Foram encontrados 1640 registros para a palavra: Vale

Codevasf comemora 42 anos de tempos mais férteis para os Vales

Neste sábado, 16 de julho, foi comemorado o aniversário da Companhia de  Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf),  que, ao longo de 42 anos de trabalho, mudou o cenário do norte de  Minas Gerais e do Nordeste brasileiro. Criada em 1974, a Companhia  sucedeu a Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale) e a  Comissão do Vale do São Francisco (CVSF).

Vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), a empresa pública  promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas  dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, com a utilização  sustentável dos recursos naturais e a estruturação de atividades  produtivas para a inclusão econômica e social. Para atender à  população em sua área de atuação, nos estados de Pernambuco, Alagoas,  Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Piauí, Maranhão  e Ceará, a Codevasf dispõe de oito Superintendências Regionais e  Escritórios de Representação e de Apoio Técnico.

"A Codevasf tem por missão desenvolver, com sustentabilidade, as  regiões onde atua. Para isso, executa diversas ações, como os projetos  de irrigação; o Programa Água para Todos, que instalou cisternas para  armazenamento de água no semiárido brasileiro; o Programa de  Revitalização, que tem levado vários projetos de saneamento, melhoria  da qualidade e da quantidade de água para população. A empresa atua,  ainda, no apoio aos Arranjos Produtivos Locais, na recomposição da  ictiofauna e na execução de emendas parlamentares. Além disso, tem  hoje um de seus maiores desafios, que é a operação do PISF, o Projeto  de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste  Setentrional. É a Codevasf atuando pela promoção da melhoria da  qualidade de vida da população das bacias dos rios São Francisco,  Parnaíba, Itapecuru e Mearim", ressalta Kênia Marcelino, funcionária  de carreira há 13 anos.

Para revitalização das bacias hidrográficas, a Codevasf já investiu R$  1,85 bilhão. Esses investimentos resultaram em diversas obras e ações  já concluídas, como a construção de 82 sistemas de esgotamento  sanitários; a realização de sete obras de tratamento e destinação  final de resíduos sólidos; a construção de 39 mil barraginhas de  acúmulo de águas superficiais; a recuperação e/ou proteção de 1.177  nascentes recuperadas e/ou protegidas; e a produção de 61 milhões de  alevinos para repovoamento de corpos d'água com espécies nativas.

O chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de  Itiúba, em Alagoas, Álvaro Albuquerque, destaca os benefícios desse  trabalho. ?Ao longo da sua história, a Codevasf tem trabalhado para  reprodução de peixes de espécies nativas para soltura em rios,  aguadas, açudes e rios contributivos do São Francisco, visando a  reparar os danos ambientais causados ao meio ambiente por conta do  desmatamento e da construção de barragens e beneficiar as famílias  ribeirinhas, que vivem da pesca e que retiram dela uma maneira de  suprir a sua fonte de proteína a baixo custo?, destaca.

De acordo com o assessor do diretor de revitalização e especialista em  recursos pesqueiros, Albert Bartolomeu, o trabalho desenvolvido pela  Codevasf na área de recursos pesqueiros tem demonstrado um alcance  muito grande.

"Atualmente, a Codevasf domina a tecnologia de reprodução de várias  espécies de peixes. Hoje, já são 35 espécies nativas do São Francisco  sendo reproduzidas em nossos centros. Essa é uma das formas de mitigar  impactos ambientais ao reintroduzir espécies em processo de extinção.  Além disso, por meio dessa tecnologia desenvolvida e aplicada pela  Codevasf, são reproduzidas espécies importantes para aquicultura  comercial ao ponto de a empresa ser responsável por significativos  avanços dessa atividade no Brasil", avalia.

A partir da década de 1960,  a empresa implementou e consolidou uma  série de projetos de irrigação em várias localidades do Vale do São  Francisco. Segundo dados da Área de Gestão de Empreendimentos de  Irrigação, a agricultura familiar desenvolvida nos projetos públicos  irrigados geridos pela Companhia ocupa uma área de 96,7 mil hectares e  resulta na produção de 3,5 mil toneladas de itens agrícolas, sobretudo  frutas. Hoje, com 42 anos de existência, a Codevasf é referência em  irrigação em todo o país.

Para estimular o uso racional da água na irrigação e proporcionar uma  atividade mais eficiente e sustentável, a empresa estimula os  produtoresa substituirem os sistemas de irrigação menos eficientes,  como os de sulco (superfície), por outros mais eficientes, como os do  tipo localizado (gotejamento e microaspersão). Deusival Saraiva de  Souza mora no perímetro irrigado de Mandacaru, em Juazeiro (BA), com a  mulher e dois filhos desde 1995. Ele comemora os saltos alcançados na  produção de frutas após a mudança do sistema de produção. ?Quando era  o outro sistema de inundação, a gente já não estava produzindo quase  nada. Depois que trocou o sistema e colocou por gotejamento, os  benefícios foram muitos e a produção melhorou demais?, conta.

Ao longo da trajetória, a Codevasf levou uma variedade de ações de  inclusão produtiva rural a milhares de famílias de agricultores  residentes no semiárido brasileiro, região que é o foco da maior das  ações do Plano Brasil sem Miséria. A empresa promoveu a inclusão  produtiva dessas famílias por meio do fomento a atividades como  apicultura, piscicultura, maricultura, ovinocaprinocultura,  cajucultura, entre outras.

O diretor-presidente da Associação de Apicultores de Campo Maior  (Apicam), Sebastião Costa Melo, conta que a produção melhorou bastante  com o apoio da Codevasf. ?A gente teve uma captura de enxames boa e a  produção também foi satisfatória. Cada colheita está dando uma média  de um litro por favo, o que está rendendo entre 10 a 20 litros de mel  por colmeia. Está todo mundo satisfeito com as vendas. Eu acredito que  não existe atividade mais promissora do que a apicultura?, relata.

Desde 2014, a Codevasf tem um novo desafio como Operadora Federal do  PISF, o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do  Nordeste Setentrional. Cabe à Companhia receber a infraestrutura  implantada pelo Ministério da Integração Nacional ao longo do projeto  (canais, estações de bombeamento, equipamentos eletromecânicos, entre  outros) para exercer as atividades de gestão, operação e manutenção  das estruturas. O PISF busca proporcionar segurança hídrica a 12  milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará,  Paraíba e Rio Grande do Norte. ..

JUAZEIRO SEDIA ENCONTRO DE CAPOEIRISTAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Com o tema a necessidade de preservação do Rio São Francisco e dentro das comemorações do aniversário da cidade de Juazeiro que comemora hoje (15), 138 anos de elevação à categoria de cidade, o grupo Betel Capoeira promovendo nesta sexta-feira grandioso evento de Encontro de Capoeiristas do Vale do São Francisco.

O encontro ocorrerá a partir das 16:30h na orla nova de Juazeiro, integrando a programação oficial da festa, quando será realizada uma grande roda de abertura. No sábado (16), o evento terá andamento durante todo o dia, no Instituto Cultural de Arte e Educação Nego d’água – Naenda, situado no bairro Quidé...

ATENÇÃO: Zona Azul já está valendo em Juazeiro

Desde as 08 horas da manhã, já está valendo a Zona Azul em Juazeiro. O que se pode perceber nessas primeiras horas, é uma diminuição de carros no centro da cidade. Como por exemplo na avenida que corta por trás da Santa Casa de Misericóridia e vai até o ponto final da cidade. A essa hora, era comum ter todas as vagas preenchidas. Veja foto registrada no começo da manhã desta segunda:

..

Obra inédita no Brasil, Borboletas no Vale do Catimbau é lançada em Petrolina

Professores, estudantes, servidores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e autoridades locais marcaram presença no lançamento do livro 'Borboletas no Vale do Catimbau – Guia de espécies e flores visitadas' na última sexta-feira, 01, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) em Petrolina, sertão pernambucano.  

Durante o evento, o vice-reitor da Univasf, professor Telio Nobre Leite ressaltou a importância da produção acadêmica. "A produção do conhecimento é uma das grandes missões que a universidade tem contribuindo para fortalecer a identidade e o desenvolvimento da região. Iniciativas como essa são muito importantes para nós, assim como também poder apoiá-las, porque constrói um legado para a história da instituição. Isso também estimula outras ações de registro do conhecimento que é produzido, debatido e divulgado na academia", disse o vice-reitor...

Dança será tema do V Seminário As Culturas do Vale do São Francisco

Com o intuito de fomentar o debate sobre a dança na região, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em parceria com o Serviço Social do Comercio (Sesc) realizarão, nos dias 5 e 6 de julho, o V Seminário As Culturas do Vale do São Francisco. Profissionais da dança, do teatro e das artes visuais movimentarão o Campus Centro da Univasf em Petrolina (PE), numa programação extensa e diversificada para debater e discutir sobre o fazer da dança.

Promovido pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o evento conta com oficinas de dança, exibições audiovisuais, palestras, espetáculos, mesas redondas, entre outras atividades que integram a programação. Segundo a comissão organizadora, as atividades têm como proposta fomentar o debate entre a comunidade e os profissionais sobre as manifestações de dança na região. As inscrições para todas as atividades são gratuitas e estarão abertas até este dia 4 de julho através do site da DACC.

A primeira atividade do V Seminário As Culturas do Vale do São Francisco acontece na manhã da terça-feira (5) com a oficina "Dança Contemporânea", ministrada na sala de dança do Colegiado de Educação Física, pelo professor da Cia de Dança do Sesc, Alexandre Santos. Logo depois, às 12h, será realizada a exibição de audiovisuais que trazem abordagens sobre a dança em aspectos artísticos e culturais. 

Durante a programação do primeiro dia do evento, ainda será realizada a palestra “O que é Dança?”, ministrada pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jussara Setenta, uma renomada escritora e pensadora da dança na contemporaneidade. Em seguida, tendo como convidados a professora do Colegiado de Artes Visuais da Univasf Sarah Hallelujah, o professor de dança André Vitor Brandão e o diretor da Cia de Teatro do Sesc, Thom Galiano, terá início a mesa redonda “Zonas de Interstício: O corpo da performance”. Na quarta-feira (6), haverá palestra sobre “Dança e Educação” e uma mesa redonda intitulada “A Dança no Vale do São Francisco”. As palestras e mesas redondas acontecerão no auditório da biblioteca, das 16h às 19h. 

O palco do Teatro Dona Amélia também integra essa edição do seminário, que irá promover dois espetáculos, “Caio”, da Cia de Dança Qualquer um dos 2, e “Rio de Contas”, da Cia de Dança do Sesc Petrolina, fechando assim as duas noites do evento. Os espetáculos serão realizados a partir das 20h30.

Também compõe o evento a exposição fotográfica “Dança em Foco: Movimentos do Vale do São Francisco”, que retrata a leveza, o movimento da dança e dos espetáculos produzidos por grupos locais. A mostra tem curadoria de Thom Galiano. As fotografias foram produzidas por fotógrafos do Sesc e fazem um panorama visual da produção de dança contemporânea nos últimos anos na cidade de Petrolina (PE). A exposição está aberta ao público no Hall do Restaurante Universitário (RU) do Campus Petrolina Centro da Univasf e permanecerá em cartaz até o último dia do evento (6), quando será transferida para o Hall da biblioteca central. 

 
 Programação V Seminário As Culturas do Vale do São Francisco
..

Operação Ronda Maria da Penha participa de palestra na Universidade Federal do Vale do São Francisco

Representantes da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) da Polícia Militar da Bahia participaram no dia 01 de julho de 2016, de palestra na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). A palestra fez parte do seminário que teve como tema “Violência contra a Mulher e o acolhimento do profissional de Saúde”, do curso de Medicina da instituição.

A ORMP possui como objetivo o acompanhamento da mulher em sua residência, com visitas constantes e aleatórias, visando o monitoramento das medidas protetivas e, consequentemente, inibição de nova conduta do agressor. Podendo efetuar prisões em flagrante em caso de descumprimento das medidas, além de dar cumprimento a mandado de justiça em razão de prisões preventivas decretadas. Assim sendo a ORMP participou da palestra apresentando sua experiência na cidade de Juazeiro e os desafios da prática em situações de violência contra a mulher...

Cemafauna lança nesta sexta-feira (01) livro Borboletas no Vale do Catimbau

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) lançará nesta sexta-feira, 01, o livro ‘Borboletas no Vale do Catimbau’ escrito pelo biólogo Carlos Eduardo Nobre e o professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, Clemens Schlindwein. O evento começa às 17h, no Museu de Fauna da Caatinga no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, sertão pernambucano.

A obra tem como principal objetivo apresentar ao público leigo, amador e acadêmico as espécies de borboletas que ocorrem no Parque Nacional do Catimbau, uma das poucas Unidades de Conservação (UC’s) de Pernambuco e do semiárido nordestino brasileiro. A elaboração deste livro surgiu em 2005, a partir da vontade de divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos biólogos Carlos Eduardo e Clemens Schlindwein sobre interações inseto-planta no recém-criado Parque Nacional do Catimbau. Esse é o primeiro guia de campo de borboletas no Brasil e ainda dá destaque à biodiversidade de um dos biomas menos conhecidos do país, a Caatinga...

Secretaria de Segurança Cidadã faz balanço do trabalho no São João do Vale

A prefeitura de Petrolina encerrou a edição do São João do Vale 2016 com muita festa, cultura, e um saldo positivo alcançado por meio de parcerias com órgãos de segurança federal, estadual e municipal.  

A Secretaria de Segurança Cidadã, atuou durante o calendário oficial junino com os efetivos da Guarda Municipal e Núcleo de Operações da Ordem Pública, que somaram esforços aos outros órgãos de segurança pública para garantir um evento de paz e tranquilidade.

A Guarda Municipal e os agentes do Núcleo de Operações da Ordem Pública trabalharam em conjunto com o 5º Batalhão da Polícia Militar durante todo o calendário oficial do período de festejos juninos do Município. No São João do Vale no Pátio Ana das Carrancas, durante os 09 dias, um efetivo de 50 guardas e 8 agentes do Núcleo, por noite, se empenharam em uma logística que promoveu o disciplinamento e ordenamento dos ambulantes da área externa e a segurança das pessoas dentro do pátio, durante o tempo integral da festa...

Nova Semente Maria de Jesus Lopes é inaugurada no Vale do Grande Rio

Esta é uma semana de muita alegria para a comunidade do Vale do Grande Rio que encerrou a noite desta terça-feira (28) com a inauguração de mais uma creche do Nova Semente, a Maria de Jesus Lopes, que passa a acolher 55 crianças, além de oferecer oportunidade de trabalho a 18 sementeiras, sob a liderança de Joana D'Arc, que se comprometeu com as famílias do bairro em cuidar dos pequenos, enquanto, seus pais trabalham sossegados, com a certeza que seus filhos serão sempre bem cuidados.

A Gestora Joana D'Arc agradeceu a todos que se envolveram para garantir o funcionamento da creche que leva o nome de sua mãe, Maria de Jesus Lopes e garantiu que os alunos receberam todo o auxílio e cuidados necessários para o seu desenvolvimento. "Agradeço primeiro a Deus por ter vencido essa batalha, agradeço também ao prefeito Julio Lossio que nos deu a oportunidade de inaugurar essa Nova Semente. E reafirmo nosso compromisso com os pais que sempre nos ajudaram e acreditaram na nossa equipe. Muito obrigada", concluiu...

Estacionamento Zona Azul começa a valer em Juazeiro

A partir de 11 de julho entra em vigência o sistema Zona Azul no centro de Juazeiro. A informação foi dada pelo diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), Vilmar Ferreira, em entrevista ao programa Geraldo José desta terça-feira (28).

A liminar que suspendia o funcionamento do serviço de estacionamento rotativo em Juazeiro foi revogada, após o município ter comprovado que o processo licitatório ocorreu de forma transparente, sem nenhuma ilegalidade, diferentemente do descrito pelo autor do processo...

Campanha da LBV beneficiará famílias do Vale do São Francisco com cestas de alimentos

A Legião da Boa Vontade (LBV) mobiliza a população em mais um edição da campanha Diga Sim!. Trata-se de uma ação para arrecadar alimentos não-perecíveis que serão entregues para famílias necessitadas da região do Sertão do Francisco.

"Junto com essas cestas de alimentos vai esperança para as famílias. Dessa forma a gente consegue proporcionar alegria para as pessoas que passam por necessidades", ressalta a supervisora social da LBV Bianca Lima...

Juá Garden Shopping vira ponto de encontro e diversão das famílias do vale do São Francisco

O Juá Garden Shopping é o lugar ideal para quem deseja se divertir com conforto e qualidade. Com uma estrutura repleta de ambientes agradáveis, o shopping oferece aos seus visitantes o melhor do entretenimento, com variadas opções de lazer. Para quem curte um som, todas as quintas e sextas-feiras são reservadas para os amantes da música de qualidade. Shows ao vivo tornam as noites dos visitantes ainda mais agradáveis, com um clima destinado para as famílias, grupo de amigos e casais. 

Através da Cinemark, a maior rede de cinemas especializada em complexos multiplex do Brasil, o Juá Garden oferece os melhores lançamentos de filmes, com salas equipadas da mais alta tecnologia 2D e 3D. Telas gigantes, sistema de som digital, isolamento acústico e muito conforto tornam a sessão um programa emocionante. A prova disso é o número de expectadores que já visitaram o Cinemark; desde a inauguração em 22 de março quase 60 mil pessoas já estiveram lá. ..

Secretaria de Saúde faz balanço positivo do São João do Vale

A Secretaria de Saúde de Petrolina esteve presente no Pátio de Eventos Ana das Carrancas durante os 9 dias de festa do São João do Vale. Diversos serviços foram prestados pelos profissionais do SAMU 192, Vigilância Sanitária e Espaço Vida.

Entre os dias 17 e 25 de junho foram distribuídos 115.200 preservativos, a equipe do SAMU 192 realizou 150 atendimentos e os fiscais da Vigilância Sanitária garantiram a qualidade dos produtos comercializados...

Alcymar Monteiro e Sérgio do Forró recebem medalha Senador Nilo Coelho

Artistas reconhecidos em toda região de Petrolina, os cantores Alcymar Monteiro e Sérgio do Forró receberam das mãos do prefeito Julio Lossio a Medalha Senador Nilo Coelho, maior honraria do município dada às pessoas com relevante contribuição à cidade. A homenagem aconteceu na noite deste sábado (25) durante o Forró da Espora...

Campanha “Petrolina Educa e Protege” foi sucesso no São João do Vale 2016

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania, realizou a campanha "Petrolina Educa e Protege" no São João do Vale.  A finalidade da campanha foi de mobilizar a população contra o trabalho infantil.

A campanha chamou a atenção da sociedade para os casos de trabalho infantil, um dos maiores problemas sociais existentes no Brasil. Equipes da Secretaria de Cidadania e agentes do Poder Judiciário se revezaram e atuaram durante os festejos que foram realizados entre os dias 17 e 25 de junho no Pátio de Eventos Ana das Carrancas.  Nas abordagens as equipes conseguiram  retirar diversas  crianças do Pátio Ana das Carrancas, que trabalhavam nas barracas , notificando os responsáveis pelos menores.

Foram realizadas panfletagem, instrução para os garçons, donos de bares e barraca, como também orientação para o público presente no evento. "O trabalho infantil é um problema difícil de combater e costumeiramente aumentam em períodos festivos. A nossa inquietação é trabalhar para oferecemos ajuda necessária para essas crianças e adolescentes que são forçadas a trabalhar", destacou a Secretária de Cidadania Adinair Viana.
 
O Prefeito Julio Lóssio disse estar muito satisfeito com a ação. "O compromisso com a sociedade petrolinense tem sido a marca da nossa gestão. Campanhas que enfocam essa realidade do trabalho infantil tem que ser abraçadas por todos. "Petrolina Educa e Protege" é uma ótima maneira de fomentar o fortalecimento de iniciativas de responsabilidade social na garantia dos direitos de crianças e adolescentes", pontuou. ..

Forró da Espora reúne grande público na noite do São João do Vale

A noite do último sábado (25) foi de celebração à cultura sertaneja. Pelo terceiro ano consecutivo, o Forró da Espora, evento realizado em Petrolina há mais de 20 anos, reuniu milhares de pessoas para prestigiar a última noite dos festejos juninos no pátio de eventos Ana das Carrancas.

O público composto por vaqueiros, um dos símbolos do sertão, seus familiares e admiradores da cultura do vaqueiro teve sua noite animada pelos artistas Coquinho Neves e Banda Kuarteto de 3, Afonso Elias e os tradicionais Alcymar Monteiro, Zezinho da Ema e Sérgio do Forró que se responsabilizaram por não deixar ninguém parado, animando o público através da relação próxima com o Forró da Espora...

Prefeito Julio Lossio é homenageado em noite de festa no São João do Vale

Durante a penúltima noite do São João do Vale, nesta sexta-feira (24) o prefeito Julio Lossio recebeu flores simbolizando uma homenagem feita por 15 mulheres atendidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida em parceria com o município, beneficiadas com a casa própria.

As mulheres representaram as famílias que deixaram a invasão do bairro Cosme e Damião, quase 1 mil pessoas. "Sou uma das pessoas que recebeu a casa própria e sou muito grata ao prefeito Julio Lossio pelo empenho em nos oportunizar esse sonho. Que Deus o abençoe por tudo que fez por nós",  afirmou Cristina Costa, beneficiada pelo Programa...

Ritmo Sertanejo predomina no sexto dia do São João do Vale

No sexto dia,  no pátio Ana das Carrancas , foi a vez de Ana Costa, Ezio Pires, Léo Magalhães, da dupla Bruno e Marrone e Toca do Vale  animarem o grande público.

Seja oriundo de Petrolina, seja visitante, a opinião é uma só: o São João  da cidade é sucesso e atrai a cada ano, mais e mais foliões para a melhor festa junina do  Vale do Francisco. Não há tempo para cansaço. A festa se consolida a cada ano, atraindo mais e mais visitantes que lotam os hotéis da cidade, além dos que são recebidos em casa de amigos e familiares.

 A  festa segue como  todos os dias, até ao amanhecer, com um público estimado entre 70 e 60 mil pessoas.  “Eu cheguei à cidade no sábado, com mais sete pessoas e estamos hospedados na casa de amigos e todos os dias a gente só arreda o pé daqui depois da última atração,” explica o jovem turista alagoano Alan Marques. “A primeira de uma série de vezes que curtiremos as festas juninas aqui,” complementou o amigo, Fausto César de Sá Júnior.  E na hora de falar o dia de voltar para casa, os dois respondem em coro,” só no domingo e se tivessem  mais festas, ficaríamos mais. “

Na quinta (23), véspera do dia de  São João mais uma vez , a programação esquentou o pátio com o Projeto Cabaré com Eduardo e o cantor Leonardo, a dupla César Menotti e Fabiano, os cantores Marcelo Portela, Irah Caldeira, Allison e também Samuel.  ..

Artistas elogiam Petrolina e declaram amor ao São João do Vale

O maior  São João do Vale do São Francisco, teve na sua sétima noite um tom de nostalgia e saudade. Os artistas que se revezaram nos palcos fizeram a alegria do público  e declararam seu amor à cidade. Segundo a organização, mais de 70 mil pessoas estavam no Pátio Ana das Carrancas. 

"O São João de Petrolina é surpreendente. E estou muito contente por estar aqui. O projeto "Cabaré" traz um tom de nostalgia e amor para corações apaixonados e coube como uma luva pra o São João do Vale. O Leonardo já conhecia a cidade e me disse de como ele é bem recebido cada vez que vem aqui. Eu fiquei encantado e surpreso com o público presente cantando as canções que marcaram época e foi maravilhoso participar dessa grande festa. Foi a nossa melhor apresentação durante esse ano", disse Eduardo Costa.

Apresentando-se mais uma vez em Petrolina, a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano que sempre arrasta caravanas, elogiou o evento. "Nós estamos muito honrados em ter a oportunidade de participar do maior São João do Vale do São Francisco, e feliz de estar nesta cidade que amamos tanto, que faz parte das nossas vidas. Petrolina tem  muito o que ensinar ao Brasil sobre como realizar festas organizadas, com cultura e, ao mesmo tempo, com segurança para as  famílias que vem ao evento", declarou a dupla.

Há até quem diga que a cidade é uma fonte de inspiração, como foi o caso da Cantora Irah Caldeira que trouxe sua alegria contagiante ao Pátio Ana das Carrancas. "Estar aqui, é fantástico. Para mim, Petrolina é um solo frutífero de talentos. Tudo que acontece aqui dá certo. A influencia de Petrolina na música nordestina é indiscutível, e nós carregamos  tudo o que vocês fazem aqui como inspiração para o nosso trabalho. Que festa maravilhosa. Todo mundo numa vibração incrível, que público fantástico! Adoro as coisas legítimas, que, pertencem à  nossa nordestinidade, às nossas raízes. Parabéns ao prefeito Julio Lossio e sua equipe", concluiu a cantora. ..

Artigo: São João do Vale: evento estratégico no calendário turístico de Petrolina

Tivemos ontem a divulgação de um texto do Professor Moisés Barbosa, Diretor do Campus da Universidade de Pernambuco – UPE em Petrolina, instituição vinculada ao Governo do Estado, que criticava gastos da Prefeitura com o São João do Vale.

Este evento que a Prefeitura de Petrolina realiza, com muito sucesso, foi chancelado pelas urnas em 2008 e 2012 e a cidade abraçou o evento, incorporando-o em sua tradição. A nota divulgada através das redes sociais pelo professor, mostra que, apesar da sua capacidade intelectual, não conseguiu entender que o São João do Vale é, sem dúvida, um grande evento de Petrolina que alcança, cada vez mais, fama e a condição de atrativo turístico nacional, diante da quantidade de turistas que “invadem” a cidade, criando um efeito dinâmico na economia local, porque é esse seu principal objetivo, associado ao de promover entretenimento para as pessoas...