Foram encontrados 207 registros para a palavra: medicina

Telemedicina: UPA 24h de Petrolina já utiliza este recurso

Bastante comentada esta semana na imprensa, a telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Tudo feito de forma digital, dando apoio à medicina tradicional. O recurso é utilizado em todo o mundo, de forma segura e legalizada. No Brasil está de acordo com a legislação e as normas médicas. Na Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h) é utilizada para otimizar a realização do Eletrocardiograma (ECG) com laudo.

"O eletrocardiograma é muito solicitado no nosso serviço de urgência e emergência, pois ele é capaz de diagnosticar possíveis arritmias cardíacas e outras cardiopatias. No nosso caso, a telemedicina otimiza o tempo de resposta, já que os exames são enviados digitalmente para uma empresa de Salvador/BA, que os devolve com o laudo em poucos minutos", esclarece a coordenadora geral, Grazziela Franklin...

Conselho Federal de Medicina publica resolução que regulamenta atendimento online

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6), a Resolução nº 2.227/2018, que regulamenta a prática de telemedicina. A medida entra em vigor em maio deste ano.

De acordo com o texto, a telemedicina é definida como "o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde". Para o atendimento à distância, os dados e imagens dos pacientes devem trafegar na internet com infraestrutura, gerenciamento de riscos e uma série de requisitos obrigatórios estabelecidos pelo CFM.

A tecnologia deve ser utilizada apenas em casos necessários e justificados, como para pacientes em áreas geograficamente remotas, "desde que existam as condições físicas e técnicas recomendadas e profissional de saúde". Uma das premissas obrigatórias é a relação médico-paciente presencial anterior ao atendimento online...

Assentamento em Santa Maria da Boa Vista recebe horta medicinal orgânica

Resgatar o uso correto e o cultivo das plantas medicinais. Este é um dos objetivos dos projetos de Extensão desenvolvidos pelo campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE que promoveram a instalação de uma horta medicinal orgânica no Assentamento Boqueirão, localizado no município de Santa Maria da Boa Vista (PE). Objetivo do projeto, além da geração de renda, é resgatar o cultivo e uso das plantas medicinais.

A horta recebeu mudas de espécies como tomilho, menta, hortelã, citronela, erva-cidreira, malvão, malva santa, manjericão, falso boldo e alecrim de vaqueiro. Foi feito ainda a distribuição e plantio de plantas arbóreas da caatinga com potencialidade medicinal: aroeira, baraúna, mulungu, caatingueira e craibeira...

Mesmo com estudo técnico, Anvisa não libera cultivo medicinal da maconha

Mesmo um ano e dois meses após ter concluído um estudo técnico, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não liberou a importação de sementes para o cultivo medicinal da maconha. Para se ter ideia da morosidade, o México iniciou esse processo depois da equipe brasileira e já definiu o trâmite para a compra e o semeio da planta. Aqui, estudos técnicos estão prontos desde outubro de 2017. A regulamentação garantiria a associações e familiares de pacientes maior facilidade para o uso terapêutico. O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria são contra.

O uso medicinal da maconha tem crescido no mundo, criando alternativas de tratamento para doenças como câncer cerebral, esquizofrenia, esclerose múltipla, hidrocefalia, epilepsia e convulsões. No Brasil, mais de 80 mil unidades de produtos à base da planta foram importados desde janeiro de 2015, quando a Anvisa liberou o uso médico-hospitalar de canabidiol. Quase 3 mil brasileiros conseguiram a licença para a compra neste período...

Roda de conversa sobre medicina e uso de medicamentos acontece nesta sexta (14) no Campus Paulo Afonso

A Liga Acadêmica de Produção de Cuidados e Sensibilidades (LAPCS), vinculada ao Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Paulo Afonso (BA), realiza, nesta sexta (14), uma roda temática. O evento acontecerá das 8h30 às 11h, no auditório 1 do Campus da Univasf, em Paulo Afonso e abordará o tema: “Medicação: conceito, alcances, limites e papel da medicina”. Não é preciso fazer inscrição prévia.

A roda de conversa terá a participação da professora do Colegiado de Medicina de Paulo Afonso (CMED-PAV) Cely Costa, que falará sobre o tema. Em seguida, as pessoas presentes participarão do debate com comentários, perguntas e impressões sobre a temática abordada. O assunto faz parte de uma série de discussões que compõem os encontros da LAPCS, que visam dialogar com estudantes e profissionais da área da saúde sobre o conceito, alcances, limites e o papel da medicina no processo de medicalização...

Prefeitura de Petrolina inicia trâmites para criação de faculdade de Medicina

Petrolina deve contar com a primeira faculdade municipal de Medicina de Pernambuco até 2020. O primeiro passo para isso será dado na próxima semana, quando o projeto pedagógico do curso será entregue no Conselho Estadual de Educação. Os detalhes de todo o processo foram discutidos, nesta quarta-feira (12), entre o prefeito Miguel Coelho e Antonio Habib, presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), autarquia que abrigará o novo curso.

A proposta da nova entidade de ensino é oferecer entre 50 e 60 vagas numa turma anual. Todos esses estudantes terão formação com um perfil voltado para o atendimento na saúde básica para serem absorvidos, inclusive, na rede municipal. De acordo com o prefeito, a Prefeitura pretende também criar um programa para utilizar os estudantes e profissionais nos postos de saúde do município...

Estudantes de medicina da Univasf antecipam colação de grau para concorrerem a vagas no Mais Médicos

Estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, pediram a antecipação da colação de grau para concorrerem a uma vaga no programa Mais Médicos, do Governo Federal. Ao todo, dezoito alunos pediram a antecipação da cerimônia, que estava marcada para o dia 20 de dezembro, mas foi antecipada para o dia 22 de novembro.

A antecipação da colação de grau é permitida pela Univasf, desde que os alunos preencham alguns requisitos previstos pela instituição. Somente após a colação é possível solicitar o registro no Conselho Regional de Medicina, uma das exigências para a inscrição no edital do programa Mais Médicos...

Senado avança em proposta que libera uso medicinal da maconha

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (28), um substitutivo da senadora Marta Suplicy (sem partido – SP) ao Projeto de Lei do Senado 514/2017 que libera o uso medicinal da maconha. Antes de vigorar, a matéria tem longo caminho pela frente, já que precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, pelo plenário do Senado. Caso vencidas as etapas com sucesso, o texto será enviado para a Câmara dos Deputados.

A proposta relatada pela senadora Marta Suplicy (sem partido-SP) descriminaliza o semeio, o cultivo e a colheita de Cannabis sativa para uso terapêutico pessoal em quantidade não maior que a suficiente ao tratamento segundo a prescrição médica. O substitutivo  também altera a Lei de Antidrogas (Lei 11.343, de 2006) e passa a liberar o acesso à Cannabis para associações de pacientes ou familiares de pacientes criadas especificamente com esta finalidade...

Conselho Regional de Medicina confirma que aumento procura por registro profissional

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) confirmou hoje (28) à Agência Brasil o aumento da procura por registro profissional após a abertura do edital para contratação para o programa Mais Médicos. De 22 a 27 de novembro, 893 recém-formados procuraram o órgão para a emissão do registro do CRM (Conselho Regional de Medicina).

Diante da demanda, o Cremesp montou uma força-tarefa para priorizar o registro de médicos recém-formados. O atendimento prioritário do Cremesp funciona na sede do órgão, em São Paulo, e nas 26 delegacias regionais...

UPAE, HDM e IMIP recebem Prêmio Excelência em Medicina

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, o Hospital Dom Malan e o IMIP Gestão foram agraciados, na noite da última sexta-feira (23), com o Prêmio Excelência em Medicina promovido pelo Blog Vinícius de Santana.

Os segmentos da medicina que praticam saúde pública na cidade foram homenageados com diplomas e troféus. "Na noite de abertura do evento convidamos os principais representantes do setor público, pois não poderíamos deixar de fazer essa homenagem àqueles que fazem a diferença na assistência e gestão do SUS em Petrolina", ponderou o blogueiro na ocasião. ..

Francisca Zuza, 68 anos e o cultivo de plantas medicinais em Petrolina

Semear, regar e colher. Aos 68 anos estes são os principais verbos da vida de Francisca Zuza dos Santos. Nascida no Crato, Ceará, devota de Padre Cícero do Juazeiro do Norte, a agricultora diz que há 26 anos trabalho na Horta de Plantas Mediciais em Petrolina, no bairro Areia Branca. 

Além de valorizar a alimentação saudável e beneficiar o meio ambiente, a atividade, de acordo, com dona Francisca torna a vida mais prazerosa. Ela revela que muitos dizem que "o trabalho valoriza o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais, assim como as detentoras desses saberes, por meio da construção coletiva de conhecimentos sobre o manejo agroecológico."..

Filha de ex-vereador de Pilão Arcado, estudante de medicina morre após ser picada por formiga

Uma jovem de 24 anos morreu após passar mal depois de ter sido picada por uma formiga na casa onde morava, em Salvador. A vítima, Michelle Teixeira do Valle, é filha do ex-vereador da cidade de Pilão Arcado, na região norte do estado, Márcio Ribeiro do Vale, e estudava medicina na capital baiana.

Segundo informações do Hospital da Bahia, onde a vítima foi atendida, Michelle chegou à unidade em estado extremamente grave na segunda -feira (22) , às 14h, conduzida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)...

Medicina personalizada com foco no estilo de vida, é o tema de uma palestra que será ministrada em Juazeiro

Bastante requisitado em todo o Brasil, pelo trabalho que realiza no campo da medicina, o médico Érico Carvalho, abriu um espaço na sua concorrida agenda pra ministrar uma palestra em Juazeiro, no dia 03 de Outubro, com o tema: Medicina personalizada com foco no estilo de vida.

O modelo de medicina preconizado pelo Dr. Érico “é o que preconizo e aplico em mim e nos meus familiares, de forma que falarei não somente de algo que a Ciência comprovadamente confirma, mas daquilo que de fato experimentamos, dia após dia, apontando assim para a mais absoluta coerência”, disse ao Blog. ..

Estudantes de Medicina da Univasf criam projeto para estimular o uso de plantas medicinais no bairro Alto da Boa Vista, em Petrolina (PE)

Estudantes do 1º período de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) criaram um projeto, intitulado Jardim Suspenso, que disponibilizará plantas medicinais para os moradores do bairro Alto da Boa Vista, em Petrolina (PE). O projeto foi realizado por seis estudantes da disciplina Saúde e Comunidade e foi desenvolvido junto aos moradores do bairro e agentes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dra. Sinhá. O evento de lançamento e inauguração da horta será aberto ao público e irá acontecer nesta quinta-feira (13) na UBS, que fica localizada na rua 26 do bairro.

O projeto foi organizado como trabalho de conclusão da disciplina pelos alunos Alécio Farias, Dyonatan Oliveira, Eliene Cerqueira, Lucas Bulhões e Thiago Barreto sob a orientação do professor Aristóteles Cardona Júnior e da preceptora Suzete Moura Bonfim. O objetivo é que os moradores do bairro possam pegar mudas e replantar em suas casas. Durante o lançamento, serão explicados os usos medicinais de cada planta e como realizar o plantio em casa. Será apresentado também um cartaz com o nome de cada planta, a indicação de uso e a forma de preparo, que servirá de guia para a comunidade...

Projeto estimula uso de plantas medicinais em Petrolina

No próximo dia 13/09, quinta-feira, às 10h, será lançado um projeto que visa estimular o uso de plantio e uso de plantas medicinais na Unidade Básica de Saúde Dra Sinhá, no Alto da Boa Vista. O Projeto recebeu o nome de Jardim Suspenso e foi elaborado a partir de um projeto de intervenção de um grupo de estudantes de Medicina da UNIVASF através da disciplina chamada Saúde e Comunidade que está presente no 1º período do currículo médico.

A disciplina é coordenada pelo professor Aristóteles Cardona Júnior. "Na realidade, procuramos fazer nesta disciplina que os estudantes tenham contato com a realidade da rede de saúde de Petrolina já no início do curso. E a melhor forma para isso, ao meu ver, é que tenham contato direto com as necessidades e busquem construir ações que tenham a ver com o SUS. Alem deste tema, sempre sao abordados temas como prevenção de doenças e acidentes e sobre o próprio funcionamento das unidades de Saúde", explica o professor...

Horta em posto de saúde de Petrolina incentiva e orienta uso de plantas e ervas medicinais

Os residentes de Medicina da Família e Comunidade da unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) Dr. Manoel Possídio, em Petrolina, iniciaram um projeto importante para a prevenção de doenças e promoção à saúde: a construção de uma horta medicinal na área externa do local.

Em parceria com alunos do IF Sertão, serão plantadas espécies voltadas a utilização com fins terapêuticos, proporcionando o uso racional e correto das plantas medicinais na atenção primária à saúde. Paralelo à horta, a unidade de saúde contará com oficinas e grupos de discussão sobre o uso de cada planta, ensinando a produção de chás, tinturas e outros derivados.   ..

Inscrições abertas para transferência externa para medicina, segundo semestre da Estácio

A Faculdade Estácio de Juazeiro torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas para cadastro de reserva do processo seletivo de transferência externa para o curso de medicina com previsão para o segundo semestre de 2018. Poderão se inscrever no Processo Seletivo de transferência para o Curso de Medicina da Estácio de Juazeiro, candidatos regularmente matriculados em Cursos de Medicina, de outras instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras. O número de vagas está condicionado a cancelamentos de matrículas, a serem apuradas ao término do período de renovação de 2018.2. 

As inscrições serão feitas pessoalmente até às 20h do dia 03 de agosto de 2018, na sede da Estácio Juazeiro, localizada na Rodovia BR 407, s/n, lotes 69 a 100, KM 13, Distrito Industrial.  A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de inscrição no prazo informado no edital. As provas serão realizadas no dia 15 de agosto de 2018, das 9h às 12h (Horário de Brasília)...

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina amplia formação de especialistas nas áreas de enfermagem e medicina

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina segue firme no seu propósito de garantir a assistência materno-infantil, o Ensino e Pesquisa e a formação de novos especialistas nas áreas de Enfermagem e Medicina a cada ano. São profissionais que ao término do curso optam por realizar uma pós-graduação e através de uma prova de seleção realizada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco são eleitos para os programas de Residência Médica e de Enfermagem do HDM, que vem se consolidando com uma referência no Nordeste.

A última especialista de enfermagem formada em Saúde da Criança, Camila Silva Caxias de Souza, realizou a defesa do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no final do mês de junho, e o seu estudo levantou dados que servirão para melhorar ainda mais a assistência à saúde prestada pelo HDM...

Alex Tanuri participa de cerimônia que autoriza Curso de Medicina em Juazeiro

“Juazeiro definitivamente se consagra como polo estudantil superior” – registrou o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, na solenidade de credenciamento e autorização do curso de medicina no município, lembrando dos milhares de alunos da UNIVASF e de outras dez faculdades instaladas na cidade.

“Há um importante registro a ser feito: o trabalho contínuo dos ex-prefeitos presentes à esta solenidade e o esforço final do prefeito Paulo Bonfim para que esta iniciativa se tornasse realidade” – lembra Alex, registrando as presenças do ex-prefeito Jorge Khoury, Rivadávio Spínola e Isaac Carvalho – “Isaac e Paulo Bonfim concretizaram o sonho, mas, cada um, com as condições que tinha, se esforçou para que chegássemos a este ponto”...

Prefeito Paulo Bomfim participa de cerimônia que autoriza Curso de Medicina em Juazeiro

Na manhã desta terça-feira, 27, o Prefeito Paulo Bomfim acompanhado do secretariado da Prefeitura de Juazeiro participou da cerimônia de credenciamento e autorização do curso de medicina através da Faculdade Estácio em Juazeiro.  O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho que descerrou a placa junto ao corpo técnico da Faculdade e autoridades políticas locais.

A concretização através dessa inauguração marca em Juazeiro o início de mais avanços na educação e saúde local, uma vez que trará para os jovens locais, de cidades vizinhas e demais localidades do Brasil um atrativo educacional em um dos cursos mais concorridos do País. Um dos pré requisitos para a aprovação do curso de medicina em Juazeiro foi a avaliação dos serviços de saúde no município onde os representantes do MEC estiveram pela última vez em fevereiro avaliando para que pudesse ser aprovado...