Foram encontrados 24956 registros para a palavra: Pará

IV Seminário de Educação Patrimonial discute alternativas para o ambiente escolar

 Numa parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), a 12ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, promovida pela Secretaria de Cultura e Fundarpe, realizou o IV Seminário de Educação Patrimonial - que este ano teve como tema "Práticas Educativas e Patrimônio Imaterial: saberes e diálogos". A conferência de abertura foi feita pelo professor Hugo Menezes Neto (UFPE), na presença de 70 professores da rede pública, com a proposta de levantar questões sobre como abordar a educação patrimonial em sala de aula. Clique aqui e confira as fotos da cobertura.

"O Seminário de Educação Patrimonial é a culminância de todo um trabalho que a Unidade de Educação Patrimonial da Fundarpe faz ao longo do ano. A ideia é estimular os professores para que esse trabalho não seja algo pontual, mas contínuo", explica Amanda Paraíso, coordenadora de Educação Patrimonial da  Fundarpe...

CDHD de Petrolina planeja atividades para os próximos dias 

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara (CDHC) de Vereadores de Petrolina não para de planejar ações inerentes a todas as pessoas, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outro status. Essa Comissão permanente, composta pelos membros titulares, os vereadores Gilmar Santos, Paulo Valgueiro e Osinaldo Souza, tem a função de avaliar e investigar denúncias de violações de direitos humanos; discutir e votar propostas legislativas relativas à sua área temática; fiscalizar e acompanhar a execução de programas governamentais do setor; colaborar com entidades não-governamentais; além de cuidar dos assuntos referentes às minorias étnicas e sociais, e de proteção populares em Petrolina.

Na reunião desta última quarta-feira (14), os membros discutiram e revisaram a agenda da Comissão, fizeram encaminhamento das demandas e planejaram novas demandas...

Bahia recebe doses de vacina tríplice viral para prevenir sarampo, caxumba e rubéola

Mais de 16 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, foram enviadas pelo Ministério da Saúde para todo o país. Desse total, 6,5 milhões foram destinadas aos municípios paulistas, pois o estado concentra quase 100% dos casos de sarampo registrados nos últimos 90 dias, segundo dados do órgão.

Foram 1.220 ocorrências em São Paulo, quatro no Rio de Janeiro, uma na Bahia e uma no Paraná. O coeficiente de incidência da doença foi de 0,58 por 100 mil habitantes. As vacinas enviadas atendem à imunização de rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação e às situações de surto de sarampo. Rio Janeiro, Bahia e Paraná receberam, juntos, 8,2 milhões de doses. ..

Inscrições para representante discente do Conselho de Curadores (Concur) da Univasf encerram nesta sexta-feira (16)

Terminam nesta sexta-feira (16) as inscrições para a seleção de representante discente do Conselho de Curadores (Concur) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Serão escolhidos um representante titular e um suplente, podendo participar estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da Instituição. O Conselho de Curadores é o órgão deliberativo e consultivo responsável pela fiscalização econômico-financeira da Universidade.

Os interessados devem se inscrever presencialmente na Coordenação de Apoio aos Conselhos Superiores, localizada na Avenida José de Sá Maniçoba, no 2º andar do prédio da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE); ou através do e-mail: [email protected].

Os requisitos necessários para a seleção são: não possuir parentesco com reitor, vice-reitor e pró-reitores e não ser aluno concluinte. A escolha dos discentes vai acontecer em uma reunião pré-agendada para o dia 23 de agosto. O mandato será de um ano, podendo haver readmissão uma única vez...

LDJ confirma a abertura do Campeonato Juazeirense para 1º de setembro

Está confirmado para dia 1º de Setembro o início do Campeonato Juazeirense deste ano depois de reunião realizada entre os clubes filiados e o presidente da Liga Desportiva Juazeirense (LDJ), Celso Almeida Leal. O clássico de abertura reúne o atual campeão Clube Social Barro Vermelho contra o Colonial, do Distrito de Maniçoba às 9h, no Estádio Adauto Moraes.

Apoiado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, por intermédio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, o campeonato municipal integra o calendário oficial, e este ano completa 100 anos desde que a prática foi oficializada na cidade. Dez dos 11 clubes filiados à LDJ confirmaram suas inscrições e se habilitaram a disputar o campeonato, exceto o Toca do Juá, que cumpre suspensão administrativa...

Câmara aprova projeto que endurece punição para abuso de autoridade

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o texto-base do projeto que endurece as punições por abuso de autoridade de agentes públicos, incluindo juízes, promotores e policiais.Ainda é preciso votar os destaques, ou seja, mudanças pontuais em artigos do texto. Ele já foi votado no Senado e estava parado na Câmara desde 2017. Por isso, caso não haja nenhuma mudança, seguirá direto para sanção presidencial.

De acordo com o projeto, são considerados passíveis de sanção por abuso de autoridade membros dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, membros do Ministério Público, membros de tribunais ou conselhos de contas, servidores públicos e militares ou pessoas a eles equiparadas.

Entre as mudanças estão a proibição de decretação de prisão provisória em "manifesta desconformidade com as hipóteses legais" e também a decretação de condução coercitiva sem que antes haja intimação para comparecimento ao juiz. A pena é de um a quatro anos de detenção.


O texto também prevê que a autoridade possa ser punida com seis a dois anos de detenção, além de multa, caso deixe de se identificar ou se identifique falsamente para o preso no ato de seu encarceramento. Fica modificada ainda a lei de 1996 que regula as interceptações telefônicas. Hoje, ela diz que é crime realizar esse tipo de atividade sem autorização judicial, com pena de dois a quatro anos. Agora, os deputados acrescentaram parágrafo para incluir na tipificação a autoridade judicial que pedir a quebra de sigilo ou interceptação "com objetivo não autorizado em lei".

Se manifestaram contra a proposta deputados do PSL, Novo, Podemos e Cidadania. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu o projeto. "Nós entendemos que esse texto atinge de forma democrática todos aqueles que revestidos de cargo público possam cometer abuso de autoridade", disse aos parlamentares no plenário.

O projeto foi votado de maneira simbólica. Alguns deputados pediram que fosse votado nominalmente, mas o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que não havia número suficiente para a verificação. Na Casa, uma das principais polêmicas se deu em torno da presença de artigos que afetam policiais militares.

O texto diz que fica proibido submeter o preso ao uso de algemas ou de outros meios de restrição de movimentos nos casos em que não haja resistência à prisão, ameaça de fuga ou risco à integridade física do próprio preso. A pena é dobrada se o preso for menor de 18 anos ou se a presa estiver grávida.

"Ao aprovar este projeto estamos inviabilizando o trabalho do policial", afirmou o deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG). "O único agente do Estado que está nas ruas é o policial militar. Estamos criando aqui a possibilidade de demissão do policial pelo uso de algemas", afirmou.

O deputado, de um partido da oposição, fez no plenário um apelo ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) para que vetasse os itens referentes a policiais. Outro artigo estabelece pena de um a quatro anos para quem deixar presos do mesmo sexo confinados juntos. Um caso emblemático aconteceu em 2007, quando uma adolescente ficou 26 dias presa na mesma cela que 30 homens no interior do Pará -ela foi violentada pelos presos. A juíza responsável pelo caso, Clarice Maria de Andrade, foi afastada da magistratura por dois anos.

Membros de partidos do centrão e da oposição defenderam que o texto serve para limitar o uso de prerrogativas do cargo para prejudicar indevidamente outra pessoa. "Nós vamos limitar, colocar no lugar aquelas pessoas que não respondem processos nenhum pelos seus erros", afirmou o deputado Euclydes Pettersen (PSC-MG).

O projeto que foi votado nesta quarta-feira é o relatado no Senado pelo senador Roberto Requião (MDB-PR). Neste ano, o Senado aprovou outra mudança nas regras, relatada por Rodrigo Pacheco (MDB-MG). No entanto, segundo o presidente Rodrigo Maia, líderes na Câmara reclamaram que o texto tratava apenas de juízes e promotores. "Ia parecer alguma revanche de alguém contra um outro Poder e não é isso que nós queremos, queremos uma lei para se alguém extrapolar", afirmou.

Ainda assim, categorias ligadas ao Judiciário protestaram contra a votação. Em nota, o presidente da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), Vitor Hugo Azevedo, afirmou que há pontos polêmicos que "representam riscos à atuação austera do MP".

"A exemplo de previsão de crimes que tratam de condutas que são meras irregularidades administrativas; figuras criminosas imprecisas e permeadas de subjetividade, além de penas desproporcionais", diz a nota.

O QUE PREVÊ O PROJETO

Detenção de um a quatro anos e multa:

- Autoridade que decretar medida de privação da liberdade em desconformidade com as hipóteses legais;

- Quem decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado manifestamente descabida ou sem prévia intimação de comparecimento ao juízo;

- Quem executar a captura, prisão ou busca e apreensão de pessoa que não esteja em situação de flagrante delito ou sem ordem escrita de autoridade judiciária, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei, ou de condenado ou internado fugitivo;

- Quem prossegue com o interrogatório de pessoa que tenha decidido exercer o direito ao silêncio;

- Quem impedir ou retardar, injustificadamente, o envio de pleito de preso à autoridade judiciária competente para a apreciação da legalidade de sua prisão ou das circunstâncias de sua custódia;

- Manter presos de ambos os sexos na mesma cela ou espaço de confinamento. Incorre na mesma pena quem mantém, na mesma cela, criança ou adolescente na companhia de maior de idade ou em ambiente inadequado, observado o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente;

- Quem invadir ou adentrar, clandestina ou astuciosamente, ou à revelia da vontade do ocupante, imóvel alheio ou suas dependências, ou nele permanecer nas mesmas condições, sem determinação judicial ou fora das condições estabelecidas em lei;

- Quem obtiver prova, em procedimento de investigação ou fiscalização, por meio manifestamente ilícito;

- Quem divulgar gravação ou trecho de gravação sem relação com a prova que se pretenda produzir, expondo a intimidade ou a vida privada ou ferindo a honra ou a imagem do investigado ou acusado;

- Quem der início ou proceder à persecução penal, civil ou administrativa sem justa causa fundamentada ou contra quem sabe inocente.

Detenção de seis meses a dois anos e multa:

- Quem deixar injustificadamente de comunicar prisão em flagrante à autoridade judiciária no prazo legal;

- Quem deixa de comunicar, imediatamente, a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontra à sua família ou à pessoa por ela indicada;

- Quem prolonga a execução de pena privativa de liberdade, de prisão temporária, de prisão preventiva, de medida de segurança ou de internação, deixando, sem motivo justo e excepcionalíssimo, de executar o alvará de soltura imediatamente após recebido ou de promover a soltura do preso quando esgotado o prazo judicial ou legal;

- Quem fotografar ou filmar, permitir que fotografem ou filmem, divulgar ou publicar fotografia ou filmagem de preso, internado, investigado, indiciado ou vítima, sem seu consentimento ou com autorização obtida mediante constrangimento ilegal, com o intuito de expor a pessoa a vexame ou execração pública. Não haverá crime se o intuito da fotografia ou filmagem for o de produzir prova em investigação criminal ou processo penal ou o de documentar as condições de estabelecimento penal;

- Deixar de identificar-se ou identificar-se falsamente ao preso quando de sua captura ou quando deva fazê-lo durante sua detenção ou prisão;

- Quem submeter o preso, internado ou apreendido ao uso de algemas ou de qualquer outro objeto que lhe restrinja o movimento dos membros, quando manifestamente não houver resistência à prisão, internação ou apreensão, ameaça de fuga ou risco à integridade física do próprio preso, internado ou apreendido, da autoridade ou de terceiros;

- Impedir, sem justa causa, a entrevista pessoal e reservada do preso com seu advogado;

- Quem negar ao interessado, seu defensor ou advogado acesso aos autos de investigação preliminar, ao termo circunstanciado, ao inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa, assim como impedir a obtenção de cópias, ressalvado o acesso a peças relativas a diligências em curso, ou que indiquem a realização de diligências futuras, cujo sigilo seja imprescindível;

- Quem antecipar o responsável pelas investigações, por meio de comunicação, inclusive rede social, atribuição de culpa, antes de concluídas as apurações e formalizada a acusação.

Detenção de um a quatro anos e multa, sem prejuízo da pena cominada à violência:

- Quem constranger o preso ou o detento, mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência, a exibir-se ou ter seu corpo ou parte dele exibido à curiosidade pública; submeter-se a situação vexatória ou a constrangimento não autorizado em lei; produzir prova contra si mesmo ou contra terceiro.

Detenção de três meses a um ano e multa:

- Quem coibir, dificultar ou impedir, por qualquer meio, sem justa causa, a reunião, a associação ou o agrupamento pacífico de pessoas para fim legítimo.

Reclusão de 2 a 4 anos e multa:

- Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, promover escuta ambiental ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei...

Hospital Dom Malan apresenta estudo sobre SEPSE na gestação para Unifesp e mais 14 centros de assistência, ensino e pesquisa do país

A equipe do Hospital Dom Malan de Petrolina apresentou, agora em agosto, um estudo sobre SEPSE (forma grave de infecção) para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mais 14 centros de assistência, ensino e pesquisa do país. O momento aconteceu durante a reunião médico-científica do Grupo de Interesses Especiais (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina – da qual o HDM faz parte. Essa é a terceira vez que o Dom Malan contribui com uma produção local para o SIG de Obstetrícia Patológica.

Nesta oportunidade um caso clínico do HDM foi apresentado pela médica Jéssica Vasconcelos, residente do segundo ano de ginecologia e obstetrícia do Dom Malan, e o protocolo para acompanhamento da SEPSE materna foi abordado por Tarcísio Menezes, médico assistente da UTI materna do hospital. A reunião, realizada por meio de videoconferência, também contou com a contribuição da coordenadora da UTI Obstétrica do IMIP Recife, Leila Katz, que entrou com a parte das atualizações sobre o tema...

Miguel Coelho se reúne com presidente Bolsonaro para viabilizar obras e nova maternidade

Em passagem por Brasília nesta quarta-feira (14), o prefeito Miguel Coelho se encontrou com o presidente da República, Jair Bolsonaro. A reunião foi articulada pelo senador Fernando Bezerra e teve como pautas a liberação de recursos para obras de mobilidade e a autorização do Ministério da Saúde para o funcionamento de uma casa de partos municipal.

Segundo o prefeito, a conversa com o presidente sinalizou para o atendimento das duas demandas. A principal delas é a autorização do Governo Federal para o município operar uma casa de partos que já está em construção para desafogar a superlotação do Hospital Dom Malan. Sobre as obras de mobilidade, Miguel afirmou que o presidente concordou com a liberação de novos investimentos pelo programa Avançar...

No Rio de Janeiro, Keu Dantas se prepara para se apresentar em grande evento que divulga tradições nordestinas

Keu Dantas viajou no início desta semana para o Rio de Janeiro e se prepara para sequência de shows. O compositor e sanfoneiro da nossa região participará do SerTão em Niterói, evento que valoriza e divulga as tradições nordestinas entre os dias 17 e 18 de agosto: "Fiquei muito feliz com o convite em participar de um evento como este e com certeza vou mostrar minhas raízes e levar o que o nosso sertão tem de melhor" disse Keu. Além disso, Keu marcará presença em programas de TV e Rádios locais.

Recentemente, Keu Dantas lançou seu novo sucesso, intitulado "Amor Iôiô" que já é bastante escutada nas plataformas digitais, rádios e claro no Portal Zap, ouve aí o hit do artista. Clique aqui..

Bolsonaro visita perímetro irrigado do Piauí e diz que novo polo de fruticultura não criaria concorrência para Petrolina

“Não vamos concorrer com Petrolina, vamos sim ser parceiros. Vamos a exemplo de lá exportar ainda mais para a Europa. Com isso, vem desenvolvimento e emprego para o Piauí”. Esta foi a declaração  do presidente Jair Bolsonaro que foi recebido pelo prefeito de Parnaíba, Mão Santa (SDD), e ex-senador. Bolsonaro visitou, nesta quarta-feira, o Perímetro Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí, em Parnaíba, e reforçou os esforços do governo federal em concluir os canais de irrigação do projeto.

“A vocação de Parnaíba é a fruticultura. Nós estamos fazendo muitos esforços para a arranjar recursos para essa área. Queremos concluir os canais de irrigação para que possa trazer trabalho e desenvolvimento para vocês”, disse. Ao participar de cerimônia alusiva a um novo projeto de irrigação em Parnaíba (PI), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o estado do Piauí vai virar um Tigre Asiático com o fortalecimento da fruticultura e área vinícola da região. O chefe do Executivo brasileiro ainda disse que um novo polo de vinhos e exportação de frutas não criaria concorrência para Petrolina, no Sertão de Pernambuco...

ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA 15ª EDIÇÃO DA FESTA DO TAMARINDO EM CABOCLO

Para quem vai participar da  15ª Edição da Festa do Tamarindo em Caboclo, a 130 km de Petrolina, no próximo dia 31 de agosto e 01 de setembro, vai vivenciar além das delícias das iguarias da fruta entre outras maravilhas da gastronomia local, terá  a oportunidade  de desfrutar de um  local que emana paz e conviver com o carinho do povo daquele povoado que tão bem sabe receber os seus visitantes.

Caboclo com o seu casario de cores vibrantes é o cenário lindo e perfeito para descanso embaixo de seus tamarineiros centenários, onde até o tempo tem preguiça de passar. Lugar ideal para gente grande e gente pequena, onde todos se esbaldam na beleza e encanto que o lugar oferece.  Conversas e brincadeiras não têm hora para acabar e até para os inquietos, trilhas ao redor do povoado, com direito às belas paisagens é a programação ideal para gastar as energias. Para quem é adepto do esporte, uma ótima sugestão é pegar a trilha até o Mirante e relaxar depois da subida íngreme com um belo espetáculo á vista. Há outras trilhas possíveis. Uma delas leva até duas lagoas de águas magnesianas rodeadas de rochas muito belas...

Workshop de Design Thinking para o SUS acontecerá na Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Hospital Albert Einstein (SP), promoverá, entre os dias 16 e 20 de setembro, o “Workshop Design Thinking para o SUS: inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde”, que acontecerá no Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos que visem fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Há 36 vagas disponíveis e as inscrições estão abertas até o dia 16 de agosto.

Podem participar do Workshop professores e estudantes de qualquer área ou graduação, vinculados à Univasf, bem como profissionais da área de saúde ligados ao Hospital Universitário (HU-Univasf). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário disponível no site do evento. A ação faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e será realizada pela equipe do Hospital Albert Einstein, com o apoio da Univasf e do HU-Univasf. O programa também será realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de 26 a 30 de agosto...

Governo do Estado realiza capacitação para potencializar desenvolvimento rural na Bahia

Oitenta técnicos que atuam no projeto Bahia Produtiva passam por uma formação em alimentação e nutrição até a próxima sexta-feira (16), no município de Amélia Rodrigues. As atividades têm como principais temas o meio ambiente, agricultura, desenvolvimento humano, produtividade para o trabalho e renda e sustentabilidade em saúde.

"O objetivo é que os técnicos disseminem esses conhecimentos para mais de oito mil agricultores familiares, em 27 territórios de identidade da Bahia, desenvolvendo em conjunto com os produtores melhores formas de plantar, produzir e se desenvolver", explica Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executor do projeto. ..

LBV traz 24,3 mil quilos de alimentos para famílias que sofrem com a “seca verde” no semiárido baiano

A Legião da Boa Vontade (LBV) entregará 24  mil quilos de alimentos para moradores da região do Vale do São Francisco. O objetivo é amenizar a difícil situação vivida pelos moradores destas regiões devido à falta de colheita.

As entregas acontecerão nos dias:..

Catedral de Petrolina ganha iluminação especial para a festa da padroeira 

A Catedral Sagrado Coração de Jesus, cartão postal de Petrolina, ganhou reforço na iluminação. A prefeitura iluminou um dos principais pontos turísticos do município com mais 19 refletores. A ação faz parte da preparação do município para celebrar a festa da padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos, na próxima quinta-feira (15). 

Além do programa 'Mais Luz', o local ainda recebeu limpeza e reparos das equipes do 'Cidade Mais Limpa' que preparam o local para o novenário. As novas luminárias são lâmpadas metálicas de 400 Watts e integram de maneira permanente a iluminação, junto com as outras 12 que já existiam no local. ..

Sesau realiza mais um curso de capacitação em Primeiros Socorros para Agentes de Saúde em Juazeiro

A Secretaria Municipal de Saúde/SESAU e a Escola de Gestão Pública de Juazeiro/EGESP estão promovendo diversos cursos de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde/ACS de Juazeiro, a fim de aprimorar os serviços prestados pelos e promover a humanização no atendimento ao público. Na última sexta-feira (09) mais de 50 profissionais participaram da 3ª turma do Curso Básico de Primeiros Socorros para ACS, no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro/SEDUC.

O curso foi promovido pela SESAU em parceria com a Escola de Gestão de Pessoas/EGESP e a Escola Técnica de Enfermagem Valquíria Saturnino. “Nosso objetivo é melhorar o aperfeiçoamento profissional dos agentes de saúde e tivemos sucesso com as turmas anteriores. Essa iniciativa gera confiança nos agentes, refletindo na melhoria do atendimento à população”, disse a gerente de Educação Permanente da SESAU, Clenilda Ananias, uma das facilitadoras do curso...

6º BPM É CHAMADO PARA CONTER INVASÃO EM PONTO NOVO

Por volta das 10h de ontem, 12,  na cidade de Ponto Novo, a Secretaria do Meio Ambiente e a DEPOL, daquela cidade, solicitaram apoio da PMBA, para conter uma invasão ilegal de uma área de preservação ambiental. No local, no povoado de Mondica, foram encontradas três pessoas, com bolas de arames e piquetes furando o chão e cercando a área de Preservação Permanente. Na ocasião, todos foram conduzidos até a DEPOL e presos em flagrante por crime ambiental.

Com os invasores foram encontrados chibancas, furadores, enxada, e três motocicletas com documentação irregular, além de falta de documentação obrigatória. As motocicletas foram apreendidas e apresentadas no pelotão de Ponto Novo. ..

GRUPO DE COORDENADORES DE ATIVIDADES PARA PESSOA IDOSA REALIZA 1ª FESTIVAL 60+ EM PETROLINA E JUAZEIRO

O Grupo de Coordenadores de Atividades para Pessoa Idosa (GCAPI) realiza o 1º Festival 60+, no dia 17 de agosto, das 8h às 17h. A programação é gratuita e acontece simultaneamente nas cidades de Petrolina (PE), no Parque Municipal Josepha Coelho e no Campus centro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e em Juazeiro (BA), no Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

O Festival é direcionado a terceira idade e também ao público em geral. A programação é composta por atividades físicas, recreação, contação de histórias, jogos, oficinas e exposição literária além de serviços como aferição de pressão arterial e glicose, orientação nutricional e orientações sobre o câncer de mama e de próstata. São mais de 40 atividades e vão contar com cerca de 70 profissionais e monitores...

Com receio de marchas, Bolsonaro e Moro escalam Força Nacional para protestos de mulheres em Brasília

Com receio de marchas organizadas por mulheres, o governo Jair Bolsonaro voltou a autorizar que a Força Nacional seja acionada para realizar a segurança da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e é válida para terça (13) e quarta-feira (14).

Ela foi feita por recomendação do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que editou um protocolo de segurança que permite o emprego das forças policiais para proteger o patrimônio público. A iniciativa foi tomada em virtude de duas manifestações. Nesta terça (13), será realizada a Marcha das Mulheres Indígenas. As participantes devem iniciar a caminhada da Funarte (Fundação Nacional de Artes) até a Esplanada dos Ministérios. ..

Protestos contra os bloqueios de recursos da Educação marcam paralisação em Petrolina

Centrais sindicais, professores e estudantes realizaram protestos na manhã desta terça-feira (13) em Petrolina.  Os protestos desta terça-feira foram convocados por entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). A pauta contra a reforma da Previdência tem sido recorrente em atos que envolvem críticas ao governo federal. 

A proposta de emenda à Constituição que altera as regras da Previdência foi enviada pelo Executivo ao Congresso. O texto já foi aprovado em dois turnos na Câmara e agora está sendo discutido pelo Senado...