Tivemos ontem a divulgação de um texto do Professor Moisés Barbosa, Diretor do Campus da Universidade de Pernambuco – UPE em Petrolina, instituição vinculada ao Governo do Estado, que criticava gastos da Prefeitura com o São João do Vale.
Este evento que a Prefeitura de Petrolina realiza, com muito sucesso, foi chancelado pelas urnas em 2008 e 2012 e a cidade abraçou o evento, incorporando-o em sua tradição. A nota divulgada através das redes sociais pelo professor, mostra que, apesar da sua capacidade intelectual, não conseguiu entender que o São João do Vale é, sem dúvida, um grande evento de Petrolina que alcança, cada vez mais, fama e a condição de atrativo turístico nacional, diante da quantidade de turistas que “invadem” a cidade, criando um efeito dinâmico na economia local, porque é esse seu principal objetivo, associado ao de promover entretenimento para as pessoas.
A cada noite, circulam aproximadamente 50 mil pessoas no São João do Vale, vindas de diversos lugares. Ao final do evento, meio milhão de pessoas terá circulado pelo evento, movimentando praticamente todos os segmentos econômicos, gerando impostos, oportunidades de geração de renda e empregos.
O poder público possui a função de induzir atividades que produzam efeitos positivos diretos e indiretos, beneficiando a cidade e o Estado. É neste sentido que a Prefeitura de Petrolina tem atuado. Da mesma forma que fazem, por exemplo, as Prefeituras de Caruaru e Campina Grande, no São João; de Recife e Olinda, no Carnaval; de Garanhuns, no seu Festival de Inverno. Nenhuma dessas cidades recebem críticas pelos seus eventos tradicionais e nem devem receber.
Além dos ganhos para a economia local e da divulgação e projeção de Petrolina no calendário de festejos juninos do Nordeste, as ações de indução ao turismo através do São João do Vale produzem efeitos positivos para o próprio Governo do Estado com a melhoria da arrecadação de impostos. Assim, este é um momento de grande entusiasmo pelo sucesso e crescimento do evento que nos levam a confirmar que realmente fizemos um planejamento e uma escolha correta na tomada de decisão.
Que Viva São João.
GERALDO FRANCISCO DA SILVA JUNIOR
Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Petrolina e ex-professor do Curso de Turismo/FASETE (Paulo Afonso-BA)
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.