Foram encontrados 2637 registros para a palavra: ESCOLA

Cohab VI ganhará primeira escola de educação infantil para atender mais de 450 alunos

No mês de aniversário dos 124 anos de Petrolina, o bairro Cohab VI conquista um importante equipamento público de ensino. Nesta quarta-feira (18), a partir das 9h30, o prefeito Miguel Coelho entregará  a primeira escola de educação infantil para a comunidade. Com capacidade para mais de 450 alunos e seis salas, a unidade vai contemplar crianças dos bairros: Cohab VI, Jardim Guararapes, Jardim Guanabara, Rio Corrente, Park Massangano, Colinas do Rio, Condomínio São Rafael, Vale das Mangueiras e Vale dos Coqueiros.

Com a entrega da sede própria da Escola Municipal Ariano Suassuna, localizada na Rua das Acerolas, S/N, a prefeitura atenderá uma antiga reivindicação da comunidade. É que a escola de origem, criada em 2015, para atender a 806 alunos, distribuídos em três prédios alugados, sem adequada infraestrutura, agora, funcionará em um espaço amplo, aconchegante, propício ao convívio social e pedagógico, onde os estudantes possam se sentir confortáveis e consigam atuar como protagonistas de um lugar que lhes pertence...

Miguel inaugura escola com capacidade para 450 alunos na Cohab VI

Antes abrigadas num anexo de uma escola, crianças da COHAB VI e bairros vizinhos terão agora um prédio exclusivo para aprender matemática, português e outras disciplinas. Na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito Miguel Coelho inaugurou uma nova escola na comunidade. A unidade vai funcionar em dois turnos, beneficiando mais de 450 estudantes.

O prédio construído conta com seis salas de aula, banheiros, sala de professores, secretaria, pátio coberto, estacionamento, cozinha e estruturas para acessibilidade. A sede representa uma melhoria no ensino e convívio pedagógico das crianças que antes ficavam em um dos anexos da Escola Ariano Suassuna. Além da Cohab VI, a escola atende crianças do Jardim Guararapes, Jardim Guanabara, Rio Corrente, Park Massangano, Colinas do Rio, Condomínio São Rafael, Vale das Mangueiras e Vale dos Coqueiros...

Delegação baiana pronta para a Etapa Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude

Tudo pronto para o embarque da delegação baiana – com cerca de 170 pessoas, entre alunos, técnicos e dirigentes –, que vai disputar em Natal (RN), entre os dias 21 e 24 de setembro, a etapa Regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete, nas faixas-etárias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos.

Antes do embarque, agendado para a noite de sexta (20), alunos, pais e professores participarão de um encontro, no auditório do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, a partir das 14h30. Na oportunidade, serão passadas orientações técnicas a toda a delegação, como questões relacionadas à competição, funcionamento da hospedagem e dos voos de ida e volta, dentre outras regras que precisam ser seguidas por todos.  ..

Secretaria de Educação e Juventude promove ‘Encontro do Programa Busca Ativa Escolar’ em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) realizou na última sexta-feira (13), o Encontro do Programa Busca Ativa Escolar, que é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a evasão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e os municípios.

De acordo com a gerente de Programas da SEDUC, Débora Coelho, no início deste ano foi montado um Comitê Intersetorial e os encontros de formação foram acontecendo com os técnicos verificadores e agentes comunitários, responsáveis pelo trabalho. “A rede municipal de ensino de Juazeiro já realiza esse trabalho desde 2014, através do Projeto Educação Nota 10. O Busca Ativa Escolar vem para fortalecer essas ações, contribuindo com dados que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam ainda mais para a inclusão escolar”, explicou...

MEC repassa verba para alfabetização, mas depois diz para escolas não usarem

Em tempos de restrições orçamentárias, o Ministério da Educação enviou a municípios de todo o país uma aguardada verba de R$ 149,6 milhões para ações de alfabetização. Dias depois, porém, as escolas tiveram uma surpresa: a pasta pediu que elas não usassem o dinheiro.

O valor era destinado ao programa Mais Alfabetização, criado no governo Michel Temer (MDB) para apoiar ações nas escolas para ensinar as crianças a ler e escrever.

A verba poderia ser usada para o pagamento de auxílio transporte e alimentação para assistentes de alfabetização e para bancar outras despesas de serviços e materiais de consumo.



Escolas do estado de São Paulo relatam que começaram a receber os depósitos no dia 20 de agosto. No dia 6 de setembro, porém, o MEC enviou um ofício a secretários e diretores de todo o país, com o assunto "URGENTE - Programa Mais Alfabetização - PMALFA. Recursos 2019".

O documento citava "discrepâncias nos valores repassados" e dizia: "orientamos a todas as escolas participantes do Programa que NÃO executem os recursos recebidos". Na quarta-feira (11), a orientação foi reiterada em novo ofício...

JUAZEIRO: ÔNIBUS DO TRANSPORTE ESCOLAR ATOLA EM AVENIDA DO BAIRRO ITABERABA; VEJA O VÍDEO

Um ônibus que faz o transporte escolar atolou na Avenida São Francisco, bairro Itaberaba, na tarde desta sexta-feira (13) carregado de crianças. Um morador que gravou o vídeo destacou que a avenida está cheia de buracos por conta de uma ação do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental).

“Todos os dias os canos estouram aqui e os moradores têm que improvisar o acesso às suas residências porque o SAAE não conclui a obra. Eles não botam uma sinalização se quer. Esta é a avenida do descaso, avenida da lama, dos esgotos. Por pouco o ônibus não vira carregado de crianças” revelou o popular...

Experiências de Escolas famílias Agrícolas são demonstradas durante I Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância 

Tendo o Clima e Água como tema gerador, experiências pedagógicas desenvolvidas por 12 Escolas Famílias Agrícolas da Bahia foram apresentadas no primeiro dia (11) da I Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância, que acontece em Salvador, BA, até o dia 13 deste mês. As exposições fizeram parte do Painel "Educação e Comunicação para a Convivência com o Semiárido, tendo o Clima e água como tema gerador na Pedagogia da Alternância", reunindo mais de 300 conferencistas do Brasil, Portugal, Uruguai, Espanha e Argentina, que são membros da Associação Internacional de Movimentos Familiares Rurais (AIMFR).

Biblioteca, tenda do conhecimento, banco virtual de dados, tecnologias sociais estavam entre as experiências desenvolvidas pelas Escolas e que foram apresentadas ao longo do dia 11. "Os  temas eram tradados de forma superficial. A partir da discussão com os estudantes foi possível demonstrar o potencial que eles tem a oferecer", uma oportunidade de aprofundar sobre a temática da água e do clima, afirmou a monitora da Efa de Brotas de Macaúba, Adeane Campos Araújo. Ela diz ainda que "percebemos que temos muito a avançar neste âmbito. A gente abriu o caminho para que haja uma discussão mais aprofundada sobre esse tema", concluiu...

Alunos de 60 escolas da rede municipal concorrem a 6ª edição do Lápis na Mão em Juazeiro

Com quase 10 mil produções entre redações, poesias e desenhos, alunos de 60 escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro concorrem a 6ª edição do concurso ‘Lápis na Mão’, realizado pela TV São Francisco, em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, SAAE e outras instituições.

O projeto visa contribuir para o desenvolvimento da educação e cidadania, além de envolver alunos, professores e gestores de escolas públicas e privadas da educação infantil e ensino fundamental, abordando temas que evidenciam a valorização do meio ambiente, despertando a conscientização de preservação...

Secretaria de Educação e Juventude fortalece os Conselhos Escolares em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) tem intensificado a realização de ações para fortalecer os Conselhos Escolares da sede e interior em Juazeiro. Com a realização do Fórum de Conselhos Escolares a secretaria já conseguiu reunir as comunidades escolares nos distritos de Maniçoba, Abóbora, Itamotinga e na zona urbana do município. A gerente de Programas da SEDUC, Débora Coelho, explicou que os Conselhos são compostos por representantes das comunidades escolar e local, que têm como atribuição deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas, financeiras, no âmbito da escola.

“O Fórum é um ambiente que permite compartilhar experiências, evidenciando necessidades e soluções para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas, uma importante estratégia para o planejamento integrado. Vamos reunir os conselhos ainda  este mês em Carnaíba, Massaroca e Juremal, além de Junco/Salitre, Pinhões e Mandacaru”, ressaltou Débora. Atualmente o município de Juazeiro tem 137 Conselhos Escolares, com 816 conselheiros, sendo escolas do Ensino Fundamental e de Educação Infantil – EMEIS da rede municipal de ensino...

Secretária de Educação e Juventude de Juazeiro visita Escola CSU no Castelo Branco

A secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves, acompanhada da equipe de engenharia, visitou nesta quarta-feira (11) a Escola Municipal Centro Social Urbano Américo Tanuri, localizada no bairro Castelo Branco, em Juazeiro.

Além de receber o carinho dos alunos, professores e da gestora Marília, o engenheiro avaliou as inalações elétrica do prédio, para fazer os ajustes necessários e iniciar a climatização das salas de aula. "Estamos trabalhando muito para oferecer cada vez mais conforto aos nossos alunos da rede. Já colocamos arescondicionados em 108 unidades escolares, das 134 existentes ", afirmou a secretária Lucinete. A escola CSU atende atualmente a mais de 370 alunos do 1º a 5º anos do ensino fundamental...

Prefeito visita escola de Tempo Integral Rural São José em Itamotinga

Nesta terça-feira (10), o prefeito Paulo Bomfim, acompanhado pela secretária de Educação e Juventude - SEDUC, Lucinete Alves, do chefe de gabinete, Arlindo Aragão e pelo vereador Hélio Coelho visitou a Escola de Tempo Integral Rural São José, em Itamotinga.

“Fomos recebidos com uma calorosa recepção pela gestora Ana Carine Coelho, por sua equipe e pelas crianças. A visita me deixou ainda mais feliz ao constatar o quanto a unidade é bem cuidada, além da atenção diária da equipe da Seduc, toda a comunidade escolar está plenamente envolvida no processo de valorização do espaço de aprendizagem e lazer dos 217 alunos da Educação Infantil ao 5° ano do ensino fundamental atendidos”, evidenciou Paulo Bomfim. ..

Câmera de segurança flagra momento de acidente envolvendo van de transporte escolar e uma ambulância do Samu

Um acidente no início da tarde desta segunda-feira (9) chamou a atenção para os riscos de quem percorre a Avenida Sete de Setembro em Petrolina.  Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma van escolar se envolveram em um acidente de trânsito. O acidente aconteceu em um dos retornos da Avenida 7 de Setembro, próximo à entrada do bairro Vila Eulália...

Escola de Juazeiro - BA recebe doação para criação de horta comunitária

Cerca de 390 alunos da escola municipal Prefeito Aprígio Duarte, no bairro Residencial Juazeiro 1,2 e 3, em Juazeiro -BA, tiveram uma grata surpresa  nesta sexta-feira (6). Em meio ao anúncio do início dos trabalhos para implantação de uma horta comunitária, a criançada vibrou com a chegada dos equipamentos que vão permitir o cultivo de hortaliças, legumes e ervas medicinais nas  dependências do educandário. 

A ação, que mobilizou os estudantes da Educação Infantil e Fundamental I, com idades entre 3 e 9 anos, faz parte do projeto 'Horta na Escola', desenvolvido pela Agrovale que pretende implantar mais três unidades em Juazeiro e Petrolina - PE até o final deste ano. Para a diretora da escola, Mariana de Castro, a doação dos equipamentos e composto orgânico  chega na hora certa e será um benefício social para alunos e seus familiares...

Alba: projeto de lei pretende tornar obrigatório acompanhamento de nutricionistas em escolas particulares no estado

Proposta do deputado Rosemberg já tramita na Casa de Leis

Na semana que se comemora o Dia do Nutricionista (31 de agosto), um novo Projeto de Lei (nº23492/2019), de autoria do deputado Rosemberg Pinto (PT), passa a tramitar na Assembleia Legislativa da Bahia e visa garantir a obrigatoriedade no acompanhamento do profissional nas escolas privadas de educação infantil, regular e integral, no âmbito do estado. A exigência tem respaldo na Lei 13666/2018, que exige a inclusão da educação alimentar e nutricional no ensino básico das escolas. Na rede pública, o profissional já é legalmente habilitado para supervisionar, coordenar e controlar a execução de programas de alimentação escolar, geridos por governos e municípios...

Projeto 'Eu preciso sonhar' será implantado em outras escolas da rede municipal em Juazeiro

Com o objetivo de implantar o Projeto 'Eu preciso sonhar: Uma escola que perpassa a função de ensinar' em outras unidades escolares da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC, iniciou o projeto na escola Dinorah Albernaz e a de Tempo Integral Paulo VI. Há dois anos o projeto, vem incentivando os alunos do 9º ano, com idade entre 14 a 16 anos, da Escola Municipal Terezinha Ferreira, localizada no bairro Tabuleiro, em Juazeiro.

"Quero parabenizar e agradecer ao professor Elionaldo pela idealização deste projeto que desperta as potencialidades profissionais dos alunos. Ele é merecedor do Prêmio, que destaca professores do país inteiro de escolas públicas da educação básica e evidencia práticas pedagógicas exitosas, e também do Prêmio Parlim, da nossa rede. Com os resultados positivos desse trabalho na escola Terezinha, a proposta agora é desenvolver o projeto em várias escolas da rede municipal. Precisamos levar o que tem de melhor para contribuir com a aprendizagem e a vida dos nossos alunos. Esse é o foco da gestão Paulo Bomfim para continuarmos com uma educação nota 10", finalizou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves...

Secretarias estaduais da Educação e da Saúde realizam nas escolas ações de prevenção ao suicídio

No mês dedicado ao "Setembro Amarelo" – campanha que visa a conscientização sobre a prevenção ao suicídio –, as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB) realizarão nas escolas da rede estadual uma grande campanha sobre a temática. A programação será iniciada nesta terça-feira (3), às 14h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com a palestra "O império das imagens, a era digital e a saída suicida". A atividade envolverá a participação dos professores e estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, que participam do projeto Grupo de Amigos Motivadores (GAM), cujo objetivo é prestar apoio socioemocional aos colegas que sofrem de problemas a exemplo da depressão.
 
Além de palestras presenciais nas escolas ministradas por psicólogos e assistentes sociais, serão veiculadas palestras virtuais com diversos temas e que poderão ser acessadas por professores das redes estadual e municipais de educação, além de profissionais da atenção básica da área da Saúde e população em geral.  O link das web palestras estará disponível, a partir de terça (3), nos portais das duas secretarias (www.educacao.ba.gov.br e www.saude.ba.gov.br).

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, falou da importância da campanha. "A Secretaria da Educação está potencializando estas ações nas unidades escolares como uma forma de mobilizar, prevenir e enfrentar o tema, pois esta é uma questão de saúde pública delicada e da maior gravidade, mas que temos a responsabilidade de enfrentar e, por isso, a SEC e a SESAB estão mais uma vez juntas em uma ação de prevenção. Nosso compromisso com o 'Setembro Amarelo' é desmistificar e trazer a importância de se falar sobre o tema como medida de prevenção. Assim, podemos dar início a essa batalha pela vida", destacou.
 
Para a coordenadora do Programa Saúde do Professor da SEC, Elisabete Dias Assunção, é essencial que todos acessem as web palestras para terem conhecimentos sobre os temas a serem abordados. "Os conteúdos buscam conscientizar sobre os sintomas e fatores de risco, além de desconstruir mitos e enfatizar a importância do gerenciamento do autocuidado", afirmou.
 
Suicídio: estigma e enigma social..

Casa Nova: Escolhas de miss e mister movimentam Escola Julia Borges

Uma iniciativa da professora de Educação Física Andrea Passos, com o apoio da direção da Escola Júlia Borges, movimentou de forma inusitada o alunado: Batalha da Dança e a escolha de miss e mister. A principal escolhida, Miss Júlia Borges 2019, coube a Deydy Gabriele. 12 anos, estuda no 7 ano A e se destaca por ser uma aluna dedicada com o sonho de se tornar juíza. Expansiva e comunicativa, diz que este é um sonho que cultiva “desde pequena” e tem como regra: “Insista, persista e nunca desista"

Seu companheiro, o Mister Júlia Borges é Thallysson Henrique Ribeiro da Silva. 15 anos, se define como “amigo, inteligente e com bastante caráter vindo de berço”; seu maior sonho é ser professor de português. Thallysson tem como lema:  “Deus no comando sempre”. Teve também Miss e Mister Popularidade. Cauê Amorim tem 13 anos estuda no 6º ano A, foi eleito pôr ter mais curtidas no Instagram como Mister Popularidade Júlia Borges 2019...

MOTORISTAS DO TRANSPORTE ESCOLAR DE JUAZEIRO (BA) AMEAÇAM PARAR ATIVIDADES SEGUNDA (02). SEDUC DIZ QUE ESTÁ EM DIA COM OS MOTORISTAS REGULARIZADOS

Pais de alunos do interior de Juazeiro (BA) estão seriamente preocupados com a informação que está circulando nas redes sociais de que os motoristas do transporte escolar que conduzem os estudantes da zona rural vão paralisar as atividades na próxima segunda-feira, dia 02 de setembro.

Segundo uma nota da comissão que representa os transportadores escolares de Juazeiro-BA a paralisação da categoria ocorrerá por falta de pagamento do mês de julho/2019 e sem data de previsão para quitar o débito...

Governo de Curaçá inaugura as novas instalações da Escola Municipal Santa Rita na comunidade de Rompedor

Na noite da última quinta-feira, 29/08, o Governo Municipal de Curaçá, através da Secretaria de Educação, inaugurou as novas instalações da Escola Municipal Santa Rita na comunidade de Rompedor. Fundada em 1997 para atender os alunos daquela região, a escola necessitava de uma restruturação completa, e agora, concluída, o novo espaço conta com 10 cômodos, sendo quatro salas de aula, dois banheiros, biblioteca, sala de professores, secretaria, cantina e um pátio central para a realização de diversas atividades escolares.

A realização da obra contou com o apoio da senhora Maria José, que fez a doação do terreno. Para o Secretário de Educação Daniel Torres, o momento é de celebrar mais uma grande conquista para a educação de Curaçá. "É uma nova realidade. Hoje a comunidade de Rompedor recebe uma escola totalmente transformada para atender alunos e professores", pontuou Daniel...

Encontro com o Novo Mais Educação reuniu centenas de alunos do programa em oito escolas municipais em Juazeiro

Durante todo o mês de agosto, a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC realizou o ‘Encontro com o Novo Mais Educação’ em oito escolas da rede municipal de ensino, que são beneficiadas pelo Programa. As unidades escolares se transformam em um programa de auditório, com apresentações de dança, capoeira, judô, teatro, jogos educativos e recreação, além de entrevistas com os profissionais que fazem parte do Programa Novo Mais Educação e que desenvolvem as atividades extras no contraturno das aulas regulares. Esta semana o evento aconteceu nas escolas São Francisco, Bom Jesus, Eliseu Santos em Itamotinga, na Manoel Nunes no Junco e na Mandacaru, bairro Jardim Primavera.

“No início de agosto realizamos o primeiro Encontro na escola Haydée Fonseca, depois na 25 de Julho, no Paulo VI, Guiomar Lustosa e Manoel de Souza. Os eventos têm sido muito positivos com apresentações artísticas lindas, depoimentos dos pais, professores, articuladores.  Observamos também o quanto os alunos têm melhorado o desempenho em Português e Matemática, além do comportamento e concentração com as atividades esportivas e de artes. A nossa proposta é realizar toda semana o Encontro em uma ou mais escolas, dentro das 21 unidades beneficiadas pelo programa na sede e interior do município”, ressaltou o coordenador...