Foram encontrados 24314 registros para a palavra: BR

Sobradinho: CRAS promove Roda de Conversa sobre Violência contra a Pessoa Idosa

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o CRAS, realizou na quinta-feira (13) um encontro com o Grupo da Terceira Idade. Na ocasião foi ministrada uma palestra com o advogado Patrick Lima Carvalho que falou sobre "Violência Contra a Pessoa Idosa e seu Enfrentamento".

Os idosos tiveram a oportunidade se saber mais sobre os seus direitos e na oportunidade o palestrante elencou algumas formas de violência contra a pessoa da terceira idade como: violência física, sexual, econômico-financeira e patrimonial, negligência/abandono e violência psicológica...

Meio Ambiente: Cabrobó é uma das cidades mais atingidas pela desertificação

O dia 17 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Combate à Desertificação. O momento é de refletir sobre os prejuízos e, principalmente, de pensar em alternativas para minimizar os efeitos desse fenômeno que vem avançando a cada ano. Calcula-se que uma área de 230 mil km², na região Nordeste, já esteja em processo de desertificação. As cidades mais atingidas seriam Irauçuba (CE), Gilbués (PI), Seridó (RN e PB) e Cabrobó (PE), que somam 18.177 km² e afetam 399 mil pessoas.

O termo desertificação remete à imagem de um "mar" de areia, sem planta alguma a compor a paisagem, de poucas chuvas em períodos muito breves do ano, e onde não se pratica agricultura – salvo em alguns poucos oásis. A Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas - UNCCD (sigla em Inglês) emprega o termo desertificação para caracterizar realidades de degradação extrema e se aplica à terra, à cobertura vegetal e à biodiversidade e está associada à perda da capacidade produtiva nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas...

Daniel Alves sobre encerrar carreira no Juazeiro Social Clube: - Isso aí é chão para mim, hein. Mas nunca digo nunca!

O ex-dirigente esportivo e agora jornalista, Carlos Humberto, roubou a cena na coletiva da Seleção Brasileira de futebol, realizada em Salvador e foi o último a perguntar ao jogador Daniel Alves, seu conterrâneo de Juazeiro. A pergunta que deixou Daniel numa saia justa: Voltaria a jogar pelo Juazeiro Social Clube no final da carreira? Daniel Alves foi bem político na resposta: “Isso aí é chão para mim, hein. Mas nunca digo nunca. Você nunca sabe com o que se depara na vida ", respondeu.

A presença de Carlos Humberto na coletiva mereceu destaque em diversos veículos da imprensa nacional, por uma coincidência: Carlos era dirigente do Juazeiro à época que Daniel foi negociado com Bahia e foi ele que encaminhou todo processo de liberação do atleta para o esquadrão de aço da capital...

Morador denuncia esgoto estourado no Jardim São Paulo. SAAE promete resolver problema ainda hoje 

Em denúncia encaminhada ao Blog GJ Notícias, o leitor Anderson Levy, denunciou o que considera um “descaso do poder público”, em Juazeiro, no que diz respeito ao bairro Jardim São Paulo. De acordo com o denunciante há mais de 20 dias os moradores da rua 1º de Maio, naquele bairro, sofrem com um transbordamento de um PV.

Confira a reclamação: “Geraldo queria ver com você se tem a possibilidade de publicar no blog esse descaso por parte do poder público juntamente com autarquia municipal (SAAE) no que diz respeito a um transbordamento de um PV (posto de visita) na Rua 1º de maio, bairro Jardim são Paulo, Juazeiro.  Sublinhando que há mais de vinte dias que os moradores são obrigados a conviver com essa água fétida, juntamente com os detritos e dejetos fecais da referida rua. Vale salientar que foram feitas diversas solicitações ao serviço de água e saneamento ambiental (SAAE) e até o momento nenhuma providência foi tomada para resolver o problema”, escreveu...

Setor do agronegócio faz duras críticas às condições da ADAB e cobra posição do governo estadual

Debate na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, na semana que passou, discutiu as condições de funcionamento da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Fiscais da ADAB e Representantes de entidades do setor, como a Associação dos Fiscais Agropecuários da Bahia (AFA-BA); a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb); a Federação Nacional dos Servidores de Fiscalização Agropecuária (Unafa); a Superintendência Federal de Agricultura (SFA), entre outras, alertaram os deputados e pediram providencias no sentido de fortalecer o órgão.

Dentre os problemas elencados pelas instituições presentes ao encontro estariam o sucateamento da entidade, as indicações para cargos de confiança sem a devida capacitação técnica, fato que enfraquece a qualidade fiscalizatória e deixa o estado na iminência de ser atingido pela Peste Suína, Mosca da Carambola e Monilíase do Cacaueiro, dentre outras...

34º Arraiá do Conselheiro quebra recorde de público e leva milhares de pessoas à Praça de eventos de Canudos

A 34ª Festa de Santo Antônio de Canudos foi mais uma vez um sucesso. Milhares de pessoas lotaram a Praça de Eventos do município para conferir os shows de grandes atrações do forró e de outros ritmos marcantes no Brasil. 

Foram quatro dias de festa que começou com a tradicional Cavalgada de Canudos, no dia 8, com homenagens aos vaqueiros, símbolos da cultura nordestina, que foram presenteados com os shows da Banda Brasas do Forró, Banda Paixão di Vaqueiro e atrações regionais. ..

Diálogo entre Moro e Deltan sugere infração na tratativa com Odebrecht

Mensagens trocadas pelo ministro Sergio Moro com o procurador Deltan Dallagnol em 2016, quando o Ministério Público Federal negociava a delação da Odebrecht, sugerem que eles ignoraram limites estabelecidos pela legislação para proteção de pessoas e empresas interessadas em colaborar com a Justiça.

De acordo com as mensagens, publicadas nesta semana pelo site The Intercept Brasil, o procurador que chefia a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba repassou ao então juiz federal informações sigilosas fornecidas pelos delatores da empresa ao Ministério Público e recebeu conselhos sobre a melhor forma de encaminhá-las.

Na época, Dallagnol tinha firmado com os representantes da Odebrecht um termo de confidencialidade que o obrigava a manter as informações sob sigilo até que um acordo fosse assinado e homologado pela Justiça, segundo advogados que participaram das negociações.

Além disso, a legislação não previa para Moro nenhum papel a ser exercido naquele momento. Embora ele fosse responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba e cinco executivos da Odebrecht estivessem presos por ordem sua, ele não era parte das negociações -nem deveria ser.

A Lei das Organizações Criminosas, de 2013, que fixou regras para a negociação de acordos de colaboração premiada, exige o sigilo, diz que juízes não devem participar das negociações e define como obrigações deles apenas a verificação e a homologação dos acordos, depois que são assinados.

O sigilo e o distanciamento do juiz são necessários para dar segurança aos delatores. "O juiz não pode participar das tratativas do acordo de colaboração, para não perder a imparcialidade necessária para julgar o processo ao final", diz o advogado André Callegari, autor de um livro recém-lançado sobre o tema.

Conforme as mensagens publicadas pelo Intercept, Dallagnol tratou da delação da Odebrecht com Moro em duas ocasiões. Dallagnol enviou a Moro em 21 de junho de 2016 um resumo dos primeiros relatos apresentados pelos advogados da Odebrecht aos procuradores, incluindo os nomes de 32 políticos incriminados pelos colaboradores da empreiteira.

A lista incluía o então presidente Michel Temer (MDB) e seus antecessores petistas, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além do então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (MDB-RJ), e do então senador Aécio Neves (PSDB-MG), hoje deputado. De acordo com a mensagem, a delação da Odebrecht citava 150 políticos.

Alguns nomes já tinham vazado para a imprensa na época, mas a lista ia muito além. Conforme levantamento feito pela Folha de S.Paulo no noticiário de junho de 2016, somente 10 dos 32 nomes da lista de Dallagnol já haviam aparecido em jornais e revistas como citados pelos colaboradores.

Em 15 de dezembro, duas semanas depois de fechar o acordo com a Odebrecht, Dallagnol enviou a Moro outro resumo, segundo o site. A nova mensagem não tinha nomes, mas indicava o alcance da colaboração ao afirmar que incriminava 301 políticos brasileiros, incluindo 41 deputados e 21 senadores, e 72 estrangeiros.

Nesse dia, os delatores da Odebrecht ainda estavam prestando depoimentos aos procuradores e reunindo provas para corroborar seus relatos, e o material ainda não havia sido enviado ao ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

Como a maioria dos políticos citados pela delação tinha direito a foro especial, coube ao STF homologar todos os acordos e distribuir a outras instâncias do Judiciário, como a vara federal que Moro presidia em Curitiba, os casos que não envolvessem políticos com foro no Supremo.

Segundo as mensagens divulgadas pelo Intercept, nas duas ocasiões Moro expressou a Dallagnol preocupação com as dificuldades que o Judiciário teria para investigar e julgar tantos casos.

"Acredito que a revelação dos fatos e abertura dos processos deveria ser paulatina [...] segundo gravidade e qualidade da prova", opinou o juiz em junho, segundo o site. "Muitos inimigos e que transcendem a capacidade institucional do mp e judiciário", observou em dezembro.

Havia limites à atuação de Moro e Dallagnol nessa época. Como a homologação da delação era responsabilidade do Supremo e o encaminhamento do material cabia à Procuradoria-Geral da República, eles tinham que esperar para saber quais casos seriam transferidos para Curitiba.

Coube a Moro homologar depois o acordo de leniência fechado pela Odebrecht com o Ministério Público Federal e autoridades dos Estados Unidos e da Suíça na mesma época.

Na opinião de advogados consultados pela reportagem, que só aceitaram discutir a situação sob anonimato, a quebra de sigilo indicada pelo material divulgado põe em xeque a credibilidade da força-tarefa de Curitiba como interlocutora de boa-fé em negociações desse tipo.

Procurado pela reportagem, Moro não quis discutir o conteúdo das mensagens reveladas pelo The Intercept. "O ministro não reconhece a autenticidade de supostas mensagens obtidas criminosamente por hackers, que podem ter sido manipuladas, sendo necessário que o site divulgador apresente o material original para análise de sua integralidade", disse a assessoria do Ministério da Justiça.

A assessoria acrescentou que a vara presidida por Moro quando era juiz só recebeu a íntegra dos acordos fechados com os executivos da Odebrecht após a homologação da delação em 2017 e o desmembramento feito pelo Supremo.

A força-tarefa de Curitiba informou que não se manifestaria sobre o assunto...

Sobradinho: Secretaria de Saúde entrega material de trabalho e socializa informações com a equipe do Hospital Maria Auxiliadora Carvalho Torres

A Secretaria de Saúde de Sobradinho realizou a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e fardamentos, para o corpo de funcionárias de serviços gerais do Hospital Maria Auxiliadora Carvalho Torres. No ato de entrega a Enfermeira, Mestra em Ciências da Saúde e Especialista em Urgência., Ralessandra Moreira ministrou uma palestra sobre Higienização e Ética Hospitalar, integrando o Programa de Educação Permanente, que tem como finalidade transformar e qualificar as práticas de saúde, a organização e humanização das ações e dos serviços, os processos formativos e as práticas pedagógicas na formação e desenvolvimento dos trabalhadores da Saúde do município.

"Na prática hospitalar, a Educação Permanente é indispensável à formação dos trabalhadores, que necessitam ter conhecimentos renovados em sua prática. Essa foi à terceira vez, em 2019, que realizamos esse tipo de capacitação junto a equipe Auxiliar de Serviços Gerais. Durante a palestra destacamos a importância da higienização hospitalar, como fator importante na prevenção da infecção hospitalar, o manejo correto dos saneantes hospitalares, a ética e respeito como pilar no atendimento ao paciente", concluiu Ralessandra Moreira...

Bolsonaro anuncia que Brasil foi aceito como aliado extra-Otan

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (15) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que o Brasil foi aceito pelos Estados Unidos (EUA) como um aliado extra-Otan, a Organização do Tratado do Atântico Norte. De acordo com Bolsonaro, com a “aliança” o país terá mais assistência no campo militar e também no mercado de defesa. “Com muito orgulho, anuncio que há pouco colhemos um dos frutos da nossa viagem aos Estados Unidos, ao sermos aceitos pelo presidente Donald Trump como aliado extra-Otan”, disse Bolsonaro ao discursar em um evento militar na cidade gaúcha. “Possibilidade que permite nos equiparmos melhor e interagir mais com o mercado de defesa”, acrescentou.

O presidente participou da Festa Nacional da Artilharia (Fenart), no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, que marca o aniversário do marechal Emílio Luiz Mallet. Em seu discurso, ele voltou a defender o armamento da população. “Nossa vida tem valor, mas tem algo muito mais valoroso do que a nossa vida, que é a nossa liberdade. Além das Forças Armadas, defendo o armamento individual para o nosso povo, para que tentações não passem na cabeça de governantes para assumir o poder de forma absoluta. Temos exemplo na América Latina. Não queremos repeti-lo. Confiando no povo, confiando nas Forças Armadas, esse mal cada vez mais se afasta de nós”, disse. Bolsonaro afirmou ainda que é preciso mais que o Parlamento para implementar as medidas políticas. “Precisamos, mais que um Parlamento, do povo ao nosso lado para que possamos impor uma política que reflita paz e alegria para todos nós”...

Jogador se chateia com cobrança em cima do elenco da Juazeirense

Logo após a vitória por 1 a 0 diante da Patrocinense no Adauto Moraes, em jogo válido pela partida de ida da segunda fase da Série D do Brasileirão, o jogador Waguinho, referência no elenco da Juazeirense, se chateou com uma pergunta de repórter de rádio local, ao ser questionado se o time não tinha aproveitado bem o fato de jogar em casa, o volante logo respondeu: "Nós somos criticados quando perdemos, e quando ganhamos também? Assim fica difícil..." respondeu o camisa 5 do Cancão.

Em relação à partida, mesmo o time perdendo algumas oportunidades de gol, a equipe conseguiu sair com bom resultado e apenas um empate separa a Juazeirense da próxima fase da Série D. A partida de volta contra a Patrocinense, na cidade de Patrocínio/MG, será no próximo domingo, dia 23. ..

Atividade solidária marcou a manhã deste domingo, no abrigo São Vicente

Policiais civis, de Juazeiro-Ba, estiveram nesta manhã de domingo (16) no abrigo São Vicente, onde participaram de atividades solidárias, que incluiu a doação de alimentos e outros itens de uso necessário pelos idosos que moram na casa.

Escrivães, delegados, investigadores, peritos técnicos e criminais, dentre outros servidores, se cotizaram para recolher os itens que foram doados para o abrigo nesta manhã...

Denúncia de que prefeitura se apropria de obras é denuncismo irresponsável

A denúncia do senhor Erick Souza (Veja aqui), de que a prefeitura estaria se apropriando de obras do Estado e da União, demonstra profundo desconhecimento e mostra a forma irresponsável como se faz denuncismo barato utilizando veículos de comunicação.

A primeira placa é de uma obra originada de um convênio com a Conder. O Governo do Estado e a Prefeitura de Juazeiro são parceiras na realização da requalificação da avenida da Pedra do Lorde, cabendo à administração um valor significativo de contrapartida.

Já a Estação do Saber é realizada exclusivamente com recursos da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação. O espaço, originalmente da união, foi concedido à municipalidade. Recomendamos ao senhor Erick que informe-se antes de usar veículos de comunicação.

Ascom PMJ..

Nova etapa do ‘Qualifica Mais’ abre inscrições para oficinas de capacitação profissional

O programa ‘Qualifica Mais’ abre, nesta segunda-feira (17), inscrições para novas oficinas de capacitação profissional. Serão 14 turmas com 25 vagas cada, para moradores do território da Malhada da Areia.

Nesta etapa serão oferecidas as seguintes oficinas: penteado afro e mundo do trabalho, técnicas de aperfeiçoamento para diaristas, reciclagem de paletes, recipientes plásticos e pneus, reaproveitamento de alimentos, designer de sobrancelhas, noções básicas de manicure, pão caseiro e integral, fabricação de trufas, dindim gourmet, bolos caseiros e naked cake e customização de peças jeans. As oficinas terão duração de até 8h e devem acontecer no mês de julho...

Série D: Juazeirense vence e Assegura vantagem para o jogo de volta, em Patrocínio-MG

A Juazeirense fez o dever de casa, venceu o Patrocinense por 1 x 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro da Série D, e agora tem a vantagem de jogar pelo empate no jogo de volta, em Patrocínio –MG, no dia 23 de junho.

O gol do Cancão de fogo foi marcado aos 36 minutos do primeiro tempo, numa cobrança de penalidade bem concluída pelo meio campista Clebson...

Secretaria da Saúde se pronuncia sobre vacinação contra gripe em Juazeiro

A Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro informa que a Campanha Nacional de Vacinação foi realizada do dia 10 de Abril até o dia 31 de Maio incluindo todos os grupos prioritários preconizados pela Organização Mundial da Saúde. Após o fim da campanha instituída pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe foi aberta para todos os públicos entre os dias 03 e 05 de Junho devido à grande procura do público.

A Sesau informa ainda que a secretaria resolveu cancelar a vacinação aberta ao público para poder reservar as doses para o reforço destinado ao público infantil. Por esse motivo, as unidades básicas de saúde do município de Juazeiro estão orientadas a liberar a vacina apenas quando for o reforço da primeira dose. O Ministério da Saúde informou que não haverá envio de novas doses. ..

A 6º Marcha das Margaridas acontece dias 13 e 14 de agosto, em Brasília

O Governo de Pernambuco através da Secretaria Estadual da Mulher apoia a 6ª Marcha das Margaridas 2019, que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília. As pernambucanas vão se somar as 100 mil representantes do campo, da floresta e das águas para participar da maior ação de mulheres da América Latina para conquistar direitos, visibilidade e reconhecimento social e político.

O lema da marcha esse ano é Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência. A marcha tem uma estratégia formativa que inicia nas comunidades, municípios e estados, até chegar à capital federal. Acontece a cada quatro anos, desde a primeira Marcha, realizada no ano 2000, e inspirada na força da líder sindicalista, nordestina: Margarida Alves, assassinada por defender os direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais...

Prefeitura de Sobradinho adere ao projeto Abatedouro Móvel da UNIVASF

Na última quarta-feira (12) o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Leneíldo Monteiro, o chefe do departamento de Meio Ambiente Lucas Emanuel e representantes dos produtores de caprinos e ovinos de Sobradinho, participaram de um encontro com a Pró-Reitora de Extensão da UNIVASF, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Lúcia Marise, para discutir a inclusão de Sobradinho no projeto Abatedouro Móvel.

O Médico Veterinário do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) Paulo Nogueira, destacou o funcionamento e importância do projeto. "A ideia consiste em uma carreta com equipamentos necessários para o abate de animais, dentro dos requisitos legais estabelecidos pela vigilância sanitária. A carreta ficará em uma estrutura fixa, composta por um curral, sala com equipamentos de refrigeração, sumidouro, e outros. A importância da iniciativa é que o Abatedouro Móvel pode se deslocar, permitindo o acesso a todos", afirmou Paulo...

Hospital Regional de Juazeiro faz alerta sobre queimaduras

A sinaleira da Praça Barão do Rio Branco, centro do município de Juazeiro, ficou mais movimentada nesta sexta-feira, 14, isso porque a equipe de Humanização do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) fez alerta e passou orientações sobre a prevenção de queimaduras. O Hospital Regional de Juazeiro é especializado também no atendimento ao paciente vítima de queimaduras. No ano passado, foram atendidos 15 pacientes, no período junino,  na faixa etária de 20 a 32 anos.

João Araújo, membro da Comissão de Humanização da unidade, destaca que a ação é de fundamental importância para conscientizar sobre os riscos das queimaduras. “Sobretudo neste período do ano, quando ocorrem as festas juninas e aproximam-se as férias de julho, quando as pessoas se excedem nas brincadeiras com fogos de artifício, viajam mais e ficam mais vulneráveis às ocorrências de queimaduras”...

Ministros da Saúde e da Agricultura vão explicar aumento na liberação de agrotóxicos e impactos dos produtos na saúde da população brasileira

Desde o início do ano, o Brasil já promoveu a liberação de aproximadamente 200 tipos de novos agrotóxicos para utilização no País. Mais de um por dia. O número é assustador e transformou o mercado brasileiro o maior importador de produtos do gênero no mundo. Para debater este assunto, o deputado federal Felipe Carreras aprovou, na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados, um requerimento solicitando a realização de Audiência Pública sobre agrotóxicos. A iniciativa do parlamentar, apoiada pelos demais membros da CDC, reunirá, pela primeira vez, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para responderem os questionamentos dos parlamentares sobre o alto índice de pesticidas autorizados no Brasil. A audiência deve ser realizada até a primeira quinzena de julho.

O objetivo do deputado pernambucano é entender o processo de liberação dos agrotóxicos em 2019. A nova lista reúne 16 produtos classificados no grau de risco toxicológico mais elevado, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "O cenário é preocupante. Queremos saber como acontece a interlocução entre os dois ministérios para a liberação massiva e, principalmente, como foram feitas as avaliações de impacto na saúde da população. Não podemos achar normal o brasileiro estar consumindo veneno com o consentimento do Estado", afirmou...

ESPAÇO DO LEITOR: PREFEITURA DE JUAZEIRO SE APROPRIA INDEVIDAMENTE DAS OBRAS DO ESTADO E DA UNIÃO.

Vemos nessas imagens a apropriação de obras públicas pela gestão da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Como essas placas ainda há algumas outras, vemos isso nas escolas que recebem o padrão vermelho e amarelo que caracteriza as cores do partido do prefeito, o PCdoB, o que fere o princípio da impessoalidade. Princípio basilar da nossa constituição, quanto à administração pública. Por tratar-se de um dos princípios da administração pública, a violação ao princípio da impessoalidade acarreta ato de improbidade administrativa, previsto no artigo 11 da Lei nº 8.429/92...