezembro, a ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres por meio da sua campanha mundial "16 dias de ativismo", sempre com início no dia 25, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

Mas, no Brasil, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades começam antes, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e marcam o início dos 21 dias de atividades. Para marcar o período, o Instituto Avon, organização ligada a uma empresa privada que mais investe em ações pelo enfrentamento à violência contra a mulher, apoiará mais de 100 ações em todo o Brasil para promover o engajamento de mais pessoas em favor da causa...

Bahia avança no enfrentamento à violência contra mulheres de comunidades rurais

O projeto “Unidades Móveis” faz parte do Programa Mulher, Viver sem Violência, lançado em 2013, através de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), e integra as ações de implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

No primeiro semestre de 2016, durante os meses de janeiro a março, foi realizada uma série de planejamentos, reuniões e capacitações do projeto, que teve sua ação de campo realizada nos meses de abril, maio e junho. Foram percorridos 18 municípios de 06 Territórios de Identidade. Nesta etapa, foram sensibilizadas 1.697 mulheres, das quais 192 receberam atendimentos. Também foram capacitados 447 agentes da Rede de Atenção à Mulher dos municípios visitados...

Serviço Social e Psicologia do HDM/IMIP participam de reunião sobre enfrentamento à Violência contra Mulher

Na última semana foi realizada uma reunião entre assistentes sociais e psicólogos do Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), com profissionais da Secretaria Estadual da Mulher do Estado de Pernambuco (PE). Na ocasião, as palestrantes, Rejane Neiva e Jaciara Campos, abordaram estratégias de atendimento à mulher vítima de violência doméstica, serviços existentes, rede de apoio e informações sobre os tipos de violação de direitos contra o público feminino. No encontro houve trocas de experiências sobre os casos atendidos no HDM e realidade vivenciada pela Secretaria Estadual da Mulher à frente da coordenação da política pública de enfrentamento a violência contra mulher.

Segundo o Assistente social, Tiago Fernando, o encontro foi bastante produtivo e contribuiu positivamente para enriquecer o conhecimento da equipe sobre a política pública de garantia de direitos a mulher vítima de violência. “A Lei 11.340 de 07 de agosto de 2006 que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra mulher é um instrumento fundamental para resguardar toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão contra o público feminino”, pontuou o profissional. O Hospital Dom Malan é referência em saúde no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, e bem como responsável pelo oferecimento do serviço de aborto legal “interrupção da gravidez decorrente de estupro...

Mulher de Eduardo Cunha será interrogada por Sérgio Moro na quinta-feira

A jornalista Cláudia Cruz, mulher do ex-deputado Eduardo Cunha, será interrogada pelo juiz federal Sérgio Moro na próxima quinta-feira (16). Ela responde a uma ação penal pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, sendo acusada de ser beneficiária de contas secretas na Suíça atribuídas ao seu marido. Na audiência, Cláudia Cruz poderá ficar em silêncio e optar por não responder às perguntas do juiz e do representante do Ministério Público. A denúncia contra a jornalista está vinculada ao processo contra Cunha, que também será julgado por Moro. Ele é acusado de receber propina em contratos da Petrobras para exploração de petróleo em Benin e lavar os valores por meio de contas bancárias na Suíça. O ex-deputado federal está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 19 de outubro. ..