Foram encontrados 16434 registros para a palavra: Irã

"Eu não estou absolutamente preocupado com nada", afirma o ex-prefeito Joseph Bandeira em entrevista ao programa Geraldo José

Na semana passada o ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira, atualmente filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), foi condenado em duas ações penais propostas pelo Ministério Público Federal (MPF). Em cada processo, o réu foi condenado a três meses de detenção, perda de cargo público ou inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública. A decisão foi tomada pela juíza federal da Subseção de Juazeiro Andréa Marcia Almeida.

O ex-prefeito firmou com a União Federal, por intermédio Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, dois convênios para implantar em Juazeiro o "Projeto Sentinela" do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente contra a Prostituição Infantil. Para a execução do projeto, foram destinados recursos federais nos valores de R$ 117 mil e R$ 78 mil não tendo o ex-gestor prestado contas da aplicação da verba. Em Tomada de Contas Especial do TCU, o ex-prefeito não apresentou defesa nem devolveu aos cofres públicos os valores cuja prestação de contas foi sonegada...

Irmão de Ivete é retirado de voo pela PF após confusão com passageiro

 
Policiais federais tiveram que ser acionados na manhã desta terça-feira (26), depois que o empresário baiano, Jesus Sangalo, irmão da cantora Ivete Sangalo, se envolveu em uma confusão durante um voo.
 
De acordo com um leitor do Bocão News que presenciou a situação, ele teria se desentendido com outro passageiro. Após trocarem agressões verbais, os policiais foram chamados e retiram o empresário do voo. A situação deixou passageiros revoltados por que sofreram com atraso do voo.
..

Governador visita Riachão de Jacuípe nesta terça-feira

O governador Rui Costa estará, a partir das 13h desta terça-feira (26), no município de Riachão do Jacuípe, onde visitará as áreas atingidas pela chuva. O Governo do Estado vem monitorando os municípios e prestando atendimento às áreas mais afetadas, desde os primeiros relatos de problemas causados pelas fortes chuvas.
 
Nesta segunda (25), o governador participou de reunião com secretários e representantes de órgãos envolvidos na assistência à população, para fazer um balanço das ações adotadas para atender os municípios que mais têm sofrido com as chuvas. ..

ProUni divulga nesta segunda (25) lista de pré-selecionados na primeira chamada

Os candidatos a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) poderão conferir hoje (25) a lista dos pré-selecionados na primeira chamada. O resultado estará na página do programa na internet. De hoje até o dia 1° de fevereiro os pré-selecionados deverão comparecer às instituições de ensino e comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. Nesta primeira edição de 2016, o programa ofertou 203.602 bolsas para 30.931 cursos.

É responsabilidade do estudante verificar nas unidades de educação superior os horários e o local onde deve comparecer para a comprovação de informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações resultarão na reprovação do candidato. Entre as informações exigidas estão documento de identificação, comprovantes de residência, de rendimento dos estudantes e de integrantes do grupo familiar e comprovantes de ensino médio...

Terceira noite do Carnaval de Juazeiro 2016 se destacou com Axé e pagode no circuito

A terceira noite de festa, 23, do Carnaval de Juazeiro 2016 foi uma reverência aos artistas que são referências na festa momesca na Bahia. Bell Marques, ex-Chiclete com Banana, Armandinho Macedo e Luiz Caldas deram o tom da alegria com antigos sucessos. Outro fato que chamou a atenção foi um verdadeiro arrastão promovido pela banda Psirico, todos tocando sem cordas, representando a verdadeira festa democrática.

No fim da tarde, Bell Marques começou a tocar e logo uma multidão saudosista dos anos 80. O show ganhou destaque na sua rede social na internet(facebook). “Que show foi este Juazeiro? Obrigado pelo carinho”, disse Bell. Em seguida, Blocos e trios “subiam” a avenida Adolfo Viana. As batucadas (Escolas de Samba) relembraram os antigos carnavais de Juazeiro, em contraste com os “paredões” e a turma mais jovem do Bloco Pinico, animado pelo cantor Xexeu. O Afoxé Filhos de Zaze rememorou as origens africanas, com mensagens de paz e respeito. E assim foi o cortejo de agremiações carnavalescas...

RIACHO DO BOQUEIRÃO TRANSBORDA DEPOIS DE 12 ANOS

O radialista Josinaldo Rodrigues em contato com o Blog na manhã deste domingo (24), informou que passou hoje cedo na BA-210 nas proximidades do Riacho do Boqueirão que transbordou na madrugada depois de 12 anos. As águas invadiram as casas, destruíram plantações e mataram vários animais. “Os moradores dizem que duas barragens quebraram e só o Senhor Raimundo perdeu nove vacas” citou Josinaldo.

As fotos que compreendem a força das águas e a inundação no Boqueirão são de autoria de Josinaldo Rodrigues e Melque Machado do grupo do whatsapp Cotidiano Maniçoba Brasil...

A FEIRA LIVRE DO NORDESTE COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR

A canção “A feira de Caruaru”, composta por Onildo Almeida e interpretada pelo imortal Rei do Baião, além de ser um clássico da música popular brasileira, é também uma bela e justa homenagem a uma das mais autênticas manifestações da cultura do Nordeste: a feira livre. Tomando como referência a Caruaru dos grandes são joões e do Mestre Vitalino, a moda em destaque mostra o quão é rica e diversa a feira livre do Nordeste.

A feira é, por excelência, o lugar da diversidade. Nela se vende, se compra, se troca. Em cima de esteiras, de caixotes, ou expostos em pequenas bancas cobertas de lona, são ali oferecidos os mais diferentes gêneros e produtos, desde alimentos, vestuários, até utensílios de cozinha e ferramentas de trabalho; a feira possui sua culinária, seu modo de vestir, sua linguagem; na feira se come, se bebe, se embriaga, se cai, se levanta; na feira se canta, se dança, se contam histórias, se rememoram fatos; na feira se celebra o encontro, o ajuntamento, a roda de amigos em torno da boa “cana; na feira, arranjam-se namoros, encontram-se amantes, terminam-se casamentos; a feira é celebração, é acontecimento, é festa (a própria etimologia já o indica: “dia de festa”); é a quebra da rotina e da “mesmice” que marcam o cotidiano. 

A feira é também lugar de comunicação. Por ali circulam de boca em boca informações a respeito de quase tudo: a chuva que caiu alhures; a vaca do amigo que deu boa cria; a comadre fulana que partiu dessa pra melhor; a filha do sicrano que fugiu com um marmanjo há pouco chegado de São Paulo; a mulher que chifrou o marido com o filho do vizinho; a guerra que estourou longe dali; o deputado que roubou lá pras bandas da capital; o prefeito que fraudou as urnas a fim de ganhar a eleição; o padre que deu em cima da catequista da paróquia. 

É na feira que os artesãos expõem seus produtos e os artistas populares mostram a força do seu talento. Quando eu era adolescente, não me cansava de parar para ouvir os cantadores de ABC, poetas populares que percorriam as feiras do Nordeste comercializando seus folhetos de cordel. Aliás, veio daí minha paixão por esse gênero de poesia. Sempre admirei as feiras livres, em especial a de Monte Santo, meu torrão de origem. Achava bonito o desfilar dos caminhões paus-de-arara, que dos quatro cantos chegavam apinhados de pessoas a conduzirem suas mercadorias. Encantava-me com os vendedores de pomadas e cascas de pau, a divertirem o público com seus ousados ventríloquos, que falavam e contavam piadas como se fossem gente. Adorava os bolos, manuês e arroz doce servidos quentinhos, ainda fumaçando. Para mim, a feira era sempre uma festa, sendo rara a semana que não a frequentava. Chegava de manhã, no começo, e saía à tardinha, já no final. 

A feira quebra barreira, estreita laços, estabelece convivência. Ali cada um é tratado pelo nome (Zé, Maria, João, Zefinha), como se fora um ambiente familiar. Ao freguês, é facultado experimentar o produto, sem que isso gere qualquer compromisso. Sem a rigidez das leis do Mercado, os preços ali são flexíveis e estão sempre sujeitos à pechincha do consumidor. Dependendo da lábia e do choro do comprador, uma dúzia deixa de ser doze para ser quinze unidades. O lucro é importante, mas “agradar” o freguês torna-se mais importante ainda.

Muitas cidades operam o tempo todo quase que em função da feira, dela recebendo todas as influências possíveis. O intercâmbio com pessoas de outras procedências, algo inevitável, acaba sempre acrescentando elementos novos à vida local. Aliás, a troca de experiências entre pessoas e grupos diferentes será sempre um traço marcante quando o assunto for feira livre. Assim surgiram e se desenvolveram muitas das feiras do Nordeste – região historicamente cortada por peregrinos, mercadores e viajantes. É sabido que antigos pousos de tropeiros transformaram-se em feiras livres e, estas por sua vez, deram origem a muitos dos atuais centros populacionais. Outros grupos sociais também tiveram participação na construção desse patrimônio da cultura brasileira. Dentre eles, há de se mencionar negros, índios, retirantes, beatos, cangaceiros, adivinhos, feiticeiros, poetas, prostitutas, mendigos, cachaceiros... cada um emprestando sua concepção acerca do mundo, das coisas e das pessoas.

Importante fator de geração de renda, o que já é bastante significativo, haja vista as condições sociais e econômicas da maioria das cidades nordestinas, a feira representa também a ocupação do espaço urbano como lugar de encontro. No momento em que os modernos meios de comunicação, caso das redes sociais, ou a adoção de determinadas medidas de segurança, tendem a afastar as pessoas do convívio social, a rua é reclamada como espaço de socialização, de confraternização e de troca de experiências. E a feira livre desempenha esse papel.

A feira livre resistiu a todas as transformações por que passou o mundo ao longo dos séculos, chegando aos nossos dias com toda a força simbólica que lhe é característica – não obstante o advento dos novos expedientes comerciais, a exemplo dos quilométricos hipermercados e das agilíssimas compras virtuais. Como sabiamente salientou alguém, “a feira livre é como uma filha rebelde da modernidade que insiste em desafiá-la”.

É necessário, porém, que haja uma sólida política de preservação da feira livre. Há de se empreender amplo trabalho de conscientização da sociedade acerca do papel da feira enquanto expressão das culturas locais, não permitindo que novos modelos desfigurem seu formato original. Formato que vai desde o dia e horário do evento, até a espontaneidade com que os feirantes expõem seus produtos, não tendo de se submeterem aos “padronismos” das modernas formas de comércio. 

José Gonçalves do Nascimento

Poeta e cronista..

Nota de Solidariedade e reafirmação ao ex-Deputado Joseph Bandeira

O Partido Democrático Trabalhista - PDT, Diretório Partidário da Cidade de Juazeiro-BA, vem a público repudiar as contínuas perseguições ao ex Deputado Federal Joseph Bandeira (PDT), líder político e honroso cidadão filiado a nosso Partido, com a divulgação de notícias infundadas que vem sendo veiculadas, justamente em tempos de iminência de pleito eleitoral na nossa região.

Claramente se nota que essas perseguições são um “recado” daqueles que temem a sua possível candidatura e tentam desenfreadamente macular irresponsavelmente a trajetória brilhante e ilibada de uma das maiores representações política da nossa região, quiçá do Estado da Bahia, o ex Deputado Joseph Bandeira...

Pirapora (MG) registra índices de mais de 200 milímetros de chuva e Rio São Francisco recebe água em abundancia

De acordo com dados do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) de 16 a 20 de Janeiro, o acumulado de chuvas em Pirapora, às margens do Rio São Francisco, foi de 202 milímetros, entre domingo e quarta-feira. As previsões ainda indicam que até domingo, dia 24, devem ser registrados índices de mais de 100 milímetros no município.

O Rio São Francisco vem recebendo um considerável volume de água, já que em todas as cidades da região os índices pluviométricos apontam números similares ao de Pirapora. De acordo com informações as águas que elevaram consideravelmente o nível em Pirapora deve demorara inda alguns dias para chegar ao lago de Sobradinho...

Mudanças no Carnaval de Juazeiro; Mirage e famosa dupla sertaneja entram na programação

Mudanças no carnaval de Juazeiro. A prefeitura confirmou hoje a apresentação da Dupla Matheus & Kauan na avenida na noite de sábado. Além desta novidade, está a apresentação da banda Mirage que vinha sendo cobrada pelo público. A banda se apresentará no domingo, dia 24, no trio elétrico. 

Não pára por aí, o palco da Rua da 28 que até o momento só seria realizado na noite de ontem e hoje, agora irá acontecer também no domingo com o espetáculo dos Gatos Multicores, atração infantil de salvador. Não foram divulgadas mais atrações...

Prefeitura e forças de segurança fazem avaliação da primeira noite do Carnaval de Juazeiro

Na manhã desta sexta-feira, 22, o governo municipal se reuniu com as policiais  Militar, Civil e Rodoviária Federal, Guarda Municipal e agentes de Trânsito para uma avaliação da primeira noite de carnaval em Juazeiro. O comandante da Policia Militar, Coronel Alfredo Nascimento, explicou que essa reunião é para alinhar junto com a Coordenação do evento e demais órgãos de seguranças os ajustes que precisam ser feito a cada dia de festividade. “Tivemos no circuito nesta quinta-feira 70 patrulhas, com mais de trezentos policiais que fizeram a segurança dos foliões. Tudo correu bem e vamos trabalhar para que continuemos assim até o ultimo dia de carnaval“, concluiu.

A PM fez 338 abordagens, com nove pessoas conduzidas à Delegacia e outros atendimentos no Posto Comando de Serviço. Já os atendimentos prestados pela Policia Civil, sob o comando da delegada Licelma Gomes Bonfim, os números também foram razoáveis para a primeira noite de carnaval. “Nós tivemos oito furtos simples, três flagrantes de furtos, uma provocação de tumulto, uma resistência e apenas duas vias de fatos, além de uma perda de documentos”, informou a delegada...

SOS PIRANGA II

Um morador que pediu para não ser identificado, enviou o seguinte apelo ao Poder Público Municipal:

Os moradores do bairro Piranga II em Juazeiro-Bahia, estão sofrendo grandes transtornos, por causa das chuvas. Sempre que chove, os moradores do bairro ficam sem poder se locomover por causa dos esgotos estourados, avenidas esburacadas...

Chuva enche reservatórios e anima sertanejos


Barragem em Juremal transborda


Rio do Ouro em Jacobina transbordou e invadiu ruas centrais

As informações e registros dos leitores apontam para chuvas torrenciais em diversas cidades baianas e mineiras, com destaque para as cidades que margeiam o rio São Francisco ou estão às margens dos seus afluentes...

Garota Marília será sepultada ás 10 horas desta Sexta-Feira, em Juazeiro

Está previsto para as 10 horas desta manhã de sexta-feira, 22, o sepultamento da garotinha Marília Ferraz Medrado, de apenas 7 anos de idade, que veio a óbito ontem em Recife, vitima de um linfoma.

O corpo da garota chegou ontem à noite no aeroporto de Petrolina e foi deslocado para o SAF, em Juazeiro, onde está sendo velada...

Bloco Afoxé Filhos de Zaze sairá neste sábado de carnaval no Circuito Ivete Sangalo

O Bloco Afoxé Filhos de Zaze, oriundo de um terreiro de candomblé do bairro Quidé, também será atração do Carnaval de Juazeiro 2016. O bloco percorrerá o Circuito Ivete Sangalo no sábado (23).

Instrumentos de percussão e canções afros irão animar os foliões. O abadá foi produzido em Juazeiro por integrantes do grupo e simboliza as cores do Orixá Xangô...

Kannário carregou multidão atrás de seu trio elétrico fechando a primeira noite de carnaval

A primeira noite do carnaval de Juazeiro teve de tudo. Chuva, apagão e claro, uma multidão de fãs do Igor Kannário atrás de seu trio no bloco Batata. O príncipe do Guetto como é apelidado, passou agitando na avenida Adolfo Vianna cantando seus sucessos.

..

Imprevisto: primeira noite de carnaval com apagão e chuva

A primeira noite do carnaval de Juazeiro começou com chuva e um apagão que durou cerca de uma hora. Informações dão conta que o apagão foi ocasionado por um incidente com um dos trios elétricos, que derrubou fios da rede da coelba. Praticamente todo circuito carnavalesco ficou às escuras, mas o publico aguardou pacientemente o retorno, que aconteceu por volta das 23:40h.

O trio do Bloco lavagem da orla, que teria causado o incidente, desfilou com a avenida completamente às escuras, mas até o momento não houve informação de qualquer ato de violencia no circuito carnavalesco. Na rua da 28, com gerador, a Banda Semivelhos garantiu o som e atraiu grande número de foliões.

Na avenida Adolfo Viana, onde acontece a maior concentração de foliões, o publico aguarda ansioso a presença do trio do Bloco Batata que traz Igor Kannário como atração. Confira os registros fotográficos dos principais momentos deste primeiro dia de carnaval:..

AME do Centro de Petrolina será inaugurada nesta sexta-feira (22)

A Secretaria de Saúde de Petrolina inaugura nesta sexta-feira (22), às 19h, a 13ª unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, no Centro de Petrolina. A unidade, que homenageia Amália Granja de Alencar, vai atender 14.261 pessoas nos bairros Centro, Vila Mocó e Km-2.

Com duas equipes de saúde da família para atender a comunidade, a AME conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, recepcionistas, auxiliares de serviços e agentes comunitários de saúde. "É uma satisfação oportunizar aos petrolinenses ambientes adequados, amplos, com qualidade e comodidade para atendê-los em suas necessidades e, acima de tudo, uma equipe completa e preparada", disse a secretária de Saúde, Lucia Giesta...

JUAZEIRO JÁ RESPIRA CARNAVAL

Num início de noite chuvoso em frente ao Paço Municipal, nesta quinta-feira (21) aconteceu a solenidade de entrega da chave da cidade ao Rei Momo, que estava acompanhado da Rainha e das Princesas do Carnaval de Juazeiro 2016. Com a Orquestra Sapupara tocando clássicos de marchinhas carnavalescas, o Prefeito Isaac comandou a cerimônia. Apesar da chuva, muita gente prestigiou o evento, em especial os amigos e parentes do quarteto que vai comandar a folia até o próximo domingo...

Um Bandeira em meio aos leões

Não é segredo para ninguém que o ex-prefeito Joseph Bandeira é uma liderança nata, expressiva e que tem a simpatia de milhares de eleitores de Juazeiro e, por isso, há tempos, sofre com a perseguição de agentes políticos que não sabem jogar de forma decente a política. Não podemos esquecer que em 2012, graças a uma ação do grupo do atual prefeito – os leões -, tiraram Joseph da eleição, e em 2014 tentaram minar a sua eleição de deputado. Uma verdadeira covardia com o povo de juazeiro e com a democracia.

Agora, mais uma vez, de forma vil, tentam ressuscitar fantasmas do passado para barrar a sua pretensão em ser apreciado pelo povo que já o conduziu por duas vezes ao Paço Municipal e uma vez ao Congresso Nacional. Não podemos deixar! A possível atuação do grupo ligado ao prefeito nos bastidores é nociva e só prejudica o futuro de nossa cidade...