Foram encontrados 1984 registros para a palavra: Mulher

Prefeitura leva debate sobre violência contra a mulher para comunidades de Petrolina

A prefeitura de Petrolina iniciou uma série de atividades com o objetivo de debater a violência contra a mulher nas comunidades do município. As ações fazem parte do projeto 'Elas merecem RESPEITO' que reuniu nesta quinta-feira (26) dezenas de mulheres na comunidade de Rajada para participar de uma palestra sobre violência doméstica e familiar contra a mulher. Jovens e senhoras da comunidade foram recepcionadas na unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) pela equipe do Centro Especializado de Atendimento a Mulher, ligado a Secretaria Executiva  da Mulher e Acessibilidade de Petrolina.

O projeto 'Elas merecem RESPEITO' propõe ampliar a discussão da violência contra a mulher junto à população e conscientização a respeito do tema. Além disso, será dado apoio para que as vítimas que vivem em situação de risco possam denunciar seus agressores. Qualquer pessoa pode solicitar a visita em sua comunidade. Basta entrar em contato para agendar a visita através do telefone: (87) 3867-3516. Confira o calendário de visitas: 03/05 - CRAS N-7.  08/05 - CRAS João de Deus.  10/05 - CRAS Uruás. 17/05 - CRAS Fernando Idalino.  24/05 - CRAS Rio Corrente..

Escola do interior de Petrolina tem semana de conscientização sobre violência contra mulher

Alunas e professoras do perímetro irrigado Maria Tereza, na zona rural de Petrolina, estão vivenciando uma semana de conscientização sobre violência contra a mulher.  As ações organizadas pela ONG Curumim, em parceria com a Prefeitura de Petrolina, acontecem na Escola José Esmerindo Ribeiro e fazem parte da formação continuada de jovens para o exercício da cidadania.

As participantes vão se envolver em atividades, palestras e oficinas, além de um concurso de redação com o tema: 'Meu Corpo, meu território'. Após a participação nas formações, as estudantes serão estimuladas a produzir um texto sobre a temática e as 12 participantes premiadas receberão um rádio e as quatro primeiras, um tablet, e o primeiro lugar geral receberá uma bicicleta. Além disso, os três primeiros lugares terão suas redações publicadas na página do Grupo Curumim...

Prefeitura firma parceria e oferece curso gratuito de empreendedorismo para mulheres de Petrolina

Serão abertas na próxima segunda-feira (23), as inscrições para um curso gratuito de empreendedorismo para mulheres de Petrolina. A ação, que integra o Programa Qualifica Petrolina, está ofertando 25 vagas, por meio de uma parceria entre a prefeitura municipal, através da Secretaria Executiva de Juventude e Direitos Humanos e a Prospere Consultoria Júnior. 

As inscrições serão realizadas no período entre 23/04 a 04/05 (ou até o preenchimento das vagas) das 8h às 17h, na Secretaria Executiva de Juventude e Direitos Humanos, localizada no Parque Municipal Josepha Coelho. Para realizar a inscrição é preciso levar Carteira de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência e o número do NIS...

Mulheres reclamam que não existem vagas nas salas de parto do Hospital Dom Malan/Imip em Petrolina

Este Blog recebeu denúncias que a parturiente Luciana Barbosa de Souza está no Hospital Dom Malan/Imip desde às 5 horas da manhã e a informação é que não há vagas nas salas de Partos. Muitas mulheres sentadas sentem dores e não tem atendimento adequado.

A assessoria de Imprensa do Hospital enviou nota: Confiram..

Projeto vai discutir a violência contra mulher nos bairros de Petrolina

O combate à violência contra a mulher será debatido de forma itinerante através do Projeto "Elas merecem RESPEITO", em Petrolina. A ação promovida pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, vai promover visitas em unidades do CRAS, associações e/ ou outros espaços da comunidade para realização de oficinas e atividades com a finalidade de ampliar a discussão sobre o tema, com a participação da população.

Um dos assuntos abordados será a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340). A proposta da prefeitura é que durante as oficinais, de forma simples e compreensível, seja possível levar informações sobre a Lei promovendo, em caráter preventivo, o enfrentamento da violência contra a mulher, dando apoio e motivando as vítimas que vivem em situação de risco a denunciarem seus agressores...

Mulher em trabalho de parto é socorrida na BR-232, em São Caetano (PE)

Uma mulher, de 43 anos, que estava em trabalho de parto foi socorrida neste sábado (14), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação ocorreu na BR 232, em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. Por volta das 9h30, um homem chegou até o posto da PRF e informou que a bolsa da sua esposa, que estava gestante, havia estourado. Ele disse também que o último ultrassom indicou que o bebê estava laçado.

Ao avaliar o risco da situação, o policial rapidamente entrou no carro e os conduziu em segurança até o Hospital de São Caetano. Durante o percurso, o parto teve início, mas foi concluído com sucesso na unidade de saúde. Mãe e filho passam bem e devem ter alta em breve, para retornar à Belo Jardim, no Agreste, onde mora a família...

Câncer de Mama: Ivete Sangalo lança mais uma campanha para as mulheres do Vale do São Francisco

Para ajudar as mulheres do Vale de São Francisco, a cantora Ivete Sangalo lançou mais uma campanha de combate ao Câncer de Mama. Ela fala sobre o Hospital do Amor que tem o seu apoio na região, além do trabalho da Carreta que circula nas cidades da região Norte da Bahia. Veja o vídeo:

..

Manifestantes do MST bloquearam Brs na Bahia, Pernambuco; na Paraíba mulher foi baleada em protesto contra prisão de Lula

Esta sexta-feira (6) vai ficar na história como um dia que iniciou tenso, com várias manifestações Brasil afora. Nas primeiras horas de hoje este Blog já informava que Membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fecharam um trecho da BR-235, compreendido entre o Distrito de Santa do Sobrado e a sede do município de Casa Nova.

Do lado de Pernambuco os membros do MST também interditaram a BR-428, altura do povoado de Vermelho, em Lagoa Grande. Durante à tarde houve manifestação na Praça do Bambuzinho em Petrolina...

Mulher é presa por tráfico de drogas em Salgueiro

Uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, neste final de semana. Os policiais do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM) a abordaram quando ela estava na garupa de uma motocicleta. Em sua bolsa, foram encontradas duas porções de crack e uma de cocaína. A suspeita alegou ser viciada emdrogas. 

O efetivo seguiu para a casa da mulher e localizaram 18,4 quilos de maconha, 690 gramas de crack e 3,1 gramas de cocaína. A polícia encontrou ainda um revólver calibre 32 com numeração ilegível, dez munições intactas, duas balanças de precisão e R$ 3,42 mil emespécie. A suspeita foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil e foi autuada em flagrante. Ela foi recolhida para a cadeia de Verdejante, também no Sertão...

Caravana da Saúde acontecerá na Unidade Centro-Orla com o encerramento da Caravana da Saúde da Mulher

A Caravana da Saúde, em sua 112ª edição, atenderá nesta quarta-feira 28, na Unidade Centro-Orla. O programa há três anos vem reduzindo as demandas reprimidas nas unidades do município. Durante todo o mês de março foi realizado também a Caravana da Saúde da Mulher que estará encerrando as atividades designadas especificamente, considerando o mês dedicado às mulheres.

A Caravana da Saúde continuará acontecendo normalmente e, a partir das 08h, os usuários terão atendimento especializado nas áreas de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico além de exames laboratoriais, eletrocardiogramas e atualização do recadastramento do Bolsa Família pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – SEDES, através da Estação Cidadania. ..

Primeira mulher mestre de obras da Bahia luta pela inserção do gênero na Construção Civil

Lugar de mulher é onde ela quiser, e várias representantes baianas do gênero feminino são bons exemplos disso. Maria do Amparo Xavier, 62 anos, é um deles. Filha de um pequeno povoado de Jaguaripe, no Recôncavo baiano, ficou conhecida por ser a primeira mestre de obras da Bahia e, atualmente, dá palestras e luta pela inserção das mulheres no mercado de trabalho, mais especificamente, na Construção Civil. 

Muito pobre, passou a infância dentro de uma casa de palha e, conta que, "assim que viu um lar construído com vários tijolinhos", teve a certeza de que passaria a vida entre vigas e concretos, erguendo edificações e fazendo história. "Nunca foi fácil para a mulher estar inserida na Construção Civil, pois se trata de um trabalho tipicamente masculino. Mas, tratando-se desse segmento, posso falar que conheço tudo, seja na construção leve ou pesada".

A carreira começou aos 14 anos, varrendo um canteiro um canteiro de obras. Com muita luta, suor e perseverança Maria foi subindo de posição - servente, carpinteira, pedreira e armadora - até chegar a comandar importantes obras, como empregada de grandes construtoras. No início dos anos 90, liderou inúmeros homens nas intervenções que requalificaram a Praça Dois de Julho, conhecida pelos soteropolitanos como 'Praça do Campo Grande'. "Eu fui a encarregada de toda a reforma da praça, uma obra maravilhosa, que na época gerou uma repercussão enorme. Eu era única mulher na obra. Cada cantinho dessa praça tem um pouquinho de mim", diz orgulhosa. 

Outra importante obra chefiada por Maria, que contou com uma equipe de mais de dois mil homens, foi a urbanização, em 1998, do Dique do Tororó, um dos equipamentos públicos mais significativos de Salvador. "Foi uma obra bem complicada, por conta do pouco espaço e das pistas laterais, e bastante fiscalizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado [Conder]. Fizemos toda a requalificação, a limpeza total das águas, construímos toda a área de lazer e hoje dá orgulho de ver esse espaço, assim, lindo e freqüentado assiduamente por turistas e soteropolitanos". 

Com o que aprendeu e, posteriormente, conquistou, Maria foi capaz de trazer a mãe e os irmãos - o pai já havia falecido - para a capital baiana. A profissional assegura que não foi fácil decidir trabalhar apenas com homens, mas soube quebrar esse tabu usando do perfeccionismo e prezando pela manutenção de um clima agradável no canteiro de obras. "Não basta ser chefe. Tem que saber ser líder. Ao desempenhar esse papel, automaticamente, se aprende a trabalhar, respeitando o outro e sendo respeitada". ..

MT: mulher manda amante matar o marido e depois encomenda a morte dele

Cléia Rosa dos Santos, de 35 anos, foi presa nesse sábado (24) em Sinop, a 503 km de Cuiabá, após confessar ter mandado matar o marido e, depois de uma ano, o amante dela. Outros dois suspeitos também foram presos. Como conta o G1 com informações da Polícia Civil, o marido de Cléia, Jandirlei Alves Bueno, foi morto em outubro de 2016. Ela teria pedido ao amante, Adriano Gino, que o matasse.

A vítima foi golpeada com facas e levada ao hospital, mas morreu dois meses depois. Em dezembro do ano passado, segundo as investigações, Cléia encomendou a morte do amante. A suspeita é que ele passou a ameçá-la. Cléia teria dopado Adriano até que os executores chegassem para matá-lo com golpes de enxada. Dois guardas-noturnos a ajudaram a cometer o crime. Eles também foram presos e confessaram participação...

Hospital Regional de Juazeiro realiza café da manhã para mulheres do setor de oncologia

O Hospital Regional de Juazeiro, Unidade de Saúde, referência também em oncologia, promoveu através da Comissão de Humanização nesta quarta-feira 21, um café da manhã para pacientes em tratamento e seus familiares. O evento objetivou integrar pacientes, funcionários, familiares, dentro de uma visão de humanização e autoestima.  

 O coordenador do serviço de oncologia, Dr. Alan de Sousa Ribeiro, destaca que atividades que têm como objetivo uma melhoria na qualidade de vida das pessoas em tratamento hospitalar, bem como, um conforto ou um amparo emocional, “são sempre bem-vindas pelas equipes da assistência, que se dedicam e dão total apoio aos pacientes estas ações, contribuem de maneira significativa para a elevação da autoestima dos pacientes”...

75ª CIPM PRENDE HOMEM SEPARADO QUE TENTAVA INVADIR RESIDÊNCIA DA EX-MULHER

Por volta das 03h de hoje (23/03), Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – prenderam um indivíduo que tentava invadir a residência de sua ex-mulher para levar sua filha, no bairro Tabuleiro em Juazeiro-BA.

Durante rondas ostensivas no bairro Tabuleiro, policiais militares da 75ª CIPM receberam informação através do CICOM (Centro Integrado de Comunicações), que um homem estava tentando invadir uma residência na rua 04 do bairro Tabuleiro. De imediato, os referidos policiais militares deslocaram até o local indicado e visualizaram um indivíduo com as mesmas características informadas e com um "barrote" nas mãos. Foi realizada abordagem seguida de busca pessoal e nada de ilícito foi encontrado com o mesmo. Nesse momento, sua ex-mulher saiu da residência e informou aos policiais militares que estava separada desse homem e que o mesmo estava ameaçando entrar em sua residência para levar sua filha embora com ele, e que a ameaçou dizendo que: "da semana santa ela não passava".

O acusado foi encaminhado e apresentado à 17ª COORPIN – JUAZEIRO-BA, a fim de serem adotadas as medidas cabíveis. ..

Palestra vai debater violência contra a mulher e crimes digitais

Neste mês, dedicado à luta das mulheres, a Subseccional Petrolina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Petrolina) vai pautar um debate com temas pertinentes ao mundo feminino. No próximo dia 28, a entidade vai promover uma palestra sobre violência contra a mulher e crimes digitais, a partir das 18h, em sua sede.

Ministrada pela presidente da Comissão de Direito da Tecnologia e da Informação (CDTI) da OAB Pernambuco, Raquel Saraiva, o evento, gratuito  e com vagas limitadas, é destinado a advogadas e advogados, estudantes de direito e público em geral. Os interessados devem procurar a sede da Ordem, localizada na Avenida José de Sá Maniçoba, 180, Centro, próximo ao Hospital Universitário, para efetivar a inscrição...

RONDA MARIA DA PENHA PROMOVE CICLO DE PALESTRAS DE SENSIBILIZAÇÃO NO ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) através da Operação Ronda Maria da Penha de Juazeiro realizou na tarde desta segunda-feira (19) um ciclo de palestras de sensibilização no enfrentamento a violência contra a mulher, no Centro de Cultura João Gilberto.

Como frisou a capitã Paula Crusoé, comandante da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) em Juazeiro, o evento teve como objeto esclarecer, conscientizar e sensibilizar sobre a temática da violência contra a mulher, problema multifatorial que afeta grande parte da população, vitimando centenas de mulheres por ano no Brasil. O público alvo do ciclo de palestras foram os policiais militares e integrantes de outros órgãos que também atendem as vítimas da violência contra a mulher...

Caravana da Saúde e Caravana da Saúde da Mulher atenderão moradores do Distrito de Maniçoba I

A Caravana da Saúde atenderá nesta quarta-feira 21, os moradores do Distrito de Maniçoba I. A caravana será a 111º edição do programa que há três anos vem reduzindo as demandas reprimidas nas unidades do município. Durante este mês será realizado também a Caravana da Saúde da Mulher e o Projeto Boas Vindas, o projeto tem como objetivo orientar e tirar as dúvidas das gestantes acompanhadas pela Atenção Básica do município, além da apresentação do trabalho realizado pelas equipes da Maternidade de Juazeiro.

A partir das 08h os usuários terão atendimento especializado nas áreas de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico e serão realizados ainda exames laboratoriais, eletrocardiogramas e atualização do recadastramento do Bolsa Família pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – SEDES, através da Estação Cidadania...

Prefeitura de Petrolina oferta serviços de saúde para mulheres em recuperação de dependência química

As usuárias do Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (CRELPS) receberam, durante o último domingo (18), serviços de saúde através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Petrolina e a Igreja Adventista do Sétimo Dia do Alto da Boa Vista. O evento marca a abertura da semana do calvário, que segue até o dia 24 de março. 

Na ação social, cerca de 115 mulheres que se recuperam da dependência química tiveram a oportunidade de passar por atendimento médico e odontológico, além de realização de preventivo; corte de cabelo;  teste de glicemia; aferição de pressão e teste rápido de HIV/AIDS e Sífilis. De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, o evento teve o objetivo de atender, tanto as necessidades assistenciais de saúde, quanto à necessidade espiritual...

Pastoral da Mulher e UNIVASF realizam Plantão de Saúde para mulheres em situação de prostituição

Ainda em comemoração ao mês da mulher, a Pastoral da Mulher da Diocese de Juazeiro (BA), realizou nesta sexta-feira (15), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), um plantão de saúde para mulheres em situação de prostituição.  O evento que aconteceu na sede da Pastoral da Mulher, localizada no bairro Alagadiço, em Juazeiro, ofereceu informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, através de uma roda de conversa e realização de exames preventivos.

O objetivo é informar as mulheres sobre as infecções sexualmente transmissíveis e também prevenir o câncer do colo uterino, através da detecção de lesões precursoras e da doença em estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. A atividade que é resultado de uma parceria entre o Colegiado de Enfermagem da Univasf, sob a orientação da professora Sheila Sued, a Unidade Básica de Saúde do Alagadiço e a Pastoral da mulher, será realizada uma vez por mês gratuitamente...

Sobradinho: "Papo, Mulher e Música", reuniu mulheres e suas histórias de luta e superação

"Papo, Mulher e Música", um momento de reflexão e troca de experiências reuniu mulheres de Sobradinho e convidadas que integram o movimento feministas da região. A arquibancada das quadras poliesportivas ficaram lotadas por um público que prestigiou o evento, em homenagem as mulheres promovido pela Prefeitura de Sobradinho e que propôs uma roda de conversas, onde as mulheres compartilharam suas histórias de vida e socializaram informações importantes sobre a Lei Maria da Penha, Violência Doméstica e igualdade de gêneros. Mulheres de idades, profissões, religiões e classes sociais diferentes, dividiram a mesma "dor e delícia de ser mulher", contando suas histórias de vida e o processo de superação.

Entre as convidadas da roda de conversa, mediada pela jornalista Sibelle Fonseca, assessora de comunicação da gestão municipal, estavam Célia Regina Carvalho, ativista do Movimento de Mulheres e assessora de políticas de públicas da Prefeitura de Juazeiro; Rosineide Motta, Delegada da Mulher; Neide poetisa, pedreira, carpinteira, marceneira e poetisa, vítima de violência doméstica; Luana Rodrigues, Diretora de Diversidade do Município da Secretaria de Assistência, Mulher e Diversidade de Juazeiro, Secretária Geral da Unegro e membro da Direção Estadual da União Brasileira das Mulheres; Emanuela Fonseca, Assistente Social; Isabel Coelho, vereadora em Sobradinho; Socorro Oliveira, empresária; Elizinda de Sena, representando os movimentos sociais do município; Rosália Bitencourt, costureira; Dona Severina Maria dos Santos, aposentada, do grupo da Terceira Idade de Sobradinho; Mariazinha de Souza, agente comunitária de saúde; Aimy Sandriny de Macedo, advogada da Assistência Social; Lucia Helena de Miranda, Assistente Social; Maria Aparecida Luna, professora da rede municipal; Maria de Lurdes da Conceição, cantora e compositora e Verônica Maria de Carvalho, poetisa de Sobradinho...