Foram encontrados 24567 registros para a palavra: br

Brasil vence a Itália e avança no Mundial de Futebol Feminino

O Brasil se classificou na Copa do Mundo Feminina, e Marta virou a maior artilheira da competição (entre homens e mulheres). A camisa 10 marcou de pênalti, superou Klose ao chegar aos 17 gols na história do torneio e foi decisiva para a vitória por 1 a 0 sobre a Itália, nesta terça-feira, em Valenciennes. Apesar do resultado positivo, a Seleção avança apenas com a terceira colocação do disputado Grupo C. Assim, vai pegar França (provavelmente) ou Alemanha na próxima fase.

O Brasil terminou empatado em pontos com Austrália e Itália, mas ficou atrás no critério de desempate. Pegou uma das vagas destinadas aos quatro melhores terceiros, é verdade, mas por pouco não terminou na liderança do Grupo C. Se fosse assim, pegaria China ou Nigéria nas oitavas. Como pegou a terceira vaga, terá pela frente França ou Alemanha no fim de semana...

Qualirede emite nota sobre convite da Assembleia Legislativa da Bahia

Na manhã desta terça-feira (18) o Blog GJ Notícias sobre audiência pública convocada pela Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Assembleia Legislativa da Bahia que segundo o deputado Alan Sanches, a empresa Qualirede que administra o Planserve teria se negado a comparecer. Em nota, a Qualirede fez o seguinte esclarecimento:

Nota à imprensa..

Espaço do Leitor: Iluminação na BR-235

O leitor Gilliard Souza encaminhou e-mail ao Blog GJ Notícias questionando a escuridão na BR-235, trecho compreendido entre o Assaí e a Estação Ferroviária, em Piranga. Confira: “Geraldo gostaria de indagar a Secretaria de Serviços Públicos, Departamento de Iluminação da prefeitura se eles não vão tomar uma atitude quanto a iluminação do trecho do Assaí até chegar à estação. Tá uma escuridão terrível e já houve vários atropelamentos e uma morte há pouco tempo, sem falar dos assaltos devido a escuridão com a retirada dos postes para que fosse realizada a duplicação, mas para quando ninguém sabe? Aqui em juazeiro tudo é feito na empolgação como vemos aí muitas obras paradas sem planejamento. Fica uma dica colocar refletores nos postes que estão em frente a igreja Assembleia de Deus e o Restaurante Chimarrão entre outro virado para pista porque a cidade está feia nessa escuridão. Outra dica cobrar do DENIT para colocar uma lombada com faixa de pedestre entre o Assaí e o Mercantil porque está um perigo pessoas querendo atravessar e ninguém para”. ..

Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande implantam o Projeto Voltei para combater a evasão escolar

Na última semana, os municípios de Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, localizados no Sertão do estado, deram início às articulações com as Promotoria de Justiça locais a fim de desencadear esforços conjuntos para interromper processos de evasão e infrequência escolar, a partir da adoção da ficha do projeto Verificação Oficial Limitadora de Taxas de Evasão e Infrequência (Voltei).

Nas ocasiões, o projeto foi apresentado aos gestores públicos, da rede escolar, de assistência social, de saúde e de proteção da criança e do adolescente de cada localidade. Além dos promotores, os encontros também contaram com a presença do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Direito Humano à Educação (Caop Educação), o promotor de Justiça Sérgio Souto...

SEM ÁGUA HÁ 06 DIAS MORADORAS DE JUREMAL INTERDITAM BR-407, SAAE EMITE NOTA

Indignadas com o sexto dia sem água nas torneiras das suas residências moradoras do Distrito de Juremal decidiram fazer um manifesto na tarde desta terça-feira (18) interditando a BR-407, trecho de acesso à sede do distrito.

Ontem (17), a leitora Nadja Natasha em contato com o Blog GJ Notícias reclamou da falta de água em Juremal há vários dias. Em nota encaminhada ao Blog o SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) informou que as equipes técnicas trabalharam todo o final de semana para a conclusão do serviço, mas ao ligar o sistema apareceram alguns vazamentos que já estão sendo retirados e o abastecimento retornaria à normalidade ainda na segunda-feira, o que não aconteceu...

Minicursos abrem programação do II Siacarne em Petrolina

Discutir a cadeia produtiva de carne, suas potencialidades e desafios. Este é um dos objetivos do II Simpósio Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Produtos Cárneos e Cadeia Produtiva da Carne (II Siacarne), que teve início na segunda-feira (17), em Petrolina.

O primeiro dia do evento foi dedicado à oferta de seis minicursos, que abordaram temas como possíveis aplicações de subprodutos do abate em produtos processados; processamento e aproveitamento integral do pescado; produção programada da carne de cordeiro; cortes especiais em carcaças caprinas e ovinas; ultrassonografia em tempo real e análise da imagem em Zootecnia e utilização de carcaças de caprinos e ovinos de descarte para o processamento...

Ex-deputado, o baiano Jean Wyllys chama Carlos Bolsonaro de fabrica de fake news, bicha travada e defende que vereador saia do armário

O ex-deputado federal Jean Wyllys, conhecido por militar pelas causas LGBTQ+, fez uma série de tweets defendendo que o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) assuma uma suposta homossexualidade.

Em sua conta no Twitter, o ex-deputado declarou: “O filho do presidente teve todas as chances e meios de enfrentar a homofobia do pai e ser uma bicha como eu sou – orgulhosa de mim, inteligente, ativista e honrada, disposta a lutar por justiça social – mas optou por ser essa vergonhosa fábrica de fake news homofóbicas”...

Em Petrolina, Faculdade Senac abre seleção para coordenador do curso de Gastronomia

A Faculdade Senac Pernambuco abriu seleção direcionada ao preenchimento de vaga de professor do curso de Gastronomia da unidade Petrolina. As inscrições estão abertas até a próxima segunda (24/06) e serão realizadas por e-mail. O docente selecionado deverá estar apto a, além de lecionar, exercer a função de coordenador do curso de Gastronomia da instituição na cidade sertaneja.

Entre os requisitos para o cargo, os candidatos deverão ter título de especialista, mestre ou doutor. Além disso, serão considerados fatores de preferência curso tecnológico na área ou em área afim e experiência em gestão acadêmica e docência em ensino superior. A primeira fase da seleção será composta por uma avaliação curricular de caráter eliminatório. Para participar, os interessados deverão enviar currículo lattes atualizado para o e-mail [email protected], até a próxima segunda-feira (24/06). Serão levados em consideração aspectos como a formação acadêmica, a produção científica, tecnológica, artística ou cultural, a atualização e a experiência do docente...

Em Salvador, representantes de Sobradinho discutem regularização fundiária na Coordenação de Desenvolvimento Agrário

O Secretário de Agricultura de Meio Ambiente Leneíldo Monteiro e o Chefe de Gabinete Luiz Nery estiveram em Salvador na última quarta feira (12), participando de uma reunião na Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA, que teve como pauta a liberação dos títulos de terra, tendo em vista as medições realizadas entre 2015 e 2016 e a regularização dos títulos aos proprietários dos projetos Tatauí e outras localidades.

Os representantes da gestão municipal, buscaram informações sobre o andamento dos processos dos 207 títulos de terra de Sobradinho, que já estão encaminhados, e disponibilizaram apoio para agilizar a regularização.

A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promove, através da política de regularização fundiária, o ordenamento agrário do Estado, identificando a destinação das terras públicas visando atender o interesse público, além da articulação de políticas públicas para os assentamentos rurais contribuindo para o desenvolvimento rural com inclusão socioeconômica. ..

IF Sertão-PE abre inscrições para vagas por transferência, reingresso, professor da rede pública de ensino e portador de diploma

Estão abertas até o dia 28 de junho as inscrições do processo seletivo para preenchimento de vagas através dos critérios de transferência, reingresso de outra instituição de ensino superior, professor da rede pública de ensino e portador de diploma no IF Sertão-PE. As 84 vagas ofertadas são para ingresso no segundo semestre deste ano, nos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Ouricuri, Floresta, Serra Talhada e Salgueiro. Todos os documentos necessários devem ser anexados eletronicamente no endereço spvo.ifsertao-pe.edu.br/. 

No campus Petrolina, estão disponíveis vagas para os cursos de Tecnologia em Alimentos e Licenciaturas em Química, Física, Computação e Música; no campus Petrolina Zona Rural, as vagas são para Agronomia; no campus Salgueiro, Licenciatura em Física, Sistemas para Internet e Tecnologia em Alimentos; co campus Ouricuri, Licenciatura em Química; no campus Serra Talhada, Licenciatura em Física e, no campus Floresta, Gestão de Tecnologia da Informação e Licenciatura em Química. A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 4 de julho. ..

Jornalista publica livro sobre atingidos pela Barragem de Sobradinho-BA 

O jornalista João Pedro Ramalho Martins irá publicar seu primeiro livro, intitulado "Vazio das Águas: vidas submersas, memórias em resistência". O livro-reportagem conta a história de uma comunidade do interior do município de Sento-Sé-BA, formada por pessoas atingidas pela Barragem de Sobradinho-BA, construída pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) entre os anos de 1973 e 1979. A obra é publicada pela editora Letramento e está disponível em pré-venda desde a semana passada, através do link: https://bit.ly/vaziodasaguas.

João Pedro é natural de Juazeiro-BA e morador de Sobradinho. No livro, a comunidade de Sento-Sé foi renomeada como "Vazio das Águas", com o objetivo de preservar a identidade dos moradores e também de indicar as maiores ausências sentidas no local - o serviço de água encanada, conquistado apenas há quatro anos, e a proximidade com o rio São Francisco. A partir das histórias de vida dessas pessoas, desde a época anterior à hidrelétrica até os dias atuais, a obra aborda os efeitos do empreendimento sobre a economia, a vida em sociedade e a produção agrícola...

Prefeitura de Sobradinho realiza mais de 240 atendimentos oftalmológicos em três meses de implantação do serviço

A Secretaria de Saúde de Sobradinho já realizou 240 atendimentos oftalmológicos, nos três meses em que a especialidade médica passou a ser ofertada pela gestão municipal. Nesse mês de Junho, a equipe da empresa contratada, através de um processo de credenciamento SUS realizado pela SMS, esteve mais uma vez em Sobradinho realizando os atendimentos e exames oftalmológicos dos pacientes previamente encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.

"Em cada mês que nosso consultório móvel veio a Sobradinho realizamos um total de 80 consultas diárias. Elas são de caráter investigativo, e tem a finalidade de descobrir se o paciente possui alguma doença ocular. É por isso que além da consulta propriamente, todos os pacientes atendidos realizam os exames de tanometria, mapeamento da retina e fundoscopia. Se não detectado nenhum problema maior, os pacientes recebem somente a prescrição dos óculos, quando necessária. Porém, aqueles em que o médico e os exames detectam doenças como glaucomas, catarata ou pterígio, são encaminhados pela Secretaria de Saúde para exames específicos e cirurgias", declarou Marcos Conceição, consultor da empresa...

Vazamento de diálogos põe Brasília em alerta

"Telefone só serve para marcar reunião em lugar errado." A frase citada pelo deputado João Roma (PRB-BA), vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara, funciona como "mantra" para alertar que não se deve usar o telefone para passar informações "quentes", mas para despistar possíveis tentativas de grampo. "Sigo esse ensinamento do ex-presidente Tancredo Neves quando tenho de tratar de algo pessoal ou delicado."

O deputado não está sozinho. O vazamento de diálogos envolvendo autoridades acendeu uma luz amarela na Praça dos Três Poderes. No Congresso, a ação básica agora é a ativação da "confirmação em duas etapas" nos aplicativos de mensagens, o que confere maior segurança às conversas. Dentro do Planalto, o Gabinete de Segurança Institucional baixou ordem para que se usem aparelhos criptografados oferecidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin)...

Sobradinho: CRAS promove Roda de Conversa sobre Violência contra a Pessoa Idosa

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o CRAS, realizou na quinta-feira (13) um encontro com o Grupo da Terceira Idade. Na ocasião foi ministrada uma palestra com o advogado Patrick Lima Carvalho que falou sobre "Violência Contra a Pessoa Idosa e seu Enfrentamento".

Os idosos tiveram a oportunidade se saber mais sobre os seus direitos e na oportunidade o palestrante elencou algumas formas de violência contra a pessoa da terceira idade como: violência física, sexual, econômico-financeira e patrimonial, negligência/abandono e violência psicológica...

Meio Ambiente: Cabrobó é uma das cidades mais atingidas pela desertificação

O dia 17 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Combate à Desertificação. O momento é de refletir sobre os prejuízos e, principalmente, de pensar em alternativas para minimizar os efeitos desse fenômeno que vem avançando a cada ano. Calcula-se que uma área de 230 mil km², na região Nordeste, já esteja em processo de desertificação. As cidades mais atingidas seriam Irauçuba (CE), Gilbués (PI), Seridó (RN e PB) e Cabrobó (PE), que somam 18.177 km² e afetam 399 mil pessoas.

O termo desertificação remete à imagem de um "mar" de areia, sem planta alguma a compor a paisagem, de poucas chuvas em períodos muito breves do ano, e onde não se pratica agricultura – salvo em alguns poucos oásis. A Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas - UNCCD (sigla em Inglês) emprega o termo desertificação para caracterizar realidades de degradação extrema e se aplica à terra, à cobertura vegetal e à biodiversidade e está associada à perda da capacidade produtiva nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas...

Daniel Alves sobre encerrar carreira no Juazeiro Social Clube: - Isso aí é chão para mim, hein. Mas nunca digo nunca!

O ex-dirigente esportivo e agora jornalista, Carlos Humberto, roubou a cena na coletiva da Seleção Brasileira de futebol, realizada em Salvador e foi o último a perguntar ao jogador Daniel Alves, seu conterrâneo de Juazeiro. A pergunta que deixou Daniel numa saia justa: Voltaria a jogar pelo Juazeiro Social Clube no final da carreira? Daniel Alves foi bem político na resposta: “Isso aí é chão para mim, hein. Mas nunca digo nunca. Você nunca sabe com o que se depara na vida ", respondeu.

A presença de Carlos Humberto na coletiva mereceu destaque em diversos veículos da imprensa nacional, por uma coincidência: Carlos era dirigente do Juazeiro à época que Daniel foi negociado com Bahia e foi ele que encaminhou todo processo de liberação do atleta para o esquadrão de aço da capital...

Morador denuncia esgoto estourado no Jardim São Paulo. SAAE promete resolver problema ainda hoje 

Em denúncia encaminhada ao Blog GJ Notícias, o leitor Anderson Levy, denunciou o que considera um “descaso do poder público”, em Juazeiro, no que diz respeito ao bairro Jardim São Paulo. De acordo com o denunciante há mais de 20 dias os moradores da rua 1º de Maio, naquele bairro, sofrem com um transbordamento de um PV.

Confira a reclamação: “Geraldo queria ver com você se tem a possibilidade de publicar no blog esse descaso por parte do poder público juntamente com autarquia municipal (SAAE) no que diz respeito a um transbordamento de um PV (posto de visita) na Rua 1º de maio, bairro Jardim são Paulo, Juazeiro.  Sublinhando que há mais de vinte dias que os moradores são obrigados a conviver com essa água fétida, juntamente com os detritos e dejetos fecais da referida rua. Vale salientar que foram feitas diversas solicitações ao serviço de água e saneamento ambiental (SAAE) e até o momento nenhuma providência foi tomada para resolver o problema”, escreveu...

Setor do agronegócio faz duras críticas às condições da ADAB e cobra posição do governo estadual

Debate na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, na semana que passou, discutiu as condições de funcionamento da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Fiscais da ADAB e Representantes de entidades do setor, como a Associação dos Fiscais Agropecuários da Bahia (AFA-BA); a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb); a Federação Nacional dos Servidores de Fiscalização Agropecuária (Unafa); a Superintendência Federal de Agricultura (SFA), entre outras, alertaram os deputados e pediram providencias no sentido de fortalecer o órgão.

Dentre os problemas elencados pelas instituições presentes ao encontro estariam o sucateamento da entidade, as indicações para cargos de confiança sem a devida capacitação técnica, fato que enfraquece a qualidade fiscalizatória e deixa o estado na iminência de ser atingido pela Peste Suína, Mosca da Carambola e Monilíase do Cacaueiro, dentre outras...

34º Arraiá do Conselheiro quebra recorde de público e leva milhares de pessoas à Praça de eventos de Canudos

A 34ª Festa de Santo Antônio de Canudos foi mais uma vez um sucesso. Milhares de pessoas lotaram a Praça de Eventos do município para conferir os shows de grandes atrações do forró e de outros ritmos marcantes no Brasil. 

Foram quatro dias de festa que começou com a tradicional Cavalgada de Canudos, no dia 8, com homenagens aos vaqueiros, símbolos da cultura nordestina, que foram presenteados com os shows da Banda Brasas do Forró, Banda Paixão di Vaqueiro e atrações regionais. ..

Diálogo entre Moro e Deltan sugere infração na tratativa com Odebrecht

Mensagens trocadas pelo ministro Sergio Moro com o procurador Deltan Dallagnol em 2016, quando o Ministério Público Federal negociava a delação da Odebrecht, sugerem que eles ignoraram limites estabelecidos pela legislação para proteção de pessoas e empresas interessadas em colaborar com a Justiça.

De acordo com as mensagens, publicadas nesta semana pelo site The Intercept Brasil, o procurador que chefia a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba repassou ao então juiz federal informações sigilosas fornecidas pelos delatores da empresa ao Ministério Público e recebeu conselhos sobre a melhor forma de encaminhá-las.

Na época, Dallagnol tinha firmado com os representantes da Odebrecht um termo de confidencialidade que o obrigava a manter as informações sob sigilo até que um acordo fosse assinado e homologado pela Justiça, segundo advogados que participaram das negociações.

Além disso, a legislação não previa para Moro nenhum papel a ser exercido naquele momento. Embora ele fosse responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba e cinco executivos da Odebrecht estivessem presos por ordem sua, ele não era parte das negociações -nem deveria ser.

A Lei das Organizações Criminosas, de 2013, que fixou regras para a negociação de acordos de colaboração premiada, exige o sigilo, diz que juízes não devem participar das negociações e define como obrigações deles apenas a verificação e a homologação dos acordos, depois que são assinados.

O sigilo e o distanciamento do juiz são necessários para dar segurança aos delatores. "O juiz não pode participar das tratativas do acordo de colaboração, para não perder a imparcialidade necessária para julgar o processo ao final", diz o advogado André Callegari, autor de um livro recém-lançado sobre o tema.

Conforme as mensagens publicadas pelo Intercept, Dallagnol tratou da delação da Odebrecht com Moro em duas ocasiões. Dallagnol enviou a Moro em 21 de junho de 2016 um resumo dos primeiros relatos apresentados pelos advogados da Odebrecht aos procuradores, incluindo os nomes de 32 políticos incriminados pelos colaboradores da empreiteira.

A lista incluía o então presidente Michel Temer (MDB) e seus antecessores petistas, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além do então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (MDB-RJ), e do então senador Aécio Neves (PSDB-MG), hoje deputado. De acordo com a mensagem, a delação da Odebrecht citava 150 políticos.

Alguns nomes já tinham vazado para a imprensa na época, mas a lista ia muito além. Conforme levantamento feito pela Folha de S.Paulo no noticiário de junho de 2016, somente 10 dos 32 nomes da lista de Dallagnol já haviam aparecido em jornais e revistas como citados pelos colaboradores.

Em 15 de dezembro, duas semanas depois de fechar o acordo com a Odebrecht, Dallagnol enviou a Moro outro resumo, segundo o site. A nova mensagem não tinha nomes, mas indicava o alcance da colaboração ao afirmar que incriminava 301 políticos brasileiros, incluindo 41 deputados e 21 senadores, e 72 estrangeiros.

Nesse dia, os delatores da Odebrecht ainda estavam prestando depoimentos aos procuradores e reunindo provas para corroborar seus relatos, e o material ainda não havia sido enviado ao ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

Como a maioria dos políticos citados pela delação tinha direito a foro especial, coube ao STF homologar todos os acordos e distribuir a outras instâncias do Judiciário, como a vara federal que Moro presidia em Curitiba, os casos que não envolvessem políticos com foro no Supremo.

Segundo as mensagens divulgadas pelo Intercept, nas duas ocasiões Moro expressou a Dallagnol preocupação com as dificuldades que o Judiciário teria para investigar e julgar tantos casos.

"Acredito que a revelação dos fatos e abertura dos processos deveria ser paulatina [...] segundo gravidade e qualidade da prova", opinou o juiz em junho, segundo o site. "Muitos inimigos e que transcendem a capacidade institucional do mp e judiciário", observou em dezembro.

Havia limites à atuação de Moro e Dallagnol nessa época. Como a homologação da delação era responsabilidade do Supremo e o encaminhamento do material cabia à Procuradoria-Geral da República, eles tinham que esperar para saber quais casos seriam transferidos para Curitiba.

Coube a Moro homologar depois o acordo de leniência fechado pela Odebrecht com o Ministério Público Federal e autoridades dos Estados Unidos e da Suíça na mesma época.

Na opinião de advogados consultados pela reportagem, que só aceitaram discutir a situação sob anonimato, a quebra de sigilo indicada pelo material divulgado põe em xeque a credibilidade da força-tarefa de Curitiba como interlocutora de boa-fé em negociações desse tipo.

Procurado pela reportagem, Moro não quis discutir o conteúdo das mensagens reveladas pelo The Intercept. "O ministro não reconhece a autenticidade de supostas mensagens obtidas criminosamente por hackers, que podem ter sido manipuladas, sendo necessário que o site divulgador apresente o material original para análise de sua integralidade", disse a assessoria do Ministério da Justiça.

A assessoria acrescentou que a vara presidida por Moro quando era juiz só recebeu a íntegra dos acordos fechados com os executivos da Odebrecht após a homologação da delação em 2017 e o desmembramento feito pelo Supremo.

A força-tarefa de Curitiba informou que não se manifestaria sobre o assunto...