Estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, pediram a antecipação da colação de grau para concorrerem a uma vaga no programa Mais Médicos, do Governo Federal. Ao todo, dezoito alunos pediram a antecipação da cerimônia, que estava marcada para o dia 20 de dezembro, mas foi antecipada para o dia 22 de novembro.
A antecipação da colação de grau é permitida pela Univasf, desde que os alunos preencham alguns requisitos previstos pela instituição. Somente após a colação é possível solicitar o registro no Conselho Regional de Medicina, uma das exigências para a inscrição no edital do programa Mais Médicos.
Recém-formado em medicina, Lucas Figueiredo Amaral viu no Mais Médicos uma oportunidade para ganhar experiência profissional. Após antecipar a colação e pedir o registro no Conselho Regional de Medicina, ele fez a inscrição para trabalhar em Campo Alegre de Lourdes, município do Norte da Bahia, que fica a 330 km de Petrolina.
“Para a gente que está se formando agora, a experiência na atenção primaria é muito válida. Levar a saúde para essas pessoas que às vezes não tem médico ali próximo. Onde vou trabalhar, por exemplo, é na zona rural, então são pessoas realmente que têm pouco acesso à saúde”, destacou.
Após a saída dos médicos cubanos do Brasil, unidades básicas de saúde de todo o país ficaram sem assistência médica. Para suprir a demanda, foram abertas, em caráter emergencial, mais de 8 mil vagas no Mais Médicos, destinadas a profissionais com registro no Brasil. As inscrições para o programa seguem até o dia 07 de dezembro e podem ser feitas através do site do Governo Federal.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.